Córdoba | Espanha

13:51

Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer em Córdoba
Visitar Córdoba é conhecer uma das mais belas cidades da Espanha, mundialmente conhecida pela sua Mesquita-Catedral. A par de Sevilha e Granada, Córdoba é das cidades mais visitadas da Andaluzia. Tal deve-se às centenas de monumentos icônicos que lhe valeram a classificação de Patrimônio Mundial Unesco, como a Mesquita – Catedral, o Alcácer dos Reis Cristãos, a Sinagoga e a Ponte Romana.

Mas o mais apaixonante de visitar Córdoba é o ambiente único dos seus bairros medievais, dos famosos pátios cordobeses floridos, dos passeios nas margens do Guadalquivir, das plazas cheias de vida, das festas coloridas e das animadas tabernas para assistir a um bom espetáculo de flamenco ou degustar a gastronomia típica, onde brilham o salmorejo, flamenquín ou rabo de toro.
Córdoba arrebata-nos a cada visita e, com aquele sabor andaluz que apetece repetir, deixa-nos sempre a salivar por mais.
Se anda a procura de um destino fascinante para uma escapadinha, com um legado histórico de extraordinário valor patrimonial e cultural, Córdoba é para você. 
Para ajudar a planejar a sua visita a Córdoba, os pontos turísticos imperdíveis estão reunidos neste artigo com uma sugestão de roteiro para visitar Córdoba em 1 e 2 dias, junto com as nossas habituais dicas. 

Onde fica e como chegar à Córdoba? 
Córdoba, capital da província homônima, é uma cidade localizada na região da Andaluzia, no sul de Espanha. A proximidade com Sevilha (1h30m de carro) e Granada (2h), faz de Córdoba um ponto de paragem apetecível num roteiro pela Andaluzia.
Córdoba tem boas ligações rodoviárias com Portugal e às principais cidades da Espanha. De Portugal, as formas mais práticas de chegar a Córdoba são de carro ou de avião. A 5h de carro de Lisboa, e a 4h30m do Porto (indo de avião até Sevilha + carro alugado), Córdoba é o destino ideal para uma escapadinha de final de semana. A proximidade com Málaga (1h30 de carro) e Sevilha (1h45), abre a possibilidade de encontrar um voo barato para os aeroportos dessas cidades e recorrer a transportes ou alugar um carro para o resto do percurso até ao centro de Córdoba.
Também é possível chegar a Córdoba de ônibus e trem, mas a logística é complexa e, em nossa opinião, pode não compensar em termos de custos e tempos de viagem, mas tudo depende do seu caso em particular.
As excelentes ligações ferroviárias fizeram Córdoba aproximar-se de Madrid, estando à distância de menos de 2 horas de viagem num cômodo e rápido AVE (trem de alta velocidade).

Quando visitar Córdoba?
Segundo a nossa experiência, a primavera e outono são sem sombra de dúvidas, as melhores épocas para visitar Córdoba, evitando o calor sufocante do verão, principalmente nos meses de julho e agosto, que coincidem com a época alta, com mais turistas, mais horas de espera para entrar nas atrações turísticas e preços de hotéis e restaurantes inflacionados.
A primavera é um tempo de glória em Córdoba, com as ruas vestidas de mil cores florais e perfumadas pelos aromas da flor de laranjeira e do jasmim, especialmente em maio, quando acontecem as festas tradicionais da cidade. Ocasião ideal para fazer a sua visita a Córdoba é coincidir com o Festival dos Pátios de Córdoba. Este concurso em que os cordobeses engalanam os pátios das suas casas com as mais coloridas e exuberantes flores para ganhar o melhor prêmio, é apenas um dos muitos eventos que preenchem o mês de maio, culminando com a Feria de Córdoba com as festas em honra de Nuestra Señora de la Salud e o seu mercado ao estilo andaluz.
Córdoba tem um clima mediterrâneo com verões muito quentes e invernos suaves. Em julho e agosto Córdoba alcança as temperaturas mais altas da Europa, com dias longos em que as temperaturas sobem acima dos 40ºC. Os invernos são caracterizados como amenos, em média as temperaturas máximas rondam os 15ºC e as mínimas raramente descem dos 5ºC, mesmo nos meses mais frios e chuvosos de novembro, dezembro janeiro e fevereiro.
O problema é que Córdoba tem uma agenda de eventos tão atrativa e preenchida que qualquer época é boa para descobrir esta bela cidade andaluza. Entre festas populares, romarias, festivais de música nos quais o flamenco é rei, feiras de época e mercados étnicos e festivais gastronômicos, é garantido que algo está a acontecer durante o tempo que for visitar Córdoba.

Quantos dias são precisos para visitar Córdoba?
Em nossa opinião, são precisos 2 dias para visitar Córdoba. Num roteiro de 1 dia apenas, você consegue visitar as atrações turísticas imperdíveis e a passo rápido. Se tiver 2 dias inteiros para visitar Córdoba, já terá tempo para conhecer os seus melhores pontos de interesse, explorar aqueles recantos irresistíveis a que ninguém fica indiferente e sentir o pulsar da cidade. Idealmente, optando por ficar 2 noites em Córdoba para assistir ao pôr-do-sol mágico, ao adormecer e ao despertar da cidade.

Onde dormir em Córboda?
A cidade iluminada de noite é uma visão de sonho. A escolha de um hotel em Córdoba não é fácil, com um leque tão vasto de oferta de alojamentos de elevada qualidade e experiências distintas que só enaltecem ainda mais uma visita a Córdoba.
Lembre-se que os grandes eventos e a época alta de verão atraem multidões, por isso é melhor reservar hotel com antecedência para garantir um alojamento que se adeque às suas necessidades e orçamento de viagem.

O que visitar em Córdoba num roteiro de 1 e 2 dias
A Andaluzia é mágica e ficamos empolgadíssimos sempre que uma roadtrip pelos seus recantos nos surge no horizonte. Um dos que mais nos fascina é a milenar cidade de Córdoba
Poucos lugares no mundo se podem gabar de ter sido a capital da província romana Hispânia Bética, a capital do emirado independente de Al-Andalus e um Califado. Conhecida como a Cidade das Três Culturas, Córdoba é uma das cidades andaluzas que melhor mostra a mistura das três culturas que pisaram este território no mesmo espaço temporal: muçulmana, cristã e judia.
Este esplendor é palpável na monumentalidade de uma cidade que viveu várias épocas áureas, atingindo um esplendor sem precedentes no século X como Califado de Córdoba. A cidade califal chegou a ser uma das cidades mais povoadas do mundo (450 mil habitantes), o principal centro cultural do Ocidente e ponto de encontro de grandes intelectos do mundo das ciências, da filosofia, da astronomia, da matemática e, não menos importante, das artes.
Herdeira de um tesouro patrimonial e cultural incalculável, hoje temos a fortuna de poder visitar em Córdoba monumentos como a mundialmente famosa Mesquita-Catedral de Córdoba, a Ponte Romana, a Sinagoga, o Bairro Judeu, e o Alcazar de los Reyes Cristianos, só para nomear os imperdíveis duma cidade milenar com mais de duzentos pontos de interesse entre bairros com características únicas, muralhas e torres, igrejas e conventos, palácios e museus, ruas e praças, jardins e pátios.
Para além de monumentos imperdíveis, Córdoba é para quem quer descobrir a arte equestre, apreciar um espetáculo de flamenco em cima de um tablado autêntico ou relaxar num hammam, os banhos árabes, somando experiências especiais que abrem sempre o apetite para visitar Córdoba uma e outra vez.

Dica: como este roteiro para visitar Córdoba foi desenhado para maximizar o seu tempo e é muito provável que esteja de carro, há um parque de estacionamento gratuito na margem esquerda do Guadalquivir, muito perto da Ponte Romana, assinalado no mapa turístico de Córdoba que disponibilizamos no fim do artigo.

Ponte Romana de Córdoba
Para nós, o melhor prelúdio de qualquer roteiro para visitar Córdoba é cruzando a Ponte Romana de Córdoba. Maravilhe-se com as vistas e faça uma entrada triunfal! O complexo formado pela ponte sobre o Rio Guadalquivir e a vista da Mesquita-Catedral é uma das mais belas vistas da cidade. E epílogo também, já que ao pôr do sol, juntamente com a Mesquita-Catedral como pano de fundo, é o mais belo cartão-postal desta cidade andaluza.
Construída no século I a.C, foi a única ponte da cidade por quase 20 séculos e o principal acesso a Córdoba.Cruzando a ponte irá levá-lo diretamente para a Torre de Calahorra.
No extremo sul ergue-se a torre-fortaleza muçulmana Torre de la Calahorra, enquanto no extremo oposto fica o arco do triunfo a Puerta del Puente, uma das entradas na cidade desde os tempos romanos.
Declarado como monumento histórico nacional, depois de servir como escola e prisão, agora abriga o Museu de Al-Andalus. Este museu é sobre a coexistência de judeus, muçulmanos e cristãos, um tema atual. Você também pode ver um modelo da mesquita e acessar o terraço da torre para apreciar a vista da ponte e do rio.
O Portão da Ponte é como o próprio nome sugere, localizado em frente à ponte romana de Córdoba. Foi construído no século XVI no local de antigos portões romanos e mouros. Muito estética, devo dizer!

Mesquita-Catedral de Córdoba
Protagonizando todo o cenário da espetacular Córdoba, a Mesquita-Catedral é o monumento emblemático da cidade, certamente o mais impressionante e de visita obrigatória em um roteiro para visitar Córdoba. Rouba todas as atenções e é impossível não sermos assaltados de espanto ao primeiro vislumbre daquele que é reconhecido como o símbolo mais importante da cidade.
A Mesquita-Catedral de Córdoba,também às vezes chamada de Mezquita, de pé desde 785 data da sua construção. Este monumento foi edificado como mesquita pelos mouros, um emir muçulmano sobre as ruínas de uma igreja foi ampliado e embelezado ao longo de vários séculos e convertido em templo cristão imediatamente após a Reconquista Cristã em 1236. 
Contrariamente à prática usual e perante a grandiosidade e magnificência do templo, a mesquita não foi destruída. Uma catedral foi erguida em seu centro, criando uma mistura arquitetônica singular. 
Ao invés, a estrutura original foi mantida e adaptada, ganhando o traçado renascentista apenas no século XVI. Há quem não aprecie a mistura de estilos, mas para nós é um exemplo de que é possível haver respeito e diálogo religioso, arquitetônico e cultural.
Hoje em dia, é considerado um dos mais belos exemplos de arte islâmica na Espanha.
Dentro você pode admirar colunas e arcadas vermelhas e brancas infinitas, glorificadas pela iluminação bonita. 
Entre os inúmeros espaços interiores, o destaque vai para a sala de orações, com o seu “bosque” de colunas e arcos em ferradura bicolores, o mihrab e a maqsura minuciosamente decorados, a cúpula da Capela Villaviciosa, a Capela Mayor e o respectivo altar mor.
A Mesquita de Córdoba, oficialmente Catedral de Nuestra Señora de la Asunción, é Monumento Nacional desde 1882 e foi declarada Patrimônio da Humanidade em 1984. Em 2014, a Unesco elevou a sua qualificação para Bem de Valor Universal Excepcional. 
Se o exterior espanta, com o altivo minarete transformado em Torre Sineira (entrada 3€) e o agradável Patio de los Naranjos (grátis), o interior sublima! 
Passar uma ou duas horas fotografando as colunas de todos os ângulos é o sonho de todo fotógrafo.
Pode visitar gratuitamente entre as 8h30 e as 9h30, todos os dias exceto domingo (lembre-se de estar na fila com pelo menos 30 minutos de antecedência), mas a janela de tempo é curta e algumas áreas ainda não estão iluminadas.
Para visitar o interior e conhecer a sua interessante história, recomendamos que reserve uma visita guiada. Todas as informações importantes que você precisa para visitar a Catedral da Mesquita de Córdoba podem ser encontradas no site oficial da Mesquita.
Nós compramos com antecedência este tour guiado à Mesquita-Catedral com entrada prioritária no GetYourGuide.
Se quiser visitar a Mesquita ao seu ritmo dispensando a visita guiada, no GetYourGuide também pode comprar previamente a sua entrada skip the line, com audioguia opcional.

Dica: quem visita a Mesquita de Córdoba pela manhã, ao final pode já estar implorando por qualquer coisita para forrar o estômago. O que vimos foi uma multidão comendo a tortilla de patatas mais alta da Espanha, da taberna Bar Santos, cuja fama já corre mundo!
A tradição é pedir ao balcão e comê-la na rua, sentado num patamar do muro da mesquita, mesmo em frente.

Bairro Judeu de Córdoba
La Judería ou Barrio Judío é o coração da cidade e o bairro mais antigo (remonta à época romana) e afamado de Córdoba, onde conviveram durante séculos cristãos, judeus e muçulmanos.
Para entrar no centro histórico de Córdoba, você passará pelo Portão Almodovar, cercado por suas altas muralhas e ameias.
Ele marca a entrada para La Judería, o antigo bairro judeu de Córdoba.
Este bairro é um Patrimônio Mundial da UNESCO e inclui a maioria dos monumentos históricos para visitar em Córdoba. É o lugar onde você encontrará as principais atrações da cidade, como a Mesquita-Catedral e o Alcázar.
Passeie pelas suas típicas ruas andaluzas com fachadas caiadas de branco e varandas floridas. Não perca a Calle del Romero e a Calleja de las Flores, o beco mais famoso de Córdoba, que leva a uma bela vista da Mesquita-Catedral de Córdoba.
Nesta área, você também pode fazer compras nas inúmeras lojas de artesanato e joalheria. 
Adoramos andar livremente neste labirinto de ruas medievais estreitas, quelhas e becos, casas brancas como a cal, pintalgadas de arco-íris pelos canteiros e vasos de flores, que se estende entre a Mesquita e a Puerta de Almodóvar. Como tal, colocamos o Bairro Judeu no top dos lugares a visitar em um roteiro por Córdoba.
Nesta viagem no tempo, os pontos de maior interesse é a Sinagoga. Localizada no bairro judeu, é a única sinagoga existente na Andaluzia e a terceira mais bem preservada da Espanha. Embora pequena vale a pena uma visita especial para as decorações de estuque agradável do salão principal.
Até a expulsão dos judeus, a sinagoga de Córdoba serviu como templo. Mais tarde, foi usado como hospital e escola antes de ser reconhecido como monumento nacional no século XIX.
A entrada é gratuita para os cidadãos da União Europeia, por isso, não hesite em visitar se for o seu caso!
Muito perto da sinagoga, você pode encontrar a mudéjar Capela de San Bartolomé. Esta capela é um exemplo perfeito da arte e arquitetura Mudéjar. Localizada dentro da Faculdade de Artes, foi construído no século XIV. No interior, você pode admirar sua nave única com uma abóbada com nervuras e paredes decoradas com azulejos de barro.
Zoco Municipal, um mercado de artesanato instalado num pátio andaluz de traça islâmica.
Casa Andalusí, uma residência do século XII típica do período Al-Andalus que acolhe agora o Museu do Papel e a Praça de Maimónides, centrada pela estátua do intelectual mais proeminente do judaísmo medieval, natural de Córdoba, onde também se encontra o Museu Taurino de Córdoba.
Absolutamente adoráveis, fotogênicas e imperdíveis: a Calleja de las Flores é uma viela ornada de flores a desembocar num pequeno pátio fechado com fonte central e com uma perspetiva única para a Torre Sineira, e a Calleja del Pañuelo, menos larga que um pano (pañuelo) é a rua mais estreita de Córdoba.
Apaixonados por bairros históricos cheios de carácter, tradição e encantos, perdemos a noção do tempo a explorar os seus segredos, orientados apenas pela curiosidade e aquilo que nos chama a atenção, até que o estômago começou a pedir por comida, mas estando no Bairro Judeu se está em boas mãos. Não faltam restaurantes e tabernas típicas à mão, onde até há uma Calleja del Salmorejo Cordobés, dedicada ao prato cordobês mais típico. 
Alcázar de los Reyes Cristianos
Este é o outro monumento imperdível ao visitar Córdoba: o Alcázar de los Reyes Cristianos (“Alcázar dos Reis Cristãos” em português). Foi residência dos Reis Católicos quando do planejamento estratégico da Reconquista de Granada, onde Cristóvão Colombo lhes revelou planos da rota marítima para as Índias. Posteriormente, também serviu de sede do Tribunal dos Santos Ofícios (a temida Inquisição). Naquela época, foi convertido em prisão civil e militar.
Você pode começar sua visita subindo em uma das 4 torres do Alcázar. Você vai acabar nas muralhas, com um panorama único da cidade para desfrutar.
A fortaleza-palácio do Alcázar de los Reyes Cristianos impressiona com os seus sólidos muros de pedra e quatro torreões defensivos:de Los Leones, de La Inquisición, de Las Palomas e a Torre de Menagem com vistas soberbas do topo.
Depois, desça as escadas para visitar o interior do Alcázar de Córdoba, com seu salão de mosaicos, os banhos reais e o pátio mourisco. Os corredores e salões do palácio estão repletos de vestígios dos vários povos que dominaram Córdoba, com galerias dedicadas a cada período histórico e propósito do alcácer.
Você pode então apreciar o destaque da visita, os belos jardins. A verdadeira surpresa e encanto estão nos seus magníficos jardins de inspiração mudéjar e flora exótica. A estética muçulmana do Patio Morisco recebe todos os nossos elogios, mas a não menos bela Huerta del Alcazar também merece tempo de contemplação.
Grandes caminhos alinhados com árvores e laranjeiras com belas fontes e lagoas no centro. Visitar os jardins é verdadeiramente relaxante e refrescante, a oportunidade perfeita para ter uma pausa na sombra e tranquilidade.
Dica: Se você quiser informações históricas adicionais durante a sua visita, você  pode reservar uma visita guiada, mas sinceramente não vale a pena. Para evitar as filas, optamos pela visita guiada ao Alcazar com entrada skip the line que encontramos no GetYourGuide e nos arrependemos, pois além de não ter nada de muito interessante no interior e a guia era muito ruim.
A visita guiada pelos aposentos reais e galerias expositivas – Salão dos MosaicosTorre de Menagem e Baños Reales de Doña Leonor – durou cerca de 1 hora, que esticamos para depois desfrutar dos jardins a solo.

Do outro lado da rua estão os Baños del Alcázar Califal, o complexo medieval do hammam califal, agora museu.

Barrio San Basilio 
Na pitoresca e agradável Calle San Basilio estão alguns pontos de interesse como a Torre de Belén, a Iglesia de Nuestra Señora de la Paz e a grandiosa Puerta de Sevilla, que podem roubar um pouco das atenções. 
Se tiver a sorte de visitar Córdoba no mês de maio, poderá assistir a um dos espetáculos de cor e perfume mais marcantes da Europa: o Festival dos Pátios Cordobeses. São mais de 60 pátios de casas particulares, espalhados por toda a cidade, a competir pelo prêmio de pátio mais florido.
Mas, para assistir a uma das imagens mais emblemáticas de Córdoba, terá que pagar admissão de entrada na sua maioria.
Dica: existe um pátio institucional, conhecido como Patio de Carmela, que é gratuito e a Casa Trueque 4 está instalada desde 2015 como Centro Cultural Imaterial dos Pátios de Córdoba, um espaço de exposição permanente com oito salas e uma oficina, que pretende mostrar tudo o que está relacionado com o festival declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Nós conseguimos ver alguns pátios em pagar nada nestes endereços:
** Patios C/.S.Basilio nº 44 y nº 20
Segunda-feira a Sábado/ Domingo e Feriados:10:30 -14:00
** Patio C/. S. Basilio nº 17
Segunda-feira a Sábado/ Domingo e Feriados:11:00-14:00 (Terça e quarta-feira fechado)
Gratis/ Free
Outros pontos de interesse para incluir no seu roteiro para visitar Córdoba
Deambular pelas ruas de Córdoba, mesmo sem mapa, leva-nos sempre a outra calle, plaza ou barrio de encantar. Se ficar dois dias na cidade não deixe de incluir as seguintes visitas e atividades no seu roteiro para visitar Córdoba:

Plaza de la Corredera
Chegando a hora de tomar una caña y tapear numa esplanada, um dos lugares que você deve ir é a Plaza de la Corredera, a única Plaza Mayor retangular da Andaluzia. 
A praça mais famosa de Córdoba, a Plaza de la Corredera, durante séculos, tem sido um ponto de encontro para festas, mercados, touradas e até …execuções! Imperdível em um roteiro para visitar Córdoba!
Ampla, arejada e relaxante, esta praça já foi palco de corridas de touros, autos de fé da inquisição e mercado, mas o que nos atrai é o seu ambiente que convida a descontrair, com as arcadas e pórticos típicos das Plazas Mayores de Espanha e as fachadas coloridas. 
Em sua visitar a Córdoba não deixe de ir ao Bar El Patri onde servem das melhores tapas de Córdoba há mais de 200 anos. 
Hoje é com a Plaza de las Tendillas o melhor lugar em Córdoba para desfrutar de uma bebida ou um almoço em um terraço. Há também um mercado, onde você pode comprar produtos frescos. 

Templo Romano
Depois de relaxar na Plaza La Corredera, tome a Calle Rodriguez Marín e Calle Claudio Marcelo para visitar o Templo Romano de Córdoba do século I a.C. do qual várias colunas foram preservadas.
Como não é longe do Templo Romano de Córdoba você deve definitivamente dar uma olhada na Plaza de las Tendillas.

Plaza de las Tendillas
A Plaza de las Tendillas é uma praça muito agradável, ideal para uma pausa. Aprecie o requinte, sofisticação e elegância da cidade moderna seguindo para a Plaza de las Tendillas, outra das praças mais importantes a visitar em Córdoba, com um maravilhoso e famoso relógio que marca as horas ao som de uma guitarra.
Localizada em frente à prefeitura, este templo impressiona com suas dimensões. Não há visitas guiadas disponíveis, você pode apenas ver as colunas da rua, mas uma vez que está no caminho entre as duas praças mais famosas de Córdoba, vale a pena uma breve visita.
Seus jatos de água e fonte tornam ainda mais agradável no clima quente da Andaluzia! Eu sugiro que você estenda este momento de relaxamento em um dos muitos bares e terraços de restaurante ao redor. Não perca as magníficas fachadas dos edifícios na praça.
Se você ficar 2 dias em Córdoba, também é um bom lugar para visitar à noite, quando as fontes são iluminadas e a vida noturna da Andaluzia começa em torno de tapas e sangria.
Descubra a arrepiante história lendária da Calle de las Cabezas com sete arcos adossados.
Suba a Cuesta del Bailío até à Plaza de los Capuchinos onde está a imagem venerada do Cristo de los Faroles;ou a Plaza del Potro com a sua estátua no centro e, em redor, o Museo de Julio Romero de Torres, Museo de Bellas Artes e a Posada del Potro, mencionada na literatura. 
Ou descubra como vivia a nobreza e aristocracia cordobesa adentrando-se nos exuberantes salões, jardins e doze pátios do Palacio dos Marqueses de Viana, uma residência renascentista nobre com cinco séculos de história e repleta de arte e antiguidades, no encantador bairro de Santa Marina.
Maravilhe-se com uma e outra das 12 Igrejas Fernandinas de Córdoba como a Basílica de São Pedro que guarda as relíquias dos Santos Mártires de Córdoba, fonte de grande devoção na cidade.
Sinta-se como um dandy, ou dandizette, percorrendo o Paseo de la Ribera nas margens do Guadalquivir.
Assista ao pôr do sol na Puente Romano e termine os seus dias de roteiro para visitar Córdoba dando as boas noites à cidade com a sua imagem mais apaixonante e memorável.

Onde comer em Córboda?
Se há coisa de que Córdoba se pode orgulhar é da sua gastronomia. Antes de falarmos dos lugares onde comer em Córdoba, revelamos os pratos típicos: salmorejo cordobés (uma espécie de gaspacho), flamenquín (panado de fatias finas de presunto serrano enroladas em lombo de porco), berenjenas fritas con miel (beringelas fritas com mel), rabo de toro, alcachofas a la montillana (alcachofras guisadas em vinho DOC Montilla-Moriles) e pastel cordobés (para adoçar o dente).
Há centenas de mesóns, bodegas e tabernas especializados nestas iguarias tradicionais, cada um com a sua receita secreta, e inovações culinárias, bons para tapear ou fazer uma refeição. Sendo-nos impossível experimentar todos para uma lista dos melhores restaurantes de Córdoba, nomeamos os lugares da cidade onde se concentram, deixando ao seu critério, e segundo o apetite do momento, a escolha do seu antro de pecado da gula:
No Bairro Judeu há dezenas de boas opções nestas ruas comunicantes: Calle Romero, Calle Deanes, Calle Conde y Luques, Calle Céspedes.No Paseo de la Ribera ao longo do paseo, especialmente no quarteirão entre a Plaza Cruz del Rastro, Calle Lucano e Calle Enrique Romero Torres.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest