Dicas de viagem de Luxemburgo

10:44

Dicas de viagem de Luxemburgo 
Guia completo com tudo que você precisa saber 
Está planejando uma viagem para Luxemburgo? Confira nesta postagem todas as dicas de viagem para organizar uma viagem perfeita para este país incrível.
Antes de viajar para Luxemburgo você precisa ter em mente que irá visitar o menor país da Europa e também o mais rico, onde o salário mínimo é nada mais nada menos que 2.000,00 euros.
É um país que encanta por ser tão diferente e único e por ter uma cultura incrível e bem diferente da maioria dos países da Europa. 
Luxemburgo é Sede do Tribunal de Justiça Européia e também Banco Europeu de Investimento. Como não poderia deixar de ser, Luxemburgo está na lista de patrimônio mundial da Unesco e já foi eleita como capital europeia da cultura duas vezes.
Sim, é um destino perfeito para a sua próxima viagem e por isso, organizamos este guia com todas as dicas que você precisa saber para planejar uma viagem perfeita.
 
Introdução à Luxemburgo 
Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo ou simplesmente Luxemburgo, é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha.
Luxemburgo tem uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas e uma área de aproximadamente 2586 km². Mas, não se engane, pois este diminuto país tem muito a oferecer para seus visitantes.
A língua oficial de Luxemburgo é o Luxemburguês, mas a maioria dos habitantes fala de 3 a 6 línguas, entre elas o francês, alemão e inglês as principais. Além disso, a maior parte dos estrangeiros é proveniente de Portugal, então não se assuste se ouvir muito português na rua, pois é bem comum.
A moeda oficial é o euro e o custo de vida nesse país é bem alto, o que significa que deve reservar uma boa quantia de euros para visitar essa cidade.
Luxemburgo é o único país grão-ducado existente no planeta, ou seja, o chefe de estado do país é o grão duque ou grã-duquesa (esse título de nobreza está abaixo do imperador, rei e príncipe). 
Durante muito tempo o trono foi ocupado apenas por mulheres que são extremamente reverenciadas pelo povo e o machismo passa longe pela história de lá.
A capital de Luxemburgo, que leva o mesmo nome do país, é apenas um dos locais maravilhoso que se pode conhecer e caso a viagem seja curta, é indicado permanecer na capital e explorar toda cultura que esta tem, mas se tiver mais de dois dias, poderá aproveitar muito mais desse país e passear pelo seu interior, conhecendo belezas completamente diferentes – lembra que falamos que era o menor país da Europa?
Um pouco de História
Tudo começou com um povoado celta e uma colônia romana que formaram o primeiro núcleo da cidade. Mas, foi em 963 com a construção de uma fortaleza medieval que Luxemburgo foi se desenvolvendo e se tornou o centro de um estado de grande valor estratégico. 
Três muralhas foram erguidas como forma de defesa, além de 25 fortalezas e 23 quilômetros de passagens subterrâneas (casamatas), ao redor do vale. Era praticamente impossível transpor essas barreiras. 
Mesmo assim, depois de 1443, Luxemburgo foi dominada por espanhóis, franceses, austríacos, prussianos, alemães, belgas e alguns outros. E, apesar de tantas dificuldades no percurso, o país se tornou independente, estabeleceu uma sólida economia, conseguiu se defender e adotou uma postura de neutralidade. 
Durante a II Guerra Mundial sofreu terrivelmente nas mãos de Hitler, abandonou sua neutralidade e passou a fazer parte de um grupo de países que lutava contra a Alemanha. 
Hoje sua economia é muito forte e o país uma espécie de paraíso fiscal.

Como Chegar
Apesar de Luxemburgo ser um país extremamente pequeno, ele está muito bem conectado com a maioria das cidades do mundo e da Europa.
Avião
O aeroporto internacional é utilizado principalmente pela companhia nacional, a Luxair, que oferece voos de Londres, Paris, Milão, Amsterdã e Zurique, porém em um preço muito mais elevado que as low cost. A Ryanair e Easyjet fazem voos diários para Luxemburgo, no entanto, os pontos de partidas são limitados. A Ryanair opera voos de Madri, Milão, Lisboa, Porto e Londres (Stansted). A Easyjet opera voos de Lisboa, Porto, Milão e Londres (Gatwick).
O aeroporto internacional do Luxemburgo está a cerca de 8 quilômetros do centro da capital e existe transporte público eficaz fazendo o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade.
Sem dúvidas o melhor lugar de origem para visitar Luxemburgo de avião é Portugal, pois as passagens são baratas e sempre estão em promoção. Nós viajamos em agosto, um mês considerado alta temporada, pagamos 57 € de passagem aérea pela EasyJet saindo de Faro, pois ficava mais cômodo para nós do que ir para Lisboa, devido à proximidade de nossa morada.
As distâncias das principais cidades dos países vizinhos (Alemanha, França e Bélgica) são pequenas e facilmente realizadas em apenas um dia, e viajar de carro nessas paisagens percorrendo dois países ou mais países, o que pode ser uma grande aventura na sua viagem.
O ônibus número 9 sai do aeroporto e vai até a estação de trem fazendo várias paradas no centro da cidade. 

Quando ir
Assim como toda capital europeia, as opções de turismo são variáveis de acordo com a época do ano escolhida para a visita.
No caso, quem for no período do final do outono e começo de inverno, mais especificamente no mês de Dezembro, além de frio, árvores secas, encontram-se os mercadinhos de natal, tão famosos e populares na Alemanha. Os mercadinhos são uma atração a parte nessa época do ano, e será o point de encontro das famílias de Luxemburgo e também uma atração imperdível para os turistas.
Caso opte por viajar neste período, esteja preparado para muito frio, sendo possível encontrar chuva e neblina durante os dias. Portanto, não se esqueça de levar os mais fortes agasalhos, pois a temperatura pode chegar a temperaturas negativas no mês de fevereiro. 
Porém, nos meses de verão-primavera, a cidade de Luxemburgo se enche de flores e jardins e as temperaturas são mais amenas (mínimas de 12ºC), com direito a festivais musicais e paradas no período de Junho a Setembro.
Isso mesmo que você leu todo ano a cidade de Luxemburgo planeja o evento “Summer in the city” que geralmente começa no final de Junho e termina apenas em Setembro, com diversas programações incluindo shows, atividades ao ar livre, exibições de artes, mercados, dentre outros. Sem dúvidas, uma excelente opção para sua viagem!
Luxemburgo tem o orgulho de se autoproclamar como capital da cultura, então não deixe de conferir a agenda cultural da cidade, que certamente terá atrações incríveis para você. Vale a pena casar sua viagem com algum desses eventos, não é mesmo? 
 
Quantos dias ficar
Luxemburgo é uma cidade relativamente pequena e seu centro histórico está bem concentrado.
É possível conhecer tudo em um dia, mas caso queira ter uma viagem mais tranquila e de maior inserção cultural, dois dias são suficientes para rodar com calma e conhecer tudo mesmo.
Se a sua viagem for mais flexível, não deixe de adicionar mais um dia para visitar Vianden, uma linda cidade com um castelo feudal.

Onde ficar
A capital é conhecida como sendo uma das mais caras da Europa, portanto, não espere preços razoáveis se quiser ficar em uma localização privilegiada.
Quem viaja de carro, não encontrará dificuldade em se locomover pelo país. Para quem usar o transporte público também não, pois o transporte público em Luxemburgo é uma maneira rápida, fácil e gratuita de se locomover.
Para quem procura uma acomodação mais econômica, a ideia é buscar por um lugar nos arredores da cidade.
Nós ficamos hospedados no Hotel Ibis Luxemburg Airport. Achamos que foi a melhor escolha, pois embora ele fique bem distante, todos os dias tomávamos o ônibus para o centro, sem pagar absolutamente nada. Na volta ainda parávamos em um supermercado próximo para comprar um lanche para comer no hotel à noite.
O que fazer em Luxemburgo – Roteiro completo de 1 a 2 dias
Luxemburgo é um país totalmente único e encanta pela sua personalidade própria e relevância financeira e política na União Européia. 
Nós optamos por visitar Luxemburgo em dois dias e dedicamos o primeiro ao centro histórico e suas principais atrações e no dia seguinte às belíssimas atrações nos arredores da capital.
Nesta postagem, você vai encontrar todas as dicas sobre o que fazer em Luxemburgo em um roteiro super completo de 1 a 2 dias na cidade cobrindo as atrações turísticas mais importantes e também atividades além do óbvio.
Três dias são recomendáveis para quem deseja visitar além do básico de Luxemburgo, como por exemplo, conhecer Vianden e seu castelo feudal – caso tenha disponibilidade.
Abaixo um resumo das atrações mais incríveis da cidade. Mas, falarei com calma de cada uma dessas atrações nos próximos posts.
– Conhecer o centro histórico e seus prédios;
– Cruzar a Avenida de La Liberté e a Pont Adolphe;
– Passear pelo Vallé de la Pétrusse;
– Admirar cada cenário passeando por Corniche;
– Visitar as Casamatas;
– Tomar um chocolate quente na Chocolate House;
– Visitar (ou conhecer do ônibus) a parte mais moderna da cidade;
– Conhecer Vianden e seu castelo feudal (caso tenha tempo).
 
Como economizar 
Luxemburgo é uma cidade cara, na verdade, caríssima, mas há algumas dicas importantes para economizar na cidade.
Dicas: 
-A melhor maneira de se economizar é visitar a cidade utilizando o transporte público que é gratuito e tentar fazer as refeições em casa/hotel, pelo menos o café da manhã ou almoço. Já que o preço médio das refeições varia entre 15 e 30 euros, aproximadamente. 
-Desde 2020, todas as formas de transporte público, incluindo ônibus, trens e bondes são gratuitos em todo o país.
-Instale o aplicativo mobiliteit.lu em seu celular e circule livremente pelo país, sem ter que pedir direções o tempo todo. Com ele você consegue chegar aos quatro cantos do país e desfrutar ao máximo da sua estada no Luxemburgo.
-Cuidado nos locais que vai passear de noite. Nas ruas próximas a Estação Central (Gare Centrale) é comum terem homens à paisana para oferecerem drogas. Caso esteja nessas localizações, procure não estar com muita cara de perdida (mapa na mão, celular, etc) e apenas siga o seu caminho, pois eles não vão te abordar.
Onde e o que comer
Luxemburgo não deve ser visitado apenas por suas belezas artísticas e culturais, mas também por sua culinária. Talvez desconhecido para muitos, o tradição gastronômica de Luxemburgo não tem nada a invejar a muitas das outras áreas mais famosas da Europa, mesmo a algumas centenas de quilômetros de distância.
A comida de rua é muito apreciada, obrigatória nos inúmeros mercados e feiras, mas também há pratos mais quentes e "reconfortantes", como o sopas e caldos.
É uma espécie de cozinha muito simples mas saborosa, onde as batatas e a carne de porco reinam supremas. 
Os pratos típicos de Luxemburgo são o judd mat gaardebounen (pescoço de porco defumado com favas), o rou-tou-tou (batata cozida), o Kuddelfleck, o Bouneschlupp, a Morcela e o Carpaccio, mas as culinárias mediterrânea, francesa e belga também fazem parte do cardápio.
Não existem muitos restaurantes com cozinha autêntica mas sugerimos que experimentar o Bounenschlupp, uma sopa com feijão verde, cenoura, cebola, aipo, bacon fumado ou salsicha.
Não se esqueça de acompanhar os seus pratos com uma boa cerveja!
Nem todo mundo sabe disso Luxemburgo também é uma grande cervejaria. Aqui você encontrará as pertencentes aos três principais fabricantes da cidade: Diekirch, Bascharage e Wiltz, excelentes para acompanhar qualquer prato. As cervejas locais também são muito apreciadas, dentre elas a Pilsner, a Mousel e a Simon Dubbel Donkers. 
Possui também muitas vinícolas, o que faz com que o vinho seja a bebida mais consumida no país, como o Elbling e o Rivaner. 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest