Roteiro do Centro Histórico de Luxemburgo

14:29

O Centro Histórico de Luxemburgo é muito pequeno e fácil de ser percorrido a pé, sem a necessidade de utilizar transporte público ou táxis.
Nós indicamos que comece o roteiro na Place de la Constitution, que é um dos pontos mais centrais da cidade. Desta praça, você terá uma boa vista da clássica Pont Adolphe e deve aproveitar a oportunidade para tirar fotos.

Pont Adolphe  
A Ponte tem uma linda arquitetura, construída em formato de um arco, e é um símbolo nacional da independência de Luxemburgo.
Foi construída entre 1900 e 1903, e já foi considerada a maior ponte de arco construída com pedra do mundo com seu comprimento de 153 metros. A ponte possui passagem para pedestres também e está situada acima do Vallée de la Pétrusse, dividindo a cidade de Luxemburgo em duas: Cidade Alta e Plateau Bourbon.
Curiosamente, a cidade tem 95 pontes. Para onde quer que se olhe há uma ponte. E, elas não são pequenas. São imponentes. A ponte que liga a cidade alta com a estação ferroviária tem 380 metros de comprimento, 44 metros de altura e 25 arcos.
O trem que chega a Luxemburgo passa por esse imenso viaduto. 

Place de la Constitution
Da Place de la Constitution, você também terá uma visão privilegiada do Valle de La Pétrusse, coberto de uma belíssima e surpreendente vegetação, levando em consideração a localização central.
A Place é uma praça central, no mês de dezembro fica cercada por mercado de natal, com tendas, palco para atrações musicais e até roda gigante, dando um ar natalino e completamente diferente do habitual.
A praça pode ser reconhecida de longe pelo seu monumento, a Gëlle Fra ou Mulher de Ouro, o qual é dedicado aos voluntários luxemburgueses que lutaram com o exército francês na Primeira Guerra Mundial.
A representação dos voluntários está na própria base do monumento, uma escultura representando um soldado em luto pela morte do seu compatriota a serviço do país. 
No topo do obelisco está a Mulher de Ouro, a estátua de bronze com uma mulher segurando uma coroa, representando como se a própria estivesse colocando-a sobre a cabeça da nação. O monumento serve para simbolizar a liberdade e resistência do povo de Luxemburgo.
Após apreciar a Place de La Constitution siga para a Boulevard Franklin Roosevelt, onde há os jardins do Pétrusse, acompanhados por um extenso rio, com vista para muitas árvores, penhascos e casinhas coloridas. É um lindo visual!
Você pode descer todo o vale a pé, mas também há a opção de um trenzinho turístico que faz o roteiro por todo o Centro Histórico em uma hora.
Seguindo ainda a Franklin Roosevelt, verá a Catedral de Notre Dame, composta pela parte antiga, muito bonita, e a parte mais recente, em estilo gótico. Vale uma visita!
Da praça você terá visão da Catedral de Notre Dame e de alguns Ministérios, como o Ministère d’État e Ministère des Affaires Étrangères.

Catedral de Notre Dame e Biblioteca Nacional
De vários pontos da cidade três torres agudas podem ser avistadas. São um dos símbolos mais notáveis de Luxemburgo e pertencem a atual catedral. Ela ocupa a antiga igreja do Colégio dos Jesuítas desde 1773 quando a Ordem dos Jesuítas foi desfeita. No interior da igreja há uma estátua da Virgem Maria que é a padroeira do país. Durante quinze dias, na época da Páscoa, há uma peregrinação nacional em devoção à santa.
A Catedral de Notre Dame possui características Renascentista e Barroca e representa muito bem os estilos do período em que foi construída – entre 1613 e 1621.
Esta catedral foi originalmente construída para servir como igreja do colégio jesuíta que se situava ao lado e onde atualmente está situada a Biblioteca Nacional.  
É possível entrar na igreja e visualizar seu interior, que é verdadeiramente impactante e imperdível!
Acima, a fachada da igreja em estilo gótico, o detalhe do puxador da porta e a beleza dos vitrais.  

Centro Histórico 
Após visitar a Catedral, siga para adentrar e explorar o Centro Histórico de Luxemburgo.
O centro histórico de Luxemburgo é repleto de lojas de grife e confeitarias charmosas, por isso vale a pena se perder olhando as vitrines e os doces expostos nas lojinhas, que são lindos e claro saborosos!
Entrando na Rue de la Congrégation, chegará na Place Clairefontaine, uma praça lindíssima ou vire a esquerda na Rue de L’Eau e estará na Place Clairefontaine.

Place Clairefontaine
Esta praça foi reformada nos anos 80 e hoje é onde fica a sede do governo.
No meio da praça existe uma estátua em bronze em homenagem a Grã-duquesa Charlotte (1896-1985), uma figura política muito venerada pela população.
Ela participou de momentos importantes da história do país, como a votação do referendo da nova constituição no ano de 1919, em que aproximadamente 80% do povo elegeu a continuação da monarquia grã-ducal, com significativas restrições, e a eleição de Charlotte como Chefe de estado.
Ela reinou de 1919 a 1964 e foi uma das personalidades mais ilustres do século XX. Na base da obra está escrito "Mir hun lech gaër", que significa: "Te queremos bem"
Além disso, Charlotte, em seu exílio no período da Segunda Guerra Mundial, teve um papel importante, sendo símbolo de unidade nacional durante o período de ocupação da Alemanha.
A Place Guillaume II, também chamada de William Square é a praça central da cidade, onde estão: o monumento equestre com escultura de Guillaume William II, o grão duque de Luxemburgo; a prefeitura; a fonte de água potável e as informações turísticas. 
Como o centro de informações turísticas fica no coração da cidade, em Luxemburgo não é diferente, aqui na Place Guillaume II  também está o Luxembourg City Tourist Office. Sente um pouquinho para tomar um sorvete e ver a vida acontecer. 
 
É na Place Guillaume II, onde no inverno ocorre outro mercadinho de natal e também há uma pista de patinação que cobra não mais de 10 euros por hora. Já nos meses de primavera/verão, a praça fica cercada de mercadinhos de flores e artesanatos. 
Ainda neste contexto, observe o lindíssimo prédio Hotel de Ville, onde fica a Prefeitura de Luxemburgo.
Pertinho, outras três praças chamam atenção pelo capricho e pela quantidade de pessoas circulando:
Place Jan Palach
A Place Jan Palach tem seu nome dado em homenagem ao primeiro aniversário da invasão da Tchecoslováquia pelas tropas do Pacto de Varsóvia
 
Place D'Armes
Depois, visite a Place D’Armes, que é uma praça cercada por cafés e restaurantes, onde muitas pessoas ficam sentadas tomando sol depois do almoço, certamente vale a visita!
No verão, esta praça é um ponto bastante popular para um cafezinho despretensioso, para aproveitar dias de sol e até mesmo sedia concertos musicais de artistas independente.
Já no inverno, um dos mercados de natal mais charmosos da Europa toma espaço na praça, com direito a coral de crianças e de adultos cantando músicas natalinas e produtinhos maravilhosos a venda.
É um prazer circular por ruas tão bem cuidadas.
Por lá, não deixe de conferir o prédio chamado de  Le Cercle Municipal, um lindo prédio que já foi utilizado para fins administrativo e político e hoje é sede para cerimônias e eventos diversos.  Esse prédio de aspecto tão tradicional é ligado por uma ponte super moderna ao prédio ao lado chamado de "Le Cité". Uma mistura bem interessante.
Em seguida a Place d`Armes, ao redor fica  aproveite para caminhar pela Grand Rue, uma rua peadonal cheia de lojas de roupas famosas, boas para caminhar, a Rue du Curé, com seu intenso comércio, restaurantes badalados e deliciosas confeitarias. 
Parada obrigatória. Experimentem os famosos Macaroons, bolachinhas parisienses em diversos sabores e cores. Perca-se pelas ruas, sem roteiro fixo, apreciando os detalhes e entrando em sintonia com o local. 
Palais Grand Ducal ou Palácio dos Grão Duques
Após isso, andando mais um pouquinho - tudo é muito perto - é só atravessar a rua e seguindo para uma de suas extremidades pela Rue de la Reine, você encontrará o Palais Grand Ducal.
Um prédio lindo e tem guardinhas oficiais na frente, como em qualquer outro lugar. 
Um importante monumento histórico e arquitetônico de Luxemburgo. A ala esquerda é mais antiga, data do século XVI. Mas, outras alas foram sendo feitas depois disso. Por isso, mistura os estilos barroco e renascentista. O prédio já serviu como residência da família real, Prefeitura, sede do governo de Luxemburgo e Câmara dos Deputados. Visitas guiadas podem ser feitas ao palácio. 
Se o tempo estiver mais frio aproveite para admirar o palácio sentada do lado de fora, tomando o famoso chocolate quente na Chocolate House.

Câmara Municipal
Após a visita ao Palácio do Grão Ducado, siga pela Rue du Marcé-aux-Herbes. De um dos lados da praça fica o prédio da  Câmara Municipal em estilo neoclássico, com dois leões em bronze. É nesse prédio que muitas decisões políticas importantes são tomadas, inclusive envolvendo toda a Europa.
Na Câmara dos Deputados pode observar as três colunas nas extremidades do prédio com três anjos, simbolizando o poder legislativo, que é administrado pelo Grã-duque ou Grã-Duquesa em conjunto com a câmara dos deputados.
A arquitetura destes dois prédios são incríveis, vale a pena admirar um pouco mais que uma rápida passagem. 
 
Aqui perto, dois museus merecem uma visita: o Museu Nacional de História da Arte e o Museu da História da Cidade de Luxemburgo.
Se sobrar tempo antes do almoço, você pode visitar o ótimo Museu de História da Vila de Luxemburgo, por exemplo, ou então relaxar e provar um dos famosos doces das cafeterias da cidade.
O Museu da História da Cidade de Luxemburgo mostra o desenvolvimento da cidade em termos de arquitetura e urbanismo, desde que foi criada.
O Museu Nacional de História da Arte ocupa um espaço bem moderno que se destaca de sua vizinhança. 
Agora é só escolher um dos restaurantes selecionados para almoçar e fazer a parte da tarde.
Visto toda essa parte do Centro Histórico, vamos caminhando para a Varanda de Corniche
Na parte da tarde sugerimos que o dia continue do outro lado da cidade de Luxemburgo. No entanto, um ponto de parada obrigatório antes é a Cité Judiciaire
Cité Judiciaire
O lugar é cercado de prédios públicos. Dizem que é muito comum, dá-se de cara com o primeiro ministro passeando por lá. Mas, na verdade, o encanto da Cité Judiciaire não está apenas na arquitetura dos prédios, e sim na vista que ela proporcionada.
De lá, terá uma linda vista para o viaduto que atravessa a cidade e uma prévia da vista de Corniche, que faremos no dia seguinte.
Atravesse a passarela, Luxembourg–Ville – Passerelle para chegar ao outro lado da cidade. Siga, aproximadamente 20 minutos andando com muita calma, pela Av. de la Gare, chegando na Estação de Trem de Luxemburgo, onde está a belíssima Gare Centrale
A Avenida é larga cheia de lojas, cafés, restaurantes e o prédio da gare já valem a caminhada. Na volta siga pela Av. de la Liberté.  

Continue passeando pela Avenue de la Liberté, uma grande avenida com diversas lojas e cafés. 
Vá observando os lindos e tradicionais prédios por essa área e não deixe de passar na Igreja Sacré Coeur que fica na interseção com Rua Dicks.
Após isso, aproveite para atravessar a Pont Adolphe, ela tem uma passagem para pedestres e é muito tranquila de atravessar! 
Chegando do outro lado vai dar de cara com o Plateau Bourbon.  
O seu nome é devido ao Fort Bourbon, mais um ponto estratégico e importante para a defesa da cidade em período de guerra. E outro belíssimo prédio do Musée de la Banque  antes de atravessar a Ponte Adolphe.
Termine o dia passeando pelo Parc Ed Klein, que fica ao lado da Place Bruxelles. É um parque lindo, com muito verde e uma linda fonte de água. Vale a pena um rápido passeio.



You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest