Vila Real | Portugal

17:18

Roteiro para visitar Vila Real 
Hoje vamos visitar Vila Real ou “Bila”, nome carinhoso pelo qual a tratam os locais. Além deste, também é chamada de "Corte de Trás-os-Montes" e "Princesa do Corgo".
Vila Real é uma cidade transmontana banhada pelo Rio Corgo, um dos afluentes do Rio Douro, que tem como pano de fundo as imponentes Serras do Marão, do Alvão e da Falperra
A área do concelho divide-se em duas zonas, muito diferentes geologicamente e em termas agrícolas. Na zona mais a norte predomina o granito e a terra é pouco fértil, enquanto que, na zona mais perto do Rio Douro, predomina o xisto e é onde se produz o famoso Vinho da Região Demarcada do Douro
Vila Real está longe de encabeçar os roteiros turísticos de Portugal
Até a cidade de Peso da Régua e  o Pinhão são mais badaladas que a sua própria sede de distrito, mas Vila Real é uma das cidades mais importantes do Norte de Portugal, particularmente rica em edifícios de grande interesse histórico e arquitetônico, onde se podem destacar a Sé Catedral, a Casa de Diogo Cão e o Palácio e Quinta de Mateus. Nas ruas da sua zona histórica poderá ainda apreciar o conjunto de monumentos, salientando-se as várias casas armoriadas. Os produtos típicos da região que passam também pelo artesanato, como o linho, a tamancaria, as miniaturas em madeira, a cestaria, a latoaria e os famosos barros pretos de Bisalhães.  
A nível arqueológico, o monumento mais importante é o Santuário Rupestre de Panoias herdado e reutilizado pelos romanos para venerar Sérapis, deus da medicina. 
A ruralidade desta cidade, hoje em dia,  já não é como antigamente, sendo agora uma cidade mais cosmopolita, muito graças à animação que trouxe a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Outro fator de dinamização são as novas autoestradas, que aproximam Vila Real do resto do país.
Como chegar
A meio caminho entre Porto e Bragança, Vila Real tem uma posição central entre o litoral e o interior. A cidade está servida por excelentes acessos rodoviários e eixos que a aproximam das cidades mais importantes do país. O distrito de Vila Real faz fronteira com Espanha e tem como distritos vizinhos Bragança, Viseu, Porto e Braga.
Vila Real é ponto de passagem obrigatória da mítica Estrada Nacional N2 entre Chaves e Faro, que cruza todo o interior de Portugal, de norte a sul. Independentemente do seu ponto de partida, quando visitar Vila Real procure fazer um pequeno trecho da EN2
Não tendo carro próprio ou alugado, a alternativa para chegar à cidade é de autocarro/ônibus. Autocarros diários diretos da Rede Expressos ligam Vila Real às principais cidades portuguesas. Não há ligação de comboio/trem.
Quando visitar
A melhor época do ano para visitar Vila Real é nos meses mais quentes (maio a setembro). Dias longos, temperaturas amenas e tempo seco permitem desfrutar mais dos momentos aqui passados. Apesar do clima de Vila Real está classificado como mediterrânico, não esqueça que está no Norte de Portugal, o que significa que as temperaturas, em média, são mais baixas e as chuvas, mais frequentes.
As serras servem de barreira ao clima litoral, o que se traduz em invernos mais longos, ocasionalmente 
temperaturas abaixo dos 0º C e possível ocorrência de neve. O verão é moderadamente quente, com temperaturas máximas médias em julho e agosto de 28º C. Contudo, leve sempre um agasalho na mala, porque as noites são sempre frescas.
Onde dormir 
A oferta de alojamento em Vila Real não é muito vasta, mas há alguns hotéis e unidades de alojamento local que é garantia de conforto com qualidade. Logo, recomendamos vivamente que reserve a sua estadia com o máximo de antecedência possível de forma a garantir estadia nos melhores alojamentos e aos melhores preços.
Abaixo encontra uma das nossas sugestões, porque já ficamos hospedados nele e podemos dar como referência e, nunca é demais lembrar, opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento.
Hotel Miracorgo ★★★★
Localizado no centro histórico de Vila Real tem o clássico Hotel Miracorgo, com estacionamento privado gratuito, piscina e um restaurante panorâmico com vista para o Rio Corgo. Elogiado pelo conforto dos quartos duplos e familiares, pela limpeza e pelos serviços, a tarifa inclui um pequeno almoço muito bom.

O que visitar
Para visitar a cidade de Vila Real como ela merece é preciso, no mínimo, um dia inteiro. Com as sugestões que lhe vamos apresentar, pode planejar uma escapadinha de fim de semana ou até mesmo um fim de semana prolongado visitando Vila Real e arredores, que escondem autênticos tesouros.
Se o seu tempo de visita a Vila Real estiver contado, recomendamos que foque a sua visita no Centro Histórico, onde está a Avenida Carvalho Araújo e na Vila Velha.

Vila Velha 
Para seguir uma linha cronológica, dirija-se à Vila Velha medieval, situada num planalto rochoso a 450 metros de altitude, com paisagens magníficas para o Rio Corgo, Alvão Marão
Neste local nasceu a cidade de Vila Real e onde eram as portas da cidade foram encontrados vestígios arqueológicos muito importantes. 
Aqui se fixaram os primeiros moradores no século XIII, recebendo carta de foral em 1289 concedido pelo Rei D. Dinis. 
Atualmente é um jardim de lazer, e nele se situa o Museu da Vila Velha, cujo nome tem origem precisamente por ali ter nascido a Vila e com um importante acervo arqueológico. Intramuros estão a Capela de São Brás, uma pequena ermida gótica do século XIV, e a Igreja de São Dinis, igreja paroquial do bairro antigo e Capela de Santo Antonio, o Esquecido.
Do Miradouro da Vila Velha, na Rua de Trás-do-Cemitério, perca o olhar pelas montanhas em redor.
Horário: Segunda-feira a domingo » 9h30 - 12h30 | 14h00 - 17h00

Avenida e Estátua Carvalho Araújo 
A Avenida Carvalho Araújo é a artéria principal da Vila Real e se revela bonita e aprazível. Ela é boa para passear e para passar um bom tempo, já que reúne o maior conjunto de pontos de interesse que compõem o rico patrimônio histórico, civil e religioso de Vila Real.  A estátua de Carvalho Araújo foi inaugurada em 14 de Outubro de 1931, por subscrição pública Nacional. 
Hoje, visitar Vila Real é percorrer séculos da história apreciando a arquitetura marcada pelos gostos vigentes de cada época, como o Palácio dos Marqueses de Vila Real ou Casa do Arco, de estilo manuelino; Casa Diogo Cão, construída na segunda metade do séc. XV, na freguesia de São Dinis, aqui se diz que nasceu o navegador português do séc. XV, Diogo Cão, que descobriu a foz do rio Zaire, no séc. XV; 
e a Casa dos Brocas, uma Casa Senhorial, construída pelo avô de Camilo Castelo Branco, onde o escritor residiu algum tempo. Tem na fachada uma lápide que evoca o escritor e a alcunha pela qual a sua família era conhecida (os Brocas), pelo fato de terem especial apetência para assuntos que não lhe diziam respeito; 
Casa de Carvalho Araújo, onde viveu Carvalho Araújo, importante marinheiro, que se destacou por ter impedido que o barco (o vapor de S. Miguel) que escoltava fosse afundado por um submarino alemão, sacrificando a sua própria vida e o draga-minas que comandava, entre muitas outras casas brasonadas.
Visitar Vila Real é surpreender-se com as numerosas pedras de armas nas fachadas de muitos edifícios que testemunham a nobreza da cidade. Dos edifícios administrativos destacam-se: os Paços do Concelho ou Câmara Municipal, o Pelourinho e o antigo Liceu.
Jardim da Carreira 
Construído em 1871, como jardim público do Alto Douro Vinhateiro. Ali, realizam-se algumas atividades culturais e lúdicas. Possui esplanada para descansar um pouco, nesta paisagem magnífica, no coração de Vila real. É na arquitetura religiosa que Vila Real revela o fervor religioso e possui alguns dos seus maiores tesouros. Ao visitar a cidade, uma parada obrigatória é a Sé de Vila Real

Sé de Vila Real ou Igreja de São Domingos  
Na sua origem está um mosteiro dominicano, cuja igreja dedicada a São Domingos foi mandada construir pelo rei D. João I, Mestre de Avis, em 1427, que foi sagrada Sé de Vila Real em 1924.
É um templo de três naves, de estilo românico, embora tardio, com influências góticas, como se pode ver pelos arcos em ogiva do seu interior e pela grande verticalidade do mesmo. Os vitrais são uma obra de João Vieira, dedicada ao Evangelho segundo São João. A torre sineira foi erguida em 1742 e a capela-mor reformulada em 1753. O templo sofreu um grande incêndio em 1837, tendo sido reconstruída na década seguinte.

Capela Nova
A elegante Igreja de São Paulo ou Capela Nova, também designada Igreja dos Clérigos, um ícone da cidade com altar renascentista e cenas da vida de São Paulo e São Pedro representadas em painéis de azulejo, uma obra atribuída a Nicolau Nasoni. No topo da frontaria figura de São Pedro ladeado por dois arcanjos: um segurando a cruz papal, o outro as chaves que simbolizam as "chaves do Céu".

Igreja de São Pedro
De origem barroca, a Igreja de São Pedro foi construída em 1528 a mando de D. Pedro de Castro. São de notar a riqueza da talha e o teto em caixotões. Com uma frontaria profundamente decorada, este templo é um dos melhores exemplos do estilo barroco em Vila Real, sendo nesta cidade a única igreja com duas torres sineiras.
No entanto, vários outros monumentos religiosos são dignos de registo como, a quinhentista Igreja da Misericórdia e a altaneira Igreja do Calvário, com fachada revestida a azulejo português, com estupendas vistas sobre a cidade. 

Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real 
O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real (MANVR) é um museu de carácter regional, uma vez que esse é o que compõe o âmbito do acervo.  
O MANVR está instalado num belo edifício setecentista, que sofreu diversas ocupações ao longo do tempo. Após um período em que a ruína esteve iminente foi promovida a sua recuperação com o objetivo concreto foi de se instalar o MANVR. Está disponível ao público em geral o Centro de Documentação, que inclui obras nas áreas da história local, arqueologia e Numismática, entre outras.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo: 9h30 - 12h30 | 14h00 - 17h00

Ponte de Ferro
Inaugurada em 1904, foi a segunda travessia para o outro lado da cidade, sobre o Rio Corgo.

Gastronomia
Como destino gastronômico, nem hesite em visitar Vila Real, independentemente das estações do ano, pois ela é um dos pontos fortes de Vila Real, ou não estaríamos a falar de Trás-os-Montes. O vila-realense teve sempre o gosto da boa mesa,  adaptando como suas algumas especialidades de outros locais. Alguns dos pratos mais apreciados são covilhetes, as tripas-aos-molhos, a vitela assada com arroz de forno, o arroz de couve com moura e a famosa feijoada à transmontana, as sopas, a carne maronesa, o joelho da porca, a bola de carne e diversos enchidos.
No campo da pastelaria, o destaque vai para os pastéis de toucinho ou "cristas de galo" e os pastéis de Santa Clara conventuais, as tigelinhas de laranja, os pitos de Santa Luzia, os cavacórios e bexigas, e os santórios. 

Onde comer
Restaurante Chaxoila 
EN2 Borralha direção Chaves / 200 metros saída IP4 Vila Real Norte, Vila Real 5000-063 Portugal
Intervalo de preços:12 € - 35 €
Nós tentamos almoçar neste restaurante, mas pelo andar das horas, não foi possível, pois estava lotado. Assim, sendo recomendamos que, faça reserva antecipada.

Restaurante 22 
Rua Teixeira de Sousa, 16  -  5000-650 – Vila Real
Intervalo de preços:12 € - 25 €

Restaurante – A Mesa Lá de casa 
Este restaurante que tem boas avaliações no Tripadvisor, não decepcionou. Comemos uma deliciosa  Tartine de espargos verdes salteados em manteiga de amendoim e ovos escalfados e a salada de presunto e melão com lascas de parmesão estava divina, nunca havia comido uma salada com um molho tão gostoso. Um dos segredos do chef é claro!
Rua Teixeira de Sousa, 18A  -  5000-650 – Vila Real
Restaurante barato – Intervalo de preços:2 € - 12 €

Pastelaria e doces
Nascidos no Convento de Santa Clara de Vila Real, os doces conventuais saltaram os muros do convento nos finais do séc. XIX e entraram nas casas de algumas famílias Vilarealenses. Confeccionados de forma artesanal com produtos da região, estes doces foram-se perpetuando com sabores únicos. 
Na Casa Lapão estes doces são confeccionados há perto de 100 anos, passando de geração em geração. Da Miquelina, à Alzira, do Artur, à Zita e à Rosa. Do passado ao presente a família Cramez, foi contando a sua própria história, através da preservação do patrimônio da doçaria, da cultura e da memória da região. 
A Casa Lapão soube preservar esses sabores fazendo a delícia de quem os prova.. "Cristas de Galo", "Pitos de Santa Luzia", "Cavacórios" e "Ganchas de S. Brás". A casa Lapão faz também visitas em grupo à fabrica e workshops sobre a confeção dos doces.

Arredores
Faça da cidade a base para descobrir outras maravilhas e visitar os tesouros perto de Vila Real. Urbana no coração, mas caracteristicamente rural, Vila Real goza do belo cenário montanhoso das serras, das paisagens sublimes do Douro Vinhateiro e das maravilhas naturais da remota região de Trás-os-Montes. Pegue, então, no carro e siga as nossas sugestões para desenhar um roteiro inesquecível pelo distrito de Vila Real.

Palácio de Mateus
Uma das mansões mais elegantes da Europa está a escassos 3 km de Vila Real. O Palácio de Mateus é um solar construído no século XVIII, um dos mais belos representantes do período barroco em Portugal.
O Palácio Mateus é constituído pela Casa principal, pelos bonitos jardins, a Adega e uma Capela. 
No interior da casa podemos encontrar uma biblioteca, onde se destaca entre os inúmeros livros a célebre edição ilustrada dos Lusíadas de Luís de Camões, editada em 1816. Várias peças de mobiliário, tapetes, louças e vestes podem ser encontrados nas várias divisões.
Foi aqui que nasceu o Mateus Rosé, um dos vinhos mais afamados de Portugal
História
A Casa de Mateus foi mandada construir na primeira metade do século XVIII por Antônio José Botelho Mourão, 3º Morgado de Mateus. Substitui-se à casa da família já existente no local em inícios do século XVII. Em 1911 é classificada como Monumento Nacional. 
A arquitetura barroca, de gosto italiano, é atribuída a Nicolau Nasoni pela coerência do estilo e semelhança com outras obras de sua autoria, como a Torre dos Clérigos no Porto
Visita
Pode estacionar o carro gratuitamente em frente à entrada principal ou numa das ruas laterais do palácio. O estacionamento dentro do palácio é pago.
Ao entrar, encontra a bilheteira ao seu lado direito e um caminho de terra rodeado de árvores. 
Ao passar pelo caminho as árvores abrem-se e depara-se com uma linda vista do Palácio de Mateus e do seu lago. É uma imagem digna de um postal. 
Seguindo à volta do lago, pode seguir até à casa principal. As visitas guiadas começam na Adega, situada à esquerda do palácio. 
Aos jardins pode aceder passando pelo piso térreo da casa, junto às cavalariças ou circulando o palácio pela sua direita. 
Dado que as visitas começam a horários definidos pode, fazer tempo passeando pelos bonitos jardins. Os jardins estão magnificamente bem arranjados, e delineados com bucho verdejante e canteiros florais. Um túnel de cedros cobre a escadaria nascente em frente ao qual existe um lago. 
Marque sua visita com antecedência através da Fundação Casa de Mateus.

Vila Pouca de Aguiar
O concelho de Vila Pouca de Aguiar, localizado num ponto estratégico rodoviário e entre as Serras do Alvão e da Padrela, faz parte da sub-região do Alto Tâmega e goza de grande riqueza no que toca ao patrimônio histórico-cultural. 
Apresentando ocupação humana desde a época megalítica, muito antes da ocupação romana nos finais do século III a.C., testemunhada por várias, antas, mamoas, sepulturas e o espólio arqueológico encontrado em vários locais, a região foi sucessivamente ocupado por Suevos, Visigodos e Muçulmanos. 
O primeiro foral à Terra de Aguiar de Pena foi atribuído pelo Rei D. Sancho I em 1206 e, em meados do século XIX, as reformas administrativas definiram os limites atuais do município. 
Sendo um concelho predominantemente agrícola, ali se cultivam cereais, batata, produtos hortícolas e algum vinho. A prática da pecuária também tem lugar privilegiado nas pastagens que cobrem os vales. Para esta fertilidade contribuiu a construção da Barragem do Alvão, que trouxe grandes benefícios ao nível da rega. 
Uma terra que tem três tesouros geológicos, saídos do Vale de Aguiar: o granito — que é a maior força de economia —  Vila Pouca de Aguiar é conhecida como Capital do Granito — o ouro e a água mineral. As Minas de Jales também são de grande importância econômica para o concelho. 
No Centro Histórico de Vila Pouca de Aguiar  poderá apreciar os Paços do Concelho, Câmara Municipal, os curiosos Casulos Embrionários – Escultura e o Museu Municipal Padre José Rafael Rodrigues.
Um pouco mais afastada da cidade, das várias estâncias termais ali existentes, destacam-se as Termas de Pedras Salgadas, inseridas num vasto parque e contando com várias infraestruturas de entretenimento e lazer, para além das fontes termais com água mineral naturalmente gaseificada também indicada para tratamentos medicinais.
 
Termas de Pedras Salgadas
Desnecessário dizer que o ponto alto da terra é o histórico Parque Termal de Pedras Salgadas, onde se encontra a nascente da famosa água das pedras e cuja origem remonta ao séc. XIX. 
Dotado de uma fauna e flora característica, ao longo de 20 hectares, é sublinhado pelo estilo romântico dos seus edifícios recuperados. Inseridas no projeto do Parque, as eco-houses surgiram do desafio de criar um elemento que pudesse responder ao imaginário das casas nas árvores. 
Os locais mais emblemáticos do parque destacamos o Balneário Termal, com piscina interior, tratamentos termais e Spa, o antigo Casino para eventos, restaurante na antiga Casa de Chá; Museu; piscina exterior, lago, trilhos pedestres e a icônica Fonte de Pedras Salgadas (hora de provar a famosa água). 
Se vir que tem tempo, parta à descoberta das outras fontes do parque, como sejam as fontes de D. Fernando, D. Maria Pia, Preciosa, Penedo e Grande Alcalina.


You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest