Dicas sobre Luang Prabang–Laos

19:01


Neste nosso último dia em Luang Prabang vou mostrar mais um pouco da cultura laosiana. Primeiro vou falar sobre o mercado diurno, onde se vende de tudo até sapos, rsrs…depois o museu etnográfico com suas roupas e costumes, uma aldeia típica onde o Laos mostra o seu lado mais triste e pobre, e por fim, a exuberante Cachoeira Kuang Si.
Os mercados de Luang Prabang nos dizem muito sobre a cultura do Laos. No tradicional mercado noturno, mulheres comercializam belas tecelagens típicas e outros produtos locais como os potes feitos de bambu para armazenar arroz.
Pela manhã, no Mercado Diurno se comercializam principalmente alimentos que são consumidos pela população: Arroz, pirulitos de arroz, frutas, verduras, legumes, galinhas, patos, peixe-gato, os casulos de vespa (as pupas são consideradas uma iguaria), pulmão de búfalo, casca de beterraba e folhas.
Alguns animais são comercializados ainda vivos, porquinhos da índia, sapos, pássaros, cobras e até ratos e outros já mortos. 
O Centro de Artes Tradicionais e Etnologia de Luang Prabang é dedicado à preservação e celebração de muitos grupos étnicos existentes no Laos tanto hoje como no passado. Localizado em um edifício restaurado do heritage, é o único museu sem fins lucrativos em Laos unicamente cometido a interpretar e preservar as vidas dos grupos étnicos do país.
Esta exibição cultural das artes e dos estilos de vida reflete uma população étnica muito diversa. Exposições permanentes apresentam roupas tradicionais, jóias, artefatos religiosos, ferramentas de artesanato, cestas, fotografia e objetos domésticos.
O centro é pequeno em tamanho, mas repleto de peças interessantes e informativos que são organizados num padrão internacional. A loja do museu fornece aos artesãos locais e as mulheres uma oportunidade de vender seus bens feitos á mão.
Nosso guia, o Sr. Suli, levou-nos a uma aldeia que fica à beira da estrada que vai para a Cachoeira Kuang Si. Ali o Laos mostra o seu lado mais triste e pobre, pois as famílias vivem em casebres, muito próximas uma das outras, crianças sentadas no chão, num lugar muito úmido. Algumas famílias na aldeia trabalhando seus teares, fabricam peças para venda nos mercados noturnos.
Pudemos compartilhar da fantástica, porém antiga arte de produzir o tecido, a partir do algodão, entrelaçando e colorindo os fios. Se você estiver interessado em comprar algo como uma lembrança, vale a pena visitar aqui, em vez de comprar no mercado noturno. Assim, além de fazer compras e desfrutar de uma experiência cultural, ainda ajuda aquelas famílias de pequenos artesãos.

O Kuang Si é um pequeno paraíso aquático que está localizado na periferia de Luang Prabang, no Laos. As Cachoeiras de Kuang Si é um lugar lindo onde formaram vários níveis de água, em um ambiente natural de beleza sem igual, onde também é possível dar um mergulho, salto na corda de árvores e para os mais aventureiros, subir até as rochas onde a água cai com toda sua força.
Como ir para Cachoeiras de Kuang Si
As Cataratas Kuang Si estão  25 quilômetros a sudeste da cidade Luang Prabang, no Laos, em um parque natural onde há um de centro para resgate de ursos e um jardim de borboletas.
Para alcançar a cascata de Kuang Si pode-se alugar uma bicicleta em Luang Prabang por 20.000 kip por um dia, usar um tuk-tuk (opção recomendada e mais popular), alugar uma scooter para 80.000 kip um dia, barco ou você pode pegar o ônibus de linha regular.
Devido as condições das estradas, geralmente leva 40 minutos para chegar ao Kuang Si.
Horário de abertura e taxa de entrada
A cachoeira de Kuang Si está aberta diariamente das 08:00 até 17:30 h. Entrada são 20.000 kip (aprox. €2, ver), o bilhete de entrada é adquirido ao lado do portão de entrada. Este bilhete permite que você visite o Kuang Si, Central falls de resgate de ursos e o parque de borboletas.
Demora entre 5 e 10 minutos a pé da portão de entrada ao topo da cachoeira. Na entrada principal tem restaurantes, barracas de frutas, banheiros e um lugar para trocar de roupa.
Resgate e centro de recuperação de ursos
No mesmo local da Kuang Si há um centro de resgate e recuperação de urso chamado Tat Kuang Si.
É de iniciativa privada de um grupo de australianos. Eles são responsáveis pelo resgate dos ursos das mãos de caçadores e de dar-lhes um lar.
O centro de recuperação não coleta dinheiro na entrada para o Kuang Si, portanto, aqueles viajantes que desejam contribuir para a causa podem deixar suas doações lá mesmo ou comprar lembranças e memórias dos ursos, por exemplo, t-shirts.
A parte mais legal do lugar é ver os ursos andando livremente em volta do terreno.
Kuang Si também conhecida como Xi Kuang, Kouangxi e Tat Kuang se (Tat significa Cachoeira no idioma Lao).
Na parte inferior de Cachoeiras de Kuang Si, a água flui um lentamente e com pouca força, caindo pelos diferentes níveis. A profundidade não excede 0,5 m na parte inferior.
Mas, a fúria cristalina das águas azul-turquesa começam na parte mais alta, onde a água cai de uma altura de 60 metros.
Recomendações para o Cachoeiras de Kuang Si
  1. É aconselhável usar sapatos planos, e se você quer desfrutar da água e tomar um banho (é necessário usar a camisa).;
  2. Nas quedas, há uma área de piquenique e barracas para compra de comida na entrada;
  3. Evite superlotação de turistas: domingo é o dia onde muitos laocianos vão para as Cataratas de Kuang Si e, portanto, os outros dias da semana tem maior afluência de público. Por volta das 13:00 enche de pessoas que pegaram o ônibus de 12:00 em Luang Prabang;
  4. A melhor época para visitar o Cachoeiras de Kuang Si é de manhã, em torno de 11:00 h.
Não sei se algum dia voltarei ao Laos, mas certamente faria a viagem exatamente igual, com mais dias em Luang Prabang. A cidade é um encanto, parece que parou no tempo, pessoas simples, mais muito amáveis, com restaurantes e bares na beira do rio, além da feira noturna, onde se encontra artesanato local e barraquinhas de comida típica, …tenho saudades disso!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest