Cu Chi Tunnels

17:59


O distrito de Cu Chi fica localizado a 70km da cidade de Ho Chi Minh, antiga Saigon, no Vietnã. É lá que fica o maior e mais famoso conjunto de túneis de guerra, utilizados pelos Vietcongs na guerra do Vietnã que, durou entre 1961 a 1975. Essa rede de túneis chegava a 120 km de extensão escavados no chão, feito em diversos níveis, alguns com até 10 m de profundidade. E o mais incrível é que os túneis foram feitos sem utilizar nenhuma tecnologia, apenas com enxadas!

Assim que chegamos no local, podemos ver um grande painel com o mapa dos túneis. Entramos no prédio, percorremos um longo corredor até chegarmos onde era um antigo bunker para assistir a um breve vídeo sobre como os túneis foram construídos e como viviam os vietnamitas. Depois o nosso guia deu uma explicação em espanhol para o grupo.

Esses túneis foram muito eficazes na guerra, pois eram muito estreitos e baixos. E os vietnamitas tinham vantagem por serem de estatura muito mais baixa e mais magros que os americanos, dificultando a entrada deles. De tudo existia nesses túneis, desde:  salas, quartos, trincheiras, oficinas, escolas para as crianças não deixarem de ter aula, até hospitais foram construídos para cuidar dos feridos. Eles cozinhavam e se alimentavam dentro dos túneis. Os alimentos eram cozidos, mas a fumaça era desviada para bem longe, para disfarçar. A água era captada de poços feitos no solo assim como também do rio. E tudo mais que fosse necessário para não saírem  e nem serem vistos. Praticamente uma cidade subterrânea.
Acabada as explicações, seguimos pelo meio da floresta, onde foi mostrado o lugar exato de onde aconteceram as guerras. Pudemos ver uma cratera formada pela explosão de uma granada. Também nos mostraram um tanque americano utilizado na época que foi abatido por uma mina terrestre.
Alguns dos túneis passavam por debaixo da base americana que estava montada em Cù Chi, assim os vietcongs surpreendiam os americanos, pois todas as saídas eram camufladas. Eles saiam, atiravam e voltavam. Os americanos não sabiam da onde vinham os tiros.

Chegamos até uma parte em que foram mostradas as armadilhas. Muitas eram montadas dentro dos próprios túneis, como: alçapões envenenados ou passagens falsas que caiam em armadilhas.  Muitos deles se conectavam com outros, o que criava uma rede gigantesca. Mas, foi através destes túneis e com a força que eles tiveram de ficarem ali entocados – muitas vezes doentes ou feridos – que conseguiram vencer o exército americano, que era muito mais forte.

Alguns alçapões giratórios eram camuflados no chão, com lanças enferrujadas ou envenenas, acionadas quando o inimigo caia no buraco. Algumas lanças entravam na barriga, outras só saiam do chão, mas mantinham o inimigo vivo.

Aqui as chaminés que eram utilizadas quando cozinhavam, ficavam camufladas em rochas falsas como se fizessem parte da natureza.
Em seguida fomos até um buraco que eles usavam para entrar e sair, mas no tamanho real. O guia nos mostrou que era muito apertado e falou que quem quisesse poderia tentar entrar. Claro, que ninguém do grupo se atreveu a experimentar, já que o nosso porte físico está mais para americanos do que para orientais, então, quem fez a demonstração foi um vietnamita mesmo, rsrsrs…

Chegamos na parte dos túneis, por motivos de segurança, apenas uma pequena parte de 120 m de comprimento é aberta para entrarmos.  Eles disseram que essa parte foi alargada exatamente para os turistas poderem entrar e sentir como era na época. O guia disse que quem quisesse entrar, essa era a hora e os claustrofóbicos tomassem cuidado. Novamente metade do grupo desistiu, a outra metade, composta por meu marido, eu e mais 2 sobreviventes fomos até o fim.

De início nos descemos alguns degraus e fomos andando de boa, mas a partir de primeira saída, os níveis foram ficando mais baixos e mais estreitos. 
Eu tava andando praticamente com minha cara no meu joelho e mesmo assim tava difícil. Imagino na época, diversas pessoas vivendo ali naquele buraco. Os túneis estavam iluminados com lâmpadas, mas na época não tinha toda essa mordomia. Saí de lá completamente suada. Se na selva já estava quente, lá em baixo estava insuportável.

Os túneis de Cu Chi é um passeio interessante para se ver, não só por se tratar de uma história recente das guerras do Vietnã, mas acima de tudo, pela sagacidade vietnamita.
Horários e preços túneis de Cu Chi
A taxas de entrada são 90. 000VND. Pode-se visitar os túneis todos os dias da semana das 07:00 a 17:00 da tarde.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest