Os Templos de Bangkok em um dia (parte 1)
12:56Mesmo você tendo pouco tempo para ficar na cidade de Bangkok, dá perfeitamente para conhecer o Grand Palace(Grande Palácio) e os principais templos de Bangkok, que são: Wat Timit ou Golden Buddha (Buda de Ouro) , Wat Pho (Buda Inclinado) e Wat Phra Kaew (Buda Esmeralda).
Meu marido e eu fizemos este roteiro num carro particular com chofer e um guia falando em idioma espanhol. E deu muito certo, ele nos buscava no hotel nas horas marcadas, o guia nos acompanhava pelos templos explicando tudo, perguntando se queríamos ver mais alguma coisa, e ainda nos abastecia com as amenidades mais do que necessárias nesta época em Bangkok: água gelada e lenços umedecidos! Ufa como é quente!!
Mas se alguém quiser fazer por conta própria. Só faço aqui uma ressalva, ele nos levou primeiro ao Wat Trimit e depois ao Grand Palace e os outros templos. Eu inverteria, porque quando chegamos ao Grande Palácio tivemos que ficar numa fila por mais de 15 minutos sob um sol escaldante, com aquele monte de coreanos ou chineses, sei lá, gritando em nossos ouvidos. Então fica a dica: se não quiser passar por este perrengue, vá beeem cedo ao Grand Palace. Não sei quanto a questão dos ingressos que estavam inclusos em nosso pacote e os folders que são todos em inglês, mas na questão de locomoção, usamos este mesmo caminho para ir à Chinatown, só que através dos barcos. O barco é a melhor forma de chegar a alguns pontos turísticos.
Alguns pontos turísticos importantes e seus respectivos píeres:
A região conhecida como Ko Ratanakosin é onde fica o Grand Palace e o Wat Phra Kaew para chegar lá use: Grande Palácio: Tha Chang, píer nº 9;
A região conhecida como Banglamphu é onde fica a Th Khao San, o Wat Pho e vários outros templos para chegar lá use:
- Khao San Rd/ Banglamphu: Phra Athit, píer nº 13;
- What Pho: Tha Tien, píer nº 8;
Para ir à região de Chinatown/ Wat Trimit use: Chinatown: Ratchawongse, píer nº 5.
Falo mais sobre como usar os meios de transporte de Bangkok neste post,clique aqui
Wat Traimit ou Templo do Buda Dourado
Localizado no final da Chinatown de Yaowarat Road, perto da Estação Ferroviária Hualampong, Wat Traimit abriga o maior Buda sentado de ouro maciço do mundo, medindo cerca de cinco metros de altura e pesando cinco toneladas e meia. No passado, os artesãos trabalhavam os Budas em ouro e para dissimulá-los dos exércitos invasores faziam um revestimento de estuque e gesso por fora.
As origens destas estátuas são incertas. Como a cabeça da estátua é em forma de ovo, indica a sua origem no período da dinastia Sukothai, nos séculos XII e XIV. Dado que a arte Sukothai teve influências indianas. Quando o Wat (Templo) Chotanaram, localizado perto de Chinatown, caiu em desuso e foi fechado, a estátua foi transferida em 1935 para a sua atual localização, o Wat Traimit. Mas na época, Wat Traimit era um pagode de menor importância (como centenas de outros templos budistas que existem em Bangkok). E como o templo não tinha um espaço grande o suficiente para abrigar a estátua, ela foi mantida por 20 anos sob um telhado de zinco simples.
O Buddha de Ouro em Wat Traimit foi descoberto por acaso. Em 1954, um novo edifício foi construído no templo para abrigar a estátua. Ela estava sendo transferida para o novo local e durante a última tentativa para levantar a estátua de seu pedestal, as cordas arrebentaram e a estátua caiu com força no chão. Nesse momento, uma parte do revestimento de gesso saiu, permitindo que a superfície de ouro por baixo fosse vista. O trabalho foi imediatamente interrompido para que a avaliação pudesse ser feita.
Quando todo o emplastro foi removido, verificou-se que uma bela imagem de ouro maciço de Sukhothai Buddha, na verdade, consistia em nove partes que se encaixam em conjunto sem problemas. A chave também foi encontrada envolvida em gesso na sua base, que pode ser usado para desmontar a imagem, facilitando o transporte. Hoje, pedaços de gesso também estão em exibição pública.
O curioso é que a estátua de ouro foi descoberta muito perto da comemoração do vigésimo quinto ano da era budista (2500 anos desde a morte de Gautama Buddha), muitos budistas consideram a ocorrência como milagrosa.
O novo edifício no templo Wat Traimit
Em 14 de Fevereiro de 2010, um e novo egrande edifício foi inaugurado no templo Wat Traimit para abrigar o Buddha de Ouro. O edifício contém também o Centro do Patrimônio Chinatown Bangkok, e uma exposição sobre a origem do ouro Buda.
Horário de funcionamento: 9:00-17:00
Localização: Traimit Road (oeste da estação Lampong Hua), no início de Chinatown
Faixa de preço: 10 Baht para visitar o museu localizado no meio do caminho para o topo do palácio. Mas a visitação só do Buda é gratuita.
0 comentários