10 cidades imperdíveis para visitar na Provence | França

06:30

Visitar a Provence e seus lindos campos de lavanda da França estava na minha wishlist de viagem fazia tempo, assim como a Rota das Tulipas e os Lagos PlitviceNem acredito que neste ano de 2023, eu consegui realizar esse sonho!
Provence é uma das mais belas regiões da França, encantando visitantes com campos de lavanda e girassóis, ruelas charmosas e muitos edifícios históricos. 
Provence! apenas ao pronunciar a palavra, um ar de verão se espalha no ar com aromas de lavanda, o cheiro de azeite espremido na hora e o canto das cigarras. Ah, como é lindo o canto das cigarras na Provence!

Onde fica e como chegar em Provence
A Provence fica localizada a sudeste da França, mais especificamente na costa do Mar Mediterrâneo. Além das belíssimas paisagens da Côte D’Azur, também conhecida como Riviera Francesa, a região é um lugar repleto de belezas naturais para conhecer como: alpes, florestas, vinhedos, campos de lavanda e muito mais. Todas dignas de cartão postal e de tirar o fôlego. 
Estas terras de contrastes abrangem grande parte da região de Provence-Alpes-Côte-D'azur, com os seguintes departamentos: VaucluseBouches-du-RhôneVarAlpes-MaritimesHautes-Alpes e Alpes-de-Haute- Provence
Os Parques Naturais Regionais dividem a Provence em: os Alpilles, o Luberon, a Camargue, o Verdon, os Baronnies Provençales e Ventoux.
O maior Aeroporto da Provence está localizado em Marselha, isto significa que, você estando em qualquer lugar da Europa, pode comprar sua passagem aérea direto para Marselha, no entanto, não existem vôos diretos do Brasil. Será necessário fazer escala em Paris ou outra grande cidade europeia.
Em Marselha, você poderá alugar um carro ou optar por percorrer a região de trem. 
Há trem em Avignon e Aix-en-Provence, porém no Luberon sem carro, a visita fica praticamente impossível. 
Embora existam ônibus que circulam por toda a região, os horários são limitados, sendo quase impossível fazer essa viagem sem carro. Então, o melhor jeito de conhecer a Provence é alugando um carro
São muitas cidadezinhas lindas para conhecer e, normalmente, como elas são próximas umas das outras, a dica é dormir em uma, tomar café da manhã em outra, depois fazer turismo na seguinte, parar para almoçar em outra e assim por diante…Esta é a parte mais legal da região.

Quando visitar a Provence
Neste lado sul da França, onde até os invernos são mais generosos do que na maior parte da Europa – no inverno tem a magia dos flocos de neve na montanha Sainte-Victoire – o sol brilha quase o ano todo, então, ir para a Provence é desfrutar de uma doçura de vida durante todo o ano. 
Uma arte de viver que se expressa em todos os cantos da paisagem, desde vilas e cidades históricas até montanhas perfumadas de lavandas através de espaços selvagens.
Mas, sem sombra de dúvidas, primavera e verão são as épocas ideais para visitar a Provence, na França, aproveitando o melhor que essa região tem a oferecer, ou seja, programe-se para fazer essa viagem entre maio e setembro. Se quiser ver os campos de lavanda e de trigo no seu auge, vá em meados de julho.
Quantos dias na Provence
A Provence merece uma viagem inteirinha dedicada somente a ela, portanto nada de passear com pressa por lá. Mas quantos dias devo separar no meu roteiro somente para a Provence? Nós ficamos 20 dias e ainda achei foi pouco! Eu diria que o tempo ideal para conhecê-la é de um mês inteiro. No entanto, como não é sempre que a vida nos permite tirar férias tão longas (💸), dentro do possível, tente esticar ao máximo seus dias na Provence.

É importante fazer duas ou três bases para conhecer direito a região, porque alguns lugares ficam distantes dos outros. E se você ainda tem dúvidas se vale realmente a pena ficar tanto tempo por lá, espere só para ler abaixo as dicas das cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro!


Onde ficar na Provence

A região da Provence pode ser explorada de duas formas principais:

– Utilizando uma ou duas cidades como base e durante o dia fazendo passeios pelo entorno;

– Percorrendo a região de carro e pernoitando em cidades diferentes todas as noites.

Toda a região é bastante desenvolvida turisticamente falando e existem cidades muito interessantes para utilizar como base, como: Marselha, Arles, Avignon, Aix-en-Provence, Apt. Elas são cidades maiores e com melhor infraestrutura turística, mas isso não significa que as pequenas vilas deixem a desejar (Nós passamos uma noite em Moustiers Saint Marie e outra em L'Isle-sur-la-Sorgue, duas cidades bem pequenas, mas que são um encanto).

A nossa escolha foi tê-las como base e fazer alguns bate-volta para cidades do entorno, como Cassis, Saint Rèmy de Provence, Nîmes, Manosque e Moustiers Saint Marie e muitas outras. 

Dessa forma, você economiza se hospedando a maior parte do tempo em uma cidade mais central, de onde você poderá fazer os principais passeios, e poderá caprichar em um hotel para ter um gostinho do luxo da Provence.

Gastronomia
Numa terra rica em sabores, a doçura da vida em Provence é diminuída em inúmeras especialidades: começando com o azeite frutado que compõe a tapenade – um patê simples e fácil, preparado com azeitonas picadas e azeite, além de outros ingredientes para servir com pão ou torradas –  e ervas da Provence que aromatizam os pratos com alcaparras e azeitonas. 
Em Marselha, você pode experimentar a bouillabaisse, uma sopa de peixe emblemática; em 
Martigues, o poutargue, o "caviar" local, com ovos de tainha seca ou atum vermelho. 
Legumes também compõem pratos banhados pelo sol, como ratatouille, deliciosos com arroz; em Camargue, a soupe au pistou com seu aroma de manjericão fresco, alho e azeite. Você pode comer crus com anchoïade, molho com anchovas, alcaparras e alho, ou ferver com bacalhau e aioli (maionese de alho). 
Para o doce momento, apreciamos frutas cristalizadas, especialidade do país d'Apt ou calissons d'Aix-en-Provence, com sabores de amêndoa e flor de laranjeira. 
A região também é famosa por seus mercados de produtos regionais ao ar livre. Eles fazem parte da cultura francesa e proporcionam as melhores compras para o jantar dos franceses. 
Para nós visitantes, o passeio vale tanto como um tour cultural quanto uma grande oportunidade para conhecer produtores franceses, experimentar novos sabores ou apenas flanar pelas barraquinhas, cada uma na sua especialidade (queijos, pães, carnes, peixes, frutas, verduras, vinhos) — uma oportunidade para fazer um piquenique sofisticado no parque ou mesmo no quarto do hotel. 
Os mercados também são ótimos lugares para encontrar todos os tipos de produtos relacionados a lavanda: mel de lavanda, sabonetes, óleos essenciais, buquês de lavanda secos e muitos outros produtos artesanais dessa mesma planta.
Adoro andar pelos mercados de ruas das cidades europeias, mas tenho que confessar: sou apaixonada  pelos mercados coloridos da França! Gosto tanto que para facilitar o planejamento de minha viagem, fiz uma agenda das feiras em algumas das cidades pelas quais iria visitar: 

Segunda-  feira       

Terça-feira         

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

Sábado

Domingo

Avignon

Avignon

Avignon

Avignon

Avignon

Avignon

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence

Aix-en-Provence

 

Apt

St-Rémy de Provence

Saignon

Lourmarin

Apt/Uzès

L'Isle-sur-la-Sorgue

 

Gordes

Uzès

 

Bonnieux

Arles

 


Vale lembrar que no sul da França, os restaurantes têm horários bem definidos e restritos para almoço e jantar. Portanto, faça sua reserva com antecedência e cumpra o horário para não passar por baixo da mesa. Isso também vale para o comércio. Nas cidades pequenas tudo fecha na hora do almoço. Não deixe nada para comprar depois, ou você corre o risco de bater com a cara na porta.

O que visitar na Provence
Ao visitar a Provence você estará em meio aos campos de lavanda e/ou oliveiras ou em plena mata (paraíso dos carvalhos), em construções medievais e muitas aldeias empoleiradas com lindas paisagens, casinhas amarelas com suas janelas pintadas de lilás, ruelas apertadas, vinho rosé, céu de um azul incomparável, e em feiras de produtos locais e frescos como já dissemos acima. Isso sem falar na beleza do Mar Mediterrâneo com as suas cidades culturais e/ou artística à beira do mar com suas enseadas e portos de pesca.
A visitar a Provence também estará submerso em espaços naturais excepcionais como Mont Ventoux, o gigante da Provence com seus 1.911 metros, onde você pode subir de carro, a pé ou de bicicleta como um ciclista do Tour de France; ou atravessar as espetaculares paisagens dos desfiladeiros de Verdon, o maior desfiladeiro da Europa coberto de águas cor de esmeralda. 
Em Camarguevocê poderá descobrir os seus vastos espaços selvagens de terra e água, onde pastam cavalos brancos e touros em meio aos flamingos cor-de-rosa. 
Além disso, a arte de viver em Provence não seria igual sem as suas vinhas. Os circuitos de turismo do vinho são infinitos: do porto mediterrâneo de Bandol, famoso por seus vinhos tintos em Vaucluse até a terra dos grandes vinhos de Côtes du Rhône, como Châteauneuf-du-Pape
Ao longo do caminho, outros prazeres são oferecidos aos viajantes como a emoção de uma ópera no palco do antigo teatro Orange.
Estou falando tudo isso, porque pesquisei bastante antes de embarcar para o destino, pois estava animadíssima para conhecer a Provence e, apesar de não ter sido possível incluir todas as cidades que deseja na minha lista, ela não me desapontou. Que sonho de viagem! 
Então, achei que valeria a pena compartilhar com vocês, a fim de facilitar o seu planejamento de viagem. Afinal, nosso objetivo é fazer com que você viaje sempre mais e melhor. 
Abaixo uma lista com as 10 imperdíveis cidades e aldeias que visitamos, cada uma tem seu charme e sua história para contar:

1.Marseille, uma cidade de frente para o Mediterrâneoé um bom ponto de partida para quem quer conhecer a região. Segunda maior cidade da França, conta com um aeroporto internacional, bastante conveniente para quem vem ou vai para outras cidades europeias.
Na chegada, devemos saudar a "Bonne Mère", a Basílica de Nossa Senhora da Guarda, que protege a cidade do alto de seus 160 metros. Vale a pena ver o interior, entre modelos de vasos suspensos como votivos e mosaicos. 
E do lado de fora, há impressionantes vistas da cidade, do mar e do porto onde se destaca o Mucem. Entre o antigo Fort Saint-Jean e o edifício moderno, há uma passarela, um símbolo da vocação deste museu único que une as civilizações do Mediterrâneo.
Em Marseille fizemos um bate-volta para conhecer a badalada Cassis e a charmosinha La Ciolat.

2.Arles fica em uma colina baixa, onde o Rio Rhône se ramifica em duas partes para o mar.
Arles é um Patrimônio Mundial da UNESCO, pois foi uma grande cidade galo-romana e apresenta forte herança desta época, o que significa que é uma cidade incrível para ser conhecida a pé. 
A cidade remonta ao século VII a.C, e da antiga colônia de Roma, os principais locais, como a Arena e o Teatro, são únicos que ainda restam, porque estão integrados nas casas e prédios da cidade, em vez de ficarem separados como em Orange
A cidade sempre atraiu muitos artistas renomados, que encontraram inspiração em suas ruas e paisagens de perder o fôlego. Dentre desses artistas apaixonados por Arles estão Picasso e Van Gogh.
É possível fazer um tour em apenas um dia na cidade, mas não vou falar para você ficar pouco tempo por lá, pois a cidade tem muitas coisas únicas e a utilizamos como base para fazer bate-volta para ver e conhecer Saint-Rèmy-de-Provence e Le-Baux-de-Provence que são super diferentes.
3.Em Avignon, a cidade dos papasvoltamos para a planície! A antiga cidade-estado de Comtat Venaissinclassificada como Patrimônio da Unesco, contempla nas águas do Rio Ródano sua deslumbrante arquitetura criada pelos papas. 
O Palais des Papes é o maior palácio gótico no Ocidente, onde sucederam nove papas ao longo do século XIV. Cerca de 25 salas revelam aos visitantes suas fantásticas decorações, como os afrescos das capelas e os apartamentos do Papa.
Além do tour religioso, você não pode deixar de visitar o cartão postal da cidade: a Pont d’Avignon. Quando construída, ela foi de extrema importância para a região, por ser a única forma de atravessar o Rio Ródano no século XII. Contudo, ela desabou mais de uma vez e hoje restam apenas suas ruínas.
Outro atrativo da cidade é o Festival de Avignon. Criado em 1947 é um evento cultural que mescla teatro, música, dança e cinema, que acontece todos os anos no auge do verão. 
Também usamos Avignon como base para conhecer as cidades de: Pernes-les-Fontaines 
Carpentras.
4.L'Isle-sur-la-Sorgue é uma das cidades mais bonitas de toda a França.
L’Isle sur la Sorgue fica às margens do Rio Sorgue com seus muitos ramos e canais fluviais passando ao redor, atravessando a cidade, atando-a por um labirinto de vários canais e seus muitos canteiros naturais que cortam a cidade, por isso, L'Isle-sur-la-Sorgue é um encanto e já foi chamada de "L'Isle en Venise", atestando a sua reputação como a "Veneza da Provence", conectada por nada menos do que onze pontes. Mesmo sem as gôndolas, a água acrescenta uma beleza e personalidade especiais a cidade. 
Rio Sorgue tem enormes plátanos salientes, várias rodas d'águas grandes, pitorescas e lindas. 
Os primeiros moradores de L'Isle sur la Sorgue eram pescadores, por isso, ainda hoje, muitas ruas têm nomes relacionados à época da pesca, como Rue de la TruiteRue de L’Anguille... 
Um ótimo lugar para conhecer a vizinha Fontaine-de-Valcluse. 
5.Apt está localizada no coração do Parque Natural Regional du Luberon. A paisagem em torno é magnífica, um autêntico mosaico colorido de vinhedos, florestas de carvalhos, garriga e, claro, cercada por campos de lavanda, que oferecem uma paisagem muito bonita no verão. 
Apt era uma cidade galo romana há um par de mil anos e foi uma das mais importantes da região. Aqui você encontrará monumentos e muros antigos, boas lojas, restaurantes e ruas para explorar. 
Muitas ruínas ainda permanecem erguidas próximas de Apt, perto de Bonnieux, como a Pont Julien que está acima do Rio Coulon, que passa pelo pedaço antigo da cidade histórica e permanece perfeitamente preservada.
Apt também é conhecida como a capital de fruits confits ou frutas cristalizada, uma das especialidades locais. Também se destaca pela produção de compotas e pela cerâmica. 
Ainda hoje tem um interessante e famoso mercado que acontece aos sábados de manhã. Ficamos hospedados em um apartamento muito legal, próximo à Rue de la République e usamos como base para bate-volta às cidades de: 
Bonnieux
Saignon
Lacoste
Mèrnebes
6.Gordes é uma das mais belas aldeias da França, famosa por suas ruazinhas de pedra chamadas de calades. A cidade tem cores marcantes em sua estrutura: as pedras claras na arquitetura e o verde da natureza que está por todos os cantos. 
Apesar de, ser uma pequena vila, Gordes é uma cidade com muito a se fazer. Separe seus sapatos mais confortáveis e prepare-se para caminhar por suas ruazinhas apertadas. 
Não deixe de visitar o Chateau de Gordes, no topo da montanha e a Église de Saint Firmin que dominam a paisagem e são entrelaçados por pequenas ruelas de pedra. 
Gordes é também uma cidade que atraiu muitos artistas no passado, como o pintor surrealista Marc Chagall
Ao lado de Gordes está a Village de Bories, uma antiga aldeia, onde eram construída primitivas cabanas em pedras sobrepostas – mal comparando, parecidas com o Trulli, em Alberobelo, na Puglia
Ao norte atrás da aldeia, pequenas estradas conduzem às rochas, vales e florestas do Plateau de Vaucluse, com a pitoresca Abbaye de Sénanque que data do século XII. A apenas 4 km de distância, ainda isoladas em seu pequeno vale, é cercada por lavandas nos meses de junho e julho, outro atrativo que ganha destaque nos arredores de Gordes
7.Roussillon é bem popular entre os turistas e fica bem pertinho de Gordes, aproximadamente 20 min de carro. Logo, você consegue conhecer essas duas cidades incríveis de uma vez só e sem complicações.
Roussillon é conhecida pelas suas cores extremamente marcantes. Apesar de pequena, a cidade é encantadora e diferente de qualquer outra que já falamos aqui.
Juntamente com o clima calmo e histórico da cidade, os edifícios de tons alaranjados de suas construções dão todo o charme à cidade e fazem o match perfeito com o pôr do sol. Isto, deve-se à exploração de ocre que foi a base da economia da região por muito tempo. 
Não deixe de visitar as Minas de Bruoux – reservas de onde era retirado o mineral – e de fazer o Sentier des Ocres – a trilha dos ocres.
8.Em Aix-en-Provenceno sopé da montanha Sainte-Victoire, uma das cidades mais charmosas de toda a Provence para se conhecer! 
Vibrante e com muitos passeios para fazer, as suas pequenas ruas apertadas, conquistam o coração de todos que escolhem visitá-la.
Aix-en-Provence tem muitas lâmpadas de parede e as construções de pedra são características da cidade, valendo a pena apreciar e aproveitar para tirar fotos desse lugar bonito e único. 
Restaurantes e cafés deliciosos, praças rodeadas de muito verde e prédios antigos super charmosos são o combo ideal para você flanar pelo centrinho de Aix-en-Provence
Outro ponto alto da cidade são os mercados que acontecem diariamente nas ruas do centro histórico. De frutas e legumes frescos a antiguidades, de flores a artistas locais, é possível encontrar um pouco de tudo!
Seguimos os passos do pintor Cézanne, nascido em Aix-en-Provence. Em Lauves Hill, sua oficina está aberta aos visitantes. E não muito longe, uma esplanada revela o panorama sublime da Montanha Sainte Victoire, que inspirou mais de 80 das suas obras. 
Visitamos as cidades de: Lourmarin e Ansouis num bate-volta.
Você está se perguntando: não há nenhum campo de lavanda nessa lista? Se este é um dos muitos motivos que atraem muitos turistas à região da Provence
Calma, vou fazer uma postagem somente com as rotas de lavanda, no entanto, onde encontrar aqueles belíssimos campos floridos: Valensole
Essa cidadezinha fica a cerca de uma hora de Aix-en-Provence e pode ser combinada com uma visita à pequena vila de Moustiers Saint Marie e ao incrível Gorges du Verdon.
9.Valensole é uma pequena cidade muito interessante construída ao lado de uma colina com vista para um pequeno vale do rio. 
Ela está localizada no extremo norte do Parc Naturel Régional du Verdon, no Valensole Plateau, famoso pelos campos de lavanda.  
As ruas da cidade velha atravessam de um lado para outro do centro até o topo da colina. As casas são cuidadosamente restauradas, muitas decoradas com lindas cores provençais e, muitas vezes, delineadas em um acabamento cinza suave. Vimos muitas varandas de ferro forjado, antigas e pitorescas portas e, também muitas persianas antigas.
Neste caso, usamos a cidade de Manosque como base para conhecer os campos de lavanda. Ela é uma cidade grande e murada na planície do Rio Durance, a oeste da borda do Luberon e a leste do planalto de Valensole
Ela é uma cidade mercantil aos sábados de manhã, com a grande Place du Terreau ocupada pelo mercado principal. Vagando pelas ruas estreitas da cidade, você vai encontrar outros mercados também, como o mercado de alimentos na Place de la Mairie
Na região, há um Museu de Lavandas de Valensole. Além do parque com dois hectares de lavandas, há uma antiga destilaria, de 1929, onde você pode ver como era transformada esta flor encantadora. O local também conta com uma loja de produtos feitos localmente à base de mel e de lavanda
10.Moustiers-Sainte-Marie é uma vila encantadora e está classificada entre as mais belas aldeias da França, desde 1981. Ela fica abaixo de um entalhe estreito na base de penhascos rochosos.
Acima da aldeia, a Chapelle de Notre-Dame de Beauvoir fica no alto do entalhe, atrás das ruínas das antigas muralhas defensivas e escondida nas sombras durante a maior parte do dia. 
A aldeia de Moustiers-Sainte-Marie veio instalar-se nestas alturas inóspitas, a priori graças a água. As cascatas e as fontes que atravessam a aldeia, conferem a Moustiers-Sainte-Marie um encanto inimitável. 
Num cenário deslumbrante de: igrejas, baluartes, capelas, aqueduto, fontes, alianças de água e pedra, tons pastéis de azulejos e tufo formam um conjunto arquitetônico homogêneo e vivo em Moustiers-Ste-MarieA doçura da vida que  emana dela naturalmente, estimula as pessoas a respeitar e valorizar este lugar, a descobri-lo e protegê-lo.
A cidade serviu de pit-stop para fazemos a estonteante Rota do Gorges du Verdon
Enfim, recomendamos vivamente que programe as suas próximas férias num passeio pela Provence e descubra a arte provençal de viver, visitando os centros destas cidades e aldeias. 
Recomendamos também, passear pelas bancas do mercado; passear pelas ruas empedradas das aldeias no topo das colinas; explorar um campo de lavanda ou oliveiras; apreciar o trabalho dos artesãos da região; saborear especialidades culinárias locais; ouvir o som das cigarras; descansar sob o generoso sol da Provence; explorar os típicos portos de pesca da região; desfrutar de uma sessão de relaxamento numa praia de areia fina; passar algum tempo na esplanada de um café ou restaurante, etc. 
Com a família, amigos, a dois, sozinho ou em viagem de negócios, a Provence com certeza irá satisfazer todos os seus desejos de mudança de cenário, calma, descanso e desconexão.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest