Parque das Tulipas | Keukenhof

14:26

Este ano foi a realização de alguns sonhos antigos que estavam em stand by for algum motivo: tempo, logística ou outras prioridades, embora quisesse muito fazer estas viagens. Duas delas vou contar mais à frente que são: Provence, na França e Lagos Plitvice, na Croácia.
A primeira vou contar agora: o Parque Keukenhof na Holanda, ou melhor, nos Países Baixos. Havíamos visitado a cidade de Amsterdam em 2013, mas não era a época das tulipas, então, ficamos de um dia voltar em data apropriada para a realização deste sonho. Por isso, digo sempre, nunca desista dos sonhos, pois somente agora 10 anos depois, aqui estamos nós! 
A Holanda, considerada a terra das flores, é um deleite para os olhos durante a primavera. Todos os anos a capital Amsterdam realiza o Festival de Tulipas para celebrar a chegada da estação das flores, marcando assim, o início da primavera na Holanda
Os Jardins Keukenhof ou Parque das flores de Keukenhof é conhecido em todo o mundo. Vários eventos com flores são realizados durante o festival, cada um deles proporciona uma experiência diferente para os visitantes. Embora outras flores de várias cores e variedades também estão em exposição, as tulipas são a principal atração. 
Mas, o Parque das Flores Keukenhof  não é só isso. Ele é uma vitrine internacional e independente do setor da floricultura holandesa, com especial destaque para os bulbos. 
Todos os anos, durante oito semanas, o Parque das Flores Keukenhof mostra o que o setor de floricultura holandesa tem de melhor a oferecer. Mais de 7 milhões de bulbos de flores são plantados nos 32 acres dos jardins, permitindo às mais de 100 empresas e produtores (os expositores) apresentarem uma gama dos melhores bulbos de primavera nos seus catálogos vivos, resultando em uma impressionante exibição de flores primaveris. Os designers do jardim criam designs especiais para cada uma dessas empresas e suas flores, para melhor destacar suas cores e contrastes.
Além disso, 500 floricultores também apresentam uma grande variedade de flores cortadas e plantas em vasos nas diversas feiras de flores organizadas ao longo da temporada. Keukenhof tem fortes laços com todas as organizações relevantes nos setores de floricultura e turismo. Isto faz de Keukenhof uma excelente oportunidade para fazer networking e contatos de negócios. 
Qual a melhor época 
A temporada de flores é curta. Ela abrange o período de metade de março a metade maio. A floração em Keukenhof é paralela à da natureza. A primavera nos Países Baixos (ainda gosto mais de falar Holanda😃), nem sempre é previsível, o que significa que o sol pode demorar a aparecer e as tulipas podem demorar a florescer, pode ser muito calor e as tulipas florescem antes do previsto e “morrem” mais rápido, pode chover e ser muito frio e as tulipas podem demorar a florescer. 
Variedades de floração precoce, como açafrão, narcisos, jacintos e tulipas florescem no início da temporada. Mais tarde na temporada, florescem as flores mais tardias, como as tulipas maiores. 
Assim sendo, levando em conta que não podemos mudar o histórico de instabilidade temporal, o aconselhável é planejar sua viagem sem contar muito com o fator previsão do tempo, por isso que não podemos dizer com antecedência qual é a melhor época para visitar Keukenhof
Mas ainda assim, temos uma opinião sobre qual melhor período para visitar o parque, e este mês é em meados de abril, porque neste período, por ser bem no meio da estação, tem como apreciar aos diversos tipos de tulipas: as precoces (final de março) as intermediárias (abril) e o início das tulipas tardias (maio). 
Desta forma, você verá uma grande variedade, se comparado com os outros períodos. Mas não entre em pânico se você não puder vir em meados de abril, haverá sim, muitas flores para você se deslumbrar antes ou depois desse período. 
Atenção: o parque só fica aberto em datas específicas. Você deve sempre consultar o site antes de programar a sua viagem ao Keukenhof.
O que visitar 
Existem muitos eventos dos mais variados tipos, durante o período do festival além da visita aos jardins de tulipas no Parque das Flores do  Keukenhof. Para quem quer conhecer por completo tudo sobre flores, ou mais especificamente, sobre as tulipas dos Países Baixos, existem mais dois que considero essenciais: ver o desfile de flores ou Keukenhof Flower Parade e fazer a Rota dos campos de tulipas. Não precisa ser necessariamente nesta ordem, mas foi assim que fizemos, o primeiro deles foi o Keukenhof Flower Parade
Keukenhof Flower Parade ou Desfile das Flores de Bollenstreek é o maior festival de primavera e o desfile mais famoso da Holanda. O Desfile das Flores de Bollenstreek é único porque usa flores da primavera como jacintos, narcisos e tulipas para decorar os carros alegóricos do desfile. 
Um evento mágico que, acontece todos os anos, onde podemos apreciar as flores e experimentar a melhor sensação de primavera na Holanda. Muitas pessoas chamam esse desfile de flores de Keukenhof Flower Parade, no entanto, o nome verdadeiro é Bloemencorso Bollenstreek ou a Parada do Bulbo
O Festival Bloemencorso Bollenstreek é um espetáculo perfumado e colorido que tem que ser visto, pois é realizado durante uma semana, por todas as cidades e aldeias do distrito de cultivo de bulbos, no oeste da Holanda, juntamente com a cidade florida de Haarlem
Anualmente o desfile acontece no mês de abril, cujo destaque é o desfile de sábado, quando dezenas de carros alegóricos são enfeitados com flores e mais flores, muitas flores. 
Tratores e carros luxuosos dos produtores e patrocinadores, ricamente decorados com belos jacintos e outras flores coloridas de bulbos de primavera, completam o percurso de 42 quilômetros. 
A música alegre e o entretenimento emocionante fazem do desfile das flores uma experiência para todos os sentidos dos visitantes que vêm de perto e de longe assistí-lo. 
Realengo
Mais de um milhão de pessoas de todo o mundo apreciam o desfile alegórico das coloridas flores que tem início na cidade Noordwijk e termina na cidade de Haarlem, passando pelo Keukenhof ao longo do trajeto. 
Em 2023, o Desfile das Flores ou ”Bloemencorso”aconteceu no sábado, dia 22 de abril de 2023, com horário previsto para começar em Noordwijk às 09:15 h e terminar em Haarlem às 20:55 h. O desfile passaria pelo estacionamento do Keukenhof por volta das 15:30 h e no dia seguinte, os carros alegóricos ficaram em exposição na cidade de Haarlem até as 17:00 h.
Percurso
Como chegar
Transporte Público
A primeira coisa que você tem que fazer é escolher o seu local para ver o desfile. Nós arrumamos um lugar na rota que no caso, o percurso escolhido foi na Rotonde Picképlein que passaria às 09:30 h, porque estávamos hospedados em um hotel a 350 metros do evento. 
Assim, não precisaríamos nos preocupar com estacionamento. Recomenda-se que chegue aos centros das cidades de transportes públicos, de bicicleta ou a pé. Digo isso, porque as estradas ao redor são fechadas por uma hora antes e depois do desfile para todo o tráfego. Então, tivemos a oportunidade de admirar os carros alegóricos lindamente decorados. 
Abaixo uma foto do campo de tulipa bem pertinho do nosso hotel, na cidade de Noordwijk. Não é Valisere, mas o primeiro campo de tulipa você nunca esquece! 😄
Arquibancada
Quem quer vivenciar de perto o Desfile das Flores na Holanda, pode assistí-lo de uma das arquibancadas, onde você pode sentar-se confortavelmente com uma excelente vista e observar passando os carros alegóricos. 
Há quatro arquibancadas disponíveis para assistir ao evento: uma no estande em Lisse, duas em Hillegom e outro em Sassenheim. Existem arquibancadas com e sem assentos cobertos, com facilidades extras, como estacionamento próximo, instalações sanitárias e excelente serviço de alimentação. O orador fornece comentários aos estandes enquanto o desfile passa para que você viva o desfile da melhor forma. Mas, o número de assentos por arquibancada é limitado, então é melhor reservar com antecedência.

Estacionamento
Há um número limitado de vagas de estacionamento disponíveis para visitantes com deficiência, mas há várias opções de estacionamento gratuito e pagos disponíveis nas proximidades do desfile. 
Siga seu GPS até o local escolhido por você para assistir ao desfile, a partir daí um guarda de trânsito, direcionar-lo-á para o local disponível mais próximo. 
Se você optar por ficar nas proximidades da cidade de Lisse, chegue a tempo para estacionar, pois a cidade não é facilmente acessível devido ao tráfego. 
Em 2023, os preços de uma bancada era de 25,95 € por pessoa + um bilhete de estacionamento de 7,50 € por carro. 

Tema do Desfile de Flores de Keukenhof 
Todos os anos o Desfile de Flores de Keukenhof é feito sobre um tema. O tema de 2023 foi Freedom/ Liberdade!
Viver com Liberdade é o sentimento mais precioso que o ser humano pode ter neste mundo cheio de opressões e guerras. 
A palavra Liberdade se refere à capacidade de agir de acordo com a própria vontade, de escolher o que fazer com suas vidas, desde que respeitem o direito dos outros de fazer o mesmo. Liberdade de opinião e expressão, de como quer se sentir, de onde quer viver, com quem faz negócios ou com quem escolhe como parceiro. 
É uma conquista pela qual você deve se esforçar continuamente e tornar possível para os outros. 
Um lindo tema para expressar em flores. Não é por acaso que a Holanda agradeceu aos libertadores canadenses depois de 1945 com milhares de tulipas amarelas. 

      

      
No final tudo acabou em samba!😂

Rota das Tulipas
Os campos de tulipas estão localizados entre as províncias de Noord- Holland e Zuid- Holland. Existem campos de flores por muitas regiões, porém para não confundir e facilitar o passeio, falaremos das duas são de melhor acesso:
–Rota de tulipas Flevoland
A primeira opção fica a nordeste de Amsterdam, aproximadamente a 90 km. É a maior rota com campos de tulipas da Holanda. Apropriada para quem está conhecendo o norte do país. Você pode baixar as rotas que passam pelo interior do município de Dronten, Lelystad e Zeewolde.

–Rota de tulipas Bollenstreek 
Bollenstreek Route é a segunda opção e fica a sudoeste de Amsterdam, na região entre LeidenHaia e Haarlem, com as cidades de LisseHillegomKatwijkNoordwijk e Teylingen, onde a indústria floral está no auge. 
Fazer a Bollenstreek Route, ou seja, a Rota dos Bulbos é uma das maneiras mais populares para ver os campos de tulipas na Holanda.
São mais de 30 quilômetros de muita beleza. Aqui é onde estão aquelas belíssimas fotos de um campo interminável de tulipas, aqueles tapetes coloridos que podem ser vistos da janela do avião, quando você está chegando à Holanda
Devido a sua proximidade com capital e por ser a região do Keukenhof vamos focar nela, pois esta foi a rota que escolhemos e acredito que será a sua escolha de passeio.
Você não encontrará somente tulipas, mas outras flores preferidas da primavera como narcisos, lírios, íris, dálias, jacintos, narcisos. 
Você encontrará tudo o que sempre sonhou: os verdadeiros clichês da Holanda. Além de muitos moinhos de vento e um tapete infinito de flores.

Dá para ver os campos passeando de carro, a pé ou de bicicleta pelas pequenas estradas da região na rota Leiden - Haarlem.
Como visitar 
Existem diversas rotas para caminhadas, ciclismo e carro. A minha opção favorita é caminhando. Acho que seria um passeio delicioso, no entanto, por falta de preparo físico e porque meu marido estava com um problema no joelho, optamos por percorrer a rota de carro. 
Escolher ir de carro também pode ser vantajoso, pode-se percorrer uma distância maior e com mais flexibilidade, porém falarei de todas:
Bicicleta:
Indico sempre começar da estação Hillegom. Se você estiver em Amsterdam, pode chegar a Bollenstreek de trem e alugar a bike lá mesmo, porém veja disponibilidade antes, para evitar frustrações.
Se preferir pode ir de Amsterdam com a bike, é fácil, mas lembre-se de comprar o bilhete do trem com adição da bicicleta, que custa mais 6,90 €, com uso ilimitado no dia da viagem. 
Atenção para entrar no vagão certo, eles tem um adesivo de bicicleta na porta😉
Outra opção é ir até o Keukenhof, deixado para alugar a bicicleta lá. Basta ir até a Rent-a-Bike van Dam na entrada principal. Você não precisa entrar no parque para alugar a bicicleta, o ponto fica no estacionamento principal. Eles têm mapas gratuitos com as rotas, em diversas línguas, inclusive português. 
Caminhando:
A rota a seguir tem 10 km no total e serve também como sugestão para quem for de bicicleta e quiser algo mais curto.
Assim como na opção anterior, você pode começar caminhando a partir da estação de Hillegom e caminhar pelos campos da região, que são bem próximos da estação. 
Também é possível usar o Mapa das Bicicletas do Parque Keukenhof para caminhar. 
Você tem quatro rotas marcadas para escolher – variando entre 5 e 35 km – sendo que todas são bem sinalizadas, razoavelmente planas e muito seguras. 
Para os verdadeiros fanáticos por tulipas, é um verdadeiro paraíso. A duração do trajeto você que escolhe. Então, você pode ir até as cidades de Heemstede e Hillegom ou até Lisse. O passeio pode levar de 45 minutos a 3 horas. 
A rota de 5 km, bem próxima do parque, mas a paisagem será igualmente linda!
Carro:
Esta rota começa e finaliza em Hillegom e o percurso tem aproximadamente entre 35 e 55 km, se achar demais basta cortar algumas partes do trajeto. 
Ele tem como base lhe guiar no passeio de carro pelos campos. Marquei alguns campos com florzinhas para dar a direção, mas você encontrará vários outros pelo caminho.

Além disso, existem alguns passeios exclusivos pelos campos de flores, para você apreciar cores e cheiros no seu ritmo e garantir aquela foto maravilhosa: Você pode optar por uma scooter elétrica ou alugar um mini-carro elétrico ou fazer um voo de helicóptero sobre os campos coloridos. Seria incrível não é mesmo!

Lisse
Como vocês podem ver no mapa para o roteiro de carro pelos campos de tulipas, incluímos uma rápida visita a cidade de Lisse.
A encantadora cidade de Lisse é famosa por ser moradia da principal atração da cidade, o Parque Keukenhof, que abriga o maior jardim de flores do mundo e, também o principal responsável por atrair turistas de todo o mundo.
Lisse é a melhor opção para quem quer ficar coladinho quando for visitar o parque. Existem diversas opções de acomodação na cidade, que vão desde hotéis econômicos até hospedagens luxuosas:
Bed & Breakfast Madeleine 
Avaliado como uma das melhores opções dos arredores de Lisse, o hotel é considerado fantástico pelos hóspedes. Possui a opção de café da manhã que pode ser selecionada diretamente na reserva ou ainda por uma tarifa maior no próprio hotel. Fica a 700 metros do Parque Keukenhof e possui estacionamento gratuito na porta do hotel. Além disso, possui uma confeitaria super recomendada no térreo. 
Boutique Suites Lisse 
No Boutique Suites Lisse você pode desfrutar de um lindo quarto luxuoso no centro de Lisse. Este hotel está localizado a 800 metros de Keukenhof, próximo de muitos restaurantes, esplanadas e lojas.
Hotel de Duif
O Hotel de Duif está localizado no centro da vila florida de Lisse, a apenas 1,1 km da entrada principal do parque florido de Keukenhof. O hotel é, portanto, uma excelente base para descobrir os campos de flores. A praia e as dunas também estão próximas. As cidades de Amsterdam, Haarlem, Leiden e Haia ficam a 30 minutos de carro. 
Hotel de Engel 
O Hotel de Engel está localizado no lado sul de Lisse, a aproximadamente 2,7 km de Keukenhof. O hotel dispõe de belos quartos espaçosos e um restaurante acolhedor. O Hotel de Engel é um verdadeiro hotel familiar com, entre outras coisas, um antigo pub holandês. A partir do hotel você ir direto para os campos de bulbos que ficam a 300 metros e iniciar um percurso de bicicleta ou caminhada, por exemplo. Você pode estacionar gratuitamente em frente ao hotel e alugar bicicletas.
Além disso, a cidade também tem uma oferta gastronômica ampla, com diversas opções de restaurantes para quem quer experimentar novos sabores. O Restaurante De Heerekamer, por exemplo, oferece pratos típicos holandeses para quem quer conhecer a culinária local. Para quem prefere experimentar comidas internacionais, os restaurantes Lisse Thai, Hiro Sushi e o Classico Italiano são excelentes pedidas.
Na cidade para quem deseja explorar a cultura holandesa, recomendamos visitar:
Castelo de Lisse
O Castelo de Keukenhof é uma conhecida mansão campestre da Idade de Ouro da República Holandesa. Foi construído em 1641 e ao contrário dos Jardins de Keukenhof, permanece aberto até hoje, durante todo o ano para receber tanto moradores quanto turistas e admiradores.
O Castelo Keukenhof que abriga artefatos fantásticos, está localizado nos arredores de Lisse, na entrada dos famosos Jardins Keukenhof, sendo ofuscado pelo mesmo.

Igreja Sint Agathakerk 
Hervormde kerk
E o museu de arte moderna Museum de Zwarte Tulp
Os temas do museu é a cultura do bulbo de flores e a arte nela inspirada. Dá uma ideia do comércio de bolbos de flores: o cultivo de bulbos de flores, o comércio, a investigação e a criação. Conta também a história do bulbo de flor, desde a chegada da primeira tulipa à Holanda, em 1594.
Além disso, mostra pinturas com campos de bulbos, tema querido pelos pintores, e naturezas mortas de plantas bulbosas. Estão expostos vasos de tulipas, copos de jacinto e vasos de açafrão e mostra como tulipas, narcisos e outras plantas bulbosas são utilizadas como enfeites para objetos de prata, vidro, porcelana e móveis.
Também é possível fazer outras atividades, como um passeio de barco pelos canais da cidade ou explorar a antiga fazenda Old Zandvliet.
Estação de trem de Lisse
Regras e como se comportar nos Campos de Tulipas
Ao visitar os jardins de tulipas na Holanda, siga os caminhos e as regras de cada fazenda. Nem todos os campos são abertos à visitação. Os campos são gratuitos, mas pode acontecer de algum estar fechado e cobrando pela entrada. Lembre-se que todos são propriedades privadas. Atenção às placas e sinalizações, respeito sempre!
Muitos campos tem espaço para entrar com o carro, não é difícil de estacionar.
Não arranque as tulipas dos campos. 
Atenção ao andar, para não pisar nas flores!
Evite caminhar pelos corredores das flores, dá para tirar lindas fotos na frente dos campos ou entrando só um pouquinho. Afinal, andar pelos campos sem atenção pode esmagar ou danificar as flores. Além de judiar da flor, traz prejuízo ao dono da plantação. Se uma tulipa for pisada, ela não produzirá um bulbo grande o suficiente para ser vendida. Muitos campos estão sendo fechados para visitação devido ao descuido dos visitantes. Portanto, é importante ter muita atenção onde se pisa.
Naturalmente, é preciso uma quantidade enorme de trabalho para cultivar as linhas elegantes de flores que florescem em um arco-íris de bulbos a cada primavera. Dessa forma, todos que visitam os campos devem respeitar as flores e os agricultores que investiram tanto tempo, esforço, dinheiro e amor em seus campos. Lembre-se que isto é o ganha-pão deles.

Parque das Flores Keukenhof 
Como dissemos acima, em Lisse é que fica o Parque das Flores Keukenhof, a atração mais famosa da primavera holandesa, porque não dizer da Europa. Milhares de visitantes são esperados de todos os cantos do mundo. 
Penso que toda a gente poderia ter condições de visitar Keukenhof pelo menos uma vez na vida. Com mais de 7 milhões de flores, o parque é realmente um país das maravilhas das tulipas. Os mais de 32 hectares de bosques e campos, com belíssimos jardins temáticos e exposições históricas de tirar o fôlego. Ainda tem labirinto, uma pequena fazenda, caça ao tesouro para as crianças e muito mais. 

História de Keukenhof
A história de Keukenhof remonta ao século XV. A Condessa Jacoba van Beieren [Jacqueline da Baviera] (1401-1436) colhia frutas e legumes das Keukenduin [dunas da cozinha] para a cozinha do Castelo de Teylingen. O Castelo de Keukenhof foi construído em 1641 e a propriedade cresceu para abranger uma área de mais de 200 hectares.
Os arquitetos paisagistas Jan David Zocher e seu filho Louis Paul Zocher, que também projetou o Vondelpark de Amsterdam, redesenharam os jardins do castelo em 1857. Esse parque, no estilo paisagístico inglês, ainda constitui a base de Keukenhof.
Em 1949, um grupo de 20 produtores e exportadores de bulbos de flores apresentou o plano de usar a propriedade para exibir bulbos de flores da primavera, sinalizando o nascimento de Keukenhof como um parque de primavera. O parque abriu suas portas ao público em 1950 e foi um sucesso instantâneo, com 236.000 visitantes só no primeiro ano. Em 2023 foi a 74ª edição do Keukenhof. Durante os últimos 73 anos, Keukenhof tornou-se uma atração mundialmente famosa.

Como ir
O parque das flores fica perto de Amsterdam, do Aeroporto Schiphol de Amsterdam e de outras cidades holandesas como Haarlem, Leiden, Haia, Roterdam e Delft e pode ser alcançado a partir das cidades em 30 minutos de carro. É muito fácil dirigir para chegar de carro até o parque de flores. Em Keukenhof existem dois grandes parques de estacionamento e você pode facilmente comprar seu bilhete de estacionamento ao comprar seu bilhete Keukenhof.
Além disso, tem várias opções acessíveis: Você pode viajar de transporte público (Keukenhof Bus Express), reservar uma visita guiada de Amsterdam, Haia ou Roterdam, pegar um táxi, andar de bicicleta ou caminhar até o Keukenhof. Só aconselhamos que você planeje sua viagem com antecedência para Keukenhof

Ingressos
A venda de ingressos é feita online no site do Keukenhof. Fique de olho, os bilhetes combinados estão disponíveis a partir de meados de fevereiro. Ao reservar seus ingressos você deve selecionar um dia e horário para entrar no parque, pois eles são válidos em uma data fixa em um intervalo de tempo predeterminado. Em 2023, o Keukenhof funcionou com um número máximo de ingressos por dia e horário de chegada. Se o seu dia e horário não estiverem disponíveis, isso significa que os ingressos estão esgotados. Enquanto houver ingressos disponíveis, eles também estarão à venda na bilheteria da entrada principal, mas seria lamentável chegar lá e não ter mais ingressos se você só tiver aquele dia disponível. Então, melhor não correr riscos e reservar os seus ingressos com antecedência. 
Os preços dos bilhetes em 2023 pelo site era 19,50 € (adulto) e o bilhete de estacionamento 6,00 € (por carro). Na bilheteira, os bilhetes custavam 21,50 €. Você também pode comprar um bilhete combinado de entrada e o bilhete de transporte público naquele dia.
Além disso, se você quiser saber mais sobre o belo parque de flores, ao comprar seus ingressos para o Keukenhof por mais 5,00 € compre o guia do parque. Este livro contém informações gerais sobre o tema do ano, explicações como os bulbos das flores são plantados e cuidados ao longo do ano. Este livro lindamente projetado oferece uma visão dos bastidores de Keukenhof e também é uma boa lembrança de sua visita. Você pode pegar o guia do parque Keukenhof no dia da sua visita na entrada mediante a apresentação do seu ingresso online. 
Melhor e quanto tempo para visitar o Keukenhof 
O Parque Keukenhof é menos movimentado antes das 10h30. O período da tarde tende a ser menos cheio do que o período da manhã, principalmente depois das 15:00 h/16:00 h, mais próximo ao fechamento dos portões. Com o sol da manhã e da tarde, você pode tirar belas fotos. Além disso, é mais sossegado às segundas, terças e quartas-feiras do que nos outros dias. Obviamente, quanto menos pessoas, maiores as chances para você desfrutar mais confortavelmente do parque e das belezas que ele proporciona.
O parque é relativamente extenso e há muito para ver e admirar. O tempo médio de permanência dos visitantes em Keukenhof é de 3 horas, sem contar o tempo de deslocamentos. O horário reservado através de www.keukenhof.nl serve como hora de chegada da sua visita, uma vez lá dentro, você pode ficar até a hora de fechar. 

Como se Orientar
O parque possui alguns pavilhões que durante toda a temporada ficam enfeitados com centenas de tipos de flores. Todos os anos o parque das flores é dedicado a um tema específico. Os jardins de inspiração, eventos e obras de arte são ajustados de acordo. Keukenhof optou por não focar em um tema em 2023, mas trabalhar com vários temas. As mostras de flores e os jardins de inspiração tornar-se-ão assim ainda mais variados. Abaixo, um mapa que ajuda a se orientar dentro do parque. Logo na entrada é possível obtê-lo. 
O parque possui duas entradas, a entrada 1 “principal” e a entrada 2 “secundária”, mas não se preocupe, pois em ambas você encontra facilidades como lojinhas de souvenires, banheiros e quiosques de comida. Mas se você comprar o livro sobre o parque junto com os tickets, você deve retirar na entrada 1“principal”. Independentemente da entrada, sempre tem um totem com mapas em diversas línguas para lhe guiar na visitação.
Pavilhões de flores
Os pavilhões são estufas com as mais belas tulipas e diferentes tipos de flores, algumas delas muito raras:
Pavilhão Oranje Nassau
É o primeiro pavilhão chegando pela entrada principal, tem este nome em homenagem a família real holandesa, sendo o maior com várias flores diferentes. 
Toda a semana dois tipos de flores são eleitas para enfeitar e decorar o espaço e os arranjadores de flores oferecem demonstrações espetaculares de arranjos diários de flores. 
Desde jacintos, fresias, lisiantos, gérberas, rosas e muitas outras. Além disso, diversas decorações e objetos voltados ao tema do parque ornamentam o ambiente.
Do lado de fora, bem próximo deste pavilhão, encontra-se um lindo mosaico de flores.
Willem-Alexander Pavilion
Este pavilhão leva o nome do atual rei da Holanda
Nesse espaço que na verdade é uma grande estufa, encontra-se a maior variedade de cores e tamanhos de tulipas que você terá visto em sua vida! 
É um encantamento aos olhos. São milhares de tulipas e durante os últimos dias da temporada é o lar do maior show de lírios do mundo.
Moinho de vento
Quem quiser ver um moinho, ele se encontra bem próximo do pavilhão Willem Alexander
Este moinho ainda em funcionamento foi construído em 1892, estava originalmente na cidade de Groningen, em 1957 ele foi transferido para o Keukenhof
Ao lado tem uma lojinha de souvenirs e uma cafeteria.
Ali estão os barquinhos que fazem o percurso pelos canais, mostrando os campos de tulipas para os turistas. Ao subir, você se deparará com um belíssimo campo de tulipa. 
Pavilhão Beatrix
Este pavilhão é em homenagem a Beatrix, mãe do atual rei da Holanda
Aqui você encontrará os antúrios e orquídeas de diversas cores e combinações das mais inusitadas.
Pavilhão Willemina: 
Além disso, o parque é formado por áreas externas e internas que, contempla exposição de orquídeas, de narcisos, tulipas e outras exposições com o tema anual. 
Neste exato momento começou a chover e quase estraga o nosso passeio... A Holanda é, de fato, um país molhado e felizmente os seus habitantes não são feitos de açúcar e saem todos normalmente, principalmente de bicicleta! 
Para alimentação, existem vários quiosques espalhados pelo parque, assim como, existem boas opções de restaurantes. Dentro do pavilhão Orange- Nassau (pasta e hamburguês), Willem-Alexander (hamburguês e comida asiática) além do espaço Wilhelmina (buffet, com opção self service e sanduíches) e Irene (diversos,desde um lanche rápido até uma cerveja). Todos eles também possuem cafeteria e doces. 😉
Durante a sua caminhada de mais ou menos 15 km, você terá uma espetacular vista dos jardins de flores no Keukenhof.
Você verá shows de flores únicas, que mudam semanalmente.
Belos lagos e vários pavilhões com vários restaurantes e terraços.
É a sua chance de fazer as mais belas fotos e muitas selfies. 
Além do enorme jardim de flores, o parque também tem uma grande exposição de estátuas. Você pode admirar muitas estátuas feitas por artistas nacionais e internacionais.
Além disso, espalhados ao longo do parque, existem os Jardins Inspirados ou Inspirational Gardens. São sete jardins de inspiração, cada um tem um tema com o intuito de inspirar os visitantes que passam por ali. 
No Inspirational Gardens, você pode visitar os jardins temáticos com vários desenhos para inspirá-lo a criar um belo jardim em sua própria casa. 
Encantei-me com os jacintos, esta florzinha fofa, que tem de várias cores pelo parque.
Tem o jardim “zen”, o  tropical, o mítico, o romântico e muitos outros. Vale a pena conferir cada um deles.
A cada ano há diferentes temas representados. Em 2023, seguindo o tema “Flower Classics” os jardins são: Jardim Love & Peace, Jardim Strawberry Fields, Jardim Felicidade, Jardim Flower Power, Jardim Ibiza e The Green Machine Garden.
Pavilhão Juliana/Bulbomania
Este espaço conta a história da tulipa, as peculiaridades e a sua chegada à Holanda no século XVII. A tulipa chegou a valer tanto que com um punhado dela era possível comprar um terreno em pleno canal de Amsterdam. Esse pavilhão também é um ponto de informação, onde os funcionários do parque estão disponíveis para esclarecer diversas dúvidas existentes aos visitantes.
Dica: Dentro dos pavilhões tem internet gratuita. É só entrar na rede do próprio parque.
Alguns passos mais à frente está a Fonte Irene, onde tem um realengo e bem próximo também está a entrada principal. 
Depois de, aproximadamente, cinco horas andando em meio de tantas flores das mais variadas cores e espécies, com muita pena, sentindo uma dorzinha no coração e, já sentindo saudades daquele visual que, é um colírio para os olhos e para a alma, é chegada a hora de dar tchau, mas com a certeza que valeu muito a pena ter esperado pela realização deste sonho!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest