Roteiro de carro em Portugal
14:57Considero Portugal um dos países mais lindos da Europa, mas tem algumas peculiaridades que devem ser levadas em consideração quando de sua decisão por férias naquele país. A primeira delas é a de que se trata de um país muito pequeno, com distâncias muito curtas entre uma cidade e outra. Só para se ter uma ideia, de norte a sul, entre as cidades de Valença do Minho e Faro, gasta-se cerca de 6 h de viagem. Isso torna possível visitar mais de uma ou duas cidades no mesmo dia.
Outra característica que não se pode deixar de levar em conta é a de que a Igreja Católica está presente de forma muito marcante em todo o país, de modo que, na maioria dos lugares, a atração principal é uma igreja ou um mosteiro. Logo, para quem professa outra fé ou não tem interesse algum nesse tipo de cultura, recomenda-se procurar roteiros alternativos.
Por fim, apesar do tamanho, existem dezenas de cidades e lugares interessantes, em todos os cantos do país, de modo que é impensável conhecer tudo isso em menos de 15 ou 20 dias, por mais ligeiro e superficial que possa ser o seu roteiro.
Como já conhecíamos Lisboa e seu entorno, dessa vez optamos por realizar um circuito pelo norte do país, tendo como ponto de partida, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, também chamado de Aeroporto de Porto. Lá alugamos um carro para o período de 5 dias, com a opção de devolver o carro no mesmo Aeroporto já que depois iríamos para Madri.
Mas um detalhe! os aluguéis de carro em Portugal não são baratos. O aluguel com a Cael custou cerca de 460 euros... Bem caro se comparado com outros países. Além disso existe pedágio a todo o momento, o que torna quase obrigatório pedir à locadora que o carro já venha com um sistema de leitura dos pedágios instalado no painel, pois andar pelas vias locais é bem penoso, há um excesso de semáforos, quebra-molas, desvios, rotatórias e passagens por dentro de pequenas cidades. Então, na volta pagamos mais 44,00 euros pelas postagens e pelo deslocamento até a Espanha, já a nossa intenção era ir até Santiago de Compostela.
Note que não solicitamos o GPS à locadora, pois baixamos o mapa de Portugal no nosso smartphone, assim economizamos uns 80 euros. Aqui vai mais uma dica: um bom smartfone, com acesso à internet 3G e com os recursos de navegação por meio de GPS, dispensaria a locação do veículo com GPS. No aeroporto você pode comprar por uns 15 a 20 euros, um chip pré-pago de uma operadora de telefonia celular, como o da Vodafone, por exemplo, para usar no seu smartfone, com direito a 500 Megabytes de internet rápida e ligações para o Brasil por apenas seis centavos de euro. Vale muito a pena ter internet full-time e não depender de ficar procurando hotéis ou restaurantes com wi-fi.
Assim, meu marido saiu do Aeroporto de Porto,dirigindo o minúsculo Citroën C1, onde programou o GPS para o nosso primeiro destino – Esposende, onde temos parentes e que aproveitamos como ponto de partida para o nosso bate-volta todos os dias.
O roteiro ficou de bom tamanho, com o tempo bastante otimizado, mas talvez teria sido melhor ter ampliado o número de dias, pois embora a viagem tenha sido realizada no fim do inverno, fazia muito frio em Santiago a ponto de não conseguirmos ficar nem uma hora na cidade, darmos meia volta e ir embora.
Em Vigo só demos uma volta, nem tive coragem de sair do carro.
E em Guimarães, não conseguimos entrar na fortaleza que, estava acabando de ser fechada.
No entanto, apesar de ter visto muita coisa em poucos dias, o ritmo não foi alucinante. Mas, você pode optar por um itinerário mais longo, com uns três dias a mais, é possível ir mais ao norte e chegar até a Serra da Estrela, passando pelas cidades de Guarda, Covilhã e Castelo Branco. Está tudo pertinho. Vai depender apenas do seu tempo disponível, pois lugares para visitar não faltam. Como disse, Portugal é infinito em belezas e opções. É necessário ter o foco daquilo que se pretende fazer e delimitar o tempo disponível.
Nas próximas postagens vou detalhar como foi esta viagem, mas com a locação do automóvel o itinerário ficou assim:
1º dia- Esposende/Porto;
2º dia- Porto/Barcelos;
3º dia- Braga/Guimarães;
4º dia- Viana do Castelo/Valença;
5º dia- Santiago de Compostela/Vigo.
0 comentários