Roteiro de 3 dias na capital da Áustria

19:44

Ficamos três dias em Viena, e vimos muita coisa. Faltaram muitas, é claro, mas acredito que o final de semana que passamos lá foi suficiente para explorar o melhor da cidade.
E foi pensando nisto que montei este roteirinho básico para quem quiser conhecer principalmente o Innere Stadt, que é considerado o coração da capital austríaca.
E a melhor maneira de conhecer o centro é a pé, já que suas ruas são reservadas a pedestres e a maioria das atrações são próximas: a distância do Palácio Hofburg , passando pela Albertina e indo até a Ópera são 600 metros no total.
O Innere Stadt  foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e merece uma visita atenta, pois é um lugar onde o passado da cidade surge entre vias estreitas e ruas de pedra.
No post anterior, vimos a Ringstrasse, agora dentro do Ring, vamos começar pelo mais importante e que formam o grande complexo conhecido como Hofburg. Você pode até não entrar no palácio, se estiver sem tempo, mas conferir sua magnífica fachada é um dever em Viena!

O grandioso Hofburg, foi a antiga residência de inverno e sede do governo dos Habsburgs. Imperadores da Áustria e uma das famílias mais poderosas que a dominaram politicamente  durante seis séculos, de 1273 a 1918.
  
Este palácio é um complexo de residências imperiais, museu, biblioteca, escola de equitação, capela, igreja e sede do poder Austríaco. Os trechos mais impressionantes são os aposentos reais.
  
 
A imensidão de sua estrutura deve-se ao desejo de cada imperador em superar seus antecessores acrescentando, ao longo dos anos, novos setores ao palácio.
A porta de Michaelerplatz dá acesso tanto aos aposentos imperiais do Hofburg como para a Escola Espanhola de Cavalaria.
Atualmente, o palácio alberga as oficinas do presidente austríaco e seu imenso complexo arquitetônico compreende os Kaiserappartements - antigos aposentos dos imperadores (das 9 h às 17 h, entrada paga), a com refeições em ouro e prata, peças de fina porcelana e uma diversidade de joias belíssimas.
A Escola de Equitação foi fundada em 1572, e nela os Habsburg formaram o Spanische Reitschule, que logo se tornou um padrão mundial no adestramento de cavalos. No local há apresentações frequentes, mas os ingressos devem ser comprados com antecedência. Escola Espanhola de Equitação (Michaelerplatz,1. Qui. a sab.., das 10 h às 12 h. Entrada paga).
Hofmusikkapelle
Capela do Palácio Real e Augustinerkiche - Igreja dos Augustos, a Biblioteca Nacional (Josefplatz, 1. Ter. a dom., das 10 h às 18 h. Entrada paga
E aqui estamos no Albertina. O Albertina é outro museu que merece uma visita com seu belo acervo impressionistas e ótimas exposições temporárias, várias obras de mestres dos séculos XVI e XVII.
Além disso, abriga aposentos ricamente decorados da época que o edifício serviu como residência do duque Albert. Renoir, Monet, Picasso... E as exposições temporárias costumam ser ótimas! Seu café é muito charmoso, e a loja do museu vende muitas opções de souvenires relacionados com arte.
Desta vez, o forte são as artes gráficas (cerca de 50.000 desenhos e aquarelas!), mas a coleção de pinturas também não faz feio.
 
Mais alguns passos, chegando na Operngasse, estamos na Ópera Estatal de Viena (em alemão Wiener Staatsoper) é uma casa de ópera e uma companhia de ópera, com uma grande história desde o século XIX.
Se você for viajar para Viena, definitivamente não pode deixar de visitar a Ópera de Viena, nem que seja só por fora também, mesmo porque, sempre que se pensa em ópera, é difícil não lembrar dessa cidade.
A ópera começou a ser construída em 1861 e terminou suas obras em 1869. Sua arquitetura segue o estilo neo-renascentista e foi a primeira obra de Viena que tinha como finalidade a apresentação de óperas. Sofreu bombardeamentos durante a Segunda Guerra Mundial, mas felizmente não foi todo danificado.

A parte de trás do edifício é claramente mais ampla e abriga o palco e as facilidades de acompanhamento, enquanto as casas estreitas abrigam parte da frente do auditório e as salas de acesso público.
Da direita para a esquerda da casa, podem ser vistas duas fontes antigas feitas por Josef Gasser representando mundos opostos: Esquerda (Música, Dança, alegria e leveza) e Direita (Loreley, dor, amor e vingança).
E por fim a calçada da fama, onde grandes nomes de músicos e de tenores de óperas famosas passaram por ali e deixaram sua marca.
  
Visite o site, confira a programação e os preços atualizados www.wiener-staatsoper.at
Como podem  ver Viena possui uma imponente oferta cultural, grande concertos de música clássica, óperas e peças teatrais, lugares turísticos fascinantes, restaurantes, bares e uma vida noturna dinâmica, que podem ser vivenciados nos cafés ou nos Heurigen, as típicas tabernas austríacas, que proporcionam à cidade sua fama mundial. Por isso, acho que a cidade merece ser degustada com calma. Assim, no próximos post vou mostrar mais um roteirinho curto, para quem tem pouco tempo na capital austríaca. Aguardem!!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest