Volendam, um vilarejo de pescadores

20:26


O vilarejo situado a apenas 20 minutos de carro de Amsterdã ou, uma hora de bicicleta para os que gostam do ciclismo, tem um pequeno e lindo porto e casas com janelas coloridas construídas no século XVII.
Com apenas 22000 mil habitantes, Volendam não é uma cidade na qual provavelmente você se perderá e ainda mantém velhos costumes.
Até hoje encontramos pessoas vestidas no típico traje holandês da região e seus sapatos de madeira. A cidade oferece uma incrível gastronomia. 
O velho dique , usado como rua principal, hoje é uma boulevard animada, cheia de lojas de souvenirs, bares e restaurantes.
Basta deixar o dique descendo uma de suas escadas para chegar no bairro "Het Doolhof" onde o tempo parece ter parado, encontramos ali a Holanda do conto de fadas.

Ali come-se o melhor peixe da Holanda. Uma das dicas por lá é o “paling” (enguia defumada), servido com salada e pão.
De Grote Kerk, Bernhardlaan Monnickendam, North Holland
Por volta de 1.357 os holandeses construíram um dique ao Norte de Edam, dando origem ao porto de Volendam que localiza-se à margem do maior lago holandês, o Ijselmeer, e é muito procurada por velejadores e praticantes de pescaria.
Lá é possível alugar veleiros pequenos ou grandes, e barcos especiais para pesca. O passeio tradicional é feito no botter, uma embarcação antiga , larga, com muitas velas, disponível para aluguel (até  15 pessoas).
Nela,  pode-se velejar e  conhecer outras cidades  históricas da redondeza.     

Lá, tem-se a ideia de como era a vida de alguns séculos atrás. O Hotel Spaander é famoso por sua inusitada coleção de obras de arte. Reduto de artistas e intelectuais, foi fundado em 1853; o proprietário aceitava como pagamento do alojamento, telas e esculturas de seus hóspedes artistas. Com isso, ao longo dos anos, ele formou uma coleção especial.
Almoçamos num restaurante em frente a este hotel, o Restaurant De Koe.
Considerando que Volendam é um vilarejo, este restaurante pequeno, tem como maioria de seus clientes, grupos de excursão, direcionados pelos guias turísticos e isto faz com que o serviço seja rápido e padronizado. Por isso também, não tivemos a oportunidade de experimentar outro restaurante, que acredito na beira do dique tenha muitos restaurantes bem legais.As garçonetes vestidas a caráter, esforçavam-se no espanhol e dava para entender. O peixe estava muito bom e sem espinhos. Veio acompanhado de batata frita e muita salada de legumes cozidos. Só pagamos as bebidas. Para o nossa primeira viagem a Holanda, foi uma experiência bem interessante.
Aproveite seu passeio a Volendam para tirar fotos em roupas típicas locais em um dos vários estúdios espalhados pela boulevard.  

1 - Museu de Volendam
2 - Porto
3 - Hotel Spaander
4 - Het Doolhof
5 - Restaurante De Dijk
6 - Placa em homenagem às 14 vítimas do incêndio no Café Hemeltje no Reveillon de 2001 Informações: http://www.vvvvolendam.nl/
O Museu de Volendam em Zeestraat 41 é o local perfeito para entrar de cabeça na história que torna Volendam o local interessante que é de se visitar. Mesmo se seu grupo não formado por grandes frequentadores de museus, com certeza haverá algo entre os antigos interiores, as roupas típicas e os itens históricos que chamarão sua atenção.      

 
Há possibilidades de se comprar queijo holandês tanto dentro quanto fora da cidade. A Cheese Factory Volendam, localizada em Haven 25, que abriu no final de 2012, tem demonstrações, um museu e muitas oportunidades para degustação. Nós paramos na Jacobs Hoeve que fica na Hoogedijk 81145 PM Katwoude, compramos uma peça de 500 gr do queijo de cabra defumado (Stucks Rookkaas Geit) por 9,40 euros. Na loja tem vários tipos para degustação, cada um mais gostoso do que o outro, dá vontade de trazer todos! As fotos acima são da frente da loja.
Galeria de Fotos





Agora me digam, é ou não é um sonho de viagem?

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest