Um dia em Bruxelas

14:44

Chegamos em Bruxelas no dia 28/03 vindos depois de uma passada rápida por Bruges e Gante. Pernoitamos no Thon Hotel Brussels City Centre. A chegada ao hotel é por uma rua lateral e não foi muito agradável, pois estava frio e chuvoso,  tivemos que atravessar esta estreita  rua e carregar nossas malas pesadas pela calçada até os degraus da entrada do hotel, sem a ajuda de nenhum carregador. 
O saguão fica no subsolo, o que lhe obriga a descer de elevador ou carregar sua mala escada abaixo: outra aventura. Ao entrar, exaustos, pudemos perceber como era grande o hotel, com um hall de entrada aconchegante, amplo e com vários ambientes, muito alegre e colorido. O café da manhã é em um ambiente imenso, igualmente colorido, mas um pouco tumultuado por causa do grande número de hóspedes, mas com muitas opções. O hotel é bem localizado, uma vez que está próximo a shoppings e ruas importantes para o turismo. Está próximo também da praça principal, a Grand Place, inclusive na noite que chegamos apesar da noite gelada (não parava de nevar), saímos para jantar no Restaurant Manneken e dali também caminhamos até a Grand Place, tudo não passou de 1,2 km.
No dia seguinte após o café da manhã, saímos em  uma visita panorâmica dos pontos mais destacado da capital Belga: a Grand Place com as Casas do Rei, e a Prefeitura; a Catedral de São Miguel; Manneken-Pis; Bairro de Sablon, o Palácio da Justiça, o Atomium.
A Bélgica é mais conhecida pelas cidades medievais,  castelos, e por sua deslumbrante paisagem natural. Já Bruxelas, a capital da União Européia e sede do Parlamento Europeu, mas é conhecida mesmo pelos chocolates, cervejas e desenhos animados.
Documentação: não é necessário visto para estadias de até 90 dias. Os documentos necessários são aqueles do Tratado de Schengen: seguro-saúde de mínimo de 30.000 euros, passaporte com validade de 6 meses no mínimo, comprovantes de recursos financeiros para se manter no país, passagem aérea de retorno.
Consulado da Bélgica em São Paulo | Embaixada da Bélgica
A Cidade
A cidade é oficialmente bilíngue, com um dialeto derivado do holandês e francês. Francês é mais comum. Também falam bem inglês.
Os preços de hotéis e comércio são melhores do que as demais capitais, opção atrativa para quem quer economizar.
Fica próxima da Holanda e da França, sendo uma opção para que vai a Amsterdan (2 horas e 40 min de trem). O trecho pela Rail Europe Brasileira é R$100 mais a taxa de entrega. Mas utilizando o site da companhia holandesa, você compra o ticket pela internet por € 37,80 (Full fare, tarifa cheia).
Há, ainda, opções de trem de alta velocidade (Thallys) também para a França.
Atrações
A região central é percorrida a pé, a partir da Grand Place. As pequenas ruas e lojas espremidas dão a sensação de estar em um local bem diferente do que uma capital européia, com clima acolhedor. É considerado uma cidade segura, mas tenha cuidado com seus pertences na época de alta temporada (Julho/Agosto).
Bruxelas é uma cidade pequena, sem grandes atrativos turísticos, porém extramente agradável e com cidadãos cordiais.
O Escritório de Turismo, localizado em alguns pontos estratégicos da cidade, fornecem todo o tipo de informação sobre o país e Bruxelas. http://www.brusselsinternational.be/
As principais atrações são localizadas perto de estações de metrô.
  • Grand Place – praça central, patrimônio da humanidade pela Unesco.
  • Manneken Pis – pequena estátua de 30 cm figurando um menino mijando virou atração local. Encontre indicações nas ruas para se localizar, saindo da Grand Place.Ele tem vários trajes, cada dia usa um diferente. Alguns deles estão no Museu da Grand Place.
  • Place du Grand Sablon
  • Museu de Instrumentos Musicais.  O prédio já é atração à parte, da época da Art Nouveau.
  • Museu de Belas Artes   há ingressos combinados com o Musee Rene Magritte)
  • Museu dos Quadrinhos Belgas – Centre Belge de la Bande Dessinée (Belgian Center for Comic-Strip Art) Catedral  St. Michael and St. Gudula Cathedral – o topo da Catedral é vista em diversos pontos da cidade.
  • Igreja: Notre Dame du Sablon,  Rue de la Régence 38
  • Rue Neuve – loja de compras. No final ao Norte, perto da Roger, fica o shopping City2. Visite também a loja de departamentos Inno 
Charlie Rogier Square e Jardin Botanique Square
Comércio: 10 h até 19 h. Shopping City 2: 19 h e praça de alimentação 19:30 h. Supermercados (GB Carrefour, Carrefour Express e Del Haize): usualmente 20:30 h. Domingo o comércio fica fechado, inclusive no centro histórico.
Na Grand Place, lojas de lembranças e chocolates abertas até mais tarde.
Curto horário de comércio, portanto fique atento caso necessite comprar algo.
Além de chocolates e cervejas, Bruxelas tem roupas baratas e bolsas. A Bélgica é o país da Kipling, tradicional marca de bolsas esportivas.
Na região central, o destaque é o Shopping City 2, embora para muitos brasileiros seja um local pequeno.
A Rua Neuve (que acaba no City2) também tem muitas lojas, sempre cheia de pessoas. Destaque para a Zara, Hema (pequena loja de departamentos, tal como a Americanas).
Mais afastada da cidade está o Woluwe Shopping Center (Metrô Roodebeek)
Tax Refund: As lojas muitas vezes não tem indicação clara sobre existir o Tax Refund. Pergunte antes, se for de seu interesse.
Rue Royale
Colonne du Congrès
Parc de Bruxelles
Palais de Bruxelles
Eglise Notre-Dame du Sablon 
Musée Fin-de-Siècle

Parc Cinquantenaire
Resultado da noite gelada a que me referi acima...
Council European of the Union
Don Quixote e Sancho Panza
Rue du Marché aux Herbes

Galeries Royales Saint-Hubert
Grand Place - Rue de la Tête d'or et Grote Markt
Grand Place - Hotel de Ville
Grand Place - Maison du Roi, Brussels
Restaurant Manneken, Rue au Berre, Bruxelles
Everard 'T Serclaes
Diz-se entre os habitantes locais que a estátua de Everard T'Serclaes traz sorte e realiza os desejos de todos que tocá-la. Muitos turistas tocam (ou melhor, esfregue) a estátua, particularmente o braço, porque diz a lenda diz que esfregando o braço irá garantir seu regresso a Bruxelas. Na dúvida, garanti o meu...
Manneken PIS
Cathedral of St. Michael and St. Gudula Place Sainte-Gudule Bruxelles
Église Notre-Dame de Laeken

Chinese Pavilion, Brussels
Atomium, Bruxelas

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest