Dia 4: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel

Dia 4: Roteiro Açores – Ilha de São Miguel
1. Lagoa do Congro
Lagoa do Congro é uma lagoa com águas cristalinas, tranquila e encantadora. Este lugar está longe de ser um local turístico, mas é um dos meus lugares favoritos da ilha.
Como visitar a Lagoa do Congro?
Deixe a estrada principal quando vir o sinal a indicar “Lagoa do Congro“, depois continue pela pequena estrada que se vai tornar num caminho de terra. Depois de 900 metros, vai encontrar um novo sinal “Lagoa do Congro”. Deixe o seu carro aí e siga o pequeno caminho através da floresta durante 300 metros até à lagoa.

2. Miradouro do Pico do Ferro
Miradouro do Pico do Ferro, oferece magníficas vistas sobre a Lagoa das Furnas e as Caldeiras das Furnas, onde os moradores preparam o cozido à portuguesa em fornos naturais alimentados pela atividade vulcânica. Para desfrutar desta especialidade, é aconselhável reservar no dia anterior.
3. Lagoa das Furnas e Caldeiras das Furnas
Já na zona das Caldeiras das Furnas são vários os atrativos a visitar. 
São Miguel foi formada por mais de mil vulcões, nove ainda estão ativos e é nessa região que você poderá ver como as águas do subsolo reaparecem em forma de vapor.
Vila de Furnas é o principal local da atividade geotérmica da ilha. O Vale das Furnas, com as suas fumarolas (caldeiras), de água quente, lamas, águas medicinais e mais de vinte nascentes termais que a tornam uma das maiores hidrópoles do mundo.
É na Vila de Furnas que você vai poder encontrar milho cozido nas águas ferventes que passam na rua ao lado ou então se deliciar com o “Cozido de Furnas”. Este prato é cozido durante 6 horas dentro da terra e leva vários vegetais, embutidos e carnes que, você poderá desfrutar em diversos restaurantes locais.
Restaurante Tony's-Furnas
Cozido de Furnas
Pode visitar a Lagoa e as Caldeiras das Furnas antes ou depois de comer, de qualquer forma terá de pagar a entrada na Caldeira das Furnas (1 € por pessoa).
4. Parque Terra Nostra
Parque Terra Nostra é um dos mais belos jardins de São Miguel do séc. XVIII, com um lago-piscina de água termal férrea, “dominado” pela imponente Casa do Parque
Este bonito parque de 12 hectares com uma vegetação exuberante oferece um momento de tranquilidade no meio de uma coleção botânica impressionante (samambaias, sebes de hortênsias, entre outros).
Apesar de a piscina de água termal de cor ferruginosa a 38 °C convidar a um mergulho, a verdade é que essa água alaranjada irá sujá-lo, mas não se preocupe pois no local encontrará instalações sanitárias para se lavar.
Dica: leve uma roupa de banho ou calções usados/velhos pois é provável que vá ter que jogá-los fora depois.

5. Poça da Dona Beija
A Poça da Beija é conhecida pelas piscinas de água cristalina e lamas tonificantes. Este lugar era originalmente uma nascente de água onde os moradores iam tomar banho numa água naturalmente aquecida a 35 °C.
Há alguns anos foram feitas algumas obras e desde então há várias piscinas disponíveis para nadar nesta água de cor ferruginosa.
Mais a sul, junto à Lagoa das Furnasconvido-o a admirar a bela Ermida de Nossa Senhora das Vitórias. O acesso à parte sul é gratuito, mas só chegará lá a pé (encontrará um parque de estacionamento a pagar em frente à estrada).
Os banhos termais na Poça da Dona Beija e no Parque Terranostra  são uma excelente opção para desfrutar da água aquecida a mais de 39 graus celsius. Beba a água nas bicas no centro da Vila e descubra os sabores diferentes que ela tem, mais ferrosos ou mais gasosos. 
Sugestão: A vantagem deste lugar em comparação com o Parque Terra Nostra é o seu horário de funcionamento (23h) e o preço (mais barato), então, visite apenas este lugar se não tiver tempo ou não quiser visitar o Parque Terra Nostra
Dica: leve uma roupa de banho ou calções usados/velhos pois é provável que vá ter que jogá-los fora depois.
Quando da sua visita às Furnas, se passar pela Avenida Victor Manuel Rodrigues, não se surpreenda se vir uma casa invertida!
Esta “obra de arte” é, na realidade, uma subestação de transformação da empresa de eletricidade dos Açores.
Bônus: se tiver tempo, convido-o a descobrir a cascata de Ribeira Quente e a Praia do Fogo, ambas localizadas a 9 km a sul das Furnas.
Para visitar a cascata tem que seguir o pequeno caminho atrás da casa (do lado oposto ao mar). Se visitar a cascata de 40 metros no verão (como eu) vai ficar um pouco decepcionado porque não há muita água a cair!

6. Ribeira Quente 
De volta à costa, pode-se ir até Ribeira Quente com a sua Praia do Fogo de águas tépidas ou seguir logo em direção à Vila da Povoação, local de fixação dos primeiros povoadores da ilha, rodeada pelas suas sete lombas.
Situada na estrada que leva à Ribeira Quente, a Cascata Ribeira Quente é, sem dúvida alguma, uma das mais bonitas da ilha.
A 3 km depois da cascata, encontrará a Praia do Fogo, uma das praias que o aconselho a descobrir durante a sua visita a São Miguel. Para além da sua beleza, terá todos os serviços necessários para passar uns momentos agradáveis (parque de estacionamento, restaurante, entre outros).
Informação: o acesso a esta cascata situa-se entre dois pequenos túneis que se encontram na estrada. Não estacione a seu veículo neste lugar. Pode deixar o seu carro na beira da estrada, a 300 metros de distância antes ou depois dos túneis.

                                                                                      CLIQUE AQUI PARA VOLTAR AO ÍNDICE

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest