Vaticano: um país enclave

05:50

IMG_4274
Quando estudávamos nos livros estava escrito: “Vaticano, uma cidade-estado, o menor estado independente do mundo”. E para a gente entender a professora dizia “é um bairro bem grande, dentro da cidade italiana de Roma, onde fica a casa do Papa”.
Você sabe o que são enclaves? Que existem países dentro de outros?
Normalmente, os países são separados por fronteiras margeando suas terras ou recursos naturais. Mas há casos no mundo de países que estão localizados dentro de um outro país, como se fossem uma cidade ou um bairro, mas são países mesmo. O nome para esta ocorrência é "país-enclave". Estes países são como ilhas, pois estão delimitados por outras terras e dependem da passagem por este país para chegar em seu território, vindo de norte, sul, leste ou oeste.
Mas, por que existem países enclaves?
A palavra enclave vem do francês medieval enclaver (cercar) e do latim vulgar inclavare (fechar). A origem de um enclave pode ser devida a razões históricas, políticas ou mesmo geológicas, por causa da mudança do leito de um rio, por exemplo. Existem até os países exclaves! Imagina! mas agora vamos nos ater somente aos enclaves.
Veja alguns exemplos:
  • Vaticano é um país dentro da Itália
  • Lesoto (ou Lesotho) é um país dentro da África do Sul
  • San Marino é um país dentro da Itália
  • Montes Altos é um país/estado dentro da Grécia
Lesoto é outro exemplo de país-enclave. Dentro da África do Sul, um país bem maior comparado com os exemplos anteriores, com cerca de 2 milhões de habitantes, que tem língua e moeda próprias (o sesoto e o loti, respectivamente), e 30,35 km² de área, são obrigados a atravessar a África do Sul, não importa de que direção venham – norte, sul, leste ou oeste.
Na própria Itália existe outro enclave: San Marino. Trata-se de um pequeno país, totalmente cercado pela Itália, com cerca de apenas 30 mil habitantes, e algumas poucas cidades.
Não é só a Igreja Católica Apostólica Romana que tem seu próprio país. Os cristãos ortodoxos também contam com um Estado, Monte Atos, no norte da Grécia. “Nos 400 km² dessa república teocrática, nenhuma fêmea humana ou animal pode pisar”, afirma Luiz Ginter, especialista no estudo de micropaíses.
Estes são só alguns exemplos de países dentro de outros países. O mais famoso e mais conhecido é o Vaticano, um país independente localizado dentro da Itália.IMG_4270-001
Mas de onde vem a palavra Vaticano? Segundo o Wikipédia, Vaticanus era um deus etrusco que "abria a boca do recém nascido para que ele pudesse dar o primeiro grito, o primeiro choro". E no antigo local de Vaticanum,  uma colina situada na região noroeste de Roma, foi construído um templo, tornando-se o local dos oráculos muito antes da Roma pré-cristã. IMG_4271
E ali se ergueu também o Circo de Nero, o seu último vestígio visível é o obelisco do Vaticano usado para decorar a coluna de seu circo. Esta área tornou-se o local do martírio de muitos cristãos, depois do Grande incêndio de Roma, em 64 d.C. A tradição antiga afirma que foi nesse circo que São Pedro foi martirizado, crucificado de cabeça para baixo e sepultado.IMG_4269-001
A Cidade do Vaticano é uma cidade-Estado que existe desde 1929. E no quesito invisibilidade cartográfica, porém, nada supera o Vaticano, este enclave italiano tem o tamanho de um quarteirão, 0,44 km². É o menor país do mundo, por área. Ocupados pelo papa e cerca de 900 habitantes ou representantes da Igreja Católica Apostólica Romana, já que a maior parte dos funcionários públicos são todos clérigos católicos de diferentes origens raciais ou étnicas. É o território soberano da Santa Sé (Sancta Sedes) e o Palácio Apostólico, local de residência do Papa, considerado o sucessor de São Pedro (quanto poder, heim?)
IMG_4305
Com tudo isso, e por toda essa história que envolve o local, independente de religião, o Vaticano com certeza merece uma visita!
IMG_4296IMG_4297IMG_4298
Quando chegamos estavam nos preparativos para um desfile. A praça estava cercada, embora eu tenha visto algumas pessoas entrando para visitar a Basílica, preferimos ficar por ali, já que não tínhamos muito tempo. Teríamos que procurar um lugar para almoçar, porque logo deveríamos nos dirigir para o ponto de encontro para tomarmos o ônibus de volta ao Porto em Civitavecchia.
IMG_4285

IMG_4264-001  IMG_4281

Como sempre, antes de viajar, faço minhas pesquisas na net, seja de atrações, hotéis e/ou restaurantes. Em Roma havia feito até um mapinha de como chegar em dois restaurantes próximos ao Vaticano, mas como na maioria das vezes, por um motivo ou outro, acabamos não indo à aquele que havia pesquisado. No caso de Roma, foi porque já estava acima da hora de ir para o ponto de encontro e ficamos com receio de não dar tempo.
O primeiro era o Amalfi, na 12,Via dei Gracchi, a700 m da praça, o outro era Trattoria Vaticano Giggi, na Via Catone, mais 140 m do primeiro. Acabamos indo n o Antico Caffè San Pietro, ali mesmo na Via della Conciliazione. 
Quando cheguei em casa vi que ele tem péssima avaliação no tripadvisor, algumas das reclamações procedem, como ser um restaurante do estilo buffet-self-service. Você entra numa fila e um italiano, com pressa e gritando, pergunta o que você vai querer. As opções são razoáveis e os preços são “caros”(talvez, em Roma tudo é muito caro). Dizem que “é o preferido das excursões que levam um bando de turistas famintos que topam qualquer local”. A verdade é que o restaurante possui uma localização excelente. Muitos reclamaram também da cordialidade dos atendentes. Mas em outros lugares da Itália, como em Palermo por exemplo, senti a mesma coisa, acho que o jeito italiano de ser, rsrsrs…
Bom, se alguém já foi, e for a estes restaurantes, ou conheçam outros nesta região, deixem aqui seus comentários para servir de base para outras pessoas, ok?Antico Caffè San Pietro
caffè san pietro antico-caffe-san-pietro
IMG_4276 IMG_4278
Bom gente, estes foram  os momentos desta nossa curta passagem pelo Vaticano, na esperança de um dia retornar para ver tudo com calma. No próximo post vou falar sobre um bate-volta de Roma a Civitavecchia.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest