Tudo que você precisa saber sobre Paris

18:29

Sempre tive um caso sério de amor com Paris! Ainda na adolescência, antes mesmo de saber de sua fama e de que este era um dos roteiros turísticos mais procurados do mundo, via-me em meus sonhos como uma cortesã ou dama da corte francesa, com seus belos vestidos rodados. Depois ao estudar a genealogia da família, descobri que temos nossa origem em Lorraine, Moselle. Esta pode ser uma explicação para quem acredita em vidas passadas. Mas o verdadeiro motivo de não ter escrito antes aqui no blog sobre a “cidade luz” é que gosto tanto que fica difícil colocar tudo em palavras. Conheço gente que não viu essa graça toda, mas neste post, convido-lhe a também se apaixonar pela capital francesa!
MUITO ALÉM DA TORRE EIFFEL
Meu texto hoje não é só para os de 1ª viagem. Conto o básico do turismo, com sugestões de roteiros para cada dia (uma semana), mas também falo um pouco dos restaurantes, docerias, bares e hotéis que frequentamos e para os que irão voltar em breve. Afinal, nunca é muito ir para Paris 2, 3, 4, 5 (…) vezes! Como disse Audrey Hepburn: “Paris é sempre uma boa ideia”!
SOBRE O LUGAR
Brasileiros não precisam de visto para ir a França (aliás, para nenhum país da União Europeia). Apenas passaporte válido por pelo menos mais 3 meses após a data de retorno. Permanência de até 90 dias.
Para entrar na Europa é obrigatório ter o certificado Schengen (um seguro básico). Muitos cartões de crédito emitem esse certificado sem custo caso você tenha pago a passagem com ele (não esqueça de solicitar previamente). Para quem não tem cartão de crédito que emite, faça o seu online pela AXA Assistance.
Para se locomover em Paris: METRÔ! Costumo dizer que Paris foi feita pra você olhar de lado e sempre ver uma estação. São 14 linhas, além de várias outras de trem metropolitano (RER). Você pode ir para absolutamente qualquer lugar de metrô em Paris (além de ser suuuper fácil e claro o mapa). Baixe no celular o aplicativo “Paris Metro”. Funciona mesmo sem internet. Lá você pode traçar as rotas, ver tempos de deslocamento etc. Outra forma de se locomover é andando. É delicioso andar em Paris!!! Você se sente como dentro de um filme. Coloque sempre um sapato confortável e ande bastante!
Mapa Metro Paris
Mapa do sistema metropolitano de transportes de Paris (metrô / RER / trem)
A moeda é Euro (leve já trocado). Veja cotação aqui (Bloomberg).
O idioma é o Francês, bien sûr. Muita gente fala que os locais não falam inglês… Que são mal educados quando você não fala a língua deles… Acho que isso está mudando bastante! Depende do lugar frequentado. Da última vez que fui, passei muita raiva com tamanhas grosserias!
Existem dezenas de vôos Brasil-Europa. Diretos a Paris: Air France e TAM. Indiretos (com conexão em outro país europeu): TAP (Portugal), Iberia (Espanha), Alitália (Itália), Swiss (Suíça), KLM (Holanda), Lufthansa (Alemanha), British Airways (Inglaterra), entre outras. Dessas, já usei a Air France e a TAP, não tive problema com nenhuma delas.
Aeroporto Charles de Gaulle (CDG) a Paris: quando cheguei em Paris pelo CDG, utilizei o serviço de transfer, então, não sei como é utilizar o transporte público, mas dizem que o jeito mais fácil é ir de RER B (o trem metropolitano, linha B). Na cidade, o RER B chega nas estações: Gare du Nord, Châtelet, St. Michel Notre Dame e Denfert Rochereau. Veja previamente qual é a que faz a melhor ligação com a linha de metrô que chega ao seu hotel. O trecho custa mais ou menos 10 euros por pessoa e a duração da viagem é de aprox. 30 minutos. Táxi é a opção mais cara, apesar de não ser impagável, vai depender de ter pegar no horário do rush ou não.
Aeroporto Orly (ORY) a Paris: o jeito mais fácil é ir de OrlyBus. Tem placas nos terminais indicando onde pegá-lo. É um ônibus que faz o traslado direto do aeroporto até uma praça no sul de Paris chamada Denfert Rochereau. Lá nesta praça mesmo já está a estação de metrô linhas 4 e 6 e RER linha B. O trajeto demora uns 30 minutos e custa 7,20 euros por pessoa. Estávamos em três pessoa, cada uma com uma mala e não foi nada complicado.
O QUE COMER: restaurantes, bistrôs e muitas padarias (boulangeries) garantem boa comida em Paris. Há o Menu Du Jour: com a entrada, prato principal, uma taça de vinho e a sobremesa. Cerca de 8 euros.
Restaurantes em Paris
Os franceses fazem três refeições diárias. No café da manhã, geralmente entre 7h e 9h, eles consomem uma bebida quente acompanhada de croissants, pão com manteiga e geleia. O almoço acontece entre 12h e 14h e é composto sempre por entrada, prato principal e sobremesa. É costume na França tomar café preto e puro após o almoço, uma xícara é indispensável. O jantar é sempre por volta das 20h. Em Paris, existem restaurantes de tipos variados: restaurantes pequenos, grandes restaurantes considerados templos gastronômicos, cervejarias (brasseries) e salões de chá. As opções de lanchonetes, fast-foods e cervejarias são incontáveis. A culinária francesa é muito temperada e salgada. As sobremesas francesas não são tão doces como as brasileiras. Os doces feitos à base de chocolate possuem sabor bem forte, é costume o uso do chocolate amargo.
O que você não pode deixar de comer na Cidade Luz?
Croissant-Tem formato de meia-lua, geralmente com a massa folhada. É oferecido nas opções recheadas ou sem recheios, estes podem ser consumidos com manteiga ou geleia. O croissant é o principal símbolo da culinária francesa.
Queijos-A França é o país ideal para encontrar uma enorme variedade, com quase 400 tipos: como o brie, o camembert, o reblochon, o emmental, o comté, o cantal. Os franceses apreciam o consumo de queijos acompanhados dos mais variados tipos de vinhos após o jantar.
Raclete-Uma preparação à base de queijo e muito similar ao fondue.
Escargot-É um molusco que, ao ser preparado, deve ser servido em um prato específico para seis unidades. Deve ser consumido bem quente.
Caviar-Preparado à base de ovas de esturjão, uma espécie de peixe, salgadas e não fertilizadas.
Créme brûlée-Feito de creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma camada de açúcar queimado. A tradição desse creme é queimar o açúcar com o maçarico, senão o doce não fica perfeito.
Macarons-É um bolo pequeno redondo e crocante, elaborado à base de claras, farinha de amêndoas, açúcar e pode ser recheado com diversos sabores.
Foie Gras-Considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa, é um patê feito com fígado de pato ou de ganso.
Cassoulet-Feito com feijão seco e carne, é comum encontrar a versão enlatada em todo o comércio da cidade.
Outras comidinhas que você não deve deixar de provar em Paris: croque monsieur (um tostex de presunto e queijo com molho bechamel em cima), baguette, eclairs (bomba), crepe de rua, entrecôte com fritas (fininhas e crocantes), steak tartare (carne crua temperada), mil feuilles (mil folhas de baunilha), soupe a l’oignon (sopa de cebola)…
Arrondissements de Paris
Entendendo os arrondissements ou bairros de Paris:
Para aproveitar o melhor de cada parte de Paris, é fundamental conhecer os arrondissements da cidade, divisão que facilita a escolha do lugar onde ficar e dos trajetos a percorrer. Os arrondissements são espécies de bairros identificados por números. A numeração de 1 a 20, parte do centro geográfico de Paris, numa espiral em sentido horário. Logo, os lugares mais distantes do centro são aqueles próximos do 20.
Em francês, fala-se premier (escreve-se 1er), deuxième (2ème ou 2e), troisième (3ème ou 4e), quatrième (4ème ou 4e) e assim por diante para designar os bairros. Cada um ainda é subdividido em quatro quartiers.
image     image
Pontos turísticos de Paris por área (arrondissement)
Este artigo fala um pouco sobre cada um destes arrondissements, com o objetivo de ajudar você a programar melhor os seus passeios em Paris e conhecer os melhores pontos turísticos de Paris sem muito esforço! É sempre melhor programar as visitas aos museus, catedrais e pontos turísticos em geral levando em conta os arrondissements, para que você fique sempre na mesma área, sem deslocar-se de um lado para outro sem necessidade.
Ir ao Museu do Louvre (1), depois dar uma passada na Basílica de Sacré Coeur (18eme), e depois Torre Eiffel (7eme) é um roteiro comum em guias turísticos mas é uma perda de tempo.
Selecione os pontos turísticos por arrondissement, sempre lembrando da espiral.
Como você pode ver, Paris é dividida ao meio pelo Rio Sena, mas não existe dificuldade nenhuma para percorrer estes 2 lados. Tem pontes por todos os lados e a distância é bem curta entre as margens.
Não há problema nenhum em programar passeios entre 1 e 7eme, porque ficam um em frente do outro.
Como eu descubro qual é o arrondissement?
Os códigos postais (o nosso CEP) de Paris seguem essa mesma lógica, começando por 750 e terminando pelos dois algarismos do arrondissement onde o endereço localiza-se. O do Museu D'Orsay, por exemplo, é 75007, portanto fica no 7ème. Assim fica super fácil, se você tem o endereço de um lugar, por exemplo, um restaurante, um hotel para se hospedar olhe o código postal, que irá começar por 75 (código de Paris), e depois 3 dígitos para mostrar os distritos:
2eme: 75002,3eme:75003.E assim por diante.
Não vou aqui falar sobre os pontos turísticos em si, estou somente mostrando onde eles se encontram, pois o objetivo aqui é mostrar uma visão ampla (geral) de Paris.
ONDE FICAR
O endereço do seu hotel vai influenciar completamente sua experiência em Paris. De fato os hotéis em Paris são caríssimos. O que faz com que muita gente opte por um hotel nos arredores da cidade. Vai por mim, já fiquei em um hotel em Bagnole e já fiquei no Saint German de Près. E voltando à Paris, com certeza ficaria de novo no Saint German.
Explico e enumerei 5 razões para você NÃO se hospedar longe do centro de Paris:
-Você vai gastar tanto com RER (trem) que a diferença de preço será mínima, além do que os trens fecham de madrugada, ou seja, você vai ficar sempre naquela tensão de ter que ir embora rápido e às vezes entram em greve ou tem problemas nas linhas;
-As melhores regiões são as da meiúca porque não dependem do sistema de transportes da cidade e os arredores de Paris NÃO são bonitos. São escuros, feios e muitas vezes, perigosos;
-O mais importante é se certificar que o seu hotel fica dentro da área de Paris (uma forma de fazer isso é verificar se o código postal começa com 75). O acesso do subúrbio para Paris central pode ser caro e difícil.Para chegar em qualquer ponto turístico você vai ter que pegar cerca de 40 min de transporte de manhã e mais 40 min para voltar no fim do dia (e vai ficar de saco cheio) e não conheço bem as extremidades leste e oeste de Paris, por isso achei melhor não opinar;
-Já que você vai sair do Brasil e atravessar um oceano para conhecer a cidade luz, que seja para vivê-la de fato. “Pertinho de Paris” não é Paris. Tome café e coma croissant em uma boulangerie típica assim que acordar, saia do hotel caminhando sem rumo e dê de cara com a Torre Eiffel, veja as luzes da cidade se acenderem, anoiteça em um bistrot charmoso com mesas na calçada e volte para o hotel só quando sua garrafa de vinho acabar. Isso é Paris!
Vamos às sugestões:
No que tange à hospedagem, indico os bairros do Champs-Elysées, Charles de Gaulle-Etoile e Torre Eiffel, pois são bairros centrais, calmos e próximos de todas as principais atrações. Há ainda os bairros Bastille, Marrais e Louvre, contudo não os acho tão atrativos aos turistas de primeira viagem, pois são muito comerciais e um pouco distantes da maioria das atrações principais da cidade. Por outro lado, também não recomendo os bairros do Quartier Latin e Montmartre. O primeiro possui hotéis muito antigos, com má conservação, sendo quase uma questão de sorte acertar a escolha. O segundo, por sua vez, além de muito distante das atrações mais centrais, possui cansativas ladeiras e certo perigo à noite. 
Neste mapinha tem três corações, estes são lugares de Paris onde eu adoro me hospedar por que:
image
1. Na região próxima ao Jardim de Luxembourg e ao Panthéon: Fica perto de um jardim lindo, tem um monte de restaurantes gostosos (sem contar as épiceries), fica pertinho do Sena, da Notre-Dame e de mais um monte de lugares interessantes;
2. Na área de St. Germain-de-Près: charme. Não sei explicar, mas esse lugar tem muito charme; 
3. No Les Marais: Ai, o Les Marais... As janelas floridas, as casas de chá e padarias, as lojinhas, as ruas para pedestres... É muita bossa, minha gente!
Outras informações importantes – Paris
Voltagem e tomadas
A voltagem da França é de 220 W. O plug da tomada utilizado no país é diferente do que utilizamos no Brasil. Adaptadores podem ser adquiridos no aeroporto ou em uma loja de produtos eletrônicos na chegada a Paris.
Endereços e telefones úteis
O Consulado e a Embaixada do Brasil em Paris, que podem ajudá-lo em caso de algum problema grave durante sua estada (furto de documentos, acidente etc.), abrem de segunda a sexta-feira das 9h30 à 16h. Anote não só a dica, mas também o endereço: o consulado brasileiro fica na margem direita do Sena, perto da Ponte Alexandre III. Anote: 34 bis, cours Albert 1er – 75008 Tel.: 01 45 61 63 00 
Polícia: 17
SOS médicos: 01 4707 7777SOS dentista: 01 4337 5100
SOS cardiologia: 01 4707 5050
Achados e perdidos
Préfecture de Police – Objets trouvés
Endereço: 36 rue des Morillons
Tel.: 08 2100 2525
Todos os objetos encontrados na cidade e que são entregues às autoridades públicas vêm parar neste endereço.
Embratel: 0800 990 055
Dez coisas imperdíveis em Paris que farão de sua viagem um momento inesquecível!
• Comer um crepe de Nutella na rua.
• Experimentar um vinho Bordeaux.
• Visitar os Jardins de Monet.
• Ir ao mercado de pulgas.
• Passear à beira do Rio Senna.
• Visitar uma perfumaria e uma livraria.
• Sentar em um café ao entardecer e provar um macaron.
• Passear por Montmartre.
• Experimentar scargots, que, além de baratos na França, também são deliciosos.
Algumas Curiosidades de Paris
Paris ganhou o apelido de “Cidade Luz” após a Idade Média, devido ao Iluminismo, que surgiu na França no século XVII.
Os franceses, sem dúvida, sabem aproveitar a vida. Sempre arrumam compromissos, principalmente, à noite, quando o teatro é uma de suas atividades favoritas de lazer.
Os bares e clubes de jazz animam as noites francesas, o mais disputado é o Favela Chic.
O samba brasileiro é muito cobiçado em Paris, atraindo adoradores e curiosos.
Os cafés são os lugares preferidos dos parisienses, é onde eles se encontram para comer, beber, estudar ou até mesmo descansar.
O primeiro café do mundo surgiu em Paris em 1686, era o Café Le Procope, frequentado por Voltaire e Napoleão Bonaparte.
Paris é uma cidade romântica, seus cafés, parques, jardins, palácios são apaixonantes, sem contar o Rio Sena, que faz com que todos se apaixonem.
As lojas que vendem plásticos são extremamente atrativas e coloridas, chamando a atenção de pessoas que adoram passar para olhar e, principalmente, para comprar.
Em Paris, raramente se encontra um comércio aberto após as 20h, muito menos à meia- noite, como no Brasil. Às quintas-feiras, as lojas ficam abertas até as 21h.
Em Champs-Élysées, existe um mercado chamado Monoprix, que é uma exceção em Paris, que fica aberto até a meia-noite.
Os bancos em Paris não abrem às segundas-feiras, porém, em geral, aos sábados estão todos abertos.
Quando é verão em Paris, as pessoas vão ao bar de gelo. Meia hora no bar custa £ 38 e o local oferece aos seus visitantes luvas, casacos e botas. Balcão, mesas, copos e até cadeiras são feitos de gelo. Dependendo da temperatura de Paris, é necessário prevenir-se contra o choque térmico.
No mês de agosto, muitos comércios fecham suas portas por, no mínimo, 20 dias. Padarias, açougues, bancas de jornal, entre outras conveniências, permanecem fechados. Segundo as pessoas que gostam de tranquilidade, Paris é melhor nessa época do ano, não tem trânsito e possui muitas opções de lazer gratuitas.
As galerias em Paris são chamadas de Passagens Animadas, cheias de lojas e muito bem decoradas. Elas tiveram início na França do século XIX. Nessas passagens, além de lojas, existem muitos cafés e espetáculos gratuitos, só na cidade há mais de 150 delas.
Dicas de Compras em Paris
Paris é considerada a capital mundial da moda, é a própria definição do luxo e do bem viver com inúmeras boutiques super modernas, lojas de departamentos sofisticadas e lojas de decoração, agradando a todos os gostos, dos mais clássicos aos mais contemporâneos.
Lojas
Le Bon Marché – Foi a primeira loja de departamentos em Paris! É considerada uma das mais chiques também, possui uma das melhores seções de alimentos, com produtos do mundo todo.
Endereço: 24, Rue de Sèvres com Rue du Bac
Site: https://www.lebonmarche.com/
Galeries Lafayette – Melhor lugar para encontrar grande variedade de roupas. Contém grande acervo com as marcas internacionais mais famosas.
Endereço: 40, Blvd. Haussmann 75009
Site: https://www.galerieslafayette.com/
Sephora – Simplesmente a mais completa perfumaria em Paris, com todas as variedades e combinações possíveis, algumas nem imaginadas, além do grande acervo de outros tipos de cosméticos.
Endereço: 70, Ave. des Champs Elysée
Site: https://www.sephora.com/
Pylone – Lojinha com vários produtos divertidos, estampados, objetos de design e enfeites!
Endereço: 57, Rue Saint Louis
Site: https://www.pylones.com/en/
Colette – Uma loja avant-garde para os adoradores do design, com diversos produtos inusitados, principalmente para quem gosta de fugir do comum.
Endereço: 213, Rue St. Honoré Site: http://www.colette.fr/
La Vellée Village Outlet – Um shopping a céu aberto na França, com mil marcas conhecidas e badaladas no mundo fashion. O único outlet do mundo que comercializa a cobiçada grife Chanel.
Endereço: 20 minutos de Porte de Bercy
Site: https://www.thebicestercollection.com/la-vallee-village/fr

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest