Roma | Itália

04:02

Dando continuidade ao cruzeiro que fizemos com a MSC pelo Mediterrâneo, em seu navio Splêndida, a nossa próxima parada foi em Civitavecchia.
A cidade portuária de Civitavecchia fica a aproximadamente uma hora da capital da Itália e é onde os navios de cruzeiros atracam antes de levarem os passageiros até a cidade de Roma. O navio fica no porto por 10 horas, mas como tem que tirar uma hora para ir e mais outra para voltar, sobram oito horas. Normalmente as excursões são de 5 horas, então, o que muita gente faz é tomar um táxi ou contratar um transfer de Civitavecchia até Roma e fazer por conta própria.
Roma, falar de Roma é básico, mas por onde começar? Dizer que Roma é o máximo de um destino de férias. Que talvez não haja outra cidade tão cravejada de história, com camadas e camadas de fabulosas ruínas, templos imperiais, sem mencionar os túmulos etruscos, as primeiras igrejas cristãs, as torres medievais, palácios renascentistas e basílicas barrocas. Que em Roma você vai descobrir uma extraordinária concentração de história, monumentos, e lendas, com uma igualmente extraordinária concentração de pessoas ocupadas em seus afazeres diários. E que tudo isso fica sob o cálido e brilhante sol romano. E que realmente, Roma é uma cidade de sonho, todo mundo sabe.
Por isso, para uma cidade como esta, onde você levaria uma vida inteira e não veria tudo que ela tem para oferecer, fazer uma excursão de poucas horas, é perder dinheiro. Então, já sabia de antemão que ao fazê-la através do cruzeiro, sairia frustada. Daí o título do post: foi só para dizer que estive em Roma.
Assim, Roma como algumas outras cidades, estão na minha lista de cidade vistas-mas-tenho-que-voltar, como disse quando fiz a introdução deste blog.
Meu marido costuma brincar aqui em casa que se alguém perguntar se ele já foi à Roma, ele diz que sim, mas se alguém perguntar: Você viu o Coliseu? Não. Você viu a Fontana di Trevi? Não. Você viu o Panteon? Não. Você viu a Piazza Navona? Não. Então, o que você viu? Nada, ela passou por mim assim, ooohhh, zupt!
Então, minha gente, se você vai num cruzeiro, cujo porto é Civitavecchia com destino a Roma, e quer fazer a excursão, vá preparado ou conformado em ver a cidade da janela de um bus. Tem muita gente que usa os sightseeings na vida. Para quem já conhece e quer rever, ou ter aquela visão mais do alto, acho válido.
Isto, não é um problema administrativo das Empresas de Cruzeiros não, muito pelo contrário, eles sabem disso e se esforçam ao máximo para que você aproveite bastante da excursão, olha o que constava em nosso roteiro nesta excursão: Você vai ver o Cestia Pyramid, Termas de Caracalla , "Circus Massimus " , o Coliseu e a famosa " Bocca della Verità " bem como Via Veneto, Piazza Barberini, e o romântico " Lungotevere ". Nós, então, vamos deixá-lo no Vaticano, onde você terá tempo livre para passear pelas ruelas tranquilas do Estado do Vaticano ou visitar a Basílica de São Pedro.
O problema é que a cidade tem mesmo muita coisa para ver. Se cidades de menor valor turístico já são exigidos alguns dias, imagina, Roma em algumas horas! Bom, mas isso também fica a critério de cada um. Tinha muita gente na excursão conosco. Acredito que todas elas tinham a mesma noção de que não veriam muita coisa.
Acho até que a medida que viajamos, tornamo-nos mais exigentes. Eu, por exemplo, não me conformo de ir a um lugar que não conheço e só ver da janela, seja do carro ou do ônibus, tenho que pisar, andar pelas ruas, tirar as fotos com calma, entrar num museu, numa igreja, conhecer o melhor restaurante, a melhor atração... Acredito que fazer turismo é isso, ou não? Deixe seu comentário, diga-me o que você acha?
Separei este post com a Roma que eu vi e que ninguém vê e um outro com a Roma que eu vi mas que não vi...
 
Isto dá um roteiro para três dias se incluirmos nele outros pontos turísticos importantes, como as Termas de Caracalla, o Foro Romano, o Coliseu e muitos outros.
Via Ostiense
A-Cestia Pyramid, em reforma


B-Museo della Via Ostiense


C-Lindo edifício na Viale Giotto
D-Largo Enzo Fioritto

E-Viale Guido Baccelli
F-Basílica de Santa Balbina Piazza di Santa Balbina
G-Viale delle Terme di Caracalla

H-Basilica dei SS. Nereo e Achilleo Viale delle Terme di Caracalla
I-Via Druso
J-Largo Sanita Militare




K-Palatino


K-Palatine Museum - Roman Forum
Z-Largo Brancaccio Rome, Lazio


L-Piazzale Ugo La Malfa Rome, Lazio
M-Via della Greca Rome, Lazio
N-Largo Amerigo Petrucci Rome, Lazio
O-Tempio di Portuno Piazza della Bocca della Verità
P-Casa dei Crescenzi Via Luigi Petroselli
Q-San Nicola in Carcere Via del Teatro di Marcello
Q-San Nicola in Carcere Via del Teatro di Marcello,
R/S-Teatre Marcelo and Temple of Apollo Sosiano
T-Monastero delle Oblate di S. Francesca Romana
U-Teatro della Cometa Via del Teatro Marcello
V-Piazza di S. Marco Rome, Lazio
V-Piazza Venezia Rome, Lazio
W-Via dei Fori Imperiali Rome, Lazio
X-Via Cavour Rome, Lazio
Y-San Martino ai Monti Viale del Monte Oppio


Z-Largo Brancaccio Rome, Lazio
a-Via Merulana, Roma
b-Capella Paolina, Roma

c-Via dell'Esquilino

d-Obelisco di Dogali
e-Piazza dei Cinquecento Rome, Lazio
Piazza dei Cinquecento é um ótimo lugar para terminar esta jornada, pois daqui partem vários meios de transporte como metro (Estação Termini), trens, ônibus, tem várias lojas, restaurantes. É um lugar bem popular e ficar sempre muito cheio de gente.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest