Roteiro de Viagem a Lisboa - Parte II

23:08

Este roteiro foi dividido em parte da manhã e parte da tarde. O mapa do roteiro se refere aos dois períodos.
Ao sair do Hotel tomamos o metro na estação Parque até Restauradores. A Baixa é o nosso ponto de referência pra começo de conversa.  
A Baixa Pombalina foi traçada no fim do século XVIII para reconstruir a zona do centro da cidade depois do devastador terremoto de 1755.  
A Praça dos Restauradores é rodeada de prédios belíssimos. 
Seguindo nosso roteiro, pouco mais a frente, na direção do Hotel Avenida, Calzedonia, chegaremos ao belíssimo Palácio Foz. Procure saber sobre a possibilidade de visitar o interior do palácio.
É um belo exemplo de arquitetura neomanuelina, que se destaca ainda mais à noite, como vimos na noite anterior.
Fachada do Teatro Nacional D. Maria II
Pátio do Aljube nº 5  (1100-059 Lisboa)
Encerra 2ª feira e feriados
Especificamente onde fica a Praça dos Restauradores e a Praça do Rossio (Praça D. Pedro IV), em que você tem um belíssimo prédio que é o Teatro Nacional D. Maria II, aberto para visitas guiadas às segundas-feiras, às 11 h 30 min. 
Requer agendamento prévio. Por dentro, nada demais. Mas a fachada externa é impressionantemente bela. Para quem conseguir fazer a visita, peço encarecidamente que nos conte detalhes nos comentários ao fim dessa postagem. Tenho muita curiosidade em saber se os 5 euros do ingresso valem a pena.
À esquerda do Teatro Nacional fica a estação de trens do Rossio.

Daí você faz a pé muita coisa.
Porção sul da Praça do Rossio, com o elevador de Santa Justa ao fundo.
Do lado direito, do teatro ainda no início da praça, você encontrará um dos locais para provar a famosa "Ginja", uma espécie de licor de cereja, bem tradicional de Lisboa. O local mais pitoresco para se fazer a prova, porém, é o micro-bar "Ginjinha-Rubi". Fica bem perto, no Lago de São Domingos, nº 8. Peça "com" e "sem" a cereja. 
Caminhe pela praça, faça boas fotos. Na boca do metro do Rossio, está a Pastelaria Suíça. Lá você encontrará todas essas guloseimas esperando por você:
Eles têm um montão de opções de chocolate. Confesso que se não estivesse tão concentrado pra conseguir as melhores fotos (sem flash, claro), teria sucumbido à tentação e me acabado nas trufas...
A Pastelaria Suíça tem duas umas entradas/saídas: uma na Praça da Figueira e outra na Praça do Rossio. 
Depois de ter enchido a pança, saia pela porta da Praça da Figueira.
Você pode seguir a pé para a Praça da Figueira (ao lado do Rossio) e pegar o micro ônibus nº 37 ou o bonde 28 para ir até o Castelo de São Jorge. 
Castelo de São Jorge
Como chegar: Se você pretender visitar apenas ele ou tiver problemas de locomoção, poderá pegar o ônibus 37 na Praça da Figueira, ou bondes 12 (sai da Praça da Figueira) ou
28 (sai da Praça Martim Moniz).
Horários (Última admissão: 30 minutos antes da hora de encerramento)
1 Novembro a 28 Fevereiro  - 09h00 - 18h00
Periscópio - Torre de Ulisses | Sujeito às condições meteorológicas 10h00 - 17h00

Situado sobre a mais alta das colinas de Lisboa, proporciona uma vista magnífica do centro da cidade — a Baixa quadriculada desenhada pelo Marquês de Pombal — e do Tejo. 
O ponto turístico mais visitado de Lisboa. 
O local, cuja vista da cidade é privilegiadíssima, iniciou seus tempos como centro da Lisboa murada do início do Séc. XI e posteriormente foi fortaleza, residência real, prisão e quartel, servindo agora como ponto de encontro de turistas do mundo inteiro.
Mouraria Castelo Alfama
Se for a pé, o passeio começa junto à estação de Metro do Martim Moniz, na Rua do Capelão Siga pela Rua da Mouraria até à Igreja da Senhora da Saúde, com belos azulejos e altar em talha, visitável de tarde e quando há missa. A vista é uma das mais bonitas da cidade. 
Eu aconselho a subir de ônibus que vai deixar na porta (A entrada do Castelo é pela Rua Bartolomeu de Gusmão) ou nos bondes (sendo que estes não vão até bem próximo ao Castelo, tem que saltar no Miradouro de Santa Luzia e andar um pouco mais), na volta sim descer a pé, pois você passará pelo bairro Alfama, antigo, típico de cartões postais a pé e pelas ruas labirínticas da Alfama, o mais pitoresco bairro lisboeta. Não há como se perder. 
Mas antes disso, ao sair do castelo, dê uma parada em outro belo mirante, o de Santa Luzia, com vista para o outro lado da colina. 
Saindo do Castelo siga em frente pelo Largo do Contador Mor e, mais à frente, seguindo as placas indicativas, à esquerda você chegará ao Museu de Artes Decorativas,(acho que também tem que agendar), uma boa pedida pra quem gosta de pinturas, móveis, porcelana e coleções de ouro e prata ou da Igreja de Santa Luzia.
Siga à direita pela Rua do Limoeiro, Rua Augusto Rosa, que irá chegar até e Catedral da Sé datada de 1150, e o Teatro do Museu Romano
Localização
Rua de S, Mamede nº 3 (1100 - 534 Lisboa)
Horário:Terça a Domingo das 10:00h às 13:00h e das 14:00h às 18:00h
Entrada gratuita.
Quem quiser conferir um pouco sobre a vida do santo, pode dar um tempinho no Museu Antoniano, ao lado da igreja(entrada gratuita). E sugiro almoçar ali por perto atrás de igreja tem:
Casa de Linhares, Beco dos Armazéns do Linho, Lisboa, Portugal
Clube do Fado R. S. João da Praça, 94 – (não sei serve almoço)
Almoçamos no Restaurante "O Conquistador".

Um restaurante localizado quase na porta do Castelo de São Jorge. Ideal para quem vai visitá-lo e posteriormente aproveita para fazer uma refeição tipicamente portuguesa. 

Serviram de entrada bolinhos de bacalhau (bons, porém frios como é costume português) e cesta com pães. O atendimento é excelente, garçons atenciosos e bem-humorados. Um restaurante tradicional e simpático. Comida boa, mas sem sofisticação. Boas opções de vinhos e acompanhamentos. 
Miradouro de Santa Luzia
Continua na parte III...

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest