Conceição de Ibitipoca

23:45

IMG_6343-001
Nestes tempos de dólar alto, inflação comendo solta, temos visto que muita gente anda cada vez mais interessada em lugares para visitar que sejam baratos e relativamente perto de casa. Então, para não ficar em casa neste feriado de São Sebastião,  decidi fazer este post para contar um pouco sobre essa delícia de cidadezinha mineira: Conceição de Ibitipoca ou simplesmente Ibitipoca!
IMG_6340-001
Estive a primeira em Ibitipoca lá pelos idos de 1999, e hoje passados 16 anos, ela continua um daqueles lugares tranquilos, onde você pode ficar bem relaxado em contato com a natureza, andando de chinelo, tomando banho de cachoeira, comendo comida gostosa e, o que é melhor, gastando pouco!
  IMG_6341
Contando com menos de dois mil habitantes, a vila de Conceição de Ibitipoca nem chega a ser uma cidade de verdade, mas sim um distrito do munícipio de Lima Duarte-MG, na zona da mata mineira. No entanto, por causa da sua proximidade do Parque Estadual do Ibitipoca, acabou ficando mais conhecida e atraindo centenas de turistas de todos os estados, interessados nas várias cachoeiras da região e no clima gostoso do interior. A vila parece que parou no tempo, é cheia de subidas e descidas, com apenas algumas ruazinhas com chão de paralelepípedo e poucos carros circulando. IMG_6342
A grande graça é o fato de que tudo ainda é bem simples por lá, sem nenhuma pretensão de ser chique ou descolado como as coisas de Paraty, por exemplo, o que também influi bastante – e muito positivamente – no preço e na atmosfera descontraída dos lugares. Você se sente muito bem vindo e a vontade que dá é a de nunca sair daquela calma para voltar para a confusão da cidade grande.
Como Chegar
RIO DE JANEIRO (e região) até CONCEIÇÃO DO IBITIPOCA -(TOTAL - 260Km aproximados) a) Seguir na “BR-040” com destino a Juiz de Fora (NÃO É NECESSÁRIO ENTRAR EM JF).Somente sair da “BR-040” na placa: (LIMA DUARTE, CAXAMBU, S. LOURENÇO) - FOTO ABAIXO.
image
A placa fica a exatos 18Km após a primeira entrada para Juiz de Fora (entrada Salvaterra, NÃO ENTRE EM JUIZ DE FORA).
Distância aproximada deste trecho:RJ até placa na BR040: 190Km
b) Após a placa (LIMA DUARTE, CAXAMBU, S.Lourenço) vire a esquerda na BR-267. Pela BR-267 são mais 49Km até LIMA DUARTE. Entre na cidade de LIMA DUARTE.Distância aproximada deste trecho:placa BR040 até Lima Duarte: 50Km
c) De Lima Duarte até Conceição do Ibitipoca são mais 27Km, parte de estrada de chão. Distância aproximada deste trecho:Lima Duarte até Conceição Ibitipoca: 27Km
ATENÇÃO: para quem vai de carro é o de que não tem posto de gasolina na vila, então é bom encher o tanque em Lima Duarte para não correr o risco de ficar sem combustível em Ibitipoca.
Quando ir
A melhor época para curtir o parque e as trilhas é, claro, no verão, quando faz bastante calor por lá e é ótimo mergulhar na água geladinha das cachoeiras. No inverno faz frio e é quando acontecem os festivais de música, com o Ibitipoca Jazz Festival em julho e o Ibitipoca Blues em agosto. Nesses períodos a vila fica bem cheia e a atração principal deixa de ser o parque e se torna a música e o pessoal bem interessante que aparece por lá.  É bom lembrar que na baixa estação, durante a semana e fora dos feriados e da época de festivais a vila fica bem vazia, com boa parte das lojinhas e alguns restaurantes fechados.
Onde ficar
Opções de hospedagem em Conceição de Ibitipoca não faltam. A cidadezinha, que fica a aproximadamente 90 km de Juiz de Fora, tem várias pousadas aconchegantes e com bons preços independente de quanto você quiser ou puder gastar, para quem viaja em casal ou grupos pequenos. Já para grupos maiores de amigos acho que seria melhor alugar uma casa, pois  sai mais barato e dá mais conforto.
Outra ótima pedida para quem quer economizar e curte estar perto da natureza é acampar, já que a cidade tem várias opções de campings legais e bem localizados. O Ibitilua é o mais bem localizado, bem no centro da vila. Mas ele é também o camping da galerinha jovem que quer beber, se divertir e fazer barulho, então se não curte isso é bom procurar outro lugar. O camping mais bonitinho e família é o Reserva Canto da Vida, que fica mais próximo do parque, tem ótima infraestrutura e é bem concorrido, devendo ser reservado com mais antecedência. Mas existem várias outras opções decentes na vila e nos arredores também, como o camping Tô em Casa, o Céu de Estrelas e vários outros. E isso sem falar no próprio camping do Parque Estadual do Ibitipoca , para quem quiser ficar bem lá dentro mesmo.
IMG_6333
IMG_6334
Já as pousadas e hotéis são muitos, para agradar qualquer orçamento e grau de exigência. Você pode dar uma olhada na lista de hotéis e pousadas em Ibitipoca e escolher o que estiver mais no seu gosto.
Nós ficamos no Hotel Alpha Ville Chalés (onde também já havia ficado quando foi a primeira vez a Ibitipoca). A apenas 4,5km do Parque Estadual de Ibitipoca, o hotel localiza-se no Município de Lima Duarte, MG, próximo à cidade de Juiz de Fora, MG, a aproximadamente 1300 m de altitude, cercado de montanhas, muito verde e ar puro.
IMG_6411IMG_6377
A área externa do hotel é muito boa com 3 piscinas, sendo 2 aquecidas, e podendo reservar hidromassagem (90 reais por 1h) ou ofurô (100 reais). Os funcionários são atenciosos e solícitos.
IMG_6385IMG_6416
Os chalés por fora são muito bonitinho, mas por dentro é muito básico, sem luxo e o banheiro muito fraco: pia minúscula, chuveiro com pouca água, mas estava bem limpo, o chalé que ficamos era muito espaçoso e a cama boa.
IMG_6363IMG_6413
IMG_6361IMG_6348
Linda vista das montanhas, vista da piscina e do restaurante do hotel que serve  meia pensão.  Nota 8.4 no Booking.
IMG_6388IMG_6386
O que fazer
Além das cachoeiras do parque, tem várias outras nos arredores da vila, muitas delas em propriedades particulares para as quais os donos cobram entrada. Algumas valem a pena, outras não, o legal é se informar na vila sobre os melhores lugares para ir e se estarão abertos na época em que você for. Mas como nem só de cachoeira vive Ibitipoca, outras coisas legais para fazer são: Como toda boa cidadezinha mineira que se preze, Ibitipoca é cheia de barzinhos e restaurantes onde é possível comer tutu, canjiquinha, torresmo e outras delícias mineiras; Ibitipoca também tem fama de ser um bom lugar para ouvir rock e blues. Mas você não precisa ir durante o festival para curtir música boa por lá, não. A maioria dos bares de lá tem o rock e o blues como trilha sonora o ano inteiro; Tomar a Ibit Beer, que é a cerveja artesanal feita na vila; e o que toda mulher mais gosta de fazer: Passear pelas lojinhas de artesanatos de Ibitipoca que vendem desde esculturas de madeira até artigos exotéricos, bijuterias, roupas e artesanatos de costura, como colchas e almofadas, comprar o delicioso pão de canela da Dona Maria; passear e fazer as trilhas do parque ou simplesmente ficar de pernas pro ar deitado numa rede vendo a vida passar, descansando..., coisas que somente um passeio pelas terras de Minas podem lhe oferecer…
IMG_6364

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest