Gijón | Espanha

Enquadrada por praias e colinas exuberantes Gijón é a maior cidade das Astúrias. Outrora famosa pelo seu passado industrial, a cidade reinventou-se desde então com modernos investimentos nos passeios à beira-mar, restaurantes e marcos culturais.

O antigo bairro dos pescadores fica num cabeceira conhecido como Cimadevilla. É aqui que encontrará o Cerro de Santa Catalina, um parque no topo do penhasco com um forte bastante antigo decorado com uma escultura do escultor basco espanhol Eduardo Chilida.

Gijón também é conhecido como lar de vários museus, ruínas romanas e bares com a tradicional sidra local.

Para uma manhã divertida, junte-se a um passeio de barco a partir do porto da cidade ou também desfrutar de uma visita ao Museu Ferroviário, onde podem subir a bordo de antigas carruagens de comboio.

Siga o nosso itinerário de experiências de um dia e descubra as melhores coisas para fazer em Gijón, incluindo ideias de viagem de um dia dentro desta região das Astúrias.

Melhor altura para visitar Gijón
A melhor altura para visitar Gijón é entre julho e outubro. Durante estes meses a temperatura é agradável o suficiente para um passeio e não há muita chuva. A temperatura média mais alta em Gijón é de cerca de 22ºC em agosto. É a melhor altura para vir se quiser ver o festival da sidra da cidade, no entanto também pode encontrar outras festividades locais, caso queira agendar sua viagem em torno deles.
Festivais de Gijón
  • Fiesta San Juan: Na noite de 23 de junho, Gijón ganha vida com as celebrações de San Juan. Os moradores tomam conta das praias e organizam grandes fogueiras e fogos de artifício por toda a cidade. 
  • Semana Grande: Como a maioria das cidades espanholas, Gijón também dá as boas-vindas à Semana Grande. Este evento de uma semana é uma grande oportunidade para experimentar a música tradicional de Gijón. O evento decorre na segunda semana de agosto com atuações na Praça Mayor e Praia de Poniente.
  • Festival da Sidra: A sidra é a bebida de eleição nas Astúrias Gijón tem um festival dedicado só à sidra. Marcando o final do verão, na última semana de Agosto, a cidade acolhe o Festival da Sidra Natural de Gijón. O evento inclui uma variedade de atividades como mercados de sidra, cursos sobre derrame de sidra e visitas a variadas adegas. 
Um dia em Gijón
Manhã 
Museu do Povo Asturiano
Comece o dia na cidade de Gijón, com uma visita ao Museu do Povo Asturiano. Este é o lugar perfeito para aprender mais sobre a cultura e o patrimônio das Astúrias. O museu apresenta uma variedade de itens históricos, mas o especial destaque são as gaitas de foles asturianas. Os visitantes também têm acesso a uma área exterior rodeada de vários edifícios, incluindo uma casa de campo típica com uma prensa de sidra e um moinho de vento.
Parque Isabel la Católica
Depois de visitar o museu, dê um passeio pelo Parque Isabel la Católica. Designado em homenagem à rainha espanhola Isabel, este parque bastante encantador foi projetado na década de 1940. Abriga mais de 60 espécies de plantas e animais. Ao longo do parque, também encontrará algumas esculturas, incluindo um monumento dedicado a Alexander Fleming, o descobridor da penicilina.
Playa de San Lorenzo
Caminhe pelo passeio marítimo de Gijón e recomendamos que pare na Playa de San Lorenzo. Esta vasta praia de areia estende-se por 1,5 km e é a mais próxima do centro da cidade. Existem cerca de 15 entradas diferentes para a praia, mas a mais popular é a La Escalerona. Além de nadar, também pode fazer uma variedade de desportos aquáticos incluindo surf e andar de caiaque.
Plaza Mayor
No final do seu passeio, encontrará a Plaza Mayor, uma das principais praças de Gijón. A Câmara Municipal ou Ayuntamiento situa-se no lado leste, rodeada por outros edifícios históricos com galerias cobertas. Estes são ocupados por lojas, cafés e bares de sidra, onde pode desfrutar de uma bebida. 
Se visitar no segundo fim de semana do mês poderá apanhar o Mercado Artesano – um mercado de artesanato local.
Caso contrário, poderá seguir até o Mercado del Sur. O Mercado del Sur é um dos mercados "mais antigos", localizado bem no coração da cidade, ocupando um quarteirão inteiro entre a Plaza del Seis de Agosto e a Plaza Europa. O edifício é considerado um excelente exemplo de "arquitetura de ferro" e foi construído entre 1898 e 1899 pelo arquiteto Mariano Medarde e pelo engenheiro Buenaventura Junquera.
Iglesia de San Pedro Apóstol
Desfrute do restante da manhã pelo Bairro Cimadevilla. É aqui que encontrará a maioria dos marcos históricos da cidade. Entre eles está a Iglesia de San Pedro Apóstol. Esta igreja remonta ao século XV e tinha sido quase totalmente destruída durante a Guerra Civil Espanhola. O conhecido Gaspar Melchor de Jovellanos, encontra-se enterrado no seu interior.
I g l e s i a  S a n  J o s e
A primeira igreja foi construída entre 1889 e 1896. O templo passou por grandes problemas para terminar sua construção, não sendo concluído até 1933, quando a torre foi finalizada. Naquela época era uma das únicas três igrejas paroquiais da cidade junto com San Pedro e San Lorenzo. A grande deterioração que apresentou após a Guerra Civil tornou necessária sua demolição uma vez terminada a guerra. A igreja atual é obra de Enrique Rodríguez Bustelo e foi construída entre 1946 e 1954 no estilo neobarroco. 
Cerro de Santa Catalina
Da igreja, siga o Caminho de la Fontica até ao cimo, Santa Catalina. Dê um passeio pelo parque no topo da falésia e desfrute das incríveis vistas para o mar.Deslimbre-se pela beleza da escultura "O Elogio del Horizonte", desenhada pelo famoso escultor Eduardo Chillida.

Tarde
Museo Casa Natal de Jovellanos
Enquanto estará na cidade de Cimadevilla, recomendamos que se dirija à Plaza de Jovellanos. Esta pequena praça é o lar do Museo Casa Natal de Jovellanos, um museu dedicado ao Gaspar Melchor de Jovellanos. Nascido em Gijón, Jovellanos foi um célebre político e filósofo da Era do Iluminismo em Espanha. O museu situa-se no interior de um edifício de pedra, datado do século XVIII e recheados de objetos pessoais de Jovenllanos. Há também uma secção com pinturas do século XIX e XX de artistas asturianos como Evaristo Valle. A oeste da praça é uma parte das antigas muralhas romanas da cidade.
Termas Romanas de Campo Valdés
A poucos passos do museu, situam-se as antigas Termas Romanas que remontam a 100 a.C. Os visitantes podem observar as ruínas e aprender mais sobre a função de cada divisão. 
O espaço encontra-se dividido em áreas quer frias ou quente, outrora usadas como saunas. As versões 3D das reconstruções mostram uma visão do local onde também existam artefatos em exposição, encontrados durante a sua descoberta em 1903. A entrada fica perto da Igreja de San Pedro Apóstol. 
Palácio de Revillagigedo
Outro edifício bastante marcante em Gijón é o Palácio de Revillagigedo. Situado na Plaza del Marqués, este palácio barroco destaca-se pelas suas torres gêmeas, remontando ao século XV. Construído por ordem do Marquês de San Esteban del Mar de Natahoyo, o palácio tem o nome do último proprietário, Conde de Revillagigedo. Hoje este local abriga o centro de arte internacional de Gijón e pode encontrar também, adjacente ao palácio, a Igreja de San Juan Bautista. Depois de ver estes dois locais, caminhe ao longo da marina e observe os coloridos veleiros. 
Playa de Poniente
Antes que o sol se ponha, vá para Playa de Poniente. Criada com areia importada, esta praia é muito mais larga do que a Playa de San Lorenzo. É especialmente popular no verão para as festividades de San Juan e o festival de cidra de agosto. No lado leste da praia, encontrará o centro de talassoterapia de Gijón, um spa que oferece banhos de algas, vapores e muitos outros tratamentos  de beleza.
Museo Ferrocarril
Perto da praia situa-se o Museo Ferrocarril. Entre neste pequeno museu para descobrir mais sobre o patrimônio ferroviário das Astúrias. Aberta desde 1998, ocupa a antiga estação ferroviária, - a Estación del Norte. No interior encontrará vários motores a vapor, bem como elétricos e carros, muitos dos quais pode entrar no interior. Há também um espaço expositivo que mostra aos visitantes como o sistema ferroviário funcionava no século XIX.
Casas de Sidra
Termine o dia com uma amostra de cidra Asturiana. A Sidrería Tierra Astur é um das mais famosos restaurantes de sidra em Gijón, todas elas espalhados pela região das Astúrias. Para além de cidra, também têm uma boa seleção de pratos regionais com pratos de frutos do mar e queijo. 
Outras casa/restaurantes de sidra regional que vale a pena exprimentar incluem Casa Oskar e La Galana. Para toda a experiência ser completamente tradicional, terá que experimentar despejar a cidra de cima para observar a formação de bolhas.
Outras atrações em Gijón
Jardín Botánico Atlántico 
Encontrará este jardim botânico na região do sudeste de Gijón. Considerado um oásis longe da cidade, é lar de mais de 2000 variedades de plantas. Estas incluem espécies endêmicas, das regiões costeiras atlânticas. Os destaques incluem um jardim histórico com mais de 150 anos e a floresta natural de Carbayera del Tragamón.

U n i v e r s i d a d e  L a b o r a l  d e  G i j ó n  &  C e n t r o  d e  L a b o r a l  A r t e s
Foi originalmente construído como um centro de formação vocacional por jesuítas, este grande campus transformou-se agora num centro cultural multiusos. No centro está um imponente edifício de 1940 chamado Laboral, que alberga parte da Universidade de Oviedo. Depois de explorar o pátio, pode subir a torre inspirada no estilo-Giralda.
S e n d a  d e l  C e r v i g ó n
Durante a sua visita às Astúrias, deverá visitar a Senda del Cervigón. Este trilho de caminhadas segue a costa leste de Gijón e está rodeado por paisagens que vale a pena conhecer. O trilho estende-se por cerca de 8 km e leva um total de 3 horas para completar, mas se optar por fazer só uma parte delas estará à vontade.
O v i e d o
A cerca de 30 minutos de Gijón situa-se a cidade de Oviedo, a capital das Astúrias. Além das suas raízes industriais, esta cidade também tem muitas características históricas. O marco mais importante é Santa María del Naranco, uma igreja pré-românica patrimônio da UNESCO. Há também outras atrações no centro da cidade, incluindo a Catedral de Oviedo e o Museu de Belas Artes.
P i c o s  d e  E u r o p a
Vá para leste de Gijón, e chegará às montanhas do Picos de Europa. Este parque nacional estende-se desde a região da Cantábria até Castilla e León. Não perca uma visita às pequenas aldeias situadas no topo da colina e às vistas panorâmicas de Mirador Del Naranjo de Bulnes. Se tiver mais tempo, pode explorar alguns dos trilhos pedestres, como a Ruta  del Cares - um percurso ousado que corre ao longo do Rio Cares  a cerca de 700 metros de altura. O percurso de 12 km começa em Poncebos (Astúrias) e termina em Caín (Leão).
Onde comer em Gijón
Ao contrário da maioria das cidades Espanholas, a cozinha de Gijón favorece refeições mais saudáveis e menos do gênero de tapas. Uma especialidade é a fabada asturiana, um guisado quente feito com feijão branco, bacon, morcela, chouriço e ombro de porco. Para emparelhar com a maioria das refeições, há a típica cidra asturiana. Esta bebida tem um sabor picante e não é espumante. O melhor lugar para experimentá-lo é num bar local de cidra. Se pedires a cidra aqui, observa o empregado enquanto serve a cidra, bem do alto para este consiga criar bolhas de ar. A sidra também é um ingrediente em muitas receitas como o molho para a pescada assada. Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Gijón:
  • La Nueva Piedra: Situado perto da Praia de Poniente, este restaurante tradicional serve deliciosos pratos caseiros. É um lugar ótimo para experimentar a fabada asturiana e outras sopas e guisados. Durante a semana, oferecem um menu diário acessível.
  • Sidrería Tierra Astur Poniente:  tem filiais nas Astúrias Gijón não é exceção. Como o nome Sidreria sugere, esta é uma casa de sidra, portanto certifique-se de pedir um copo dela. Para comida, pode pedir pratos de queijo ou uma porção de frutos do mar.
  • El Recetario de Álex Sampedro: Chef Álex Sampedro gere este restaurante elegante situado no coração de Gijón. O menu apresenta pratos de estilo contemporâneo inspirados na cozinha local. Os destaques incluem as almôndegas de pescada e croquetes. Para a maioria dos pratos, pode escolher entre porções inteiras ou meia.
  • El Restallu: Delicie-se com uma refeição de frutos do mar no El Restallu. Desde a degustação de lagosta, caranguejo e camarão sendo estes alguns ingredientes que encontrará no menu. Certifique-se de experimentar as gambas à la plancha (camarões grelhados) ou a paella de lagosta.

Onde ficar hospedado em Gijón

  • Hotel El Môderne (4 estrelas): não pode deixar de notar a fachada art deco quando passar por El Môderne. Encontrará um hotel moderno de decoração minimalista e casas de banho em mármore. As instalações incluem um restaurante, um ginásio e um terraço na cobertura. O hotel fica a apenas cinco minutos da Praia de Poniente.
  • Hotel Silken Ciudad Gijón (4 estrelas): Mesmo em frente à estação de comboios de Gijón, este hotel de quatro estrelas está localizado na borda da cidade, mas ainda muito perto das principais atrações, incluindo a praia e o Cerro de Santa Catalina. Dispõe de dois restaurantes e um spa com piscina interior, jacuzzi e sauna.
  • Hotel Abba Playa Gijón: Com uma localização privilegiada junto à Praia San Lorenzo, este moderno hotel oferece vistas para a praia e para o mar. Dispõe de 80 quartos, incluindo quartos familiares que podem acomodar até quatro pessoas. As comodidades incluem três restaurantes, um terraço na cobertura, um ginásio e um spa com banheira turca, sauna e jacuzzi.

  • Hotel La Boroña (4 estrelas): O Hotel La Boroña está localizado em Gijón, a apenas 5 quilômetros do centro turístico da cidade. Com uma decoração moderna e funcional, nossos quartos contam com os serviços necessários para uma estadia agradável na cidade.

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest