Oviedo | Espanha

A cidade de Oviedo situa-se entre Cordilheira Cantábrica e a Baía da Biscaia. Esta cidade medieval é a capital das Astúrias, uma das regiões mais populares do norte de Espanha. Com uma paisagem única, rodeada por monumentos góticos e algumas das montanhas mais altas, Oviedo é uma visita obrigatória. 
O rei Afonso II fundou esta cidade como capital das Astúrias no século IX. As ruas pedonais estreitas permanecem até hoje, criando um ambiente mágico e a arquitetura reflete o antigo patrimônio de Oviedo. 
Além dos seus marcos culturais, a cidade é conhecida pela sua refrescante cidra. Vale a pena explorar a cidade velha e visitar o Campo São Francisco, um dos maiores espaços verdes de Oviedo. Passeie por esta cidade vibrante e prepare-se para algumas deliciosas iguarias locais e as famosas tapas. Planeie a sua visita com antecedência com a nossa lista de coisas a fazer em Oviedo

Melhor época do ano para visitar Oviedo

A melhor altura para visitar Oviedo é quando há pouca ou nenhuma chuva. O momento perfeito seria entre maio e setembro, quando o tempo estiver quente o suficiente para vaguear pela cidade. Oviedo não é tão quente como nas outras cidades em Espanha, e a temperatura média mais alta em agosto é de cerca de 22ºC. Se visitar durante as Fiestas de San Mateo em setembro, poderá desfrutar de um ambiente animado com concertos e espetáculos de teatro.
Festivais de Oviedo
  • Feria de la Ascensión de Oviedo: Este festival local celebra a Ascensão, que acontece 40 dias após domingo de Páscoa, em maio ou junho. Inclui muitas atividades como mercados de rua, artesanato, folclore, música e dança.  
  • Festas de San Mateo: é um dos festivais mais importantes de Oviedo, marcando o final do verão. Acontece todos os setembros, e tem sido assim desde o século XV, quando o Papa Eugene IV inaugurou o evento. Pode contar com bares ao ar livre, concertos gratuitos, churrascos e fogos de artifício.
Um dia em Oviedo
Manhã 
Campo São Francisco
O Campo São Francisco é um oásis verde em Oviedo. O parque, construído sobre uma antiga parcela de legumes, pertencia ao Convento de São Francisco e foi convertido num espaço público no século XVIII. Hoje, os visitantes são bem-vindos a passear pelos seus caminhos românticos.
Há um grande lago, bem como fontes e ruínas antigas, incluindo um arco do século XIII da Igreja de San Isidro, que sobreviveu a uma demolição na década de 1920. 
É também aqui que pode conhecer muitas estátuas famosas. Uma delas é a estátua colorida de uma menina de seis anos, sentada num banco. Nnada mais nada menos que a Mafalda, a estrela da conhecida sátira de banda desenhada argentina. 
E o Monumento a la Concórdia, uma escultura em bronze de 30 anos com três homens e três mulheres nus marchando juntos representando a união e a força do coletivo, em frente ao teatro da cidade.
Mesmo à porta de saída do parque, pode-se encontrar uma curiosa escultura em bronze que retrata Woody Allen, conhecido por suas reflexões existenciais transpostadas para os filmes, ligou seu nome a Oviedo após receber o Prêmio Príncipe de Astúrias em 2002. Seu afeto por esta cidade foi ainda mais fortalecido quando escolheu Oviedo como cenário para algumas cenas do seu filme "Vicky Cristina Barcelona". Diante da estátua, encontra-se uma placa com palavras do artista que descrevem Oviedo como se fosse extraída de um conto de fadas. No entanto, este monumento não esteve isento de controvérsias e atos de vandalismo, incluindo o dano aos seus famosos óculos. Além disso, em 2018, houve pedidos de remoção devido às acusações contra ele. Apesar disso, a estátua continua a ser um ponto de interesse que desperta curiosidade entre os visitantes.


 Teatro Campoamor
Continue o dia com uma visita ao Teatro Campoamor. Este belo teatro do século XIX acolhe muitos eventos culturais das Astúrias, incluindo a cerimônia de entrega de prêmios do Príncipe das Astúrias. Localizado entre a Catedral e o Campo de São Francisco, é o local perfeito para pegar uma ópera ou peças clássicas. Os preços dos bilhetes dependem do lugar que escolher, mas geralmente variam entre 16€ e 25€. Certifique-se de verificar os horários antes de ir.
Universidade de Oviedo
Seguindo para a Plaza Porlier podemos ver mais três impportantes monumentos: A Universidade de Oviedo, onde se encontra a Estátua de Valdés Salas, O Teatro Filamórnica e o Palácio Camposagrado.
Museu de Belas Artes
O nosso passeio prossegue com uma visita ao Museu de Belas Artes de Oviedo. Está dividido em dois edifícios que estão entre os melhores palácios da cidade. O museu foi inaugurado em 1980 e alberga uma das melhores coleções de arte de Espanha. Pode encontrar qualquer coisa de Dalí, Ribera, Miró, Picasso, El Greco e Goya.
Parroquia de San Isidoro El Real
Esta igreja barroca do século XVI substituiu uma igreja anterior, também dedicada a Santo Isidoro. O edifício tem uma tonalidade avermelhada impressionante, que parece ferrugem quando vista ao sol poente. 
A entrada frontal é decorada com elaboradas volutas barrocas acima e ao redor da porta. Sobre a entrada encontra-se um nicho com a figura de Santo Isidoro.
A igreja está localizada na Plaza de la Constitución, por isso é digna de fazer parte de um roteiro no centro histórico da cidade.
Mercado El Fontán
Do parque, faça o seu caminho até ao Mercado El Fontán. A impressionante fachada do século XIX destaca-se com a sua estrutura de ferro esverdeado e janelas de vidro deslumbrantes. 
Uma vez que entras, é difícil não reparar nas bancas de comida colorida. Não se surpreenda com o beluto dos vendedores, é tudo parte da experiência. 
O mercado é o melhor local para comprar especialidades asturianas, como cidra e queijo. Mas também pode encontrar carne, frutas, legumes, ervas e especiarias. Há também um famoso mercado de pulgas todas as quintas, sábados e domingos de manhã.
Plaza del Fontán
Localizada no coração de Oviedo, encontra-se a Plaza del Fontán – uma praça vibrante e animada que tem sido parte integrante da cidade durante séculos. Esta pitoresca praça não é apenas um marco importante, mas também uma personificação do rico patrimônio cultural e histórico de Oviedo.
Palacio del Marqués de San Feliz
O Palácio de Fontán, ou Palácio do Duque do Parque, ou do Marquês de San Feliz, é um palácio nobre localizado na Praça de Daoíz y Velarde e adjacente à Praça del Fontán. De estilo barroco, data do primeiro terço do  século XVIII e foi projetado para os Duques do Parque por Francisco de la Riva Ladrón de Guevara. Antonio Sarri y Oller (c.1850-1911), Marquês de San Feliz, foi um industrial, filantropo e colecionador de arte natural de Oviedo, fundador e presidente do Monte de Piedad e Caixa Econômica desta cidade. 
Tarde 
Basilica of St. John The Real
A Basílica de São João Real, no centro da cidade de Oviedo, é parada obrigatória pela sua majestade, vitrais, iluminação, excelente monumento.
A Basílica de San Juan el Real foi iniciada fundação do edifício em 1912 – em um local que havia sido ocupado por outra igreja que foi demolida em 1882 – com projeto do arquiteto Luis Bellido e concluído em 1915. A igreja tem uma planta em cruz latina com capelas laterais e cúpula.
Francisco Franco casou-se na igreja em 1923. 
Statue of Rufo – The Dog of Oviedo
Oviedo é cheia de estátuas representativas, mas com certeza a que mais gostei e emocionei-me muito, foi a do Dog de Oviedo💕😍.    
Dezoito anos depois do seu falecimento, Oviedo homenageou o cão Rufo, muito conhecido na cidade espanhola, com uma estátua perto do local onde, durante nove anos, ele frequentou assiduamente.
O cão famoso – e sem dono – ocupou o centro da cidade em 1988, com 18 meses de vida, provavelmente depois de os seus donos o terem abandonado. Segundo a imprensa local, o cão adorava as pessoas e esteve presente em todos os momentos importantes da cidade até 1997, ano em que morreu em plena festa de San Mateo.
De acordo com o La Nueva España, Rufo era figura recorrente em toda as fotos institucionais de Oviedo, assistia a manifestações e jogos de futebol e, por vezes, dava uma volta pela zona dos bares e lazer noturno. O fato de o seu nome continuar a ser falado pelos locais, quase duas décadas depois da sua morte, é a prova do seu carisma.
La Foncalada
Depois de visitar a igreja, dê um passeio de volta ao centro da cidade, passando por La Foncalada. Esta fonte histórica foi construída pelo rei Afonso III no século IX. Localizada fora das muralhas da cidade de Oviedo, a fonte é tão importante que é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Fique de olho na escultura da Cruz da Vitória na frente.
Rua Gascona
Não pode sair de Oviedo sem provar a sua deliciosa cidra (sidra). É na Calle Gascona, também conhecida como "Cider Boulevard" que encontrará mais de dez cidreiras onde pode experimentar esta bebida local. Os empregados de mesa despejarão a cidra no seu copo de (muito) acima. Este método permite que a bebida oxigene, dando-lhe um sabor mais doce. Se quiser emparelhar a sua sidra com deliciosas tapas, dirija-se à Tierra Astur Gascona, onde pode experimentar presuntos e queijos locais.
Museu Arqueológico
Pode saber mais sobre a história da cidade no Museu Arqueológico. Alojado num mosteiro do século XVI, o edifício destaca-se pela sua impressionante fachada de pedra. A coleção inclui esqueletos, artefatos pré-históricos (romanos e góticos) e até dentes de rinoceronte. Alguns dos artefatos em exposição vêm com vídeos informativos — mas lembre-se que a maioria das explicações são apenas em espanhol. Pode pedir folhetos ingleses na entrada.
Ali perto também poderá ver restos da Muralha Medieval de Oviedo, o Monumento a Jovellanos, a Puerta de la Noceda Estátua de Frei Benito Feijoo.


Plaza del Paraguas e Oviedo Archiepiscopal Palace
Próximo a Plaza del Paraguas, uma pedonal ladeada por bares com esplanada, além de ponto de encontro popular por baixo de um enorme guarda-chuva, fica o Oviedo Archiepiscopal Palace, uma construção histórica que serve como residência do Arcebispo de Oviedo e também um símbolo do patrimônio da cidade. 
Localizado no coração de Oviedo, apresenta uma mistura de estilos arquitetônicos, refletindo sua longa história. O edifício é um marco histórico-artístico, conhecido por sua grandiosidade e importância para a cidade.
Arco y puente del Tránsito de Santa Bárbara, que está aberta desde 1734, quando o arco e a ponte que ligam o Palácio do Arcebispo à Catedral de Oviedo foram construídos. O beco atravessa esses edifícios icônicos até chegar à Corrada del Obispo.
Desta rua, você pode ver uma das áreas escondidas da catedral, onde supostamente fica o Palácio de Afonso II. A torre românica da catedral pode ser vista daqui.
Puerta de La Limosna da acesso ao claustro da Catedral de Oviedo.
Catedral de Oviedo
A Catedral de Oviedo é o ponto de partida do Caminho Primitivo, um dos caminhos mais antigos do Caminho de Santiago, pois foi de onde Afondo II partiu rumo ao túmulo do Apóstolo Santiago em 834, dando início ao Caminho de Santiago.
Foi construída entre os séculos XIV e XVI, que foi quando a torre central foi adicionada. O resultado é uma mistura de dois estilos arquitetônicos muito diferentes, o gótico e o barroco. Certifique-se de visitar a capela protegida pela UNESCO, que abriga um pedaço de pano que se diz ter sido colocado em torno da cabeça de Jesus após a sua morte. Outros destaques incluem duas cruzes incrustadas de joias.
Jardín de los Reyes Caudillos

É um jardim de esculturas localizado próximo à Catedral de Oviedo. Apresenta esculturas de doze monarcas asturianos, desde o Rei Pelágio até Afonso III, criadas por três escultores. 
O conjunto foi inaugurado em 1942 para celebrar o milênio da Câmara Santa da Catedral, de onde se pode ver a Torre Convento de Clausura de las Pelayas.

Onde almoçar em Oviedo

Almoçamos no La Corte de Pelayo, em Oviedo 


















Além das tapas, a cozinha de Oviedo apresenta deliciosos queijos e carnes grelhadas. Claro que não pode sair da cidade sem beber uma cidra adequada. Na Calle Gascona, também conhecida como "The Cider Boulevard", encontrará mais de uma dezena de sidrerías (casas de sidra) para escolher. Alguns dos pratos asturianos mais populares incluem fabada (guisado de feijão), cachopo (carne frita com queijo e presunto), bollos preñaos (pão de chouriço pequeno) e queijo Cabrales. Cachopo é um prato típico das Astúrias, que consiste em dois bifes de vitela bem finos panados recheados de queijo e jamón serrano. Delicioso! Com salsa Cabrales, divinal!

Para sobremesa, encomende os frixuelos (crepes doces). Abaixo estão alguns dos melhores lugares para comer em Oviedo onde pode provar alguns destes pratos e muito mais:

  • La Finca Sidrería Agrobar:  é muito mais do que um bar de cidra. Aqui pode experimentar cidra, tapas e cozinha clássica asturiana tudo de uma só vez. Os produtos são 100% asturianos, e há opções para vegetarianos, além de outros sem glúten ou lactose. A beringela com pesto e queijo e a salsicha asturiana são muito recomendados.

  • Tierra Astur: Outra cidreira onde pode comer, Tierra Astur tem muitos ramos em todas as Astúrias. Sente-se num dos bancos de madeira e admire as garrafas de vidro penduradas no teto enquanto espera pelo menu. Quando o garçom vem pedir as especialidades da casa: fabada, tortilhas e carnes grelhadas.
  • El Fondín de Trascorrales: Localizado na Plaza Trascorrales, este restaurante prepara todos os pratos com produtos sazonais frescos. O menu varia, mas pode sempre contar com pratos de carne e peixe, como o polvo de rocha salteado com amêijoas e camarões. Outras iguarias incluem queijos grelhados e também opções vegetarianas.
  • Casa Fermín: Este não é o seu típico restaurante espanhol. Se procura uma nova experiência gastronômica, a Casa Fermín é o lugar para ir. Aqui pode esperar gastronomia molecular e pratos com apresentações artísticas. Os pratos mais populares incluem mexilhões com alho verde e espuma de maçã, cogumelos silvestres com abóbora e ostras com maracujá.

  • La Corte de Pelayo: Restaurante familiar no centro de Oviedo com as melhores vistas da cidade. Há mais de duas décadas é referência na cena gastronômica da cidade. A sala de jantar é espaçosa, utensílios decentes. Este restaurante é famoso por causa do "cachopo", uma carne à milanesa com queijo e presunto, grande o suficiente para 2 ou 4 pessoas. O restaurante está localizado no melhor lugar da cidade, em frente à Plaza de la Escandalera e ao San Francisco Park.

Onde ficar hospedado em Oviedo

  • Eurostars Hotel de La Reconquista (5 estrelas): Um edifício histórico transformado em hotel de luxo. Espere apenas a decoração mais opulenta, quartos grandes e candelabros pendurados no teto. Os hóspedes podem treinar no ginásio do hotel e desfrutar do café da manhã buffet. Há também um restaurante gourmet e um bar que serve sidra gratuito aos clientes.
  • Barceló Oviedo Cervantes (5 estrelas):  está localizado no coração de Oviedo perto da Catedral. É impossível não reparar neste hotel de cinco estrelas e na sua fachada histórica da Borgonha. No interior, os quartos são espaçosos com camas de grandes dimensões e uma decoração moderna. Há também um restaurante e um bar no local.
  • Hotel & Spa Princesa Munia (4 estrelas): Se procura um hotel com um spa no centro de Oviedo, esta é a sua melhor aposta. Os quartos são muito espaçosos e decorados em tons naturais. Os hóspedes podem desfrutar de uma piscina de hidromassagem e chuveiros de chuva no spa. Há também quartos para massagens e outros tratamentos.

  • Soho Boutique Oviedo: fique no coração de Oviedo, num hotel boutique com a melhor relação qualidade-preço. Três estrelas no papel, mas cinco no serviço, no conforto e na limpeza. Os quartos, uns mais aconchegantes outros mais amplos, são graciosos com o mobiliário de linhas direitas contemporâneo a refletir as comodidades modernas.

  • Hotel Fruela: localização soberba, no centro de Oviedo, combina o atraente exterior original do século XIX com acomodações e interiores modernos. Submetido a uma extensa modernização, exibe agora acomodações elegantes e contemporâneas, com modernos serviços, conforto e comodidades. Os hóspedes do Fruela podem desfrutar (custo adicional) do Spa do fabuloso Hotel & Spa Princesa Munia, o “irmão” mais sofisticado e luxuoso que, como o nome sugere, é digno de realeza.

  • NH Oviedo Principado: acomodações elegantes a escassos metros da Catedral de Oviedo, numa rua semipedonal em frente à histórica Universidade de Oviedo. Os quartos luminosos e aclimatizados apresentam uma decoração contemporânea, com pisos em parquet e mobiliário moderno. Incluem TV de ecrã plano com canais por satélite e Wi-Fi de acesso gratuito. Munidos de casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal e secador de cabelo. 

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest