Zagreb | Croácia

Crédito da Foto: Kayak.com
Zagreb é a capital da Croácia, um título relativamente novo para a cidade histórica. Embora nem sempre tenha sido capital, sempre foi mais importante que as duas cidades rivais no topo da colina: Kaptol e Gradec. Depois como uma cidade sob primeiro o império húngaro, depois o austro-húngaro e, por fim, a Iugoslávia.
A cidade de Zagreb é a principal porta de entrada para visitar a Croácia e um dos principais destinos turísticos do país. Por isso, muitos viajantes “esquecem-se” de visitar Zagreb como ela merece, limitando-se a usar a capital da Croácia apenas como ponto de entrada ou saída aérea do país para as férias de verão nas apetecíveis praias costeiras, ou como ponte de partida para uma roadtrip pelos Balcãs.
No entanto, em nossa opinião, visitar Zagreb é uma imersão cultural numa cidade moderna, barata,  bem interessante e que oferece coisas incríveis que valem a pena conhecer, pois ela é uma cidade que se mostra autêntica no seu dia-a-dia e não embrulhadinha como num pacote turístico todo engalanado.Uma cidade com uma gastronomia absolutamente incrível, uma cultura de cafés e esplanadas vibrantes. 
Bem, vistas as coisas, temos aqui muitas razões que justificam visitar Zagreb, principalmente para os amantes da cultura, com alguns dos museus mais incomuns da Europa, praticamente gratuitos.
Se estas razões ainda não lhe despertaram a curiosidade, continue a ler este roteiro de Zagreb que, descobrimos por lá, mais do que motivos que vão lhe convencer.
 
Quando visitar
É certo que se pode visitar Zagreb em qualquer época do ano, já que há sempre uma vasta agenda cultural, de eventos e festividades a preencher os dias longos e soalheiros de verão como os mais cinzentos e frios de inverno. O mês mais frio é janeiro, quando as temperaturas podem chegar aos -3°C e a média é 0°C. Por outro lado, fevereiro geralmente é o mês mais seco do ano, com precipitação média de 48 mm.
Ainda assim, a melhor época para visitar Zagreb é em maio e junho ou setembro e outubro, quando o clima é agradável, com dias longos cheios de luz e ensolarados. É provável que você veja mais chuva em junho, quando a precipitação estiver em torno de 95 mm. São meses também menos movimentados do que os meses de verão de julho e agosto. Zagreb em julho, a temperatura média é 21°C, e a máxima pode chegar a 27°C. Esses meses são de temporada alta, tanto na capital como no resto do país. Os dias podem inclusivamente ser muito quentes, principalmente à tarde.

Como Chegar
Avião
Ao voar para Zagreb, você vai desembarcar no principal aeroporto da Croácia, o Aeroporto Internacional de Zagreb Franjo Tuđman (ZAG), um aeroporto moderno, inaugurado em março de 2017, localizado  na cidade vizinha de Velika Gorica, que fica 10 km do centro da cidade de Zagreb.
Até pouco tempo não existiam voos diretos do Brasil para a Croácia, portanto, era necessário fazer uma conexão no meio do caminho. 
Atualmente, o voo mais curto para Zagreb do Brasil parte de São Paulo e levar cerca de 15 h 20 min. Se você  não quiser uma viagem tão longa, uma ótima opção é ir até Lisboa ou Porto e pegar um voo até Zagreb (com a TAP ou Croatia Airlines). 
Há voos diários de Lisboa Porto (sempre com escala):
Duração do voo Lisboa/ Zagreb: a partir de 5h 30m
Duração do voo Porto/ Zagreb: a partir de 6h
Nós saímos de Faro–Algarve, com stopover em Bérgamo–Itália.
Ou ainda, outras opções muito boas também são: ir até a Londres (Easyjet) ou até Frankfurt (Lufhansa ou Easyjet), e seguir para Zagreb, Split ou Dubrovnik.
Outras opções para quem está na Europa são:
Trem
A ÖBB é a empresa de trem mais popular para Zagreb, seguida pela Trem. Aqui estão os lugares de onde você pode pegar um trem para ir até Zagreb: Liubliana, Budapeste, Munique, Viena e Zurique.
Ônibus
Várias empresas de ônibus operam rotas para Zagreb, incluindo a FlixBus, a Ônibus e a GoOpti. De Pula, a viagem de ônibus para Zagreb tem 336 km. De Budapeste a viagem tem 440 km. A estação de ônibus mais popular é a Zagreb Autobusni Kolodvor, localizada a 1,5 km do centro de Zagreb. A Zagreb Zapadni Kolodvor também é uma estação frequentemente usada e fica a 2 km do centro da cidade.
Dica: A estação ferroviária de Zagreb tem uma localização mais central do que a estação rodoviária, embora as duas estejam a 20 minutos a pé uma da outra. Se quiser viajar entre as duas, pegue o bonde 2 ou 6.

Como ir do Aeroporto ao centro de Zagreb
Bus: O “airport shuttle” Pleso Prijevoz liga o terminal das chegadas do aeroporto (das 6:00h às 22:30h) à Estação Central dos Autocarros no centro de Zagreb (das 4:30h às 21:30h), com corridas a cada 30 minutos (duração da viagem entre 35 a 40 minutos). A Linha 290 do ZET é a outra possibilidade de chegar ao centro de Zagreb. A viagem é mais longa, pois tem 20 paragens pelo caminho.
Taxi: É uma alternativa que pode ser cômoda, mas sai dispendiosa. À saída do terminal das “chegadas”, existem indicações para o parque de Táxis. Uma corrida fica entre 40€ a 50€, dependendo do trânsito e distância. Não há tarifa fixa.
Serviço de transfer: para uma logística sem complicações, é preferível reservar um serviço de transfer. 

Roteiro de 2 dias em  Zagreb 
O compacto centro histórico de Zagreb é fácil de explorar a pé, e este roteiro está preparado para lhe dar um gostinho da cultura animada da cidade, sempre com calma.
Assim como acabamos de ver na cidade de Bérgamo, a cidade de Zagreb também divide-se em Cidade Alta e Cidade Baixa. Na origem da Cidade Alta estão as cidades gêmeas de Gradec, o centro de comércio e negócios, e Kaptol, centro religioso, dividido antigamente pelo riacho Medvešča. Além da famosa Praça Ban Jelačić, do popular Museu das Relações Quebradas e da vibrante Tkalčićeva ulica, há uma Zagreb de parques e espaços verdes que são uma tentação.

Curiosidade dos lampiões: A cidade velha ainda tem 217 lâmpadas a gás. Os funcionários da cidade ainda cumprem o trabalho interessante de todas as noites, ao entardecer, estes senhores são encarregados de acender cada uma delas.

Roteiro para visitar Zagreb: 1º dia (Manhã e Tarde)
1.Funicular
Comece o seu primeiro dia tomando o Funicular liga centro da Cidade Baixa na Ul. Ilica ao da Cidade Alta. Um dos funiculares mais curtos do mundo, com apenas 66 metros de comprimento, sobe numa questão de um minuto e sai quase em frente à entrada principal da Torre Lotrščak. Foi inaugurado no final do século XIX e originalmente era movido a vapor.

2.Strossmayer Promenade  

Se procura um harmonioso e tranquilo lugar, afastado da vida agitada de Zagreb, o Strossmayer Promenade é o lugar certo para você. Localizado ao longo dos restos das fortificações medievais de Zagreb, oferece vistas panorâmicas sobre a Cidade Baixa. O passeio romântico é sombreado por castanheiros altos e fica ainda mais atmosférico durante os festivais de verão, quando está cheio de barracas de comida, artistas e música.
Dica: As melhores vistas panorâmicas 360º sobre a cidade de Zagreb são obtidas da Torre Lotrščak, mas se não quiser pagar para subir, faça um passeio pela Promenade Strossmayer que as vistas não lhe ficam muito atrás. É aqui que as pessoas se reúnem para o pôr-do-sol durante as noites quentes de verão que, invariavelmente acaba na Ul. Tkalča
 
3.Torre Lotrščak 
Siga caminho para a Torre Lotrščak ou Torre dos Ladrões. É um dos lugares mais antigos da cidade, construída no século XIII. Originalmente, na torre tocava um sino, toda meia-noite, para marcar o horário de fechamento dos portões da cidade, como um toque de recolher, pois nesta época as pessoas não tinham relógio.
O toque também acontecia para avisar aos moradores, quando se aproximava algum inimigo ou, por exemplo, para impedir que ladrões entrassem nas lojas de saques.
Atualmente, um canhão é disparado todos os dias às 12 h, desde 1877. Diz a lenda que, serve para sincronizar todos os sinos das igrejas de Zagreb ou só para manter a tradição antiga mesmo. Os sinos das igrejas dão continuidade sonora à “celebração” do meio-dia, mas com algo mais harmônico e musical.
Então, esteja a postos na praça esperando o horário para assistir ao disparo do canhão na Torre de  Lotrščak, porque exatamente ao meio-dia, o canhão explode: o som é ensurdecedor e a experiência é alucinante. 
Enquanto espera, você pode curtir uma bela vista de Zagreb. Você não estará sozinho, outros turistas estarão lá esperando esse momento. É uma experiência no mínimo “interessante”, para mim um dos pontos altos do que fazer em Zagreb
 
4.Ul. Ćirilometodska
Aprecie o manancial de palácios barrocos que alinham a Ul. Ćirilometodska e pare para apreciar a fachada da Greek Catholic Co-cathedral of St. Cyril and Methodius
Descubra a St. Catherine's Church. Esta graciosa igreja barroca foi construída pelos jesuítas no século XVII e funcionou como um monastério. 
Destruída por dois incêndios em 1645 e 1674. Foi reconstruída com donativos de famílias nobres que, em troca, poderiam colocar seus brasões e terem tumbas no interior da igreja. Hoje é uma das igrejas preferidas para os casamentos em Zagreb
Ali, reserve um pouco de tempo para visitar as áreas de compras ou curta os seus ótimos restaurantes.
5.Museus em Zagreb
Se tiver tempo e interesse, passe pelo Museu de História Croata. Se não para ver uma das exposições temporárias, para ver o majestoso palácio onde a elite da cidade se reunia para soirées, bailes e concertos ou  durante o seu passeio por Zagreb, confira surpreendentes exibições de arte no Museu da Cidade de Zagreb, um museu com um valioso passado histórico no local. 
Além disso, Zagreb é uma cidade que tem os museus mais sui generis e únicos da Europa. E o melhor é que são gratuitos ou mesmo muito baratos. Só para se ter uma ideia, temos: Museu de Tortura, Museu dos Cogumelos, Museu dos Anos 80 de Zagreb e espera-se ansiosamente a abertura do Museu dos Sentidos
Por fim não deixe de explorar dois dos museus mais singulares do mundo: o Museu da Arte Naïve e o Museu das Relações Quebradas.
Tire fotos do majestoso Palácio Kulmer, onde fica o museu. Ele tem uma elegante fachada branca com portas e janelas pretas simples. Entre no edifício para ser transportado para as memórias dos relacionamentos fracassados. 
Museu das Relações Quebradas ou Museu dos Relacionamentos Terminados é uma agridoce carta de amor para o coração partido. A maioria das exposições contêm relíquias sentimentais que sobreviveram ao fim dos relacionamentos: leia as cartas e mensagens e veja fotografias dos felizes relacionamentos no passado; veja um vestido de casamento de um relacionamento de três anos na Alemanha de 1990; leia sobre a história por trás de um telefone celular de um relacionamento de um ano que terminou em 2004; saiba por que uma cueca laranja de 2005 aparece no museu. 
Vários outros itens nas exposições revelam histórias semelhantes interessantes.Os doadores permanecem anônimos, mas deixam informações como datas, locais e outras anotações. 
O museu abre todos os dias da manhã até o final da tarde, o ano todo. Ele fica aberto até um pouco mais tarde durante os meses de verão. Há várias modalidades de ingresso com desconto para estudantes, crianças, idosos e grupos.

6.Markov trg 
O nosso roteiro para visitar Zagreb segue para uma das praças históricas mais emblemáticas da capital croata. Falamos da Markov trg ou Praça de São Marcos no centro da qual está a Igreja de São Marcos
Quanto a linda Igreja de São Marcos em estilo gótico, é um ícone da cidade de Zagreb, por ter uma arquitetura inconfundível, com o seu telhado de azulejos coloridos e bem diferente das outras igrejas europeias que estamos acostumados.
Feito em cerâmica vidrada, o telhado está adornado com os brasões de armas da cidade de Zagreb e do Reino Triuno da Croácia, Eslavônia e Dalmácia
Em redor da praça estão alguns edifícios de grande beleza e valor arquitetônico, como o Parlamento da Croácia, a sala de concertos Zagrebački Solisti, e o Tribunal Constitucional Croata.
Atenção: além dela raramente está aberta ao público, pois sempre tem algum evento acontecendo no monumento, agora está em reforma devido aos danos de 2020.

7.Kamenita Vrata 
Continue o seu roteiro por Zagreb rumando até ao Portão de Pedra, o portão medieval Kamenita Vrata. Esse é o último dos quatro portões que guardavam a entrada do antigo centro medieval de Zagreb
Diz a lenda que a cidade foi totalmente arrasada num incêndio em 1731, salvando-se milagrosamente a pintura da Virgem que ocupa a capelinha do Portão de Pedra. É também o cenário de uma tradição curiosa Zagreb. Aqui, na pequena capela do portão, os moradores costumam acender velas e rezar pelos entes queridos que faleceram. 
Deixe-se envolver pela profunda devoção à Virgem Maria que leva os croatas, vindos de todo o mundo, a acender as suas velas na diminuta capela resguardada debaixo da única porta sobrevivente das muralhas medievais. A capelinha está forrada com placas votivas das graças e louvores.
8.Túnel Grič 
No meio do glamour das lojas, escapa a um visitante normal o misterioso mundo subterrâneo de Zagreb. Vamos revelar-lhe o mistério do Túnel Grič: o Túnel Grič tem apenas 350 metros de comprimento e duas entradas principais – uma na Ul. Mesnička, e outra na Ul. Radićeva.
Túnel Grič foi construído durante a Segunda Guerra Mundial e a sua primeira e principal função foi a de proteção dos ataques aéreos durante a guerra. 
Depois da guerra, o túnel caiu no esquecimento. Pensa-se que este é apenas um dos muitos túneis existentes debaixo de Zagreb.
Até o início da década de 1990, o túnel era quase inutilizável. Então, começaram a acontecer as primeiras rave parties em Zagreb, exatamente no Túnel Grič, e, desde então, tornou-se num atrativo turístico. Um túnel monótono e cinzento que se tornou num lugar colorido, uma galeria de arte, um espaço vivo de exposições que pessoas talentosas abrilhantam com arte, cor e luz, principalmente no advento.
Pegue a passagem de Radičeva e saia no Art Park (o segundo túnel à esquerda). Lá você vai poder admirar um pouco de street art antes de continuar descendo a colina até Ilica, perto do funicular onde este roteiro começou. Se não quiser passar pelo túnel, apanhe ali mesmo o funicular para a Cidade Baixa.

Roteiro para visitar Zagreb: 2º dia (Manhã)
Cidade Alta visitada, parta à descoberta dos encantos da Cidade Baixa, onde impera a arquitetura Austro-Húngara e da ex-Jugoslávia

1.Ilica 
Retomamos na Trg. Ban Jelačić, na direção oeste para percorrer a rua comercial mais popular e mais longa da moderna Zagreb: a Ilica
Ilica é uma das ruas mais longas de Zagreb, com cerca de 5,6 km de comprimento, indo de leste a oeste, logo ao sul da Trg. Ban Jelačić.
Aqui se encontram as lojas de marcas internacionais e locais mais famosas, a par de pequenos cafés cheios de charme, o acesso ao emblemático funicular azul, e entrada para um mundo subterrâneo. Pode-lhe também interessar dar um pulinho no Museu das Ilusões.

2.Trg. Ban Jelačić
Comece o seu segundo dia, com uma visita à Trg Ban Jelačić, aquela que é considerada a praça principal, o coração de Zagreb e um ponto onde quase tudo acontece em Zagreb. Praticamente todas as ruas de Zagreb levam a Ban Jelačić o que facilita o seu roteiro.
Trg Ban Jelačić é o “centro nervoso” da cidade, onde centenas de pessoas passam todos os dias. A praça é uma zona proibida para carros, mas os bondes circulam em direção aos diferentes bairros. Posso dizer que é bastante grande e sempre muito confluente. É um ponto de encontro popular, onde começam muitos passeios a pé gratuitos.
Você vai encontrar edifícios imponentes de diferentes estilos arquitetônicos, como o biedermeier, art nouveau e pós-modernista que, formam o centro de Zagreb desde o século XVII. 
Destaca-se no centro da praça a imponente estátua equestre do herói croata, Ban Jelačić, que lhe deu nome. A estátua de Ban Josip Jelačić foi colocada lá em 1866. Ele era um general conhecido por seu papel nas Revoluções de 1848 contra os húngaros pela independência da Croácia. A estátua foi removida entre 1947 pelo governo comunista e colocada de volta em 1990.
Do outro lado da praça, vale a pena visitar a Fonte de Manduševec, que fornecia água potável aos habitantes da cidade até o final do século XIX. Cumpra o ritual:  peça um desejo e atire uma moeda para a fonte, cuja lenda está na origem do nome da cidade.
Mais à frente está a Torre do Relógio, cujo ponto de encontro favorito dos locais é debaixo dela.
3.Trg. Petar Preradović 
Sinta o burburinho da movimentada Trg. Petar Preradović, mais conhecida como Praça das Flores, assim chamada pelas icônicas banquinhas de flores. 
A praça acolheu várias feiras desde o século XIV, e hoje é o epicentro da špica, o passatempo favorito de Zagreb, principalmente aos sábados de manhã, em que todos saem à rua vestidos com elegância para ver, serem vistos e para tomar café.
Ali perto não deixe de passar pela galeria Oktogon. Como você pode imaginar pelo nome, Oktogon envolve algo com oito faces. 
É uma passagem comercial perto do centro de Zagreb, com uma linda cúpula central octogonal. Foi construído no final do século XIX como parte do Primeiro Banco de Poupança Croata, pelo arquiteto Josip Vancas
Ainda pela manhã, continue o dia na linda Catedral de Zagreb. Em uma posição proeminente na parte antiga da cidade, a Gornji Grad, na Trg. Kaptol, a Catedral de Zagreb é visível de praticamente qualquer lugar da cidade. 
Aconselho também caminhar pela região se você estiver com tempo. Siga para o emblemático Mercado Dolac e Tkalciceva, de longe você avista os guarda-sóis vermelhos.
4. Catedral de Zagreb 
Suba pela Ul. Tome Bakača no lado direito da Trg. Ban Jelačić e vá até a Catedral de Zagreb. Contemple o maior templo católico romano de toda a Croácia, com mais de oito séculos de existência. 
Ela foi muito danificada em um terremoto em 1880, tendo de ser re-construida no estilo neo-gótico na virada do século XX, recuperando o aspecto glorioso e imponente de outrora. Apesar de tudo o que sofreu ao longo dos anos, dos inúmeros incêndios e terremotos que a afetaram desde a sua origem nos inícios do século XII, a Catedral de Zagreb é muito bonita, enfeitando essa área central da cidade.
A coluna em frente à catedral é o Monumento à Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria cuja estatuária dourada impressiona qualquer visitante.
Ao redor, erguem-se as muralhas e baluartes renascentistas, erguidas no século XVI para suster as invasões otomanas.
A Catedral de Zagreb funciona todos os dias, com horário limitado para visitas aos domingos. A entrada é grátis. Para chegar ao local, pegue o funicular até Gornji Grad. A igreja fica no topo de uma colina e seus pináculos são visíveis de quase toda a cidade, então, use-os para se orientar.
Nota: Ela também foi danificada no terremoto de 2020 e atualmente está em reconstrução.

A partir da Catedral de Zagreb você pode fazer uma pequena caminhada até a Trg. Dolac. A região é bem colorida, repleta de frutas, legumes e flores, além dos alimentos e objetos típicos croatas. Sobranceira à Trg. Dolac, está a Igreja de Santa Maria. Longe de ter a imponência da catedral, é uma das prediletas dos locais ou seguir em frente até a Ulica Ivana Tkalčića.

5.Mercado Agrícola de Dolac 
Esta praça movimentada abriga o Mercado Agrícola de Dolac, uma feira livre, onde você sentirá a verdadeira atmosfera da Croácia. Regale os sentidos nos seus icônicos e coloridos chapéus-de-sol vermelhos. Os mercados de Zagreb são pontos de encontro e o lugar certo para saborear um café ou os produtos locais.
Aqui você pode comprar umas frutinhas, uns queijinhos e talvez até mesmo um mel artesanal muito tradicional na Croácia. Venha de manhã cedo para poder escolher os produtos mais frescos como, flores, queijos, aves, ovos, fruta e vegetais frescos. São exibidos com orgulho e esmero nas dezenas de barraquinhas que todos recorrem para as compras do dia.
Aproveite para “cumprimentar” a kumica, a estátua-homenagem da aldeã que sobe à cidade para vender o fruto do seu árduo trabalho às gentes da cidade, nos seus trajes tradicionais e de cesta à cabeça.
Algo interessante a dizer é que o local é apelidado pelos habitantes de “A Barriga de Zagreb”, porque alimenta a capital. O mercado é tanto um lugar social quanto um fornecedor de alimentos.
Além disso, depois de dar uma volta pelo mercado e comprar algumas gostosuras, descendo as escadas do mercado, na Ul. Tkalciceva, você pode parar para tomar um café em um dos muitos que ficam em volta do mercado, como o Bistro Amphora. Além do bom cafezinho, ele é o local ideal para observar o vai e vem das pessoas. 
Este também é o caminho de alguns bons restaurantes que ficam pela região, onde você poderá relaxar e fazer compras de souvenirs em outra feira que fica pela praça e passear pelas lojas de roupas, sapato e cosméticos da região.
Você também pode desenterrar tesouros doutros tempos na feira da ladra da Trg.Britanski. Antiguidades, peças vintage e peças de colecionador invadem a praça ao fim de semana que é um mercado de frescos durante os dias da semana. 

6.Ulica Ivana Tkalčića 
Vamos conhecer agora a rua mais vibrante de Zagreb, a Ulica Ivana Tkalčića, Tkalča para os amigos. Um padre emprestou-lhe o nome, mas foi a rua dos bordéis até à 2ª Guerra Mundial.  Lojas, boutiques, bares, restaurantes e esplanadas alinham dum lado e doutro desta rua pedonal com um charme especial, onde não faltam energia e diversão (noite e dia).
É daquelas ruas icônicas que fazem os lugares, das memoráveis, com um passado emblemático e uma atmosfera própria. 
Imagine que, por baixo corria um riacho que separava Kaptol e Gradec (as tais duas cidades que deram origem a Zagreb e lutavam entre si por uma posição de domínio). 
Acontece que o riacho foi pavimentado e agora Tkalčićeva é a alma da arte de bem comer e beber. Para além da gastronomia local, vai encontrar muitos restaurantes internacionais e os bares onde vai poder degustar a cerveja artesanal local.
7. Ulica Pavla Radića
Dobre a esquerda, na Krvavi Most até encontrar a Ulica Radiceva. Depois, dobre à direita e siga por elas até chegar a Ulica Pavla Radića, outra rua muito bonita, com muitas lojas charmosas, onde está o Zagreb 80's Museum, uma Estátua de São Jorge e o Tortureum - Museum of Torture
A Estátua de São Jorge é uma obra do início do século XX, dos escultores austríacos Kompatscher and Winder, expressa o momento em que o santo matou o dragão. 
Contorne o monumento e siga até encontrar o local do antigo portão da cidade, do século XIII. 
Descendo por ela, chegamos novamente a Ilica.
Roteiro para visitar Zagreb: 2º dia (Tarde)
1.Parque Zrinjevac
Existem poucas cidades onde ruas e espaços verdes vivem tão intimamente interligados quanto em Zagreb, onde os parques são um oásis de paz e relaxamento. Um dos lugares mais românticos de Zagreb é o Parque Zrinjevac. A primeira impressão é a de um passeio verde repleto de canteiros de flores.
Este é sem dúvida um dos mais bonitos, completo e gramados bem cuidados. É aqui que os amantes da arte se reúnem em massa e nunca há um momento chato no Zrinjevac. E no meio, a somar, encontramos a primeira fonte decorativa de Zagreb de 1893, a que chamam carinhosamente de “cogumelo”. 
Ali também está o Museu Arqueológico, albergado numa mansão histórica, a Academia Croata das Ciências e das Artes, num palácio neo-renascentista e o oitocentista Art Pavillion, alinham-se no parque acrescentando-lhe monumentalidade.
2.Praça Rei Tomislav
A Praça Rei Tomislav é um dos muitos parques públicos do século XIX na cidade baixa de Zagreb.
A estátua equestre de Ban Josip pode ser o centro de Zagreb, mas no extremo sul do passeio, impõe-se a estátua equestre do primeiro rei croata, Rei Tomislav.
Os visitantes que chegam de trem verão primeiro a do Rei Tomislav, em frente à grandiosa Estação Ferroviária Central, perto do magnífico e requintado Hotel Esplanade, onde alojavam-se  os passageiros do Expresso Oriente que ligava Paris a Istambul.
Mas Zagreb não se fica por aqui em monumentalidade. Dignos da sua atenção, tanto para apreciar a beleza arquitetônica exterior como o esplendor dos interiores, são ainda o Jardim Botânico, o sublime edifício art nouveau do Museu Etnográfico, e para fechar, sublime-se com o gigantesco Mimara Museum e a sua fabulosa coleção privada de arte.

3.Jardim Botânico 
A entrada/saída do jardim para visitantes está localizada em frente ao cruzamento da Ulica Mihanovićeva com o lado leste da Trg. Marulićeva, perto da estufa de exposições.
Como o Jardim Botânico está localizado no centro da cidade, pode ser facilmente alcançado a pé, simplesmente seguindo os parques Green Horseshoe ao sul. 
Os caminhos ocidentais da Ferradura Verde o levarão à entrada de Ilica: Trg Republike, Trg Mažuranića e Trg Marulića
Dicas: A chegada em veículo particular é difícil porque os lugares de estacionamento são limitados às ruas e praças circundantes, na primeira zona de estacionamento. 
A garagem pública mais próxima do Importanne Centre está localizada ao lado do Hotel Esplanade
Se você chegar a Zagreb de trem, simplesmente siga para o oeste ao longo da Ulica Mihanovićeva a partir da Estação Central
A linha de elétrico n.º leva-o até ao Jardim Botânico: 2, 4 e 9, e um número ainda maior de linhas está disponível na vizinha cesta Savska.
O jardim está aberto à visitação, em regra, de março a dezembro de cada ano (se necessário, devido ao mau tempo ou outros problemas técnicos, a abertura pode ser em abril e o fechamento em novembro). 

Onde comer
Dica: para um autêntico café-da-manhã, cheio de sabor, vá à padaria. O pão é mais do que um alimento, faz parte da identidade croata e em Zagreb encontramos uma padaria em cada quarteirão. A variedade de pães é alucinante, e o cheirinho do pão acabado de cozer faz nascer água na boca.
Le Bistro Esplanade
Foi o primeiro restaurante na Croácia a celebrar o Dia dos Namorados em 1989 e desde a abertura o Le Bistro Esplanade combina a cozinha tradicional croata e a elegância francesa, oferecendo pratos típicos de bistrô e o mundialmente famoso Esplanade štrukli
Pratos Recomendados:Zapečeni štrukli; Štrukli;Gostionica Ficlek; Zagrebački Odrezak(Prato de Carne)Krpice Sa Zeljem (Massa)Tafelspitz (Prato De Vitela).

Vinodol
Localizado no coração do centro de Zagreb, o Restaurante Vinodol é um popular ponto de encontro atraente para muitos, desde empresários e locais famintos até turistas que procuram um sabor da genuína cozinha croata. A cozinha serve vários pratos tradicionais preparados com uma abordagem moderna. Pratos Recomendados:  Sarma; Zagorska juha s vrganjima; Zapečeni štrukli.

Stari Fijaker
Um dos restaurantes mais famosos e antigos de Zagreb, o Stari Fijaker, começou a servir comida em 1848. Embora tenha mudado vários nomes e proprietários desde então, sempre foi conhecido por servir autênticas especialidades tradicionais que representam a região de Zagreb-Zagorje.
Pratos Recomendados:Sarma; Puricas mlincima; Čobanac.

Depois do almoço, deixe algum espaço para o bolo tradicional chamado Imotska, uma torta de amêndoas e nozes. As suas papilas gustativas se encheram de satisfação, por isso recomendamos que você experimente o bolo, mesmo que você esteja cheio!

Onde ficar em Zagreb 
É certo que Zagreb não tem o glamour de Dubrovnik. Em contrapartida, Zagreb oferece acomodações para todos os gostos, num ambiente super descontraído, com animadas praças repletas de esplanadas, espaços verdes espetaculares, museus de classe mundial e grandes locais de interesse turístico. E como não sofre de excesso de turistas, os preços de alimentação e hotelaria são muito mais em conta do que nas excessivamente turísticas cidades costeiras de Dubrovnik e Split.
Se você quer uma excelente localização, opte pelo Hotel Dubrovnik, mesmo ao lado da Praça Bana Jelačića, permite ir a todos os locais de interesse a pé. Os quartos são super espaçosos e confortáveis e com café-da-manhã. No geral, os hóspedes gostam muito da relação qualidade-preço. 
Se procura uma estadia mais econômica em Zagreb, mantendo bons níveis de conforto, sugerimos o Hotel National. Na faixa de preços em que se insere é quase imbatível. A grande desvantagem é que não fica mesmo no centro, mas fica ao lado da estação de autocarros e quase à porta do tram, os característicos elétricos azuis de Zagreb, chega aos principais locais de interesse num instante.
Para estadias de luxo, a melhor aposta é o clássico e glamouroso, Esplanade Zagreb Hotel, fundado em 1925 para ser o alojamento de excelência para os passageiros do mítico Expresso do Oriente.
Além desse de hotéis 5 estrelas, uma ótima opção mais acessível é o Hotel Laguna Zagreb.  
Se seu orçamento for apertado, no segmento dos hostels, ninguém bate o Hostel Shappy. É super central, o staff é muito boa onda e, para além dos beliches, oferece também quartos privados com ou sem casa de banho partilhada. O Himalayan Hostel e The Dots Hostel são opções de hospedagem bem avaliadas. 
Há também muitas opções de aluguel de temporada em ZagrebDonji Grad é o bairro com a maior quantidade de opções para escolher. Em média, aluguéis de temporada em Zagreb são cerca de 33% mais baratos do que um quarto de hotel.

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest