Dicas de passeios em Curitiba
21:06Inicialmente chamada de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, passando a se chamar Curitiba em 1721, e já nesta época a preocupação com a natureza e o meio ambiente era determinante pelo então ouvidor Raphael Pires Coutinho, iniciando uma tradição da qual Curitiba é hoje reconhecida internacionalmente.
A capital do Paraná ao longo dos últimos anos tem se consolidado como a cidade mais rica do Sul do país e a 4ª em nível nacional.
Curitiba reúne hoje vários motivos para se apaixonar. As etnias, as tradições, os costumes, o lazer e entretenimento, os parques, as praças, os bosques, os memoriais, além da gastronomia é claro, restaurantes e bares com suas culinárias típicas do povo que fizeram e fazem Curitiba, uma cidade agradável, charmosa e acolhedora.
Então, nesta postagem vou dar falar sobre um passeio bem básico que você pode fazer se quiser conhecer um pouco da gastronomia curitibana e os seus pontos turísitocs mais conhecidos:
Santa Felicidade
Santa Felicidade é uma região administrativa de Curitiba que envolve 16 bairros, incluindo o bairro de Santa Felicidade, que fica a 7 km do Centro. O bairro é um antigo caminho dos tropeiros paulistas que iam em direção ao sul.
Em sua formação histórica, recebeu um grande número de colonos vindos do norte da Itália, especialmente das regiões de Vêneto e Trento, onde se dedicaram à produção de hortigranjeiros, a plantação de erva, ao fabrico de vinho e queijo e ao trançado de vime.
Atualmente é um importante reduto gastronômico, com grande quantidade de restaurantes de cozinha italiana, além de ter muitas vinícolas e lojas de artesanato e móveis de vime.
O nome do bairro é uma homenagem a uma antiga proprietária de terras da região no século XIX, a portuguesa Felicidade Borges.
Os dois principais eixos viários do bairro são a Avenida Manoel Ribas e a Via Vêneto, nas quais respectivamente se encontram os tradicionais restaurantes e o terminal de ônibus e a Rua da Cidadania do bairro.
Em Santa Felicidade está localizado o maior restaurante da América Latina, o restaurante Madalosso.
Almoço em restaurante típico no bairro italiano de Santa Felicidade.
http://www.madalosso.com.br/?v
Av. Manoel Ribas 5875 Santa Felicidade Curitiba tel 41 33722121
Horário/Opening hours:diariamente.
Ônibus/Bus:Convencional Sta. Felicidade (Travessa Nestor de Castro). Descer na Av. Manoel Ribas.
Acesso/Access:Rua Cândido Lopes/Rua Carlos de Carvalho/Rua Brigadeiro Franco/Av. Manoel Ribas.
Outras opções ficam por conta do:
http://www.famigliafadanelli.com.br/?s=intro
Endereço: Av. Manoel Ribas, 5667 – Santa Felicidade Ligue: (41) 3372-1616
http://www.anelogastronomia.com.br/
Av. Manoel Ribas, 5864 - Santa Felicidade Telefono: 41 3076-4636
Ópera de Arame / Parque das Pedreiras
Com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba.
Ópera de Arame, com estrutura tubular e teto transparente, é um dos símbolos emblemáticos de Curitiba. Inaugurada em 1992, acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, e tem capacidade para 1.640 espectadores.
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989, e pode abrigar, ao ar livre, 10 mil pessoas sentadas ou 50 mil em pé.
O local foi palco, na noite mágica de 4 de abril de 1993, na festa dos 300 anos de Curitiba, do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira.
Localização/Address: Rua João Gava, s/n°. – Abranches. Tel: (41) 3355-6071 / 3355-6072 Tel/fax: 3355-6070
Horário/Opening hours: terça a domingo, das 8 às 22 horas.
Ônibus/Bus: Convencional Mateus Leme (Praça Tiradentes) ou Interbairros II,descer próximo à Pedreira.Convencional Nilo Peçanha (atrás da Catedral) descer Farol das Cidades.
Acesso/Access: Rua Barão do Serro Azul / Trav.Nestor de Castro / Rua do Rosário
Jardim Botânico
Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991.
Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba, inaugurado em 1991. Criado à imagem dos jardins franceses, estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
A estufa, em estrutura metálica, abriga espécies botânicas que são referência nacional, além de uma fonte d’água. A mata nativa está ponteada de trilhas para percursos a pé.
O Museu Botânico, dirigido por Gert Hatschbach, atrai pesquisadores de todo o mundo. Tem espaço para exposições, biblioteca e auditório. Atrás da estufa está localizado o espaço cultural Frans Krajcberg com exposição permanente de 114 esculturas desse artista/ambientalista.
Localização/Address: Rua Eng°. Ostoja Roguski, s/n°. – Jardim Botânico Tel: (41) 3264-6994 (Administração) / 3362-1800 (Museu).
Horário/Opening hours: Das 06h00 às 21h00 > durante o horário de verão. Das 06h00 às 20h00 > durante o horário de inverno.
Ônibus/Bus: Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Descer ao lado do Botânico.
Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al.Dr.Muricy).Descer em frente ao Jardim Botânico.
Acesso/Access:Trav. Tobias de Macedo / Trav. Alfredo Bufren / Rua Amintas de Barros / Rua Tibagi / Av. Presidente Affonso Camargo / Rua Eng°. Ostoja Roguski.
Curitiba tem uma infinidade de atrações turísticas, para quem se interessar em conhecer a fundo a cidade, é só entrar neste site: http://www.guiaturismocuritiba.com.br/
A cidade conta também com uma linha de ônibus turístico. A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial, que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade, segue o link: http://www.curitiba.pr.gov.br/idioma/portugues/linhaturismo
0 comentários