Eclusa de Barra Bonita

13:12

Este passeio é parte de um roteiro de viagem de três dias, realizado no feriado de 7 de setembro, onde visitamos Holambra, fizemos um passeio de Maria Fumaça em Campinas e também este passeio de Eclusa em Barra Bonita. 
Como era festa das flores em Holambra, não conseguimos hospedagem na cidade, então, montamos base no Ibis Indaiatuba, assim fizemos o passeio de Maria Fumaça, voltamos, no dia seguinte fomos em Holambra e por último, por ser mais longe, fizemos a Eclusa e de lá voltamos para casa.

Barra Bonita
A bela cidade de Barra Bonita, a 300 km da capital São Paulo (Brasil), com população aproximada de 40.000 habitantes, é palco de um dos mais belos passeios fluviais do Brasil.
Vivendo do turismo, do artesanato, da cerâmica e da cultura da cana-de-açúcar, com a Usina da Barra, maior produtora individual de açúcar e álcool do mundo, Barra Bonita tem excelente índice de qualidade de vida.
Barra Bonita é uma típica cidade do interior. A vida calma na cidade, onde todos se conhecem e se cumprimentam, fazem dela um recanto agradável para se viver e visitar.

A cidade deve a maior parte do seu desenvolvimento aos imigrantes, especialmente os italianos, que aqui se fixaram no fim do século XIX.
A hidrovia tem papel preponderante na economia da cidade. O rio, também conhecido como rio das bandeiras desde antes do descobrimento do Brasil, se destaca como meio de navegação por todo o interior.
Aqui o momento de espera para que a embracação atraque no Porto para o embarque:
Vista do Porto de Barra Bonita no momento do embarque para o passeio até a Eclusa:
San Marino é uma das embarcações que fazem o agradável passeio pela eclusa. Com capacidade para 700 pessoas, peso de 210 toneladas, o San Marino é um dos mais modernos e luxuosos barcos em navegação, oferecendo conforto e segurança aos passageiros. Numa velocidade de 10 nós por hora (19km aproximadamente), o barco caminha suavemente sobre as águas, onde a profundidade acima da barragem chega a 40 metros.
A bordo do San Marino, o prazer de desfrutar da melodia ao som do violino enche nossos corações de emoção. O romantismo do passeio encanta e emociona os casais de namorados. E é grande a animação dentro do barco, com muitas músicas e danças. 
Com 2400 km navegáveis, passando por cinco estados brasileiros e integrando quatro países do cone sul (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai), banhando mais de 220 municípios, a hidrovia Tietê - Paraná é vetor de desenvolvimento em todo seu curso.
Ponte Campos Salles, patrimônio histórico da cidade, inaugurada em 1915, construída toda em aço, foi trazida da Alemanha para o Brasil juntamente com a ponte pênsil de São Vicente e a Ponte Hercílio Luz, de Florianópolis.


Paisagens pelo caminho até a barragem, são barcos pescando, casas ribeirinhas, vista da cidade de Barra Bonita, fazendas com casarões antigos, resort,etc:
A beleza das margens do rio, durante seu curso pela cidade de Barra Bonita e numerosas casas de veraneio são vistas durante o percurso por Barra Bonita.
Outros catamarãs, barcos e lanchas indo ou voltando:
 
A ponte que liga Barra Bonita a Igaraçú do Tietê:
Barragem de Barra Bonita está localizada no estado brasileiro de São Paulo, na cidade de Barra Bonita e represa as águas do Rio Tietê, bacia do Rio Paraná. É onde funciona a Usina Hidrelétrica Barra Bonita, que possui quatro turbinas Kaplan com um total de 140 megawats (MW) de potência, a partir de uma queda máxima bruta de 23,5 m.
Na barragem existe uma eclusa que possui um comprimento de 142,20 metros, largura de 11 metros e o seu desnível é de 25 metros. Esta eclusa é utilizada por embarcações de turismo e carga para transpor para o outro nível da barragem e com isso permitir a continuação da navegação no Rio Tietê.

A barragem possui 287 metros de comprimento e a alaga até 310 quilômetros quadrados, com capacidade de 2,6 quilômetros cúbicos de água. Na construção da barragem foram utilizados 500.000 metros cúbicos de concreto. O vertedouro possui capacidade de escoamento de 3.521 metros cúbicos por segundo.
A hidrelétrica com suas quatro turbinas, geram energia elétrica de 140 mw de potência, o equivalente ao consumo de uma cidade com 500 mil habitantes.
Nas fotos a entrada da embarcação na câmara, onde será processada a eclusagem.
Após ingressar na eclusa, que tem comprimento de 142m, largura de 12m e desnível de 26m, são necessários 50 milhões de litros de água para completar o processo de enchimento e esvaziamento. 
Com a embarcação atracada no nível de jusante (nível baixo da barragem), o operador fecha as comportas da parte de baixo da eclusa e dá-se inicio ao enchimento da câmara. Esse processo leva aproximadamente 15 minutos, e tudo se processa por gravidade.
Completado o enchimento, começam a se abrir as comportas para a saída da embarcação ao nível superior da hidrovia.
Num futuro próximo, com a construção de uma eclusa em Santa Maria da Serra, o rio Piracicaba se integrará à Hidrovia Tietê-Paraná e, assim, Piracicaba e cidades a jusante, se beneficiarão da navegação fluvial integrada pela grande hidrovia.
Trata-se de um passeio bem cultural, por isso, bom as crianças. E por ser muito agradável e divertido, agrada pessoas de todas as idades e toda a família.Visite Barra Bonita e desfrute do prazer de navegar em suas águas tranquilas.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest