Dicas de roteiro em Punta del Este
22:56Nesta nossa viagem ao Uruguai, havíamos reservado dois dias para visitar Montevidéu, um dia para Colonia del Sacramento e um dia para Punta del Este. Sendo que, montaríamos base na capital e faríamos bate-volta nestas duas últimas cidades. Poderíamos ter alugado um carro já na chegada do aeroporto. Embora a nossa CNH não seja aceita como documento de identidade para entrar no país, mas serve como permissão para dirigir. Mas preferimos abrir mão desta “comodidade” em detrimento de ter que dirigir dentro da cidade de Montevidéu e acabar perdendo a “liberdade”, ficando preocupados com onde ter que estacionar.
Preferimos fazer o seguinte: ir de ônibus de Montevidéu até Punta del Este, lá alugamos um carro. Aí sim, teríamos mais liberdade para visitar os pontos turísticos, principalmente a Casa Pueblo que fica distante do centro. A passagem de ônibus foi comprada com antecedência (ainda no Brasil) no site da Empresa de ônibus COT, com pagamento através de cartão de crédito ao preço de 268 pesos por pessoa (ida por Piriápolis às 08:15 h) e 266 pesos por pessoa (volta por Maldonado às 20:15 h). Acho que talvez até tivesse lugar para comprar na hora, mas como só teríamos um dia para cada lugar, preferimos não arriscar…
e lá foi só trocar o voucher da internet pelo ticket emitido no guichê. Acabamos voltando mais cedo, porque como disse acima, alugamos um carro pela AVIS e às 17:00 h já tínhamos visto tudo que tínhamos previsto de ver, ventava muito, fazia frio… então antecipamos a entrega do carro que estava prevista para às 19:00 h e fomos para a rodoviária
que fica perto da locadora, pensando que ainda teríamos muuuito o que esperar até às 20:00 h, mas ao chegar no guichê para novamente fazer a troca do voucher, a funcionária falou: está saindo um ônibus agora, vocês não querem ir neste? E assim, chegamos mais cedo do que previsto em Montevidéu.
O que você precisa saber sobre Punta del EsteA cidade é um recanto de luxo na América do Sul e toda a sua exclusividade não se reflete em preços baixos. Se hospedar em um bom hotel e jantar em bons restaurantes não sai barato, pense nos gastos ao planejar uma viagem.
Não será difícil se comunicar na cidade. Além de o espanhol ser parecido com o português, muitos estabelecimentos estão acostumados com turistas brasileiros e têm funcionários que falam nossa língua.
Punta del Este é uma cidade para aproveitar tanto os prazeres singelos como os mais extravagantes. É um lugar para caminhar ao ar livre, aproveitar o visual do mar, ver o sol se pondo ou simplesmente curtir o ventinho fresco que sopra pela manhã.
Mesmo quem viaja no verão deve colocar na mala alguns casacos. É comum ventar na cidade e ficar mais fresco no início e no final do dia. Por causa do vento, muita gente não percebe o sol queimando a pele; leve um protetor solar e utilize-o quando houver exposição ao sol.
Também não espere agito em meses temperados fora da estação -- março, abril, maio, setembro, outubro, novembro, início de dezembro.
Ao visitante sobram, nesta época, um passeio pelo bairro das mansões, uma foto na escultura dos cinco dedos enterrados na praia, um pôr do sol na Casa Pueblo e a jogatina no cassino do hotel Conrad. Mas a eletricidade que faz Punta ser Punta estará desligada.
Colocar um par de tênis na mala é indispensável, especialmente para quem pretende conhecer a cidade caminhando. Caminhar na Rambla é superagradável, melhor ainda se estiver com um calçado confortável.
O dia funciona num ritmo um pouco diferente: quase ninguém acorda cedo e apenas às 10 h ou 11 h as ruas começam a ter movimento de pessoas; em compensação, as lojas ficam abertas até às 2 h e os bares funcionam noite adentro.
O almoço mantém esse ritmo tardio, então é comum ver restaurantes cheios às 16h ou praias lotadas ainda nesse horário. Os dias são longos, já que o sol se põe lá pelas 20h e sempre há luz para encorajar a sair do hotel. Aliás, o pôr do sol é um espetáculo à parte, especialmente quando apreciado da Casa Pueblo - não perca!
À noite, o traje é um pouco mais formal. Meninas e rapazes andam arrumados, com destino à balada do dia, e quem prefere uma noite mais tranquila dá vez a algum dos ótimos restaurantes da cidade. Entre 22h e 23h, os restaurantes estão cheios de gente!
Andar por Punta del Este não é perigoso. O Uruguai é um dos países mais seguros da América do Sul e o mesmo se repete nos balneários de Maldonado. Andar pelas ruas até altas horas é comum.
Doces de leite podem ser confiscados ao chegar ao Brasil. Se quiser levar essa delícia uruguaia para casa, é menos arriscado comprar no freeshop na hora de voltar para o Brasil.
O barato de Punta del Este é atender todos os públicos: famílias com crianças, pessoas que procuram descanso, quem gosta de balada ou quem quer um pouco de tudo isso!
O que fazer em Punta del Este
Centro
Avenida Gorlero
Movimentada e cheia de lojas, a Avenida Gorlero é a principal via de Punta del Este.
A Gorlero, vai pelo interior da península, paralela às duas margens.
Muitos hotéis tradicionais e básicos ficam por ali.
Nela também se concentram várias lojas de lembranças e roupas, além de bancos, casa de câmbio, restaurantes e sorveterias.
É inevitável passar por ela ao menos uma vez.
A avenida detém boa parte do comércio e fica em funcionamento e cheia de pessoas até tarde da noite.
Grande parte dos restaurantes aceita cartão de crédito e pagamento em diferentes moedas. Para facilitar, alguns já trazem na conta o valor em peso uruguaio, peso argentino, real e dólar. O troco costuma ser em pesos uruguaios e a cotação varia de acordo com o local.
Freddo
A sorveteria de Buenos Aires, que já ganhou terras uruguaias e até brasileiras, é uma ótima maneira de se refrescar num dia quente. O sabor mais conhecido da Freddo é o dulce de leche. Entramos para tomar um café chico e uma água, gastamos 145,00 pesos. Av. Gorlero, esquina com Rua 27, Punta del Este
Site: http://www.freddouruguay.com/
Les Delices
É uma espécie de restaurante para todas as horas. O lugar tem muito de confeitaria, com seus pães e tortas, mas possui um cardápio com diversos pratos à La carte e outros vários que podem ser levados para viagem. Entre os pratos para pedir ao visitar o local estão as saladas, as tortas salgadas e os combinados de café da manhã.
É o lugar perfeito para quem gosta de doces, pois a variedade de quitutes preparados no lugar é incrível, assim como a apresentação. Olhando tantas sobremesas benfeitas, é difícil resistir a tentação e não experimentar ao menos uma. Garantimos que vale a pena!
O lado negativo do Les Delices fica por conta do preço, que não é muito amigo. Esquina da Rua 20 com 29, Punta del Este.
Calle 20, ou Remanso, é uma das ruas da península de Punta del Este que abriga lojas famosas e marcas conhecidas ao redor do mundo. É um local interessante para visitar se você gosta de compras e pretende voltar para casa com boas aquisições.
Virazón
Um dos nomes sempre presentes ao falar dos restaurantes de Punta del Este é o Virazón: um lugar espaçoso, com cardápio supervariado e uma das melhores localizações da cidade.
Fazer uma refeição no lugar observando o Rio da Prata e suas embarcações, ou o sol se pondo no final do dia, é inesquecível. Vale a pena.
São diversas as opções no menu, entre elas estão: salmão grelhado ($ 445), temaki Virazón ($ 460), o típico chivito natural ($ 310), tapas de salmão ($ 260) e salada caprese ($320). Escolha um lugar na varanda ou no segundo piso e aprecie não apenas um bom prato como um belo visual. Rambla do Porto, esquina com rua 18 Site: http://www.virazon.com.uy/
Rambla e Porto de Punta del Este
Rambla é a avenida beira-mar que passa por toda a península de Punta del Este, margeando tanto a orla do Rio da Prata quanto a do Oceano Atlântico.
Edifícios luxuosos estão aos montes na costa da cidade, assim como pessoas de todas as idades passeando.
Este é bastante utilizado pelos cruzeiros que passam por essa região do Uruguai e, mais do que isso, é um local de entretenimento.
De lá saem os passeios para Ilha de Lobos - neles às vezes é possível observar alguns leões-marinhos.
A região também tem um visual bonito, cheio de lanchas e barcos à vela e, ainda, de boas opções de restaurantes nas redondezas.
É seguro e muito legal caminhar pelo calçadão a qualquer hora do dia, observando o movimento da água, que acompanha todo o percurso. Para uma boa parcela dos veranistas, o programa matutino é caminhar na Rambla do Porto ou pedalar por Punta.
Pela manhã é comum estar cheio de gente na Rambla, especialmente na região do Porto, onde o espaço para caminhadas é maior, a paisagem é deslumbrante e há menos vento, quando comparado ao lado voltado para o oceano.É um local para ir durante o dia ou à noite, que não pode faltar num roteiro por Punta.
Vale a pena, também, reservar um dia para assistir ao pôr do sol no lado voltado para o rio - o visual é demais!Rambla General José Artigas, Punta del Este.
Farol de Punta del Este
A região do Farol de Punta del Este é uma das paradas de quem conhece os principais pontos da cidade. Trata-se de uma área de ruas tranquilas, casas simpáticas e pouco comércio.
Assim como a igreja que fica à sua frente, é um lugar onde as pessoas gostam de contemplar, tirar fotos e registrar o momento.
Igreja Nossa Senhora da Candelária
A pequena Igreja Nossa Senhora da Candelária, próxima ao Farol, é um dos pontos de parada num tour pela cidade. Vale a pena conhecê-la para contemplação, pois Nossa Senhora da Candelária é a padroeira do balneário.
Plazoleta Grã-Bretanha, também conhecida como Praça Los Ingleses, é "a ponta" de Punta del Este, literalmente. Nesse lugar o mar se encontra com o Rio da Prata; lá ficam as famosas sereias, em cima de algumas pedras. É um local para contemplação, onde os turistas podem curtir o visual e tirar muitas fotos como recordação. Da Península partem duas praias extensíssimas.
A Playa Mansa, de águas calmas, é banhada pelo rio da Prata.
A Mansa é voltada para o oeste, então toda é apropriada para contemplar o pôr do sol. Dá para ver da areia ou na orla próxima ao porto.
A Playa Brava, de ondas, está em mar aberto, por isso, as preferidas dos surfistas. Ambas têm quiosques e paradores. O estacionamento pode ser difícil para quem chegar tarde. O ponto mais famoso da orla é a Parada 1, onde está o Monumento ao Afogado, porém as paradas 8 e 12 também são bastante procuradas por turistas e surfistas. Nas áreas onde o movimento de pessoas é maior, há gente alugando guarda-sóis e cadeiras de praia, ou lounges que oferecem toda a estrutura necessária. Quem passar pela rambla da Brava poderá observar alguns dos mais luxuosos edifícios da cidade, onde celebridades gostam de se hospedar.
Monumento ao Afogado - La Mano
O Monumento ao Afogado, conhecido também como La Mano ou Los Dedos, é o ponto turístico mais cobiçado de Punta del Este. Tirar uma foto junto aos dedinhos que saem da areia é obrigatório para todo mundo que passeia na cidade.
A obra é criação do artista chileno Mario Irarrázabal e representa o último gesto de uma pessoa se afogando no mar. A escultura fica na parada 1 da Playa Brava e recebe turistas o ano inteiro.
No verão, tirar uma foto sozinho junto à mão é tarefa difícil, mas, se você acordar cedo, é possível ter sucesso nessa empreitada. No inverno o turismo é muito menor; esse é o melhor momento para garantir fotografias exclusivas junto ao monumento. Playa Brava, parada 1, Punta del Este.
Punta Shopping é um bom local para conhecer, caso você goste de fazer compras. O lugar conta com lojas do comércio regional, como Lolita e Daniel Cassin, e algumas reconhecidas mundialmente, como Colômbia e Sansonite. Os preços não são tão atrativos em relação aos valores praticados no Brasil, mas em épocas de promoção é possível encontrar boas ofertas. O destaque desse shopping fica por conta da Tienda Inglesa, que funciona como um hipermercado e oferece diversos tipos de produtos. Vale a pena visitá-la para comprar alimentos produzidos no Uruguai.
Caso você esteja na península, é indicado ir ao shopping de carro, ônibus ou táxi, pois ele fica numa área afastada de grande parte dos hotéis. Av. Roosevelt e Parada 7 da Praia Mansa, Punta del Este
Site: http://www.puntashopping.com.uy/
Beverly Hills
Quem estiver em Punta del Este e quiser conhecer um pouco mais do tão falado "luxo" da cidade deve conhecer o bairro de Beverly Hills. O lugar tem casas muito bonitas, sem muro e com jardins à mostra. Além de observar as casas da região, vale a pena também conhecer o Museu Ralli, com obras de artistas renomados como Dalí e Botero.
Continuando pela Brava na direção oposta a Montevidéu você chega ao rio Maldonado. Do outro lado da ponte ondulada está La Barra.
La Barra
Em La Barra os endereços são um pouco diferentes do que estamos habituados no Brasil. Edifícios e casas têm nomes em vez de números, e com esses nomes eles são identificados.
La Barra é um balneário a cerca de 10 km de Punta del Este e as duas cidades dividem os mais importantes pontos de interesse da região. Enquanto Punta é um local bem estruturado, cheio de edifícios luxuosos, La Barra é um local mais rústico, simples, com ruas de terra.
Praia de La Barra fica na região de mesmo nome e é visitada especialmente por pessoas que passam férias nesse balneário e preferem ir a uma praia próxima, sem precisar de carro. É uma praia legal para famílias com crianças, pois o mar, apesar de agitado, também permite que os pequenos possam se divertir na beira da água.
A Ruta 10 é a principal via em La Barra, vizinha de Punta del Este. Nela estão os principais bares, restaurantes e lojas da cidade, assim como os ateliês, que marcam presença forte em vários pontos de sua extensão.
Para quem se hospeda em La Barra ou pretende fazer algumas compras, passar pela Ruta 10 é inevitável. Quadros, esculturas, móveis, artigos de decoração e roupas são alguns dos objetos que você poderá encontrar nas lojas da região.
Continuando pela Mansa em direção a Montevidéu você chega à Punta Ballena.
Punta Ballena
É uma cidade do departamento de Maldonado, que fica a cerca de 15 km de Punta del Este.
O trajeto entre Punta Ballena e Punta del Este pode ser feito em carro ou mesmo num ônibus.
O lugar tem uma bela paisagem natural, especialmente para os amantes do pôr do sol. Entre os atrativos de Punta Ballena estão as praias Portezuelo e Solanas, cavernas, morros e a Casapueblo, famoso recanto do artista plástico Vilaró. Nenhum turista passa por Punta sem dar um pulinho na Casa Pueblo, a kasbah greco-mediterrânea construída pelo artista Carlos Villaró e que funciona como galeria, hotel e mirante para ver o pôr do sol. É o Corcovado e o Pão de Açúcar de Punta.
Casapueblo é daqueles lugares que você não deve perder ao fazer uma viagem a Punta del Este.
O lugar fica, na verdade, em Punta Ballena, a 16 km de Punta del Este, e hoje em dia funciona como casa, hotel, cafeteria, galeria de artes e um mirante excelente para admirar o pôr do sol.
A casa pertence ao artista plástico Carlos Páez Vilaró, que já conheceu inúmeros países e retrata em seus quadros um pouco do que viu e aprecia.
Além da arquitetura charmosa, que se assemelha com Santorini, a grande atração da Casapueblo é a Cerimônia do Sol, onde uma poesia é declamada em despedida ao sol, pelo próprio Vilaró, que vez ou outra é visto em sua residência ($150).
0 comentários