Dicas de roteiro em Montevidéu
17:26Na postagem anterior dei dicas de como chegar, onde ficar, onde comer, como se locomover em Montevidéu, capital do Uruguai.
Agora nesta e na próxima postagem, vou mostrar o roteiro de dois dias que fizemos nesta cidade linda, bastante organizada, acolhedora.
Dica: Se pretende conhecer bem a cidade, aconselho caminhar até o Mercado del Puerto. Parece longe, mas a cidade é tão fascinante que nem vai perceber o tempo passando.
1)Plaza Independencia
No final da avenida 18 de Julio é a mais importante e mais charmosa de Montevidéu. Continue caminhando pela 18 de Julio e depois de passar por algumas praças e prédios históricos, vai chegar à Plaza Independencia.
Lá está a famosa estátua de José Artigas, um dos mais importantes militares que lutaram pela independência do Uruguai. Abaixo da estátua está o monumento à José Artigas, onde estão guardados os restos mortais do militar. Os soldados que guardam a urna trocam de turno a cada hora. Vale a pena visitar.
2)Mausoleo de Artigas, sob a estátua, na praça Independência. Erguido durante a ditadura, seguiu as linhas da arquitetura fascista da Itália dos anos 1930.
3)Edifício Salvo, erguido em 1927, já foi o mais alto da América Latina; fica junto à Plaza Independencia
4)Teatro Solis, depois de conhecer o monumento e tirar uma foto com os soldados, aproveite para conhecer o Teatro Solis, ou só tirar uma foto. Ele fica bem próximo da Plaza Independencia.
Em pleno centro da cidade velha, com sua linda arquitetura, seu café e suas exposições de arte no subsolo; que oferece uma excelente visita guiada (o primeiro horário é às 11h, na 4ª, 6ª, sábado e domingo).
5)Cafe Bacacay, Bem em frente ao Teatro Solis. Pequeno mas aconchegante. Serve pratos e também petiscos. Tomamos uma água e um café Lavazza, ao preço de 80 pesos cada um.
Para almoçar com vista: as janela dão para o Teatro Solís. Bacana para um trago, um café ou mesmo para almoçar. O cardápio oferece carnes e massas no almoço. Fica na Bacacay, esquina Buenos Aires. Tel.: (598) 2916-6074. Abre de segunda a sábado até de madrugada. Fecha domingo.
6)Cidade Velha (Ciudad Vieja) - Puerta de la Ciudadela.
A Puerta de la Ciudadela, passagem de entrada para o centro histórico montevideano, fica bem próxima da estátua de José Artigas e bem ao lado do Teatro Solis.
A partir da porta, você vai estar na Ciudad Vieja, a parte mais antiga de Montevidéu.
7)Saindo pela viela Bacacay, você chega à calle Sarandí, o calçadão principal do centro velho. Ali fica o Museu Torres García, dedicado ao mais importante artista uruguaio. Abre às 10:00 h, a entrada custa 100 pesos.
8)Libreria del Edificio Pablo Fernando, no calçadão da Sarandi, quase chegando à Puerta de la Ciudadela, uma perdição para quem gosta de livros e de arquitetura
9)Na paralela de trás, a Rincón, entre Mitre e Gómez, encontra-se uma curiosidade: o Museo Figari e o Museo Andes 1972, devotado à história do vôo que caiu na cordilheira. Abre às 10:00 h para saber o valor da entrada, pede-se para ligar para:+598 2916 9461.
Siga a Rua Sarandí que você vai chegar a Plaza Constinución.
10)Plaza Constitución
É lá que está a Catedral Metropolitana de Montevidéu e o El Cabildo.Visite a Catedral Metropolitana, no entorno da Plaza Constitución.
O charme da praça faz você se sentir na Europa. A arquitetura dos prédios ao redor, as árvores de plátano desfolhadas e o frio, contribuem ainda mais para essa sensação.
11)Feirinha da Praça Constituição, na Cidade Velha, aos sábados. Pequena, com antigüidades.
12)La Corte, localizado na Sarandi, 586, em frente a Plaza Matriz, tem 4 tipos de menu executivo de segunda a sexta, até 15:30 h. No sábado, oferece menu executivo com várias opções de entrada, prato principal, sobremesa, além de bebida (água mineral ou refrigerante ou taça de vinho) e café ao preço em torno de 1000 pesos.
13)O histórico Café Brasilero está ali perto, na Ituzaraingó quase esquina com 25 de Mayo.
Vale pelo ambiente: funcionando desde 1877, é um dos mais veneráveis de Montevidéu. Passe para aquele cafezinho final do seu tour pelo centro, ou para uma torta ou um sanduíche de miga. Tel.: (598) 2915-8120. Abre de segunda a sexta até 20:00 h. Fecha no fim de semana.
14)Siga descendo pela 25 de Mayo ou pela Rincón; passe pela praça mais bonita da cidade velha, a Plaza Zabala.
15)Museo Histórico Nacional, Rincón 437, tel. 598-2 915-1051, de 3ª a 6ª, das 13h30 às 18h30; aos domingos abre às 14h30. Grátis. Além do prédio principal, há outros três: Museo de Artes Decorativas; Museo de Arte Precolombino e Indígena-25 de mayo 279 entre Colón y Pérez Castellano; Museo Gurvich- calle (Peatonal) Sarandí 522-524 entre Ituzaingó y Treinta y Tres - Ciudad Vieja.
16)Mercado del Puerto
Para finalizar o passeio,vire à direita no calçadão da Pérez Castellano e caminhe pela Sarandí sentido porto.Quando estiver quase no final da rua vire à direita e siga o calçadão.
No final está o Mercado del Puerto, com diversas opções de artesanato, bons vinhos e suculentos pratos uruguaios. Diferente do Mercadão de São Paulo, o Mercado del Puerto não vende mais peixes e frutas. Lá existem diversos restaurantes, adegas e lojas de artesanato.
O local ainda é bastante rústico, guarda o charme de antigamente e dizem que a melhor picanha de Montevidéu está lá. Inaugurado em 1868, com churrasco e paellas.
Ali funcionava o antigo Mercado Municipal, prédio histórico de arquitetura inglesa da era vitoriana, e que hoje reúne restaurantes especializados em "asados", com a "parrilla", ou churrasqueira tipicamente uruguaia, fogo de lenha, distância certa das carnes, cozimento lento e uma obra de arte em termos de parafernalha de ferro. Só funciona para o almoço, pois fecha depois das 18 horas.
Almoçamos no El Palenque. Esse restaurante é um clássico, está localizado no mercado do porto, sempre muito movimentado. As carnes são ótimas, acompanhamentos bem servidos, opção bacana para famílias. Atendimento gentil. Abre de 3ª. a sábado do meio-dia à meia-noite; domingo do meio-dia às 17 h; fecha segunda. Tel.: (598) 2917-0190
17)Passeie pela Escollera Sarandí, é como se fosse um molios de pesca que adentra o Rio Prata em 500 metros, propciando uma visão maravilhosa da cidade.
18)Ramblas, como são conhecidas as avenidas à beira-rio. Se não estiver muito frio, o calçadão é um ótimo lugar para caminhar, correr e pedalar. Aproveite para tomar um mate e para observar os montevideanos. Não deixe de apreciar o Pôr do Sol ao longo das Ramblas à beira do Rio da Prata.
0 comentários