Roteiro pelo Centro Histórico de Bogotá

14:09


Geralmente utilizamos o primeiro dia do nosso roteiro para conhecer o centro e os seus monumentos históricos e em Bogotá não foi diferente. Estávamos hospedados no Ibis Museo Bogotá, que por sinal está muito bem localizado. Além de ficar ao lado do Museo Nacional, próximo da estação do Transmilenio, ali nos arredores também tem vários locais para comer. Após tomarmos o café da manhã numa lanchonete em frente, saímos para visitar o Museo del Oro, que fica a pouco mais de um 1,5 km do hotel. Até daria para ir à pé, mas resolvemos economizar pernas…

Como Chegar
Se você estiver hospedado na região e quiser começar o roteiro pelo mesmo lugar que começamos, ou seja, Museu del Oro, você pode pegar o ônibus L 80 ou F 51 do Transmilenio, na Estação Museo Nacional e saltar duas estações depois, na Estação Las Nieves. Saindo da estação você estará a 600 m da entrada do museu que fica localizado na esquina da Carrera 6 com a Calle 16.
Centro Histórico e La Candelaria
O primeiro conserva toda a história do país, com seus edifícios governamentais, sua arquitetura colonial e seus museus. Já o segundo é um bairro que também faz parte do centro histórico.

É onde Bogotá foi fundada, possui ruas estreitas com muita arte urbana. Fizemos o roteiro todo à pé, com calma, com medo do Soroche, mas ocorreu tudo bem, não sentimos nada.

Também não fizemos muitas paradas para descanso. Se quiser conhecer todos os pontos, é bom separar um dia inteiro para este roteiro, pois estes locais possuem diversos pontos de interesse, incluindo a entrada em dois museus e a subida ao Cerro de Monserrate.
Museu do Ouro

Museu do Ouro é um dos principais museus do mundo relacionados ao ouro e possui um dos maiores acervos. Sua coleção é constituída de peças pré-colombianas dos povos que viviam na região e usavam este metal como matéria-prima para fabricação de vários itens. O Museu do Ouro pode ser visitado todos os dias da semana, exceto nas segundas-feiras. De terça-feira até sábado ele funciona das 9h até às 18h e aos domingos e feriados ele funciona das 10h até às 16h. O custo da entrada é de $3.000 (crianças abaixo de 12 anos e idosos não pagam entrada), mas aos domingos a entrada é gratuita para todas as pessoas.

Apesar de parecer tentador visitar o Museu do Ouro em um domingo, há um pequeno detalhe que deve ser levado em consideração. O museu disponibiliza visitas guiadas gratuitas de terça-feira até sábado, porém, não há visitas guiadas aos domingos pelo fluxo de pessoas ser bem grande, ou seja, se for em um dia pago você ainda consegue fazer uma visita guiada e se for no domingo (gratuito) você terá que fazer a visita por conta própria. Nós fizemos a visita em um domingo e acreditamos que aproveitaríamos muito mais a coleção e o museu caso tivéssemos escolhido um outro dia da semana.
Se tiver interesse em fazer a visita guiada gratuita, os horários são:
Terça-feira à sexta-feira:
Espanhol: 11h, 15h e 16h
Inglês: 11h e 16h
Sábados:
Espanhol: 10h, 11h, 15h, 16h
Inglês: 11h e 16h
Museo Internacional Esmeralda

O museu foi fundado em 22 de Outubro de 2008. Ele está localizado, em frente ao parque Santander, no 23º andar das instalações do Edifício Avianca, o primeiro arranha-céu construído na Colômbia.O edifício Avianca foi projetado pelo renomado arquiteto alemão Samper da Colômbia entre 1962 e 1968.

Para chegar lá você terá que passar por uma desagrádel revista de bolsa, mas ainda sim a vista lá de cima merece um par de fotos, com uma espetacular visão de 360 ​​graus da cidade de Bogotá.

A visita no museu é guiada e começa com um filminho sem graça, depois disso, os visitantes são conduzidos por uma passagem que simula os diferentes tipos de mina de esmeralda. O guia pacientemente explica as diferentes técnicas para a extração da pedra. O Museu apresenta uma exposição de mais de 3.000 peças recolhidas em pouco mais de três décadas por seu fundador Alberto Sepúlveda. Desde a sua criação engloba coleções de espécimes de esmeralda e berilo mais de 30 milhões de anos, classificando estes minerais como uma das formações mais rara e complexa.

Terminado o pedaço informativo, há uma grande sala com muitas esmeraldas maravilhosas de diferentes formatos e tamanhos. Por último, uma caríssima loja, com algumas jóias incríveis de Esmeralda. Pareceu-me que o grande motivo da existência do museu é muito mais uma tentativa de vender esmeraldas para milionários do que um museu informativo. Como no museu as fotos não são permitidas, algumas fotos publicadas nesse post foram extraídas do site do museu: http://www.museodelaesmeralda.com.co
Plaza Bolívar

A Plaza Bolívar está no coração do Centro Histórico de Bogotá e possui a estátua de Simon Bolívar, o líder militar e político que teve papel fundamental na independência de várias colônias espanholas.

Uma imagem tradicional da Plaza Bolívar são os pombos que são muito bem alimentados pelos turistas.
 Ao sul da Plaza Bolívar você encontra o Capitólio Nacional, ao norte está o Palácio de Justiça e ao leste está a Primeira Catedral de Bogotá.
Capitólio Nacional da Colômbia

O Capitólio Nacional da Colômbia está ao sul da Plaza Bolívar é onde está o Congresso Nacional da Nação. Sua construção foi iniciada em 1846 e só foi finalizada em 1926 devido a conflitos internos no país.
Palácio da Justiça

O Palácio da Justiça está ao norte da Plaza Bolívar e onde está localizada a Suprema Corte do país. O primeiro Palácio da Justiça, datado de 1921, se localizava mais ao norte da cidade e foi destruído durante o movimento Bogotazo em 1948. O segundo prédio já foi colocado na Plaza Bolívar e também foi destruído em 1985 pelo movimento M-19.

O Palácio da Justiça da maneira que é hoje foi construído 4 anos após sua segunda destruição e ainda é alvo de protestos que acontecem pelo país.Toda a cidade de Bogotá é muito bem policiada, principalmente naquela área ali.

Primeira Catedral de Bogotá

A Primeira Catedral de Bogotá está ao leste da Plaza Bolívar e é a maior catedral da Colômbia. Ela foi construída entre os anos de 1807 e 1823 e possui os restos de Gonzalo Jiménez de Quesada, fundador de Bogotá. Seu interior é simples, mas muito bonito e vale a pena visitar.
Casa de Nariño
A Casa de Nariño ou Palácio de Nariño é a sede do governo da Colômbia e residência oficial do presidente. O palácio foi inaugurado em 1908 e possui uma arquitetura incrível, além de jardins bem espaçosos. No dia, estava tudo cercado, os guardas não estavam deixando ninguém passar. Acabamos não visitando o local. Se você tiver interesse, através do site oficial você pode agendar com antecedência um dia e horário para sua visita.
Agendamento: http://wsp.presidencia.gov.co/dapre/atencion/Paginas/visita-casa-narino.aspx
Aproveitamos para caminhar pelas calles: Calle Santa Clara, Calle de La Carmem, Calle de la Rosa, Calle La Candelaria e apreciar as belas casas coloridas, com sacadas bem conservadas.

Igreja Nossa Senhora do Carmo

Sua construção se iniciou em 1927.

Ela é caracterizada por faixas vermelhas e brancas no seu exterior e possui estilo gótico.

O seu interior é tão bonito quanto o exterior e o padrão das faixas se mantém.

Centro Cultural Gabriel García Márquez


O Centro Cultural Gabriel García Márquez é um espaço dedicado à cultura na cidade de Bogotá.

Ele foi batizado em homenagem ao escritor colombiano Gabriel García Márquez, o mais emblemático do país e Prêmio Nobel de Literatura.

O centro cultural abriga uma biblioteca, uma livraria e espaços públicos para exposições.
Biblioteca Pública Luis Ángel Arango
A Biblioteca Pública Luiz Ángel Arango fica no mesmo quarteirão do Museu Botero e do Centro Cultural Gabriel García Márquez.

Ela possui uma coleção de mais de 1 milhão de livros e quase 2000 locais de leitura, sendo considerada a biblioteca mais importante de toda América Latina.
Museu Botero
O Museu Botero é um museu de arte dedicado ao artista colombiano Fernando Botero, um dos mais conhecidos do país e que possui um estilo único. No Museu Botero é possível encontrar 123 obras deste artista e 85 obras internacionais.
O Museu Botero pode ser visitado de segunda-feira até sábado, exceto terça-feira. Ele funciona das 9 h até às 19 h e aos domingos e feriados das 9 h até às 17 h. A entrada é gratuita.

Nós não visitamos o Museo Botero, aproveitamos para conhecer mais algumas calles, como a Calle de la Esperanza, Calle Artiga…
Igreja da Candelaria

A Igreja da Candelaria pode não ser tão imponente quanto à Primeira Catedral de Bogotá ou a Igreja Nossa Senhora do Carmo, mas é emblemática por manter muito bem conservada sua arquitetura colonial.

Praça Chorro de Quevedo

A Praça Chorro de Quevedo foi o local estabelecido para o assentamento militar de Gonzalo Jiménez de Quesada em 1538. Apesar da fundação de Bogotá ter acontecido na Plaza Bolivar em 1539, a Praça Chorro de Quevedo é considerada o ponto de nascimento da cidade.
Uma coisa muito interessante de se observar nas proximidades da Praça Chorro de Quevedo é a arte urbana que está estampada nos grafites dos muros da região. Além disso, há várias manifestações culturais na região e ela vale a pena ser visitada com mais atenção.
Avenida Jiménez
Saindo um pouco do Centro Histórico e La Candelaria, nos encaminhamos para a Avenida Jiménez que é uma das mais conhecidas da cidade. Ela possui uma extensão de 2,8 km e canaliza o rio São Francisco.

Seguindo o curso do rio você chegará até o ponto de partida para subir ao Cerro de Monserrate, um dos locais para ver a cidade de Bogotá do alto.
Cerro de Monserrate
O lado leste da cidade de Bogotá está delimitada por uma cadeia montanhosa que pode ser vista de vários pontos da capital colombiana. Uma destas montanhas, chamada-se Cerro de Monserrate.

A construção do santuário foi realizada por Don Juan de Borja, na época da Colônia, devoto da Virgem Morena de Monserrat de Barcelona e foi finalizada em 1657.

Assim, por mais de 450 anos este local é um importante centro religioso e de peregrinações para todo o povo colombiano.Para os colombianos este local é um santuário de demonstração de fé e gratidão ao Senhor Caído de Monserrate.

Ele é um dos locais mais famosos da cidade. A vista que se obtém da capital da Colômbia é incrível.Do topo do Cerro de Monserrate você consegue ver a zona norte, central e a zona sul de Bogotá. Nesta última você também observa o Cerro de Guadalupe, outro importante centro religioso e de peregrinações para o povo colombiano.

O Cerro de Monserrate é um dos programas mais interessantes para se fazer na cidade de Bogotá. Possui uma ótima estrutura para o turismo e um ótimo local para relaxar depois de um dia inteiro de passeio.

E é obrigatório para quem visita a cidade, seja pela vista que se obtém do seu topo quanto para sentir um pouco da fé do povo colombiano em devoção ao Senhor Caído de Monserrate.

Atrás do Santuário do Senhor Caído de Monserrate há uma feira de artesanatos com todos os tipos de objetos que você imaginar, desde tecidos até vários souvenires de viagem. Porém, nada muito diferente do que você encontra em diversos locais da cidade.
Como Chegar
O Cerro de Monserrate fica na região central de Bogotá e você tem duas opções para chegar até o ponto de partida dos teleféricos e funiculares:
Táxi: o valor do trajeto entre o centro da cidade e a base do Cerro de Monserrate será de aproximadamente $4.000 e da Zona Norte (Zona Rosa, Zona T ou Zona G) será entre $15.000 e $20.000.
Caminhando: se você não se importar de caminhar, você pode chegar no local fazendo o curso contrário do rio canalizado São Francisco da Avenida Jiménez, uma das mais conhecidas da cidade. Chegando no final da avenida, onde está o início do rio canalizado, você seguirá por um trecho de subida de aproximadamente 10 minutos até chegar na base do Cerro de Monserrate. Para quem vem da Zona Norte, a estação Las Aguas (linha J) já fica da Avenida Jiménez e é um ótimo ponto de partida para chegar ao local.

Como Visitar

O Cerro de Monserrate pode ser visitado todos os dias da semana, porém, os horários do teleférico e do funicular variam de acordo com o dia. Há ainda uma opção de fazer a subida e/ou descida andando.

Teleférico:
Segunda-feira à sábado: 12h às 23h
Domingo: 8h30min às 16h30min
Feriado: 12h às 17h
Funicular:
Segunda-feira à sexta-feira: 7h às 11h45min
Sábado: 7h às 16h
Domingo: 5h30min às 17h
Feriado: 6h30min às 11h45min
Caminhando:
O caminho para pedestres abre todos os dias das 5h até às 16h, exceto nas terças-feiras que ele é fechado para manutenção. Portanto, nas manhãs dos dias de semana e sábado você só consegue subir e descer de funicular, durante a tarde apenas de teleférico. Já nos domingos você consegue fazer o trajeto da maneira que preferir, subindo por um e descendo pelo outro.
Preços: Os preços podem sofrer alterações, por isso, não gosto de colocar. Quando lá estivemos estava $9.000 pesos.


You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest