Visitando a Feira de Usaquém e a Zona Rosa de Bogotá

19:21

Domingo é sempre dia de feira. E em Bogotá não é diferente! Uma delas acontece no Bairro de Usaquém, distante 10 a 12 km do Bairro de Santa Fé, onde estávamos hospedados.

Resolvemos que iríamos até lá de ônibus. Saímos do hotel por volta de 08:00 h em direção ao ponto do ônibus 18-3 que fica ao lado do Hotel Ibis Museo e em frente à Estacion Museo Nacional do Transmilenio. Subimos no ônibus da linha AK 7 – Cl 29 com destino à Tibabita. O trajeto até Usaquém demorou aproximadamente 300 min, saltamos no ponto AK 7 –Cl 119, em frente ao Centro Médico de la Sabana, bastou caminhar pela Calle 119 e pronto já estávamos na feirinha. Nós chegamos muito cedo, por isso, algumas ruas ainda estavam vazias, mas aos poucos os artesãos foram chegando,colocando as suas mercadorias e quando fomos embora as ruas já estavam cheias.

No bairro de Usaquén, as barraquinhas tomam as ruas nos dias de domingo formando um mercado bem diversificado. As várias feiras ficam espalhadas pelo bairro, bem próximas uma das outras.Tem artesanato, antiguidades, comidas, roupas e  bijuterias.

O setor de comidas é tentador, especialmente a parte de sobremesas…Explore as ruelas em estilo colonial e surpreenda-se com os excelentes restaurantes.

Nas lojas de frutas e sucos, não deixe de experimentar as frutas típicas. Tomei o suco de lulo e achei bem gostoso. Outro souvenir interessante para trazer na mala são as geléias caseiras, principalmente as de uchuva e papayuela, duas frutas típicas da região.

O Mercado de las Pulgas, por exemplo, fica na Carrera 5 com a Calle 119 B.

Depois das compras, aproveite para passear no bairro. A Plaza de Usaquén, a maior praça do bairro, lembra uma cidade do interior.

Se sobrar ânimo para mais compras, visite o shopping Hacienda Santa Barbara, na Avenida 7,  115-60. É uma construção de 1776, que ainda conserva detalhes da época em que era a sede de uma fazenda. Foi ali que encontramos uma máquina para sacar dinheiro e uma casa de câmbio, a El Centauro.
Na volta era só tomar o mesmo ônibus para o Hotel. O ponto do ônibus 18-3 fica em frente ao mesmo Centro Médico de la Sabana, do outro lado da Carrera 7, no ponto AK 7 – Cl 119A, mas resolvemos conhecer outro bairro da Zona Norte, o Chicó Norte e o Zona Rosa,que é bem famoso em Bogotá, com sua Zona T.
Então, saltamos em frente ao WTC – World Trace Center, um edifício de escritórios imenso, região onde está a maioria das Embaixadas e hotéis de grande categoria, como o Hotel Bogotá Royal.

Avenida largas, com ciclovias bem sinalizadas, onde aos domingos muuuiitos colombianos aproveitam para passear de bicicleta.

Passando pela Carrera 11 que cruza a Calle 94, chega-se  ao Parque de la 93. Neste parque há várias opções de restaurantes e bares, além de fast foods.

Depois de conhecer a praça e a região ao redor, resolvemos ir até o Parque Virrey, só que passando pelas ruas internas entre a Carrera 11 e a 15, onde estão os edifícios residenciais.

Marca registrada de Bogotá são os edifícios em tijolinhos vermelhos, um mais interessante que o outro. Os prédios são muito bonitos, as ruas bem arborizadas, de fácil caminhada.

Parque Virrey
O Parque Virrey é um dos mais conhecidos da zona norte da cidade de Bogotá.

É um parque linear que está entre a Carrera 7 e a Carrera 15 e que, além da ciclovia, possui zonas de descanso, zonas para prática de exercícios físicos, caminhos de pedestres e um ambiente muito agradável e arborizado.

Neste ponto você faz uma primeira parada para curtir mais o parque e aproveitar conhecer a Zona Rosa.
Zona Rosa e Zona T
Elas ficam no Bairro El Retiro. A Zona Rosa pode ser conhecida andando a pé por suas ruas movimentadas. Uma visita a Bogotá não pode deixar de incluir a Zona Rosa. Se você procura por diversão, a Zona Rosa é um prato cheio. Há diversos bares, restaurantes e discotecas, sempre com bastante agitação e presença de pessoas locais e turistas. A Zona Rosa está localizada entre as Calles 79 e 85 e entre as Carreras 11 e 15.

Dentro da Zona Rosa há a Zona T, que são duas ruas em formado de T, onde não há passagem de carros, dedicadas apenas aos pedestres, repletas de bares e restaurantes, onde está localizado um dos principais shoppings da cidade, o Centro Comercial Andino ou Shopping Andino. Com várias lojas de grifes em um ambiente bem projetado e uma super praça de alimentação de fácil circulação e bem amplo, voltado para as pessoas como mais alto poder aquisitivo.

Mas nós optamos por um ambiente mais informal, e almoçamos no Blind Tiger, ali na Zona T, além dos ótimos drinks, a atmosfera e as bebidas são muito boas e também servem comida bastante regular.

Mas, se vocêestiver por ali à noite a grande pedida é o Andrés Carne de Res. O Restaurante que é atração e amplamente conhecido em Bogotá.

A unidade da Zona Rosa, também chamada de Andrés D.C.

Trata-se de um bar-restaurante muito badalado, cuja especialidade são os cortes de carnes feitos na brasa, além de possuir uma decoração bem original e atrativa, possui uma decoração baseada na Divina Comédia de Dante Alighieri onde os 4 andares são chamados de Inferno, Terra, Purgatório e Céu.

Se você precisar se locomover até a Zona Rosa, há duas estações do Transmilenio para utilizar: Héroes e Calle 85. As duas são atendidas pela Linha B. A primeira lhe deixa na altura da Calle 80 e a segunda na altura da Calle 85. Saindo das estações, você ainda precisará andar cerca de 10 minutos para chegar até a Zona Rosa. Então, terminado o almoço, foi isso que nós fizemos. Tomamos o ônibus do Transmilenio e saltamos na Estação Profamilia que fica a 750 m do Hotel. Assim terminou a nossa visita a Bogotá.

Agora, digam-me: Colômbia és pasión o no és?!!!