São Roque-SP

17:52

Neste feriado da República, resolvemos dar o rolé aqui por perto. Em cidades próximas a São Paulo, como São Roque, Santos e Embu das Artes. Enforcada a segunda-feira deu um total de quatro dias e todo o percurso foi percorrido de carro.
A previsão era que o tempo não ajudaria muito, ou melhor, a chuva nos acompanharia por onde quer que fossemos. No entanto, resolvemos ir assim mesmo... ☂
Meu marido e eu saímos do Rio na sexta à tarde e com receio de encontrar o trânsito muito tumultuado em São Paulo, resolvemos ficar um pouco antes e dormimos em Guarulhos. Ficamos hospedados no Mercure Guarulhos Aeroporto. Embora tenha ocorrido um pequeno contratempo na reserva, pois dizia que não tinha sido autorizada pelo meu cartão, mesmo após ter sido lançado na fatura. Tive que mandar um e-mail para o hotel que confirmou a reserva. A estadia foi melhor do que o esperado, tendo em vista terem nos informado que estavam em reforma. Pensei que teríamos problemas com sujeiras, barulho, mas ocorreu tudo bem neste nosso pernoite.
IMG_7870  IMG_7868  IMG_7871
No dia seguinte, passamos no apartamento da minha filha para pegá-la e fomos para São Roque.
Mas por que São Roque? Bem, havia muitas outras cidades na região, mas devido ao curto espaço de tempo, e como queria passar mais dias em Santos, tivemos que optar e a cidade escolhida foi São Roque por oferecer um pacote de atrações que incluía um parque que recria as atividades de uma estação de esqui, roteiro dos vinhos e até um outlet no meio do caminho. Ficamos bem interessados em conhecer os dois primeiros, mas para quem quer aproveitar a viagem para fazer umas comprinhas, este último pode ser uma ótima pedida.
São Roque
Não é preciso percorrer grandes distâncias para trocar o corre-corre da metrópole por um típico clima de cidade interiorana. Localizada a pouco mais de 60 quilômetros de São Paulo, São Roque recebe de 6 000 a 10 000 visitantes por mês, muitos deles oriundos da capital.  Dois caminhos levam até o município: as rodovias Presidente Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270) (fomos por esta e no km 46 tem um pedágio de R$8,60). Para os que escolhem a Castelo, a primeira atração surge antes mesmo de entrar na cidade. Trata-se do Catarina Fashion Outlet, que reúne mais de 100 lojas, a maioria de grife e com descontos que fazem a viagem valer a pena.
mapasr
Se quiser pode dormir em uma das pousadas e hotéis da cidade para poder andar pelo seu centrinho de ruas apertadas que reúne comércio e construções simpáticas de interior, com lojas com produtos caseiros e artesanais e seguir viagem no dia seguinte. Os fãs de trilhas contam com o Morro do Saboó, de onde se tem uma vista panorâmica de São Roque e de municípios vizinhos, como Mairinque, Itu e Sorocaba.
Durante a 24ª Expo São Roque, entre 7 de outubro e 6 de novembro, época ideal para combinar as atividades da feira, como a pisa da uva, shows e visitas guiadas aos parreirais oferecidas por algumas das vinícolas.
Próximo ao centro com 10 quilômetros de extensão na batizada Estrada do Vinho, há muitas vinícolas com boa infraestrutura para receber turistas, com restaurantes e visitas ao setor de produção da bebida. Vale conhecer também a Capela de Santo Antônio e a Casa Grande do Capitão Fernão Paes de Barros, construções da época dos bandeirantes, feitas de taipa de pilão.

Mas com apenas um dia disponível, como no nosso caso, é bom se programar para garimpar passeios que vão além das vinícolas, como sentar à mesa de um dos bons restaurantes da Estrada do Vinho,  que se estende do centro até a Vinícola Góes, uma das maiores, onde há passeios de 1:20 h por R$ 25,00 com direito a R$ 10,00 em compras. Para saber mais: vinicolagoes.com.br.

Este passeio poderá lhe prender pelo estômago e fazer você gastar boa parte do dia por lá. A espera no tradicional português Quinta do Olivardo, por exemplo, pode ser longa, apesar de compensatória, pois poderá aproveitar melhor a fartura gastronômica da cidade, a base de alcachofras e uvas.
Já para quem gosta de um pouco de adrenalina, a dica é começar pelo Ski Mountain Park.
O Ski Mountain Park tem uma vista muito bonita por ser no alto de uma montanha já que fica a 1 200 metros do nível do mar. O parque recria nas devidas proporções, uma estação de esqui. O visitante paga uma taxa de estacionamento de R$ 20,00, independente do número de pessoas que estão no carro. Estaciona o carro em um nível mais baixo do parque, e sobe gratuitamente de trenzinho.
No alto, além das pistas de polietileno, é possível praticar esqui e snowboard(há aulas para iniciantes), tem tobogã, teleférico, arvorismo, passeios a cavalo, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, arco e flecha e playground fecham o pacote de atrações.
O parque tem algumas lojinhas, restaurante e sorveteria. As atrações são simples para adultos, mas bom para levar crianças. Casa atração tem um valor diferente e todas são pagas a parte, ou um passaporte que inclui a maior parte das atividades.

A nossa intenção era andar de teleférico, mas chovia, ventava e fazia muito frio, então, demos algumas voltas para conhecer as atrações, tinha pouca gente por causa do tempo, muitos até desistiram, assim como nós. Ficou para uma próxima...

mapa
Endereço: Estrada da Serrinha, s/nº | Telefone: 4712-3299. www.skipark.com.br
Saindo dali resolvemos percorrer a tal Estrada do Vinho. Achamos que a estrada está bem conservada, embora estreita e em alguns trechos meio perigosa. Até tem algumas placas com os nomes das vinícolas e outros estabelecimentos com fabrico de produtos artesanais, mas poderia, vamos assim disser, chamar mais a atenção de quem a percorre, ser mais  agradável e bonita.
Em alguns pontos ficamos nos perguntando se valeria a pena entrar para conhecer, pois nem todos estão bem à beira do caminho.
Outro detalhe é que nem todas vendem vinhos de fabricação própria. Uma que entramos só encontramos vinhos fabricados no sul, aí nem chegamos a olhar preços. Andando um pouco mais à frente tivemos mais sorte, pois encontramos a Vila Don Patto, onde encontramos vinhos de fabricação própria a preço razoáveis.
A Vila Don Patto é um o complexo de 40 000 metros quadrados possui um restaurante especializado em comida portuguesa, cafeteria, sorveteria, empório, adega, fazendinha, playground e até heliponto.Em quase todos os fins de semana há alguma atração extra, como encontro de clubes de carros e motocicletas e até voos cativos de balão. Nessa “modalidade”, o balão fica preso por uma corda e atinge altura máxima de 15 metros, o que permite ter uma vista panorâmica da cidade.
Estávamos procurando um lugar que tivesse comida para a minha filha, que é vegana, pudesse comer.
Olhando o cardápio do restaurante da vila, vimos um strogonoff de proteína de soja, perguntamos se tinha creme de leite, imediatamente a pessoa foi perguntar na cozinha, o chef disse que sim, mas poderia substituir por leite de coco. Na hora decidimos entrar para almoçar.
Fomos muito bem atendidos, desde o garçom até a atendente que nos trouxe a conta, são super agradáveis. Os pratos são muito bem servidos e muito saborosos. Tem uma decoração muito bonita, com muitos galinhos de Barcelos e música portuguesa no telão. Endereço: Estrada Sorocamirim, quilômetro 2,5 | Telefone: 4711-3001. www.viladonpatto.com.br
Roteiro_do_vinho__1_
Saimos dali, tomamos a Rodovia dos Imigrantes rumo a Santos. Que vou falar no próximo post.