Dicas de passeios em Funchal

14:33

A ilha da Madeira é conhecida como a Pérola do Atlântico devido à sua enorme beleza natural. A sua capital, Funchal, é o ponto de partida dos circuitos turísticos que o levam ao melhor que esta ilha tem para oferecer aos seus visitantes.Para retirar o melhor partido possível de uma estadia de apenas um dia na Madeira, o mais aconselhável será concentrar as atenções no Funchal. Mas nem por isso terá de abdicar de obter uma perspectiva geral daquilo que a ilha tem para oferecer.

A sua posição geográfica privilegiada e montanhosa, conferem à ilha da Madeira uma amenidade climática com temperaturas médias muito suaves e uma umidade moderada.
As temperaturas oscilam entre os 23.º no Verão e os 17.º C no Inverno.
À primeira vista, não há como evitar o espanto perante o encanto do cenário. Em forma de anfiteatro natural, a cosmopolita cidade “capital” da Madeira eleva-se a partir da costa até cerca de 1.200 metros de altitude, emoldurada pelo azul profundo do Atlântico e pela profusão de verde e outras cores proporcionadas pela rica flora local.
 
Porto de Funchal
Frequentemente visitados por navios de cruzeiro, os portos do Funchal e do Porto Santo servem de ponto de chegada às ilhas e de ponto de partida a outros destinos.
A companhia de navegação espanhola, Naviera Armas , efetua um serviço de ferry-boat regular para passageiros e viaturas, com o navio "Volcán de Tijarafe", entre os portos de Tenerife e Las Palmas, nas ilhas Canárias, e de Portimão, no Algarve, com escala no Porto do Funchal em ambos os sentidos. Assim é facilmente possível chegar à Madeira.
As ligações diárias entre a ilha da Madeira e a do Porto Santo realizam-se em cerca de 2:30 h, a partir do Porto do Funchal, pelo ferry-boat "Lobo Marinho " da Porto Santo Line, que permite também o transporte de viaturas.
                   
Nós chegamos à Funchal através do navio de cruzeiros da MSC, e este foi o nosso roteiro da excursão de um dia que fizemos pela Ilha:
EIRA DO SERRADO E MONTE
Duração: 4 horas
Preço: US 61 dólares por  pessoa
Translado para Eira do Serrado, a 1.026 metros acima do nível do mar, e breve parada para sua visita. Seguiremos para Monte onde teremos a possibilidade de visitar individualmente a Igreja Nossa Senhora do Monte. De Monte pegaremos o teleférico até Funchal e durante o trajeto poderemos desfrutar de um belíssimo panorama. Tempo livre para compras e visita a uma fábrica de rendas.
Abaixo fotos da nossa viagem a Funchal, porém na ordem de um roteiro que acho legal fazer para quem tem mais tempo, talvez um dia com pernoite:
Do centro até ao Monte
Comece por dirigir-se à Rua D. Carlos I, na zona velha da cidade, onde encontrará a mais recente atração local, inaugurado em abril de 2005. A Madeira Story Centre.
Madeira Story Centre”, localizado na Zona Velha do Funchal, junto ao Teleférico que liga o Funchal ao Monte, constitui um centro que apresenta uma completa panorâmica de 14 milhões de anos de História da Madeira em hora e meia de visita.
Além da exposição central, o “Madeira Story Centre” disponibiliza ao visitante outras facilidades como um terraço panorâmico multifuncional, um café temático, decorado com motivos alusivos à História da Madeira, e uma loja de artigos exclusivos de recordações da Madeira.
Endereço: R. D. Carlos I, 27-29 9060-051 Funchal Tel.: 291 000 770 Fax: 291 000 789
Jardim Almirante Reis, reaberto ao público em Julho de 2005, exibe duas embarcações históricas restauradas e assegura a ligação entre o Madeira Story Centre e a sua próxima paragem: os teleféricos.
A funcionar desde 16 de Novembro de 2000, o Teleférico do Monte tem 39 cabines de 7 lugares cada. Este teleférico liga a Zona Velha da Cidade do Funchal à freguesia do Monte em cerca de 15 minutos.
O percurso proporciona espetaculares vistas sobre toda a baía do Funchal. A estação do Funchal situa-se no Campo Almirante Reis, a do Monte no Largo das Babosas, junto ao Jardim Tropical Monte Palace, que rodeia de vegetação tropical luxuriante uma notável coleção de azulejos.
Horário de funcionamento:
Aberto todo o Ano das 9:30 h às 18:00 h, último embarque às 17:45 h
Encerrado:25 Dezembro
Preços:
Ida e Volta - Adultos 15 euros - Crianças (7-14 anos) 7,50 euros
- Crianças (0-7 anos) Grátis
Ida - Adultos 10 euros - Crianças (7 -14 Anos) 5 euros - Crianças (0-7 anos) Grátis
Contacto: 291 78 02 80

Eira do Serrado – Monte
Duração: Meio dia
Sempre a subir, agora na direção da Eira do Serrado - localidade situada a 1095 metros de altitude – deparamo-nos com uma estalagem, uma loja de produtos regionais e um miradouro com vista sobre o Curral das Freiras.
Para alcançar o miradouro da Eira do Serrado terá de fazer um pequeno percurso a pé de 15 minutos. Aí chegado, deixe-se envolver por uma sensação de grandeza, perante um cenário majestoso. Na profundeza de um amplo vale, fica a pequena freguesia do Curral das Freiras.
Situada no coração da ilha, há quem defenda que o caldeirão onde se localiza a povoação do Curral das Freiras não nasceu da erosão das montanhas imponentes à sua volta, mas da formação criada pela atividade vulcânica.
A terra deve o seu nome ao fato de ter sido refúgio das freiras que, fugindo dos ataques piratas de 1566, aí se instalaram escondendo o tesouro do convento de Santa Clara.
Para chegar até lá, temos duas opções: voltar atrás e apanhar o túnel que desemboca diretamente no Curral das Freiras ou ir com cuidado pela estrada antiga que, apesar de se encontrar em boas condições, é muito estreita. A atenção deve ser redobrada.
Siga em direção à freguesia do Monte. Ao lá chegar, aproveite a sombra dos grandes plátanos na esplanada do Largo da Fonte para se deliciar com um sumo natural e desça depois até ao maravilhoso jardim todo o ano em flor.
Suba ainda a escadaria de acesso a uma das mais enigmáticas igrejas da ilha, a Igreja de Nossa Senhora do Monte.
Prepare-se para os 60 degraus da histórica a Igreja da Nossa Senhora do Monte, padroeira da ilha da Madeira em honra da qual se celebra a maior festa religiosa da Região, no dia 15 de Agosto, é também muito procurada pelos peregrinos.
Muitos dos fiéis vêm aqui rezar ou pagar promessas junto do túmulo do Imperador da Áustria, Carlos I, que na antiga Quinta do Monte, hoje denominada "Quinta Jardins do Imperador", faleceu em 1922.
Numa capela lateral à Igreja encontra-se sepultado o Imperador Carlos I , último do Império Austro-húngaro, exilado na Madeira em 1921.
A localidade do Monte apresenta uma infinidade de atrativos que fascinam, pelo seu romantismo, todos aqueles que por lá passeiam. Um destes atrativos é o excêntrico Jardim Tropical do Monte Palace.
Este jardim que pertenceu originariamente à Quinta do Prazer, construída nos finais do séc. XVIII, funcionou ainda como hotel, sendo posteriormente adquirido para sede da Fundação de Solidariedade Social José Bernardo.
O jardim é composto por múltiplas espécies de plantas e flores, algumas delas pertencentes à floresta indígena da Madeira, por lagos, fontes, jardins orientais e ricos painéis de coleções de azulejos antigos.
Recentemente incluiu-se no edifício um museu que alberga, em regime permanente, duas coleções, uma de minerais e outra de escultura contemporânea do Zimbabwe. Para finalizar em grande a sua incursão pelo Monte, volte à entrada do Jardim Monte Palace, para partir num passeio único e hilariante nos típicos carros de cesto.
Carros de Cestos
Para o final do passeio estão-lhe reservadas as emoções fortes. Regresse ao Funchal nos “carros de cestos”, tradicional meio de transporte, cujos travões são as botas dos "carreiros".
Em tempos usados como um meio de deslocação rápida para o Funchal, estes cestinhos de vime (em jeito de tobogãs) datam já de 1850. Têm dois lugares e deslizam sobre duas tábuas untadas com sebo, controlados por dois homens em traje branco e chapéu de palha, que recorrem às suas típicas botas para travar. Estes carros, empurrados pelas mãos de dois “carreiros”, deslizam sobre esquis de madeira, num percurso de 2 Km até ao Funchal, em cerca de 10 minutos, atingindo-se velocidades na casa dos 48 quilômetros por hora.
 
Para chegar até à freguesia do Monte poderá optar também pelo transporte público, os ônibus da linha laranja de números 21 e 22, fazem o percurso até o Monte, no entanto, pelo Teleférico que faz a ligação a partir do Funchal, é a melhor forma para contemplar as magníficas vistas sobre a Baía e os vales profundos da cidade.
A rede de transportes é variada e de boa qualidade. O meio de transporte a utilizar fica, portanto, à sua escolha...!
De volta a terra firme, sugerimos que suba a Avenida Zarco. À sua esquerda, na Avenida Arriaga, encontra o Posto de Turismo, de visita obrigatória.
Pela a direita chegará à , construída entre 1493 e 1514, uma das atrações principais. Em complemento, continue a subir até ao Largo do Município, para visitar o riquíssimo Museu de Arte Sacra, que alberga grande parte do tesouro da Sé.
Chegou a hora das compras. Flores (estrelícias, orquídeas, proteias, rosas, antúrios, catleyas, camélias) no Mercado dos Lavradores, à Rua Latino Coelho; artesanato em vime na Rua do Castanheiro; bordados em várias lojas do centro; 
Vinho da Madeira no Museu Madeira Wine, na Avenida Arriaga, que proporciona um agradável roteiro histórico; e, por último, bolachas, biscoitos, bolos de mel, rebuçados de funcho, broas e outras guloseimas na Fábrica Santo António, fundada em 1875, que encontrará na Travessa do Forno.
Encaminhamo-nos a seguir para o Museu do Bordado e da Tapeçaria. Este espaço museológico procura recriar o ambiente de uma casa madeirense na época do romantismo e mostra utilizações do bordado, desde os lavores até à roupa mais íntima. Das peças expostas, as mais antigas remontam a meados do século XIX.
Almoço
A escolha de um lugar para almoçar é muito vasta, mas se o que você procura é uma experiência verdadeiramente madeirense, então, tem que experimentar:
Bolo do Caco quentinho com manteiga de alho, para começar;
Lapas Grelhadas, com bastante alho e sumo de limão, para aguçar o apetite;
a tradicional Espetada de Carne, acompanhada com milho frito, ou um Bife de Atum, são ótimas escolhas para prato principal;
as Queijadas, o Pudim de Maracujá e as coloridas Saladas de Frutas rematam a refeição em beleza.
Acompanhe o café com um Bolo de Mel e um cálice de Vinho da Madeira, e prepare-se para uma boa caminhada.
Nós almoçamos no  Restaurante “A Bica”, um restaurante simples, onde se via muitos locais, com bom atendimento, comida muito gostosa e preço justo.

Câmara de Lobos
Se lhe sobrar tempo, apanhe um táxi até Câmara de Lobos e aprecie o pôr-do-sol sobre a baía enquanto saboreia a típica Poncha, uma bebida composta por sumo de limão, mel e aguardente de cana de açúcar. Esta bebida é servida por toda a ilha, até mesmo nos bares do centro do Funchal. Mas o local de onde ela é originária é a vila piscatória de Câmara de Lobos, a 10 minutos do Funchal.
Uma ótima opção para conhecer  Ilha é no carro do sightseeing, que também vai lhe dar uma boa visão dos principais pontos turísticos, abaixo dois roteiros e valores de 2011.É sempre bom conferir antes de ir.
Funchal & Câmara de Lobos Sightseeing 

Descrição do circuito

Partida: Avenida do Mar
Yellow Tour
Horário: Das 09:00 h às 18:00 h (com saídas a cada 20 minutos)
Blue Tour
Horário: 10:00 h, 11:30 h, 13:00 h, 14:30 h, 16:00 h
Bilhetes de 24 h
Adulto: 12.00 €
Criança( 4 a 10 anos ): 6.00 €
Outras informações úteis para quem vai à Ilha da Madeira:
Documentos Legais
Se é visitante oriundo da União Europeia, como membro do acordo de Shengen, pode entrar livremente. Se não integra este acordo, precisa de um documento de identificação que, de acordo com os regulamentos portugueses, será o passaporte válido e, em alguns casos, um visto.
Formalidades Alfandegárias
Não há limites, relativamente à saída de artigos. Se transportar uma quantidade que pareça excessiva aos funcionários alfandegários, poderá ser-lhe pedido que prove que os artigos transportados são para consumo pessoal.
Vacinação e Prevenções de Saúde
Não necessita qualquer vacinação antes da sua deslocação para o Arquipélago.O serviço de urgência nos hospitais públicos a cidadãos da União Europeia é gratuito e o serviço privado de assistência médica encontra-se apto aos visitantes de outras nacionalidades.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest