Um passeio pela tríplice fronteira–Brasil, Argentina e Paraguai

18:12

IMG_1826
Na segunda, dia 21/04 o passeio foi pelo Complexo Itaipu, depois o Marco das Três Fronteiras e Cataratas do Iguazu na Argentina: Saímos logo após o café da manhã para uma visita ao complexo turístico de Itaipu, cujo ponto culminante é a Usina Hidrelétrica, uma das maravilhas do mundo atual. E depois do almoço saida para visita às Cataratas do Iguaçu do lado argentino, outro extraordinário espetáculo de beleza natural, com inúmeras cachoeiras que se precipitam de uma altura média de 1100 m. Passando pelo marco das três fronteiras, duty free, ice bar e muitas outras atrações até à noite, quando retornaremos ao hotel.
Complexo Itaipu
Para fazer este passeio havíamos comprado os ingressos antecipadamente pela internet, pois queríamos muito fazê-lo. Ficamos com receio de chegar lá e não ter vagas, pois o número de pessoas é limitado, embora tenha vários roteiros e horários. Fizemos o primeiro do Circuito Especial que é o mais completo.IMG_1665
Visitamos as áreas externas e o interior da usina. O roteiro tem sete etapas, em todas elas é permitido fotografar e filmar.
IMG_1663   IMG_1664
IMG_1676    IMG_1678
1ª parada - Estação Mirante Central e Painel do Poty
Aqui se tem uma visão panorâmica da barragem e do vertedouro. A atração foi este “homem de aço”.
                IMG_1686   IMG_1688
2ª parada - Estação Barragem de Concreto
No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso.
    IMG_1696
IMG_1700   IMG_1708
3ª parada - Estação Catedral
Já no interior da barragem, descobre-se a arquitetura côncava, similar a de uma catedral. Passa, ainda, ao lado de condutos (enormes "tubos" brancos) por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. E conhece o antigo leito do Rio Paraná.
IMG_1719
IMG_1730    IMG_1728
IMG_1725  IMG_1724  IMG_1726
 IMG_1732
4ª parada - Estação Edifício da Produção
Neste edifício estão os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras. Tivemos a oportunidade de observar o eixo de uma turbina em atividade. IMG_1769   IMG_1766   IMG_1764
5ª parada - Estação Sala de Comando Central
Aos olhos de nós visitantes, técnicos controlam a operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos. Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países. IMG_1738
6ª parada - Estação Canal de Fuga
Deste ponto, observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.
IMG_1755
7ª parada –  Estação Galeria                                                                                     
Trabalhadores que andam de bicicleta ou carrinhos elétricos dão a dimensão dessa galeria, que possui 1 km de extensão. Pode-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras. IMG_1758   IMG_1760
Todos os dias às 8h, 8h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 15h30 e 16h.
Duração: aprox. 2h30 R$ 64,00 (Integral)/R$ 32,00 (Meia entrada)
IMG_1652
Quem quiser pode até fazer um test drive no carro elétrico
Marco das Três Fronteiras
IMG_1619
São obeliscos feitos de pedra, que se diferenciam por levarem as cores de cada uma nas nações que fazem parte da tríplice fronteira. O cenário impressionante onde se juntam as águas do Rio Iguaçu com as do Rio Paraná, emociona o visitante que pode ver Brasil, Argentina e Paraguai tão próximos um do outro.
IMG_1623   IMG_1621
O marco da Argentina situa-se à margem do Rio Iguaçu e o marco do Paraguai fica à margem direita do rio Paraná. Os três formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países. Os pontos são abertos a visitas.
IMG_1630  IMG_1629
O Marco de Foz do Iguaçu possui uma loja de artesanatos, playground, lanchonete, estacionamento e o mirante de observação. Horário de funcionamento: Aberto todos os dias das 09h às 18h (no inverno) e das 9h às 19h (no verão.)
 IMG_1624
Saímos com destino à Argentina. Passamos pela ponte Tancredo Neves, construída sobre o Rio Iguaçu. A ponte leva este nome em homenagem ao nosso Ex-Presidente. Foi construída sobre o rio Iguaçu, com uma extensão de 600 metros, por onde chegamos às aduanas integrando Brasil e Argentina.
Dicas e observações para entrada na Argentina:
- Indispensável o uso de passaporte ou RG civil (original), inclusive para os menores de idade e a carteira deve ter no máximo 10 anos de expedição. Não serão válidos nenhum outro tipo de identidade, inclusive militares.
- Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou autorização legal.
- Se for entrar dirigindo, verifique estar de posse da CNH, também com menos de 10 anos de expedição nos órgãos competentes.
- Caso pretenda usar o cartão de crédito para fazer compras, solicite o desbloqueio para uso no exterior com antecedência.
Chegamos um pouco tarde em Puerto Iguazu porque tinha uma fila enorme na fronteira, então a solução foi almoçar e depois ir ao parque, o que atrapalhou também os nossos planos de ver o parque por inteiro. Tivemos que fazer só o circuito superior. Uma pena! Boa desculpa para voltar, não é mesmo?!
O Restaurante escolhido para o almoço foi o Angelo Resto Bar, que fica Av Brasil 7, Puerto Iguazú, Misiónes. Vi muitas avaliações ruins sobre a comida, os preços e atendimento, mas nós gostamos muito. Realmente eles não aceitam cartões, mas quando perguntamos como poderíamos pagar, eles aceitavam qualquer moeda, então pagamos em dólares e recebemos o troco em pesos. Como precisávamos trocar mais dólares para poder pagar a entrada no parque, a casa de câmbio que eles nos indicaram, fez uma cotação pior do que a do troco que eles nos deram.
 IMG_1775
 IMG_1777   IMG_1779
IMG_1776  IMG_1780-001

Parque Nacional IguazúIMG_1815
Depois de comer aquele suculento chorizo argentino, seguimos em direção ao Parque Nacional de Iguazú com seus 55.500 hectares. O passeio proporciona o deleite de uma visita diferente e impressionante das Cataratas, principalmente da Garganta do Diabo.
 IMG_1782  IMG_1841  IMG_1840 
A entrada custa 115 pesos por pessoa, algo em torno de 40 reais, mas só pode ser paga em pesos(efectivo). Caminha-se para uma estação onde tem um trenzinho que vai lhe levar até as passarelas, onde fazem-se as caminhadas para as cataratas. Também há opções de esportes radicais, como rapel e rafting, mas não somos muito destas coisas e nem havia tempo, então ficou para a próxima.
IMG_1788
O passeio pode ser realizado de duas formas:
Dia inteiro
Circuito superior: passeio sobre as quedas através de uma passarela de aproximadamente 1100 m de extensão.
Circuito inferior: passeio sob as quedas através de uma passarela de aproximadamente 1600 m de extensão.
Garganta do diabo: passeio de contemplação sobre a parte superior do Rio Iguaçu em uma passarela plana com aproximadamente 1100 m de extensão, permitindo admirar e apreciar o deslumbrante espetáculo oferecido pela natureza: a magnitude do salto "Garganta do Diabo". IMG_1793   IMG_1825
IMG_1800.
Duração: 6h
Horários de funcionamento: Diariamente, das 8h às 18h.
Recomendações: Sapatos confortáveis, roupas leves, repelente, protetor solar e capa de chuva.
Acesso para cadeirantes: Possível para o Circuito Inferior e a Garganta do Diabo, porém o acesso ao circuito inferior não é possível.
É imprescindível verificar a necessidade de visto para entrada na Argentina. IMG_1799  IMG_1828
Meio dia
Circuito superior: passeio sobre as quedas através de uma passarela de aproximadamente 1100 m de extensão.
IMG_1826
   IMG_1824     IMG_1813
Garganta do diabo: passeio de contemplação sobre a parte superior do Rio Iguaçu em uma passarela plana com aproximadamente 1100 m de extensão, permitindo admirar e apreciar o deslumbrante espetáculo oferecido pela natureza: a magnitude do salto "Garganta do Diabo". IMG_1830
Duração: 4h.
Horários de funcionamento: Diariamente, das 8h às 18h.
Recomendações: Sapatos confortáveis, roupas leves, repelente, protetor solar e capa de chuva.
Acesso para cadeirantes: Facilitado, todas as passarelas possuem rampas de acesso.
É imprescindível verificar a necessidade de visto para entrada na Argentina.

Este mapinha tem as indicações de todos os circuitos
img038

Ice Bar
IMG_1857
O calor de Foz do Iguaçu não dá folga. A temperatura passa dos 40 graus, quase que diariamente. Mas, do outro lado da fronteira, a história é outra. Em Puerto Iguazú, prepare-se para encontrar temperatura de 10 graus abaixo de zero. Não se trata de nenhum fenômeno climático, mas sim do Ice bar, a mais  nova e inusitada opção de lazer da cidade vizinha.
IMG_1846   IMG_1849  IMG_1879
IMG_1852
Inaugurado há pouco tempo, o atrativo está localizado na rodovia de entrada em Puerto Iguazu. Na entrada do local, os frequentadores recebem jaquetas para suportar a baixa temperatura. O tempo máximo de permanência de cada cliente é 25 minutos. IMG_1860     IMG_1861O ambiente possui uma decoração com efeitos de iluminação e todo o mobiliário é formado por gelos. Localizado na Ruta 12, Km 5. Horários de funcionamento: Domingo a quinta- 14h30 as 21h30, Sexta, sábados e feriados 14h30 a 23h30 Entrada $ 140 PesosIMG_1867   IMG_1869


Saímos dali fomos dar um rolê pelas charmosas ruas de Puerto Iguazú
A noite de Puerto Iguazú, na Argentina é uma atração à parte. A cidade vizinha de Foz do Iguaçu é um lugar seguro e agradável que oferece várias opções aos turistas durante o dia e também à noite. O comércio é composto por bares (pubs), restaurantes, mercados, lojas e feira-livre onde é possível comprar queijos, vinhos, conservas, alfajores, entre outros. A cidade tem um horário comercial diferenciado, onde o atendimento é predominante à noite, e oferece diversas atrações que combinam perfeitamente com uma noite agradabilíssima.
O próximo ponto é Avenida Brasil. Sim, não escrevi errado não, é isto mesmo! A exemplo de Foz do Iguaçu, esse é o nome da principal via comercial de Puerto Iguazú. Nela, os visitantes encontrarão uma variedade de opções em peças de vestuário e ampla diversidade de comes e bebes a preços muito abaixo do que o mercado brasileiro. O artesanato local e cultura regional podem ser encontrados no centro da charmosa cidade de Puerto Iguazú.
E terminamos a nossa noite conhecendo uma cerveteca muito famosa em Puerto Iguazú:
"Código Cerveza"
Um local único na região que reúne as melhores cervejas do mundo. Um ótimo ponto para os amantes da boa beer. Na cerveteca Código Cerveza em Puerto Iguazú você encontrará uma infinidade de marcas de cervejas. Ela fica na Av. Misiones esquina San Martín.IMG_1890
IMG_1891    IMG_1892
Na terça dia 22/04, teríamos que ir embora, mas como não havia dado tempo de ir ao duty free, então após o café da manhã e check-out, não poderíamos perder a oportunidade de dar passadinha por lá. Ficamos imaginando ter que ficar naquela fila monstro novamente, mas uma grata surpresa, estava muito tranquilo, acreditamos que foi por causa do feriado, o que nos rendeu mais um tempinho para comprar mais, rsrs… 
Duty Free Argentino
O Duty Free é um grande shopping na Argentina que traz uma vantagem sobre os outros, já que se encontra em uma zona franca, fica logo após a ponte que uni os dois países e não tem aquele movimento estupendo das ruas do Paraguai.
 IMG_1937
O ambiente é climatizado e agradável, portanto, mais aconselhável para quem quer conforto, tranquilidade e requinte na hora das compras. O shopping divide-se em vários setores, onde você pode encontrar roupas, malas, cosméticos, perfumes, brinquedos, chocolates, bebidas e produtos eletrônicos das melhores marcas existentes.
 IMG_1940
O Shopping Duty Free esta localizado na Ruta Nacional 12 - Km 1645,5 em Puerto Iguazú - Misiones, Argentina. As portas se abrem diariamente, das 10h às 21h. Observação: para entrar no Duty Free Shop é necessário levar o RG ou passaporte.
Pronto, mas esta viagem não estaria completa sem antes passar no Templo Budista de Foz do Iguaçu.
Templo Budista
IMG_1895
Templo Budista em Foz do Iguaçu foi construído pela comunidade chinesa da tríplice fronteira. IMG_1924
Compreende num extenso parque de 50 hectares e é considerado um dos maiores centros de estudos e meditação budista da América Latina.
 IMG_1914
Dentre os vários atrativos que oferece esse espaço da cultura oriental em Foz do Iguaçu, se destaca a imponente escultura do Buda Maitreya de sete metros de altura, realizada em concreto.
 IMG_1905   IMG_1907  IMG_1900
Outras 120 estátuas do Buda Amitabha estão dispostas ao redor da Praça dos Budas e, na frente dessa enorme esplanada, predomina a típica arquitetura chinesa do imponente Santuário Ksitigarbha. Nesse edifício de dois andares e 1.600 metros quadrados, se encontra a residência do mestre e um espaço consagrado aos Budas.
  IMG_1931  IMG_1915
O Santuário, as esculturas e o harmonioso parque do templo ao céu aberto transmitem muita paz e equilíbrio, convidando-nos a meditar. É um verdadeiro passeio pelo Oriente sem sair de Foz do Iguaçu.
 IMG_1918
O Templo Budista em Foz do Iguaçu fica localizado na Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 – Jardim Califórnia Horário: Terça a domingo, das 9h30 às 17h / Cultos: Domingos, das 9h ás 11h30.
Telefone: (45) 3524-5566
IMG_1894
Este foi o nosso passeio pela tríplice fronteira. Feito num feriado mais prolongado, ideal para quem dispõe de pouco tempo. Um passeio gostoso, que além de tudo valoriza e mostra as belezas do nosso país e até de nossos países vizinhos.
Hasta nuestro próximo sueño!

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest