Roteiro de um dia em Asunción do Paraguai
19:26Asunción é a menos conhecida das capitais do Mercosul. Sem o esplendor de Buenos Aires, o patrimônio arquitetônico de Montevidéu ou o arrojo de Brasília, a capital paraguaia possui um rico passado que a torna igualmente interessante.
Fundada em 15 de agosto, 1537 por Juan Salazar y Espinosa, dia da Assunção da Virgem, é a capital paraguaia e mantém muito de um perfil colônia. É também uma cidade com uma exuberante vegetação de árvores e flores, avenidas e jardins pacíficos, junto à baía do rio Paraguai. De Asunción partiram as expedições que fundaram Buenos Aires, colonizaram o interior da Argentina, Bolívia, Paraguai e deram origem às primeiras Missões Jesuíticas da bacia do Prata.
Apesar de seu apogeu datar da época da colônia, pouco restou daquele período. A Asunción de hoje, arquitetonicamente falando, é uma mescla de construções do século XIX e início do século XX, com edifícios contemporâneos construídos a partir da década de 1960.
Hoje em dia, Assunção e sua Área Metropolitana têm uma população de aproximadamente 1,4 milhão de pessoas e tudo o que uma cidade moderna e cosmopolita pode oferecer. Seu centro histórico, concentrado em um compacto retângulo que engloba os principais edifícios cívicos do país, pode ser percorrido a pé, com inúmeras opções de monumentos, museus e centros culturais para enriquecer a visita.
Por isso, o nosso roteiro começará pela Plaza Uruguaya, na esquina das ruas Antequera e Eligio Ayala.
Plaza Uruguaya:
Uma das mais belas praças de Assunção, possui espaço verde para descansar após uma boa caminhada. Nesta mesma praça é possível comprar artesanato vendido pelos indígenas e algumas lembrancinhas para o povo que ficou no Brasil.
Neste local, ao lado da Estación Central de Ferrocarril, primeira estação de trem da América do Sul. Nos fundos da estação de trem, hoje centro cultural, há vagões e uma locomotiva abandonada ao relento.A Estação Ferroviária tem mais de 100 anos de história e tradições.
O Ferrocarril Paraguayo foi um dos primeiros na América do Sul e hoje é o único no mundo ainda em operação.
Cidades e costumes nascidos juntamente com o vapor agora descansar ao lado de antigas estações ferroviárias de estilo colonial.
Ferrocarril Carlos Antonio López nos permite viajar para a história e desfrutar de vales verdes entre onduladas colinas, cidades pitorescas, tradições e costumes que acompanham suas estradas de ferro, agora longe de rodovias modernas.
Um pouco mais afastado, na esquina das ruas Haedo e 15 de Agosto, localiza-se a maior igreja de Asunción, a Iglesia de la Encarnación, fechada para reforma.
No lado leste, faça uma visita à feira livre e entre na Catedral, cujo edifício atual data de 1845.
Sede da arquidiocese de Assunção, desde 1547.localiza-se em frente à Plaza Independencia, no centro da capital paraguaia.
Voltando em direção à praça, vire à direita na rua Eligio Ayala e suba uma quadra para ver um dos poucos locais onde o casario típico do final do século XX ainda se mantém intacto.
No caminho em direção à Plaza de la Democracia, pare para visitar o Museo de Bellas Artes (Estigarribia c/ Iturbe), com um pequeno, mas significativo acervo.
Acesso: Eligio Ayala 1345 c/ Curupayty, Asunción, Paraguai
Horários: Terça a Sexta de 07:00 h a 18:00 h. Sábado: 8:00 a 14:00 h. Feriados: Confirmar via telefone: (595 21) 211 578
E-mail: museobellasartes@cultura.gov.py
Retorne à praça e tome a rua Mariscal Estigarribia, que dará acesso à Calle Palma, principal artéria comercial da cidade.
Calle Palma
É a rua principal do centro de Assunção, lá você encontrará todo o comércio da cidade, poderá caminhar de ponta a ponta e passar por alguns pontos turísticos. Na Calle Palma está a casa do turista onde é possível comprar artesanato local e cartões postais.
Nesta mesma rua se encontram as principais casas de câmbio, importante dica para que você consiga mais por seu real, recomendo a Cambios Chaco, que é uma das mais conhecidas. Não recomendo ninguém fazer câmbio na rua, por mais insistente que alguns cambistas possam ser é melhor não arriscar.
Três quadras adiante, na esquina da Plaza de la Democracia com a Calle Palma, está o Panteón de los Héroes, construído para ser oratório, mas adaptado ao gosto militar para abrigar o túmulo do Soldado Desconhecido e homenagear os “heróis” da pátria.
Pantheón de los Heroes
Construído em 1863 como um oratório para a Virgem Nossa Senhora da Assunção e contém os restos dos antepassados dos países.
Este monumento foi erguido em homenagem aos heróis de guerra, poucos brasileiros conhecem a história do Paraguai, mas o país já foi potência regional, sendo destruída na guerra da tríplice aliança (conhecida também como Guerra do Paraguai), quando Brasil, Argentina e Uruguai praticamente riscaram o país do mapa entre 1864 e 1870.
Pare para tomar um café, descansar e sentir a cidade no Lidô Bar, elegante café situado justo em frente ao panteão.
Ali também se encontra num a interessante lista de locais para comer, o novíssimo Hardrock Café para quem nunca foi é bem bacana. HardRock Café Asunción, é tão bom quanto os outros desse mundão afora e com certeza mantém o charme!
O novíssimo HardRock Café de Assunção fica dentro do Hotel Guarani que é um edifício emblemático de Assunção.
Com 13 andares, está localizado no centro da cidade, próximo da Plaza de la Democracia. De arquitetura moderna, foi aberto em 1961.
Foi projetado com o objetivo de criar um símbolo urbano para a capital do Paraguai. Acolheu as principais personalidades que visitaram o país durante décadas, mas teve de ser fechado em 1996, afetado pelas crises econômicas, voltando a abrir, completamente renovado, em 2008.
Ao chegar à esquina com a rua 14 de Mayo, vire à direita para chegar à Casa de la Independencia, onde se tramou a conspiração que expulsou os espanhóis, em 1811. Atrás da casa está o insólito Callejón Histórico, beco por onde entravam e saíam os líderes do movimento separatista.
Hora de deixar o agito e descer em direção ao rio, onde a antiga Plaza de Armas abriga a maior concentração de prédios históricos do Paraguai.
Para contemplar melhor a paisagem, entre no casarão do Correo Nacional, em estilo espanhol, e suba no terraço para tirar fotos. Não deu para agente subir, porque a cidade estava quase deserta e com quase tudo fechado, por conta do feriado de Carnaval.
No lado sul da praça, estão o restaurado Teatro Municipal, que abre de segunda a sexta de 8h a 17h.
e o quartel da Policia Nacional, utilizado pelas tropas brasileiras na invasão de 1870.
No lado norte do rio está o antigo Cabildo, restaurado e transformado em Museu del Cabildo. Construído em 1578, o Cabildo era o órgão administrativo e judiciário da cidade de Assunção, ali funcionava a cadeia da cidade e na frente da construção eram surrados os criminosos.
Nos dias atuais o Museu del Cabildo guarda boa parte da história do país, relíquias de guerra, e muitas obras de arte.
Endereço: May 14 e Mcal. Lopez Pilar-Ñeembucú
Horário: Segunda-feira a sexta-feira de07: 30h às 17:00h (fecha das 11:00 às 14:00h) Sábado das 09: 00h às 16: 00h.
Em frente a este, repare na cruz que assinala o monumento em homenagem aos jovens mortos durante o tristemente célebre “Março Paraguaio”.
Congresso Nacional
Um dos edifícios mais impressionantes da cidade, o Congresso Nacional foi construído em 2002. O fator marcante do edifício é a sua fachada espelhada, que reflete as favelas próximas ao longo da margem do rio.
Seguindo pela rua que margeia o imponente Congresso Nacional chega-se ao Palácio de López, sede do Poder Executivo.
Palacio de López
Esta belíssima construção é a sede do governo paraguaio. É de lá que o atual Presidente Horácio Cartes toma as principais decisões relacionadas ao seu mandato. Este palácio foi construído em 1857 pelo presidente da época, Francisco Solano López.
O palácio está localizado às margens da Baía de Assunção, de onde se tem uma belíssima vista do rio, mais recentemente foi construída a Avenida Costanera de onde se pode observar o palácio de outro ponto de vista.
Apesar de não ser possível visitá-lo, pode-se caminhar por seus jardins às margens do rio, onde se encontra ancorado o barco-museu Cañonero Humaitá.
Em frente ao palácio, está o Centro Cultural Manzana de la Rivera, um complexo de oito casas interligadas que ocupam um quarteirão inteiro.
O edifício data de 1750 recentemente restaurado, que resume a arquitetura dos séculos XVIII e XIX no Paraguai. É um centro cultural, um espaço de recreação e reflexão. Permanecem exposições artísticas permanentes, além da realização do Museo de la Ciudad e a Biblioteca Municipal.
La Recova
Em frente ao porto, na Av. Colón, caminhe entre as brancas arcadas da Recova, hoje ocupadas por lojas de artesanato e souvenir. É um dos edifícios mais antigos da cidade. É famoso pela variedade de artigos típicos que ali existem.
Costanera
Agora é hora de falar de um dos mais novos atrativos da cidade, estamos falando de uma avenida que até o momento não possui um nome, mas é conhecida como Costanera, pois ela fica na costa do Rio Paraguai.
Esta avenida foi totalmente construída pensando na integração dos habitantes da cidade, há espaço para os carros, uma ampla calçada para caminhar e bastante verde.
É por esta avenida que você tem acesso à praia de Assunção, uma pequena faixa de areia às margens do rio que permitem a prática de esportes, um pic-nic, caminhadas e até mesmo esportes aquáticos.
Olhar para a cidade do ponto de vista da Costanera, observando o pôr do sol nos faz sentir que estamos em outro país, nos damos conta de como o agito de uma capital pode se transformar em algo relaxante e belo.
Deixando a parte central do centro da cidade, temos longas avenidas rodeadas de árvores, como a Avenida Mariscal López, cercada por belas e luxuosas áreas residenciais. Para aqueles que desejam fazer algumas compras temos Calle Palma e seus arredores, e apenas fora do centro, vários centros comerciais como Shopping del Sol e Mariscal López Shopping.
Os aficionados em futebol podem visitar ao museu anexo ao Estádio Defensores del Chaco.
E outro atrativo que fica bem fora do centro e ao qual precisa tomar um ônibus para se chegar é a Iglesia de la Trinidad, considerada por muitos como a mais bonita do Paraguai.
É isso! É claro que tinha muito mais coisas para ver e conhecer em Asunción, no entanto, por conta do feriado, muitos museus e centros culturais estavam fechados e a nossa estadia foi curta. Mas, com certeza voltemos um dia para visitar esta hermosa ciudad del Paraguai!
0 comentários