Turismo no Paraguai

19:50

Não é fácil falar do Paraguai quando o brasileiro tem tanto preconceito em relação a este país. Na verdade, ele é um ilustre desconhecido para todos nós.
Escuto muita gente falando sobre o Paraguai como sinônimo de sujeira, muvuca e compras baratas. Quase todos se esquecem de que o comércio de Ciudad del Este está feito para brasileiros e por brasileiros, mas jogam a culpa daquela situação aos paraguaios. Gostaria de lembrá-los que os paraguaios não viajam de compras para Ciudad del Este, que muitos dos empregados daquelas lojas são brasileiros e que os sacoleiros que sujam a cidade também são nossos compatriotas.

Estou certa de que aqueles que escolhem visitar Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, para encher as malas de compras e voltar para o Brasil estão desperdiçando tempo e dinheiro. A sua viagem será muito mais agradável se decidir conhecer a capital e suas cidades vizinhas, onde os atrativos são mais interessantes e as compras mais tranquilas.

O Paraguai mudou muito nestes muitos anos. A economia do país vai de vento em poupa, o país vem se renovando rapidamente, com um bom aumento de poder aquisitivo da massa trabalhadora. É possível notar um otimismo enorme graças aos avanços dos últimos anos, por isso, o Paraguai é um país que merece ser respeitado, podendo entrar facilmente em sua agenda como um ótimo destino para conhecer mais de nosso continente, para uma rápida escapada e aproveitar finalizando com umas comprinhas. Os preços são praticamente os mesmos da fronteira, há vários hotéis para todos os bolsos e gostos e muitos atrativos.

Quando Ir
Evite os meses de verão (novembro a fevereiro), pois as temperaturas ultrapassam facilmente a casa dos 40º C. Fomos no feriado de carnaval, realmente estava muito quente. Além disso, nos meses de janeiro e fevereiro, a maioria dos museus e centros culturais estatais se encontra fechados.
Nos meses de julho e agosto, os termômetros acusam significativa queda, podendo registrar temperaturas abaixo de zero.Na primeira quinzena de agosto, a cidade está decorada para a comemoração de seu aniversário.
Reserve pelo menos dois dias para conhecer Asunción. Se sua intenção for ficar uma semana, utilize a cidade como base para conhecer os atrativos dos arredores, como a Basílica de Caacupé e as vilas do Lago Ypacaraí.
Acho que vale a pena percorrer os 400 km, numa viagem de carro até Trinidad e Jésus de Tavarangue só para conhecer a Misiones Jesuítas. Nós passamos muito perrengue para fazer este percurso. Mas acho por que foi num período atípico, pois como já disse, viajamos ao Paraguai no feriado de Carnaval aqui no Brasil, no entanto, é Carnaval lá no Paraguai também.

Pois é, se você pensa que folia e samba no pé são exclusividade do Brasil, se você visitar Encarnación em fevereiro verá desfile de blocos, passistas e fantasias de fazer inveja ao carnaval brasileiro. Dizem que a cidade chega a receber 40 mil foliões, que lotam as arquibancadas do Sambódromo.
Pois bem, acho que pegamos estes foliões todos saindo de Assunção e indo para Encarnación porque a estrada na saída da cidade estava muito engarrafada. Para vocês terem uma ideia além, para sair do Aeroporto de Assunção, que fica na cidade de Luque até o primeiro peaje (pedágio) na cidade de Itá, levamos 3 horas para percorrer um percurso de 40 km. Depois foram mais 05:30 h para percorrer 350 km até o último Puesto de Peaje em Trinidad. Como tem peaje! Foram 4 pedágios de 5.000 Gs no total. Além disso, as estradas do Paraguai não são muito boas, a maioria de mão única e asfalto bem ruim.

Lá também é obrigatório andar de farol acesso durante o dia nas rodovias. Já sabíamos disso, mas fomos parados por um guarda, pediu os documentos e disse que estávamos com o farol apagado. Como estávamos num carro alugado e que nunca havíamos dirigido, acho que meu marido se enganou achando que havia ligado os faróis só porque as luzes do painel do carro estavam acesas. Conclusão: tomamos um multa!
Chegamos no Hotel em Bella Vista já passava de 21:00 h. Para entrar na rua que dá acesso ao hotel tem que cruzar a pista, ao fazermos a manobra, quase atropelamos um motociclista que vinha de faróis totalmente apagados. Foi um baita susto!
Como chegar
As principais entradas terrestres à Assunção são Foz de Iguaçu, via Ciudad del Este (Rutas 2 e 7); ou por Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, via Pedro Juan Caballero (Ruta 5).
Para chegar à Assunção por via aérea é necessário comprar passagens aéreas a partir do Aeroporto de Guarulhos, de onde saem voos diretos da Latam e Gol. A Aerolineas Argentinas tem voos com conexão em Buenos Aires. Por isso, saímos do Rio de Janeiro de carro, deixamos nosso carro no estacionamento da Fly Park, reserva efetuada pelo site ao custo de R$ 79,20 para 3 diárias e voamos pela LATAM. Como nossas passagens foram compradas com o cartão de crédito Visa Platinum,  pode emitir uma Apólice de Seguro Viagem para mim e para meu marido. Só tivemos que pagar pela Apólice da minha filha que custou R$77,50.  Depois do que aconteceu em Montevidéu, nunca mais viajamos sem seguro. Nós temos parceria com a Mondial Seguro. Clique no banner ao lado e faça a sua simulação. Viaje tranquilo você também.

O Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, que fica no Município vizinho de Luque, apesar de pequeno, tem boa infraestrutura para embarque, desembarque e trâmites burocráticos na saída do país.

O problema fica por conta da alfândega da chegada que conta com apenas 4 guichês para recepcionar um voo lotado, sem scanner de passaporte, ou seja, tudo na base da digitação e anotação manual. As pessoas que desembarcaram por último ficaram bastante tempo na fila.

Após a área de desembarque, basta seguir reto, sair do aeroporto pela porta automática e virar à esquerda para encontrar os taxistas cooperados. Não há tabela, m50as as corridas para o centro ficam em torno de 100.000 guaranis (PYG), cerca de R$ 60,00, e paga-se direto para o motorista.

Uma alternativa econômica para quem chega à Assunção pelo aeroporto é tomar o ônibus número 30 e pedir para descer próximo ao centro histórico da cidade. A passagem custa bem menos que os táxis e o trajeto é feito em 30 minutos.
Ou alugar um carro. A princípio até pensamos em ir de avião até Foz de Iguaçú, lá alugaríamos um carro para atravessar a fronteira. Mas, diante da dúvida levantada de que algumas locadoras não permitem cruzar a fronteira com carro alugado, então, resolvemos ir de avião até Assunção e lá aluga mos um carro,pois a nossa intenção era ir até Misiones. E nosso tempo era curto para fazer todo o percurso de carro próprio. Alugamos um carro com a Sixt. Fizemos a reserva pelo site para retirar no Aeroporto, ao preço de 4 diárias por 130 dólares. Fomos muito bem atendidos, a reserva era de um Kia Picanto e acabamos ganhando um up-grade de um Jeep automático.

Idioma
Paraguai tem duas línguas oficiais: o espanhol e o guarani que também é o nome da língua indígena, falada por boa parte da população, mas não ouvimos ninguém falando, com exceção do comandante da Latam que, passou instruções do voo também em guarani.
Saúde: Exige certificado internacional de vacinação contra febre amarela.
Moeda e Câmbio
A moeda local é o Guarani, mas muitos estabelecimentos aceitam dólar ou outras moedas do continente, como o peso argentino, real brasileiro e o peso uruguaio. Para viajar à Assunção ou mesmo Ciudad del Este, a melhor escolha é levar dólares, já que muitas lojas trabalham com a moeda ou é possível trocá-los pela moeda local. O cartão de crédito é bem aceito e usamos em muitos locais sem problemas.
Quando viajamos a cotação da moeda paraguaia estava valendo entre 5630 a 5750 PYG para 1 U$ e 1750 a 1820 PYG para 1R$, mas no Cambios Chaco na Avda. Mcal. López, Centro, trocamos real a 1650 PYG. E na Maxcambios, dentro do Shopping del Sol, trocamos a 1700 PYG.
Onde ficar
Quando programamos nossa viagem a Assunção, tratamos de pesquisar se existiam hotéis da rede Accor na cidade, já que participamos do programa de fidelidade da rede e por isso sempre damos preferência à marca.

O Hotel Ibis Asunción está localizado na frente de um dos melhores shoppings da cidade, o Shopping del Sol, em um excelente bairro de classe média alta da capital Paraguaia. Apesar da distância até o centro histórico, é muito fácil se deslocar de transporte público para outras partes da cidade, já que há pontos de ônibus e táxis dos dois lados da avenida onde o hotel está localizado.
E o hotel tem um amplo estacionamento, mas demos azar, pois no dia da nossa chegada, não havia uma vaga sequer. Acho que por ocasião do feriado de Carnaval (que acontece na mesma época que o nosso) o hotel estava lotado. Então, a solução foi deixar o carro numa rua atrás do hotel.
Já para visitar as Misiones, ficamos hospedados na cidade de Bella Vista, no Müller Hotel, que dispõe de Wi-Fi gratuito, bem localizado para quem quer visitar as missões jesuítas. Fica a 43 km de Encarnación, enquanto Posadas está a 49 km. Os quartos dispõem de TV a cabo, ar-condicionado e frigobar. O hotel tem um estacionamento privativo e gratuito, e conta também com um restaurante, mas pedimos um purê de batatas e a atendente disse que não estavam servindo naquele dia, além da comida está muito salgada para o meu gosto. O hotel tem nota 9,1 no Booking e a diária ficou em R$104,00 num quarto individual e R$ 190,00 num quarto duplo.

Onde Comer
No Paraguai se come muito bem, há opção para todos os gostos, partindo da famosa e deliciosa carne paraguaia, até pratos mais sofisticados. Assunção como toda capital, possui uma oferta gastronômica de dar inveja, existem muitos restaurantes luxuosos à altura de seu bolso, com pratos requintados e bebidas de primeira. Uma prova disso é que, comemos muito bem em restaurantes a quilo no Shopping del Sol e em San Lorenzo. Há também o Bellini Pasta, um restaurante italiano bem parecido com o Spoleto: o cliente escolhe a massa e os ingredientes do molho. O prato, com bebida, sai por volta de 34.000 a 40.000 Gs. Comemos no Bellini de Encarnación e estava muito boa a massa.
Para experimentar os pratos típicos recomendamos os dois restaurantes mais tradicionais da cidade: El Bolsi e Lido Bar. Ambos ficam no centro e duas quadras os separam. São antigos, com mesa no balcão, mas com ótima qualidade. Fomos ao Lido Bar, tomando uma Cerveja Patagônia na calçada e petiscando umas papas fritas. Estava cheio de brasucas do sul.

Quero dar um bom destaque ao Paseo Carmelitas, localizado na Avenida España, este local é uma praça de alimentação, ideal para almoçar ou jantar, é lá que começa a noite de Assunção onde os nativos saem para brindar, comer bem e tomar uma boa cerveja gelada.
Some a essa interessante lista de locais para comer, o novíssimo Hardrock Café Asunción, para quem nunca foi é bem bacana.
Se você não quer ter uma má experiência no Paraguai, na próxima postagem darei bons motivos para você deixar o preconceito de lado e conhecer o Paraguai, tendo como ponto de partida a capital Assunção, cidade mais desenvolvida e que hospeda a maioria dos habitantes do país, onde você será surpreendido por um povo hospitaleiro, que trata bem ao turista e está disposto a lhe atender bem.