Aruba | Caribe

20:05

Aruba que, faz parte das ilhas que formam o ABC (Aruba—Bonaire—Curaçao) foi descoberta e ocupada em 1499 por exploradores espanhóis e adquirida pelos Países Baixos em 1636. A ilha que se separou das Antilhas Neerlandesas em 1986, tornou-se uma dependência autônoma, considerando-se parte de uma monarquia constitucional, cujo rei Guilherme Alexandre dos Países Baixos é representado na ilha por um Governador.
No entanto, a ilha tem um governo próprio, dirigido por um Primeiro Ministro, nomeado de acordo com as eleições democráticas para o Parlamento.
Aruba cuja capital que é Oranjestad, traduzida literalmente para “Vila Laranja”, possui seis distritos oficiais, uma população 110.000 habitantes e tem 30 quilômetros de cumprimento.
A moeda oficial é o AWG (Florín), também é conhecida como Florín de Aruba. Atualmente 1,00 AWG equivale a R$2,00. Mas o dólar é facilmente aceito, assim como todos os principais cartões de crédito.
Aruba tem um clima excelente durante o ano todo, em média, aprazíveis 28 graus Celsius e com 365 dias de sol.
Aruba é muito diferente dos outros países do Caribe, porque possui muita influência cultural proveniente de todo o mundo. Com esta grande miscigenação, formada por mais de 90 nacionalidades diferentes, torna difícil saber quem nasceu em Aruba.
Esta mistura de espanhol, português, holandês e francês deu origem ao chamado Papiamento, que juntamente com o holandês, formam os idiomas oficiais de Aruba.
Dushi, que significa querido (a), é usado o tempo inteiro para representar tudo de bom, legal e gostoso. Então, se alguém lhe chamar de dushi, não fique pensando que é xingamento. E “Bom Bini”ou Bón biní" significa “bem-vindo”, que você vai ler e ouvir por todos os lados.
E, devido a sua proximidade com a América do Sul— apenas 30 quilômetros da costa da Venezuela— Aruba possui mais influência sul-americana do que do próprio Caribe em geral.
Mas, a influência europeia aparece na arquitetura, caracterizada pelas empenas holandesas, pintadas em tons pastel tropicais.
O que fazer e como chegar às atrações
Se você quer saber o que fazer e tem pouco tempo ou vai apenas fazer uma parada em um Cruzeiro pelo Caribe. Explico abaixo como foi que fizemos:
Quando viajo, gosto eu mesma de fazer os meus roteiros, então, sempre fico relutante em comprar excursões, pois não gosto de ficar pressa àqueles pacotes onde se paga o olho da cara e não se vê nada. Mas, em se tratando de cruzeiros, onde o navio não espera, qualquer imprevisto você pode ficar em terra!
Então, pesquisei bem os destinos deste cruzeiro, que aqui no caso é Aruba. Quais eram as suas principais atrações e se a cidade oferecia boa estrutura turística, assim como os meios de transporte, os preços de táxi, rota de ônibus, etc.

Uber
Em Aruba ainda não existe Uber. O app é proibido e não existe previsão de que seja legalizado.

Táxi
Os taxistas, em geral, têm má fama e costumam ser vistos com desconfiança por turistas ao redor do mundo. Então, esta é sempre a minha última opção, se na cidade tiver como me locomover por outros meios. No entanto, em Aruba, o turismo é coisa séria e os táxis são super-regulamentados, embora não tenham taxímetro.
A tarifa é combinada antes e pode ser paga em florim arubano, a moeda local, ou em dólar americano. Uma tabela de preços estipulada pelo governo facilita a conta. A tarifa mínima é de 10 florins, o equivalente a quase US$ 6,00.

Ônibus
Li que é fácil e rápido andar por Aruba. O Arubus é um serviço de ônibus de/para o centro de Oranjestad para as áreas de resorts e locomove-se de ônibus é uma das maneiras mais fáceis de chegar onde você quer, sendo confiável e barato. Os ônibus das linhas Oranjestad-Malmok e Oranjestad-Arashi passam por Palm Beach a uma tarifa de 2,30.
Além do mais, a rodoviária central de Oranjestad fica bem ao lado do terminal de navios de cruzeiro e perto do Royal Plaza.

Já que quem vai para Aruba vai principalmente atrás das belas e convidativas praias da ilha, minha filha e eu decidimos que, praticamente em oito horas na cidade, o tempo seria divido na parte da manhã nas duas principais praias: Palm Beach e Eagle Beach e na parte da tarde depois do almoço, uma volta por Oranjestad, já que não precisaríamos andar muito dali até o porto, pois ele está bem próximo.
Para chegar até estas praias, a princípio pensamos em ir de ônibus. Mas, ao sair do porto, caminhando em direção ao centro à procura da rodoviária, vi uma moça oferecendo transfer e resolvi perguntar onde ficava a rodoviária ou o ponto de ônibus para Palm Beach. Foi quando ela perguntou se não queríamos ir com ela. Vi que mais pessoas do navio estavam indo também, perguntei o preço, ela disse US$ 6,00 dólares ida e volta para nós duas (minha filha e eu). Foi a melhor escolha que fizemos!

O micro-ônibus era confortável, espaçoso e estava bem limpo. Passava um pouco mais de 09:00h quando nos deixou no melhor ponto da Palm Beach, onde está o sofisticado resort Hotel Riu Palace de Aruba. Combinou de nos apanhar às 11:00 h para nos levar à Eagle Beach, onde novamente combinou de nos apanhar às 14:00 h e deixou-nos no centro, onde ficamos até 17:00 h. O senhor Ernst Loor que é proprietário da E.C. Tours & Transfers foi super-pontual, muito amigável, paciente e informativo, dando-nos sugestão de um ótimo local para almoço.
Mas antes de continuar, vamos a pergunta que não quer calar: o que faz de Aruba “One Happy Island”?
Talvez porque nesta Ilha da Felicidade, as altas temperaturas convidativas ao mar azul turquesa tornem os arubanos mais calorosos e acolhedores; ou porque ela se encontra fora do cinturão de furacões do Caribe, e portanto, considerada uma ilha muito afortunada; ou porque a ilha é conhecida por ser um lugar geralmente seguro, o que faz de Aruba um destino de férias perfeito para casais e famílias; ou os arubanos parecem muito felizes porque tem um grau altíssimo de qualidade de vida, todos tem casa para morar, atendimento de saúde de qualidade e alto nível de educação, com escolas públicas dando uma educação de primeiro mundo, formando uma população de poliglotas. Sim, porque os arubanos falam quatro idiomas desde muito cedo: além dos idiomas oficiais falam também o espanhol e o inglês.
Mas, apesar de estar cercada de lindos mares com águas cristalinas, a ilha caribenha de Aruba, não possui fontes de água doce. A solução encontrada por eles foi dessalinização da água do mar, o que vem sendo feito desde 1903, no distrito de Balashi.   Dizem que é a melhor água do mundo, portanto, em Aruba não é preciso comprar garrafa de água. Algo pelo qual os arubanos possuem bastante orgulho.
Ainda sobre o tema do orgulho, os arubanos não somente estão orgulhosos da sua água, mas também de quase tudo que possuem, fazendo com que encontremos o slogan espalhado em diversos pontos de Aruba — até as placas dos carros levam a frase “One Happy Island” e assim como, as casas de seus moradores, recebem cores diferentes a cada ano.

Seja qual for o real motivo desta felicidade, a frase faz jus ao que se nota por aqui. Não é difícil sentir que isso é verdade. A ilha mais feliz do Caribe vive basicamente do turismo e espere até conhecer a qualidade dos serviços oferecidos. Em Aruba tudo funciona e de maneira tranquila, sem estresse. O entretenimento é obviamente o ponto alto na ilha e todos os dias tem muito com o que se divertir. A começar pelas suas belas praias!

Embora não seja muito fã de piscina, muito menos de praia...(Detesto ficar com aquela sensação melada de sal, se o dia estiver muito quente então não consigo ficar mais do que dois minutos no sol, mesmo debaixo do guarda-sol e aquela claridade toda ofuscando minha vista...Sem falar na água fria, esta história de água morna...para mim está sempre fria...morninha só a minha do chuveiro que regulo do jeito que quero...) No entanto, como as praias são a principal razão para você estar em Aruba: Vamos a la playa!!!
Estas são as praias principais e mais bonitas de Aruba: Palm Beach, Eagle Beach, Manchebo Beach e Druif Beach (interrompida apenas por um pequeno trecho de costão entre Palm e Eagle), Arashi, Malmok, Nikky Beach, Renaissance Island, Baby Beach & Rodgers Beach. Todas ficam na costa oeste da ilha, que é onde está o Caribe e tem mar calminho. Mas, existem outras menorzinhas, com aspecto mais selvagem, aonde se chega de carro alugado ou de ônibus de linha. A costa leste é voltada para o Atlântico e tem praias bravas. Abaixo vou falar somente das que visitamos nesta viagem:
Palm Beach
Palm Beach não é bem a nossa Copacabana em Aruba, mas é a principal praia, mais popular e mais cheia de Aruba— é a praia da muvuca, devido à presença em peso de resorts (os "high rise hotels") por toda a extensão à beira-mar.
A faixa de areia não é muito larga, mas é bastante ocupada por espreguiçadeiras.
Não há avenida beira-mar, só um calçadãozinho entre a areia e os hotéis.
Mas nem só de hotéis vive a beira-mar.Você vai encontrar bares e restaurantes avulsos abertos a não-hóspedes e quiosques oferecem atividades náuticas. Tanto na areia quanto no píer (num canto esquerdo da praia, e também entre hotéis, mais para o canto direito).
E também tem os operadores de passeios (incluindo a loja central da De Palm Tours, a maior da ilha).
A quadra de trás da praia tem shoppings de todo tipo.
Vi muitas críticas a Palm Beach, por ter pequena faixa de areia e ter mais gente. Se aquilo é lotação, está bem aquém de qualquer praia popular no Brasil. Minha filha e eu gostamos muito. O mar é calmíssimo e a água tem uma cor linda, em tons de verde e azul, parece uma imensa piscina!

Hadicurari Beach (Fishermen’s hut)
Praia vizinha de Palm Beach, indo sentido norte. Fui caminhando pela praia de Palm Beach até Hadicurari Beach, em uma caminhada bem cedo. Também dá para ir de ônibus ou carro e tem estacionamento, mas Hadicurari Beach é uma praia sem estrutura.

Na extremidade direita, passando o Hotel Marriott, fica o point dos wind e kitesurfistas de Aruba. Achei o mar bem bonito, a cor típica do caribe!
Eagle Beach

A praia de Eagle Beach tem uma larga faixa, a areia mais fofinha, o mar é calmo e estava num azul de doer a vista no dia em que a visitamos. É onde estão os "low-rise hotels", mas  tanto estes, quanto os restaurantes e bares são mais espaçados. Dizem que é a melhor das praias urbanas de Aruba e que a densidade demográfica é bem menor do que em Palm Beach. Eu não achei! A praia estava bem cheia quando chegamos e pagamos o olho da cara (US$20) por 0:40 minutos numa barraca sem cadeira!
O único quiosque próximo estava lotado e fomos muito mal atendidas pela balconista, pois queria que eu entrasse na fila só para ver o menu!!
Saímos dali e fomos almoçar no restaurante sugerido pelo Senhor Ernst: O Tulip Resturant que fica dentro do MVC Eagle Beach Resort.

Lá fomos muito bem atendidas. Tomando um drink, e optamos por comer sanduíches, que por sinal estavam muito bons. Tinha até opção vegana para minha filha. Não lembro quanto pagamos, mas não foi caro, preço justo.
O que gostei das praias de Aruba:
Tem lockers nas principais praias, de variados tamanhos, mas só aceita cartão de crédito ou débito – não aceita dinheiro;
Não tem aqueles ambulantes insistentes, nem barracas vendendo porções e drinks como no Brasil (tem alguns bares e restaurantes e os bares dos hotéis); não tinha poluição visual e nem sonora, em nenhum ponto da praia – obviamente que alguns bares e restaurantes deixam o som mais alto, mas nada que tire a sua paz e sossego – muito bom!
Não tem chuveiro para tirar o sal do corpo, leve ao menos uma garrafa com água para tirar a areia dos pés e nas praias tem placas indicativas, como esta azul na imagem abaixo, com o nome da praia e as regras. Respeite!
Os cactos e as árvores típicas de Aruba
Os cactos são uma planta bastante comum na ilha.
Em todas as casas, os muros são bem baixos e muitas se valem de cactos altos para fazerem cerca viva por toda a extensão do terreno.
Estas árvores com troncos retorcidos e inclinados, podem ser encontradas facilmente em toda ilha. São aDivi-Divi um dos símbolos de Aruba!
As árvores são esculpidas nesta forma por conta dos constantes ventos, que sopram diariamente de 40 a 50 km/h, sempre na mesma direção, deixando as árvores inclinadas no sentido do sudoeste.
O que ver em Oranjestad:
Oranjestad tem a Lloyd G. Smith Boulevard, uma rua cheia de lojas. Caminhamos por ali para ver o comércio e os edifícios que lembram as casinhas holandesas.
Caminhamos ao lado da Marina. Passamos por um lugar muito bonito, onde as pessoas tomam o barco que vai para a Renaissance Beach.
Aqui quero abrir um parêntese para uma polêmica:"Em primeiro lugar, flamingos não são aves típicas de Aruba. Os que ali vivem foram trazidos de Curaçao, Bonaire ou Cuba quando filhotes. Então, se você vai ao Renaissance Beach só para ver os flamingos, saiba que não faz sentido que tenham virado ícone por ali.
Outra questão que gera discussão é que os flamingos são aves migratórias e em determinadas épocas do ano mudam seu paradeiro. Como então esses flamingos ficam disponíveis para a selfie da galera durante o ano todo? Será que por terem vindo filhotes e pela oferta abundante de alimentos— dizem que lá tem até máquinas que fornecem pequenas quantidades de ração quando se coloca uma moeda— eles optem por ficar ali por conta própria? Pode até ser. Mas, o que se especula é que “talvez” as aves tenham a plumagem das asas cortada para não voar e assim, atrair a atenção dos turistas para se hospedarem no hotel que tem duas praias privativas, uma com flamingos e outra com iguanas.
Não hóspedes também podem passar o dia na cobiçada ilha mediante pagamento de um ingresso de 126 dólares e a fila é enorme em função das vagas limitadas. Já li que perguntaram sobre isso para algumas pessoas na ilha e para a assessoria do hotel, mas não obtiveram resposta sobre as supostas “asas cortadas”. Então, pelo sim, pelo não, este é um lugar banido da minha visitação até que se prove o contrário."
Ali vimos o nosso barco bem pertinho...
Do outro lado da rua está o Renaissance Mall, que tem lojas de grifes, sendo o mais elegante e caro shopping da cidade.
Ao lado fica o Royal Plaza Mall com uma decoração bem excêntrica.
Em Aruba, há vários shoppings com lojas para todos os gostos e bolsos. Tem diversos “duty free”com preços bem convidativos para as boas cervejas holandesas, vinhos, roupas, bebidas, joias e relógios.

Nós não fomos exatamente atrás de compras em Aruba, mas quem gosta e tem cacife, pode se empolgar e se aventurar a comprar um diamante, pois em Aruba tem uma loja de diamantes recomendada a mais de 30 anos, a Diamonds International.
jogo também é liberado em Aruba, então os cassinos são bem populares e tem alguns espalhados pela ilha. Os maiores são o Crystal Cassino, com uma bonita fachada junto ao Renaissance Mall, no centro de Oranjestad e o Alhambra que fica em Eagle Beach.
Logo ali também está o Parlamento de Aruba e bem em frente ao edifício, o letreiro do “I love Aruba”!
Aonde também vimos mais um, do total de oito, dos belos cavalos azuis que estão espalhados em Oranjestad. Eles têm um significado todo especial na história da cidade.
Além disso, Oranjestad, tem um Centro de artesanato, com lojinhas de souvenir e roupas de praia.

Inclusive, o artesanato é forte e faz sucesso entre os turistas. O destaque vai para os produtos feitos de Aloe Vera, que dá origem a shampoos, cremes, sabonetes e muito mais.
A Main Street é a rua onde passa o Bonde de Aruba. O bondinho ou trolley de Aruba percorre parte do centro de Oranjestad, num trajeto popular entre os turistas. É gratuito e tem uma frequência a cada 30 minutos.
Crédito da foto: Aruba Turismo
Ficamos um pouco desapontadas porque não deu para passear de bondinho. Estava demorando muito e ficamos com medo de perder o navio. Aliás, li muita gente reclamando da falta de horário definido, da demora nas paradas e que ele anda devagar.
E assim, chegamos ao fim do nosso passeio. Passamos um dia bem agradável em Aruba.Um destino praticamente sem contra-indicações, que não requer prática e nem habilidade.