Liubliana | Eslováquia

18:06

Liubliana ou Ljubljana, a capital da Eslovênia tem vindo a chamar cada vez mais a atenção dos visitantes e não ficaremos minimamente surpreendidos quando aparecer nos tops das capitais europeias mais visitadas.
Apesar de pequena, Liubliana tem um ambiente espetacular, sendo uma das cidades mais vibrantes dos Balcãs. Uma cidade moderna, conhecida pela sua vida cultural e legado histórico de inegável riqueza, fruto dos inúmeros povos que a cobiçaram ao longo dos séculos. Tem uma face clássica que se alia na perfeição à vivacidade duma população jovem e dinâmica.
Se você procura um destino “em cheio” com novas experiências de viagem, Liubliana é para você. Liubliana tem uma variedade de eventos vibrantes, espaços verdes relaxantes e mirantes estupendos que o vão satisfazer. 
Avisamos já que, assim como eu, você vai se apaixonar por esta pequena capital europeia que, conquista o coração de todos os visitantes. Para lhe dar uma mãozinha, preparamos um roteiro de 2 dias em Liubliana, com uma visita também ao Lago Bled.

Pois bem, os cidadãos portugueses e brasileiros não precisam de visto para visitar a Eslovênia (estadias para fins turísticos até 90 dias) e o custo de vida é idêntico a Portugal. Existem coisas um pouco mais baratas, como sejam as portagens (pedágios) e o combustível, e outras mais caras, como sejam os alojamentos e as entradas nos monumentos e parques naturais (estas últimas são puxadas).
Além disso, a Eslovênia apresenta excelentes condições sanitárias, não sendo obrigatórias vacinas para se visitar o país. A água canalizada é potável e na maioria das cidades existem fontes onde pode encher a sua garrafa de água reutilizável, o que evita comprar água engarrafada (o ambiente agradece). 
Os cidadãos europeus têm acesso a cuidados de saúde e assistência médica nos serviços públicos da Eslovênia utilizando o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Se não tiver o CESD, para se precaver contra outros contratempos (como roubos, perca de malas, cancelamento da viagem, etc) recomendamos que faça um Seguro de Viagem.

Como chegar 

Quem já viajou pelo velho continente sabe que é possível chegar a praticamente qualquer país de avião, carro, ônibus ou trem. Na Eslovênia não poderia ser diferente.Viajar pela Eslovênia é bem simples. Chegar até o país é mais fácil ainda saindo da ItáliaCroácia ou até mesmo da Áustria. Vamos às opções e detalhes de cada uma:
De avião
O jeito mais fácil de chegar na Eslovênia voando é pelo Aeroporto Internacional Jože Pučnik, na capital Ljubljana.
Não existem voos diretos de Portugal para a Eslovênia. Se pretender voar de Lisboa ou Porto para Liubliana terá sempre de fazer escala. A alternativa que encontramos (e recomendamos) foi voar para Zagreb, a vizinha capital da Croácia, que dista apenas 140 km de Liubliana (cerca de 2 horas de autoestrada, já contando com o controle fronteiriço entre os dois países), através de um voo direto da Croatian Airlines a partir de Lisboa
Também não há rotas diretas saindo do Brasil para a Eslovênia, mas a companhia aérea nacional, Adria Airways opera voos de e para muitas cidades europeias. Empresas famosas como Turkish Airlines e Air France ou ainda com LOT, Finnair e Montenegro Airlines também voam para o país.
Se não quiser chegar em Ljubljana ou preferir outra companhia aérea, você pode pousar em aeroportos de países vizinhos e, a partir deles, seguir para a Eslovênia de carro, trem ou ônibus.

De carro
Dirigir o seu próprio carro é uma das maneiras mais agradáveis de viajar pela Europa. Em nossa opinião a melhor maneira de explorar a Eslovênia é fazendo uma roadtrip a partir dos países vizinhos (ou até mesmo dos mais distantes, se você for muito fã de direção). É uma ótima experiência, mas dentro de algumas cidades, principalmente as grandes, o veículo pode ser um estorvo. Por isso o planejamento é essencial.
Grande parte dos locais de interesse deste país são belezas naturais que, na sua maioria, não são servidas de transportes públicos (sobretudo fora da época alta). Por isso, a não ser que viaje com veículo próprio ou pretenda recorrer a tours, o melhor mesmo é alugar um carro. Conduzir na Eslovênia é supertranquilo, até porque os eslovenos são bastante cívicos atrás do volante. 
As autoestradas são boas e as portagens são muito mais baratas que em Portugal. Para circular nas autoestradas é obrigatório comprar uma vinheta para colocar no pára-brisa do carro. Com essa vinheta pode circular sem qualquer restrição em todas as autoestradas, sem mais custos adicionais. A vinheta para sete dias custa apenas 15 € e pode ser adquirida em qualquer posto de combustível.

De ônibus
Existem linhas de ônibus conectando a capital Ljubljana e outras cidades eslovenas a aproximadamente 1400 destinos da Europa, incluindo rotas diretas de várias metrópoles. A companhia mais popular é a alemã Flixbus, que também atua em outros países. Faça uma pesquisa no site dela ou busque no site da estação rodoviária de Liubliana (Avtobusna Postaja Ljubljana).

De trem
O país inteiro tem conexões férreas com muitas nações europeias, principalmente com as vizinhas Croácia, Itália e Áustria, mas também com Hungria, Sérvia, República Tcheca, Alemanha e Suíça, dentre outras.
Para pesquisar destinos, rotas e preços, faça uma busca nos sites das companhias de trens dos países de onde você pretende sair ou vá direto no site da Slovenske železnice, a empresa férrea eslovena.
Esta foi a nossa opção, saímos de trem de Graz, na Áustria para Liubliana pela OBB, companhia de trem da Áustria, o bilhete comprado com saída as 14:38h da Estação Central de Graz (Graz Hauptbahnhof ) custou 29,80€ para duas pessoas, com chegada as 17:38h, ou seja, duração de 3:00 horas de viagem até Ljubljana train station, na Trg Osvobodilne fronte, Ljubljana.
Quando visitar

A melhor altura do ano para visitar Liubliana é nos meses quentes de verão, de julho a setembro. É nesta fase do ano que se concentram os maiores eventos musicais, teatrais e artísticos da capital eslovena, entre eles o Festival de Liubliana. A cidade torna-se muito ativa mas com uma atmosfera descontraída, bem ao gosto mediterrânico, no entanto, os preços de alojamento sobem drasticamente.
Todavia, com a vasta oferta cultural, a capital eslovena pode ser um destino a considerar o ano inteiro.
Os meses da primavera (abril-maio) e do outono (setembro-outubro) são a melhor época para conhecer a vibração desta cidade sem rebentar a banca. Na primavera as esplanadas enchem-se de vida. É fácil interagir com as gentes locais, ávidas que estão de se despedirem do inverno. O outono é a melhor época para explorar as maravilhas naturais que rodeiam a capital. Traga guarda-chuva e casaco: chuva ocasional e frio ao fim do dia ainda por cá moram nestas alturas. 
O frio e a neve do inverno (dezembro a fevereiro) atraem os amantes das atividades de neve. A
Eslovênia tem centenas de quilômetros de pistas de ski nos Alpes Julianos.
Liubliana é muito procurada no Natal e Ano Novo quando as luzes natalícias lhe trazem outro encanto. Obviamente que os preços acompanham a subida da procura. Fevereiro enche-se de folia no Carnaval do Dragão, uma espécie de carnaval à moda da Eslovênia.  
Um país com uma gastronomia de influência mediterrânica e dos Balcãs em ascensão, que pode experimentar todas as sextas feiras no Mercado Central. Além disso, as feiras de rua e feiras da ladra acontecem regularmente. A popularidade da Eslovênia como produtor de vinho, alicia visitantes ao Ljubljana Wine Route, em novembro e junho.

Onde ficar 
Na nossa visita a Liubliana ficamos alojados City Hotel Ljubljana. Localizado no coração de Liubliana, apenas a 300 metros da central Praça Prešeren, o City Hotel Ljubljana dispõe de um restaurante à carta e de um bar no átrio. Todos os seus quartos climatizados estão decorados com bom gosto. A esplanada com um café-bar oferece uma vista deslumbrante para o Castelo de Liubliana. Todas as manhãs é servido um generoso buffet de pequeno-almoço. Além de estacionamento privativo e transfer para o aeroporto, obtendo nota 9 no Booking.

No B&B Hotel Ljubljana Park a localização é excelente: chega-se facilmente a pé à zona turística, mas longe do bulício do centro. O parque verde ao lado também ajuda. Os quartos são muito confortáveis e o pequeno-almoço segundo cometários é simplesmente divino. Oferece ainda estacionamento privado a baixo custo, que em Liubliana vale ouro. É um Green Hotel, ou seja, está seriamente comprometido com o desenvolvimento sustentável, incentivando o respeito pelo meio ambiente e pondo em prática um sem número de medidas ecológicas. 

Outras duas boas opções de alojamento, são o Grand Hotel Union e o Best Western Premier Hotel Slon. Estão ambos muito bem localizados e apresentam excelentes níveis de conforto, com tudo o que precisa para uma excelente estadia em Liubliana. Contudo o preço da estadia é um pouco mais elevado, daí acharmos que o B&B Hotel Ljubljana Park apresenta uma melhor relação custo/benefício.
Se você procura uma alternativa mais econômica, sugerimos o Galeria River, num antigo palácio junto ao rio, perto do centro histórico. Em nossa opinião é uma das melhores opções de alojamento econômico de Liubliana.
Para estadias de luxo espreite o InterContinental – Ljubljana, provavelmente o melhor cinco estrelas da capital da Eslovênia.

Porque visitar
Liubliana é romântica, uma pérola na Europa. A beleza da arquitetura aliada à natureza torna-a num ótimo destino para uma escapadinha romântica. Aliás, o próprio nome deriva da palavra eslovena “ljubljane”: amada! 
Rio sereno, emblemáticas pontes, esplanadas convidativas, arte em todos os recantos, um castelo principesco, florestas de contos de fadas… E muitos mais ingredientes para uma deliciosa viagem a dois.
Se há cidade que consegue conciliar uma faceta de cidade central-europeia no inverno com a vontade típica dos países mediterrânicos no verão, essa cidade é Liubliana. Pitoresca e evoluída, graciosa e cheia de personalidade, Liubliana tem tudo o que se espera duma capital sem perder a afabilidade das cidades pequenas.
Rodeada de vegetação por todo o lado, Liubliana tem uma alma verde e tem ainda o Parque Urbano Tivoli. São dois quilômetros de extensão repletos de trilhas para passear ou fazer exercício e um zoo que as crianças adoram. Ser Capital Verde Europeia 2016 não foi um título meramente decorativo. Foi assumido como um compromisso. O coração do centro histórico tem pessoas, não carros. Circula-se a pé, de bicicleta, em patins ou trotinete e até SUP. É verdade! Até o rio Liublianica, que serpenteia pelo centro da capital, é hoje uma “rua” aquática ecológica. Um destino imperdível para os amantes da natureza e da aventura, pois Liubliana está no centro duma armadura de experiências de grandes dimensões.
A capital eslovena respira cultura e (re)veste-se de arte em todos os seus recantos. A criatividade mora aqui. Apetece calcorrear todas as vielas, dobrar todas as esquinas: nunca se sabe que surpresa artística vamos encontrar no próximo recanto. A cidade tem detalhes escultóricos, pictóricos, musicais e teatrais que são a promessa de prazeres culturais. Com a chegada dos dias mais quentes, há festivais para todos os gostos. Nos dias frios, salões de soberba arquitetura abrem as portas a concertos variados. E a cena alternativa tem morada fixa no Metelkova.
Liubliana pode ser pequena, mas está longe de ser aborrecida. Há sempre algo a acontecer.

Roteiro de 2 dias em Liubliana
Há tanto segredo escondido nesta deliciosa capital que um fim de semana não chega para descobrir.
Vamos levá-lo a conhecer os melhores pontos de interesse de Liubliana, o que ver e fazer, onde comer e dormir neste roteiro de 2 dias pela capital eslovena. Prepare-se para saborear morosamente os passeios neste roteiro de Liubliana
Os melhores pontos de interesse a visitar em Liubliana estão à volta da Presernov Trg, na Cidade Velha e no chamado Centro, num raio de no máximo 15 minutos a pé do centro, por isso, a melhor forma de visitar Liubliana é a pé.
Liubliana não tem um monumento de classe mundial como a Torre Eiffel de Paris, mas, em nossa opinião tem monumentos com potencial para igualar a Charles’ Bridge de Praga ou o Parlamento de Budapeste, na Hungria. Foi a obra-mestra do famoso arquiteto Jože Plečnik que transformou por completo a face da capital.

Roteiro para visitar Liubliana: 1º dia
O rio Liublianica que serpenteia pelo centro de Liubliana será um ponto de referência neste roteiro de 2 dias pela capital eslovena. Para além de lhe conferir romantismo, é ainda o lugar para longos e relaxantes passeios pelas promenades ou um descontraído passeio de barco.
As esplanadas alinhadas ao logo das margens são ponto de encontro dos locais apreciando uma bebida ou uma boa refeição. Há sempre animação na zona ribeirinha, quer trazida pelos artistas de rua quer por feiras temáticas.
Este dia do roteiro será dedicado à Old Town, a Cidade Velha. Situada na margem leste do rio Liublianica, entre a Ponte Tripla e a Ponte de Santiago (Šentjakobski most). Vai da Mestni trg (Praça do Município), passando pela Stari trg (Praça Velha), o núcleo do centro histórico medieval de ruas empedradas e lojas de fachadas em madeira, desembocando na Gorniji trg (Praça Alta). Liubliana nasceu no sopé da colina onde se ergue o castelo. É o bairro histórico medieval, repleto de tesouros arquitetônicos entre o medieval e o barroco.
Ponte do Dragão (Dragon Bridge/Zmajski Most)

A primeira parada deste roteiro de Liubliana é a Ponte do Dragão (Dragon Bridge/Zmajski Most). Adornada com quatro dragões, criatura mitológica que se tornou símbolo da capital eslovena, a Ponte do Dragão é o seu ícone mais identificativo com estas ameaçadoras criaturas de dentes e garras afiados. Não fosse o gênio de Jurij Zaninović lembrar-se de dragões, hoje o símbolo de Liubliana podia ser o leão. O conjunto das quatro estátuas dos dragões, acompanhados duma série de grifos que decoram os postes de iluminação, constituem um exemplo máximo decorativo de arquitetura Art Nouveau.
A Ponte do Dragão goza ainda de fama como obra de engenharia, já que na altura da sua construção era uma das maiores estruturas de cimento reforçado na Europa. Não é de espantar que a Ponte do Dragão dê asas a muitas lendas a mais brincalhona delas é que quando uma virgem atravessa a ponte, os dragões abanam a cauda.
Ponte dos Açougueiros (The Butchers' Bridge/Ponte do Amor)
Seguimos para a Ponte dos Açougueiros, uma das mais curiosas de Liubliana e uma das mais controversas. Liga a margem Petkovškovo nabrežje às belas colunas do Mercado Central onde antes se alinhavam as bancas dos talhantes ou açougueiros, daí o nome. Durante mais de 80 anos, havia um espaço vazio nesta área do Mercado Central. É que Jože Plečnik, o venerado arquiteto da cidade, havia idealizado uma ponte muito mais majestosa que nunca foi construída. A atual ponte é muito mais simples e minimalista, mas nem por isso deixa de ser um ponto de referência.
Ressaltam à vista as obras do escultor Jakov Brdar, autor de muitas das esculturas que decoram a capital eslovena. A norte, Prometeus eviscerado corre desenfreado após castigo por ter dado o conhecimento do fogo ao Homem. A sul, Adão e Eva, envergonhados e banidos do Paraíso, caminham em direção à catedral. A meio da ponte, Sátiro mostra-se atemorizado.

Quase imperceptíveis, umas criaturas grotescas assistem a todo este caos no parapeito da ponte. 
Por baixo deles, cabos de aço enchem-se dos polêmicos “cadeados do amor”. Apesar do mote grotesco das esculturas, nada demoveu os namorados de “cerrar” juras de eterno amor sobre as águas do rio Liublianica, à imagem da Pont des Arts em Paris.


Mercado Central (Glavna trznica)
Mercado Central é um centro nevrálgico da cidade. Explore sem presas o buliçoso Mercado Central (Glavna trznica), onde pode experimentar comida local, comprar frutas e legumes frescos ou até artesanato. 
Na área ao ar livre os locais compram os frescos do dia, flores ou hortaliças que replantam e cuidam nos seus jardins ou qualquer outro utensílio que faz falta em casa.
Na arcada coberta ao longo do rio centram-se os cafeterias, pastelarias e snack-bares para o pequeno almoço ou refeições, no interior ou na esplanada sob as colunas.
No mercado coberto vende-se carne, pão, enchidos e produtos regionais, com destaque para o mel e o queijo, pelos quais os eslovenos são doidos.


Se visitar numa sexta feira, o Open Kitchen ou Odprta Kuhna, nas traseiras do mercado coberto, é imperdível. Prove uma iguaria acabada de fazer por um dos chefs da cidade. Todas as semanas, há novos sabores e odores de fazer nascer água na boca. A tentação é grande, fica avisado. 

Catedral de Liubliana (Saint Nicholas' Cathedral/Igreja de São Nicolau)
Avançamos para a Catedral de Liubliana, com as suas torres gêmeas e uma típica cúpula de cobre esverdeada pelo tempo, a catedral da cidade, mais propriamente a Igreja de São Nicolau, resume tudo o que é Liubliana. Pequena e interessante, mas não demasiado excitante à primeira vista. Um olhar mais atento à sua história; e detalhes mais finos revelam o seu charme e beleza escondidos.
Construída no lugar duma igreja muito antiga anterior a estrutura principal da catedral e aparência datam da primeira metade do século XVIII. No interior a obra-prima  barroca é um desfile de dourados e cremes clássicos pejados de frescos detalhados; e extraordinários possuindo aquele sentimento calmo que só uma grande igreja consegue transmitir.

Mestni Trg (Praça Municipal de Liubliana)
Continuamos o nosso roteiro de Liubliana até à Mestni Trg, a Praça Municipal de Liubliana que reúne um conjunto de monumentos de importância histórica. Os edifícios barrocos dão um colorido alegre às ruas medievais que nos fazem desacelerar o passo. 
Salta à vista a Fonte de Robba (Robbov vodnjak) ou Fonte dos Três Rios Carniolanos. Esta é a réplica, já que a original de 1751 se encontra na National Gallery. A obra foi encomendada ao italiano Francesco Robba. Inspirou-se na Fontana dei Quattro Fiumi, na Piazza Navona e na Fontana del Pantheon, em Roma para desenhar este que é agora um monumento nacional esloveno. Três deuses seguram jarros donde nascem os rios eslovenos Ljubljanica, Sava e Krka. Representam ainda a união das três tribos e províncias Carniolanas, que deram origem ao povo esloveno.

Mestna Híša (Casa da Cidade/Câmara Municipal)

Mesmo em frente encontramos a Casa da Cidade ou Mestna Híša. A Prefeitura de Liubliana é um edifício imponente com uma rica história que remonta a 1484. A estrutura em estilo gótico tardio passou por mudanças significativas e foi restaurada ao seu estilo barroco veneziano na década de 1960. No interior, destacamos a escadaria e um grande salão com arcadas nas varandas. Os visitantes podem admirar o espaço para exposições de arte e explorar o pátio com uma fonte encantadora. 
Stari trg
Stari trg, também conhecida como a área do Mercado Velho, é uma rua charmosa e pitoresca no centro histórico de Liubliana. Apresenta vielas sinuosas que evocam a época medieval e as vitrines do século XIX, criando um cenário saído de um livro de histórias. 
A arquitetura reflete vários períodos, do charme barroco aos grandiosos edifícios historicistas e à transição para o estilo da Secessão de Viena após o terremoto de 1895. Daqui é só perder-se pela cidade medieval. 
Descubra a estreita ruela Ključavničarska ulica, famosa pelas suas centenas de pequenas faces de bronze e pela sua fonte misteriosa. 
Quem quiser beber da fonte, tem que primeiro desvendar o enigma, um verdadeiro quebra-cabeças!
Da parte da tarde, para terminar o seu primeiro dia do roteiro de Liubliana com chave de ouro, sugerimos que suba até ao Castelo de Liubliana ou Ljubljanski Grad e deixe-se maravilhar com as fantásticas vistas sobre a cidade. Como uma coroa sobre a colina, o castelo oferece o quadro perfeito de qualquer foto da capital eslovena.
Dá para ir e vir a pé e o passeio é muito agradável, mas se não quiser cansar as pernas pode sempre subir de funicular. O funicular do castelo na zona do Mercado Central poupa esforço e oferece diversão. Em alternativa, a subida a pé pela Reber ulica ou pela Ulica na Grad permite tomar o gosto a espaços verdejantes que fazem desta uma cidade-pulmão, onde respirar ar puro é um privilégio.

Ljubljana Castle Funicular
O Funicular do Castelo de Liubliana, em operação há mais de 12 anos, oferece uma maneira popular e conveniente de acessar o palácio medieval situado na colina. Com sua estação inferior na Praça Kreka, o trajeto de um minuto oferece vistas panorâmicas de Liubliana de uma altura considerável.

Os visitantes podem aproveitar para capturar as melhores vistas da cidade sentados diante do vidro da cabine.

Castelo de Liubliana (Ljubljanski grad/Ljubljana Castle)
O Castelo de Liubliana, erguido em uma colina acima da cidade há cerca de 900 anos, é a principal atração de Liubliana
O acesso ao pátio interior do Castelo de Liubliana é gratuito, que pode ser facilmente alcançado por funicular, também oferece espaço para exposições de arte, abriga um café ( Grajska kavarna ), uma boate ( Jazz Club Ljubljanski grad ), um bar de vinhos ( Grajska vinoteka Strelec ) e dois restaurantes ( Strelec e Gostilna na Gradu ), e serve como um local para eventos culturais, entretenimento familiar, noites de dança e exibições de filmes ao ar livre realizadas sob o título de Filme sob as Estrelas no verão.


Castelo de Liubliana abriga uma exposição História da Eslovênia, dividida em seis seções, ela nos leva de volta cerca de 200.000 anos, aos primeiros vestígios da presença humana na região da atual Eslovênia.


A Eslovênia é um país com uma rica tradição em marionetes. Uma exposição permanente, organizada pelo Teatro de Marionetes de Liubliana, apresenta a história do teatro e a criatividade dos marionetistas eslovenos contemporâneos.

Além disso, tem o Escape Castle ou Castelo em Fuga, a Máquina do Tempo e diversas salas históricas, como a Capela de São Jorge, a Prisão e uma sala de apresentação de vídeos chamada Castelo Virtual.


Torre de Observação e as muralhas do castelo oferecem algumas das vistas mais bonitas da cidade e arredores. 

Ela fica no local originalmente ocupado pela Torre dos Gaiteiros, que foi demolida em 1813 após a ocupação francesa, e posteriormente por uma torre de vigia, lar do vigilante de incêndios da cidade. Para chegar você sube por uma escada em espiral vermelha, bem interessante.


Roteiro para visitar Liubliana: 2º dia
A nossa sugestão para o segundo dia do roteiro de Liubliana é preenchido com arquitetura, cultura e natureza. Vamos explorar a margem esquerda do rio Liublianica.
Praça Prešernov trg 
Primeira parada é a Praça Prešernov trg, o coração de Liubliana, visita obrigatória em qualquer roteiro de Liubliana
A Praça Prešeren é um movimentado centro de pedestres e um ponto de encontro popular em Liubliana
Ela tem importância histórica, pois foi o ponto de encontro de várias ruas e um antigo portão de entrada da cidade. Há que admitir que o conjunto arquitetônico palaciano é de uma beleza que justifica uma apreciação demorada.
Nomeada em homenagem ao poeta nacional esloveno France Prešeren, a praça ostenta uma grande estátua dele e recebe concertos e eventos durante o verão.
Aproximamo-nos da estátua que homenageia o maior poeta esloveno, France Prešeren, mirando eternamente o seu amor não-correspondido, Jilija Primic que indiferente se senta à janela do outro lado da praça. Consegue descobrir o relevo em terracota?
Ponte Tripla (Tromostovje)
Passamos pela Ponte Tripla (Tromostovje) que liga a Praça Prešeren à Mestni Trg, ou seja, a cidade nova à cidade velha. Mais uma obra do arquiteto superestrela, Jože Plečnik que concebeu duas pontes pedonais anexas à central por onde passaram a circular apenas veículos. Escadarias baixam aos terraços das marginais ribeirinhas que acolhem hoje as esplanadas de alguns dos mais reputados e caros restaurantes da cidade. A célebre ponte é aclamada pela beleza arquitetural e um dos melhores cartões-postais de Liubliana.

Igreja Franciscana da Anunciação (Franciscan Church of the Annunciation/Frančiškanska cerkev Marijinega oznanjenja)
A Igreja Franciscana da Anunciação, um marco do século XVII em Liubliana, é conhecida por sua impressionante fachada rosa e seu interior ornamentado, adornado com afrescos no teto. Situada na Praça Preseren, perto do rio Liubliana, esta imponente igreja barroca se destaca por seu exterior rosa-salmão e suas duas torres sineiras. Ela compete pela atenção com outros pontos turísticos icônicos como Zmajski Most e a Ponte Tripla.
Seguimos o nosso roteiro de Liubliana até ao Centro onde encontramos a Liubliana moderna com lojas, edifícios governamentais e embaixadas, museus e salas de teatro. Suba ao Skyscraper para vistas panorâmicas de 360º sobre a cidade. 
Só por curiosidade, tente encontrar o Cyanometer, um misto entre arte e instrumento de medição do azul do céu.
Biblioteca Nacional e Universitária da Eslovênia (National and University Library/Narodna in Univerzitetna Knijiznica) 
No Centro, a célebre Biblioteca Nacional e Universitária da Eslovênia (Narodna in Univerzitetna Knijiznica) é o grande highlight.
Aninhada entre as charmosas ruas de paralelepípedos de Liubliana, a Biblioteca Nacional e Universitária é um testemunho do brilhantismo arquitetônico, projetada pelo renomado Joze Plecnik. Concluída em 1941, esta impressionante construção se inspira em palácios italianos e ecoa a grandiosidade do antigo Palácio de Auersperg, que outrora ocupou o local. Com sua impressionante fachada laranja e branca, adornada com janelas simbólicas que lembram livros abertos, os visitantes são recebidos por uma monumental escadaria de mármore escuro ao entrar.

Praça do Congresso (Congress Square/Kongresni Trg)
Kongresni Trg, também conhecida como Praça do Congresso, é uma praça histórica e pitoresca localizada no coração de Liubliana. A ajardinada Praça do Congresso é um agradável ponto de passagem e paragem. Rodeada de edifícios governamentais e salas de espetáculo.
Esta praça icônica ostenta uma estátua de bronze, sombreada por árvores e um pavilhão de música. É cercada por edifícios monumentais como:
Igreja Ursulina da Santíssima Trindade (Ursuline Church of the Holy Trinity/Cerkev Sv. Trojice)
A oeste ergue-se a deslumbrante igreja mais bonita de Liubliana, a Igreja da Santíssima Trindade.
A Igreja Ursulina da Santíssima Trindade é uma impressionante igreja barroca construída no século XVIII, localizada na Eslovênia. A torre sineira original foi substituída após um terremoto em 1895. Projetada pelo arquiteto Carlo Martinuzzi, apresenta uma fachada única e um magnífico interior barroco, com um requintado altar-mor esculpido em mármore africano por Francesco Robba. Além de sua beleza arquitetônica, a igreja também é conhecida pelo famoso afresco "Dança da Morte" em sua parede sul.
O surpreendente pátio do antigo Mosteiro da Santa Cruz deu lugar ao Križanke Outdoor Theatre usado nos festivais de verão.
Muitas das faculdades da Universidade de Liubliana estão neste lado oeste da cidade. Dai o espírito mais jovem e os spots mais baratos para comer.
Daqui siga até ao grande Parque Tivoli, para desfrutar da natureza em pleno coração da cidade. Se viajar com crianças, garantimos que eles vão adorar: o Tivoli é o lar do Zoo de Liubliana. Se vir que tem tempo, aproveite a sua passagem pelo Parque Tivoli para visitar também o Museu Nacional da Eslovênia.
No regresso à Cidade Velha, descubra a Casa Vurnik, provavelmente o edifício mais colorido de Liubliana. Percorra lentamente a rua Miklošičeva ulica, uma autêntica passadeira vermelha da melhor inspiração Art Nouveau em toda a Eslovênia.
Trg republiclike
A Trg Republike é uma praça pública no centro de Liubliana. Foi construída na década de 1960 como parte de um esforço para modernizar a cidade e hoje é o centro da vida na cidade. A praça abriga diversos monumentos, incluindo o Monumento à Revolução de 1975 e o Parlamento Esloveno de 1992.
Feche o seu segundo dia do roteiro de Liubliana com um passeio de barco pelo Rio Ljubljianica ou desfrute de um delicioso gelado ou de uma bebida numa das muitas esplanadas plantadas nas margens do rio. 
Dica: Se você gosta de arte urbana e cultura alternativa, não deixe de visitar o Metelkova Mesto, um centro de cultura alternativa que se desenvolveu a partir de um antigo quartel do exército, um pouco à semelhança da Christiania de Copenhague. Atente ao colorido esfusiante do Hostel Celica Art. Um dos hostels mais afamados de Liubliana que converteu uma antiga prisão numa experiência de alojamento ímpar. 
 
Liubliana é das melhores capitais para se sair à noite. Portanto, deixe-se levar pelo espírito da nightlife, saia para jantar numa das magníficas esplanadas do rio Ljubljanica e aproveite um agradável passeio ribeirinho noturno sob as luzes da cidade e as pontes iluminadas para escolher os spots onde vai dar a sua oportunidade à cerveja eslovena com tradição ou à cerveja artesanal num dos pub locais mais divertidos.
Onde comer
Ao passear por suas ruas pitorescas, você descobrirá uma cena gastronômica vibrante que atende a todos os paladares e orçamentos. De mercados movimentados a restaurantes aconchegantes, a cidade está repleta de opções deliciosas que não vão quebrar o banco. Quer você esteja desejando pratos tradicionais eslovenos ou sabores internacionais, Liubliana tem algo para satisfazer sua fome sem esvaziar sua carteira. 
Imagine-se desfrutando de uma refeição farta em um restaurante local ou experimentando comida de rua em um mercado animado. Então, prepare-se para explorar as melhores comidas baratas nesta cidade encantadora, onde cada mordida conta uma história e cada refeição é uma aventura esperando para ser saboreada.
O melhor é não resistir e sentar-se numa das esplanadas ribeirinhas de Liubliana na Petkovškovo nabrežje (mais popular) ou na Cankarjevo nabrežje (mais sofisticada). Se você procura opções mais econômicas, siga os universitários. Em redor da Borštnikov trg há oferta vasta e variada.
Nós tivemos a grata surpresa de chegar na cidade no dia do Odprta Kuhna, onde comemos como reis. Uma seleção incrível de vendedores, as porções de comida eram generosas e havia muita gente simpática e prestativa por perto. Este é um evento imperdível se você estiver em Liubliana!
A Odprta Kuhna, também conhecida como Cozinha Aberta, é uma renomada feira gastronômica ao ar livre que acontece todas as sextas-feiras, de março a outubro, no mercado central da Eslovênia. Fundada por Lior Kochavy, a feira atrai até 25.000 pessoas e oferece uma grande variedade de pratos de diversos restaurantes.

Roteiro 3 dia em Liubliana
Visite o Lago Bled, uma das atrações famosas da Eslovênia com o seu castelo empolierado e a única ilha da Eslovênia. Sinta-se um explorador nas Grutas de Postonja, uma maravilha que a natureza esculpiu nas entranhas das montanhas calcárias, e quiçá não detecta um dragão bebê.
Tours de um dia a partir de Liubliana
Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir da capital da Eslovênia
Tour ao Lago Bled e Garganta de Vintgar
Tour às Grutas de Postojna e Castelo de Predjama
Tour ao Parque Nacional de Triglav –  Alpes Julianos

Dica: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que tem boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest