Brač | Croácia

Todos os verões, muitos turistas em busca de sol vão à magnífica Ilha de Brač, na Croácia, a terceira maior ilha no Mar Adriático, depois de Krk Korčula, com cerca de 396 quilômetros quadrados. 
A maioria dos visitantes corre para a famosa cidade de Bol, o único assentamento de sua costa sul, que também é a parada obrigatória para a maioria dos pequenos navios de cruzeiros pelas ilhas dálmatas na Croácia.
Embora Brač sempre tenha sido habitada, primeiro ela se sujeitou a Salona – os ricos salonianos construíram vilas e também buscaram refúgio em Brač quando a sua cidade foi atacada pelos avares – depois a Split. Mais tarde, as duas ficaram sob domínio bizantino e veneziano. Os venezianos controlaram a ilha entre 1420 e 1797, mas negligenciam a construção de quaisquer estruturas de defesa para evitar que piratas e turcos aterrissassem a ilha.
A bela  Ilha de Brač que pronuncia-se Brách, em crota, com apenas 40 quilômetros de comprimento e 15 quilômetros de largura, possui uma estrutura geológica interessante: em algumas áreas, as cadeias de colinas de calcário têm buracos e são cortadas por ravinas e gargantas; em outras áreas, prevalece uma pedra dura branca que foi extraída desde a antiguidade e ainda é muito procurada. A cidade de Pucisca é famosa por sua pedreira de mármore branco que foi usada para construir o Palácio de Diocleciano em Split. A mesma pedreira também forneceu mármore para Hagia Sophia, em Istambul, o edifício das ONU, em Nova York e até mesmo a Casa Branca, em Washington.
Embora a Ilha de Brač não seja tão popular entre os turistas quanto sua vizinha Hvar, vale a pena considerá-la no seu itinerário pela Croácia, especialmente se você preferir viajar para lugares menos movimentados. Por outro lado, você pode facilmente combinar o passeio terrestre com um pequeno cruzeiro pelas ilhas da Croácia.
Alguns dos atrativos dessa que é uma das maiores ilhas do Mar Adriático, são as lindas e paradisíacas praias, o mar azul cristalino, a riqueza histórica das cidades e vilas importantes e a gastronomia com excelentes restaurantes. Além disso, a ilha de Brač é conhecida por abrigar a praia mais bonita e mais famosa da Croácia: Zlatni Rat.

Quantos dias
Vai depender das intenções de cada viajante, pois é grande a quantidade de atrações na ilha. Quem deseja aproveitar a região por completo deve permanecer pelo menos dois dias. Apesar disso, Brač também é uma boa opção de daytrip, pois está muito próxima de Split e Hvar.

Quando ir
Brač tem um clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos.
Os meses de junho a setembro são os mais quentes, com temperaturas médias entre 25°C e 30°C, enquanto os meses de novembro a fevereiro são os mais frios, com temperaturas médias em torno de 10°C a 15°C. A primavera e o outono são estações agradáveis, com temperaturas médias em torno de 20°C.

Como chegar
Dependendo de onde você está partindo, existem várias maneiras de chegar em Brač. Se você está vindo de outro país, pode chegar até Brač de avião, desembarcando no Aeroporto de Split, em seguida, pegar um ferry ou um catamarã para Brač. Se você está vindo de outra ilha da Croácia, pode pegar um ferry ou um catamarã para chegar até Brač
Os principais portos de saída são: ferry em Makarska – Sumartin, que fica 88 quilômetros ao sul de Split; ou ferry em  Split – Brač para as cidades de: Bol, Supetar e Milna.
A companhia de ferryboat croata é a Jadrolijia, clique no site para conferir os horários, os percursos e comprar os bilhetes.
O bilhete comprado online é válido para qualquer barco do dia, mas não garante o embarque na hora escolhida. O negócio é chegar com antecedência (2 horas na alta temporada e 45 minutos na baixa) e deixar o carro na fila em frente ao ferry. A bilheteria só abre uma hora antes do embarque, se você não quiser comprar o bilhete online, deixe o carro na fila e quando a bilheteria abrir, compre as passagens.
As passagens podem ser pagas com cartão de crédito ou euros.
Se você for sem carro, as chances de embarcar são bem maiores, basta chegar meia hora antes do barco sair.
É importante saber que: se você estiver de carro em Brač, os ferryboats não levam carros entre as ilhas de Vis, Korčula ou Hvar. Infelizmente você terá que retornar à Split para pegar outro barco para a ilha desejada.

Como se locomover
A melhor forma de se locomover na ilha é de carro, quadriciclo ou scooter. Dessa forma é possível ficar mais livre e explorar a região adequadamente. Se você desembarcar no Porto de Supetar logo avistará lojas de algumas agências especializadas. Para alugar um veículo, você precisará de uma carteira de motorista válida internacionalmente e um cartão de crédito.
Ônibus de linha também fazem o trajeto Supetar-Bol, diariamente, em vários horários, porém podem não ser a melhor forma de locomoção para aqueles que estão com o tempo curto ou desejam explorar outras partes da ilha. Informações completas aqui.

O que ver em Brač
As aldeias de Brač: os principais centros de interesse são Supetar, o principal porto da ilha, Sumartin, um importante porto de ligação com o continente, Sutivan e Milna, uma pequena vila de pescadores na costa oeste e Bol, localizada na costa sul, é o local mais turístico, famoso por suas praias e vida noturna.
Abaixo vamos falar um pouco sobre cada um das que visitamos:
👉Gostaria somente de fazer uma observação sobre a cidade de Makaska e o seu porto, onde tomamos o ferry para Sumartin-Brač
Makarska é uma cidade na Costa Adriática, com 13 mil habitantes e fica apenas 50 km de Split, a maior cidade na Dalmácia. Um lugar tranquilo, o calçadão à beira-mar tem uma vida lenta – tipicamente dálmata, o clima perfeito baixo da montanha Biokovo, a cidade vive principalmente de turismo e pesca. 
O porto tem ótima localização, conexões de ferry cinco vezes por dia com a ilha de Brač ( a maravilhosa praia Zlatni rat), e muitas possibilidades de bate-volta à Riviera de Makarska, a região com as praias conhecidas como as mais bonitas da Croácia.
Gostei muito de percorrer a sua Promenade Riva. Abaixo mais uma das fotos que tirei enquanto esperava pela hora de embarcar no ferry. 
Sumartin-Brač
Sumartin é uma vila de 600 habitantes, situada no promontório oriental da ilha de Brač, e representa um importante porto de ligação com o continente, graças aos ferries diretos para Makarska
As linhas marítimas Sutivan-Makarska (com 5 balsas por dia), muitos iates turísticos e pequenos barcos locais também chegam ao porto de Sutivan.
A vila foi fundada em 1645 por dálmatas que fugiam dos turcos e foi originalmente chamada de Vrhbrac. Desde as suas origens, os seus habitantes dedicaram-se à pesca, à navegação e à construção naval, bem como ao cultivo da vinha e da oliveira. O nome atual da vila, Sumartin, deriva do Mosteiro Franciscano de San Martino.
Hoje, mar limpo, belas praias, natureza intacta e rica oferta gastronômica, fazem de Sumartin um bom lugar para se hospedar. Perto de Sumartin, existem muitas baías tranquilas e escondidas, como Rasotica, Zukovik, Radonja, Studena, Zvirje e Spilice com praias de seixos e areia.

Sutivan–Brač
Sutivan é uma vila encantadora, com ruas estreitas e charmosas. A cidade conta com uma bela praia e diversos restaurantes e lojas, tornando-se uma excelente opção para quem busca um ambiente tranquilo e acolhedor.
Sutivan ou Stivan – como os locais a chamam, é um pequeno vilarejo localizado na costa noroeste da ilha de Brač, exatamente em frente a Split (da qual fica a 13 quilômetros de distância). 

A fundação e arquitetura de Sutivan remonta à época de Diocleciano, razão pela qual hoje se pode dizer que a vila tem cerca de 1700 anos de história. 
A cidade leva o nome da pequena Igreja de San Giovanni Battista Igreja de São João Batista, construída sobre as fundações de uma basílica cristã primitiva do século VI. 
Toda a Sutivan encontram-se esplêndidos palácios renascentistas, vilas e mansões de verão em estilo barroco, cercadas por típicas casas de pedra da Dalmácia, tornando o lugar irresistível.
Hoje, Sutivan é um destino turístico conhecido pela sua hospitalidade, por suas belas e inúmeras praias de calhau que oferecem paz e tranquilidade, pelos aromas do Mediterrâneo, pelo seu mar cristalino e parque natural. 
Uma inscrição na frente de uma mansão de verão no centro diz “OSTIVM NON HOSTIVM”; o coração deste lindo lugar dálmata está aberto aos amigos.
Existem muitas trilhas marcadas para que os caminhantes e ciclistas possam apreciar a vista dos antigos olivais e vinhas. Os entusiastas do esporte não devem perder o festival de esportes radicais “Vanka Regule”, que acontece em Sutivan todo mês de julho, que já é uma atração no mundo, bem como os torneios de futebol e petranca. 
Supetar-Brač
Supetar é a maior cidade de Brač e conta com uma boa estrutura turística, ampla variedade de hotéis,  bares/restaurantes, lojas e ruas de compras. A cidade também possui uma bela praia e um porto movimentado, ideal para quem busca um ambiente mais tranquilo. Embora Bol seja a cidade mais famosa, Supetar é uma cidadezinha pacata e bem aconchegante que, reúne uma série de sítios históricos, além de praias muito bonitas e menos badaladas. 
O Ponto de Informações Turísticas está localizado bem em frente ao desembarque do Porto de Supetar, onde é possível adquirir um mapa da ilha, como também obter todo tipo de informação sobre praias, hotéis e restaurantes.
A cidade de Supetar ou em italiano, San Pietro di Brazza, com 3500 habitantes, localizada na parte norte da ilha, dentro da Baía de Sv. Petar – da qual leva o nome – é a principal cidade, centro urbano e capital da ilha de Brač
Porto de Supetar, na costa norte, fervilhando de habitantes locais e turista, é conectado com a cidade de Split através de balsas frequentes. O tempo de viagem é de cerca de 40 minutos. Supetar é um excelente ponto de partida para visitar a Ilha de Brač e as ilhas vizinhas, graças às numerosas excursões organizadas e viagens diárias de barco às Ilhas de Hvar e Vis.
Graças às suas belas paisagens, inúmeras praias e baías nos arredores e inúmeras opções de hospedagem e entretenimento, Supetar atende às expectativas dos muitos turistas que vêm todos os verões para passar as férias, por isso, Supetar oferece uma vasta oferta de alojamento, entre hotéis, vilas, casas e apartamentos, conjugada com uma multiplicidade de restaurantes, bares, locais de diversão noturna, eventos culturais e festivais, Supetar é um dos locais mais populares da ilha. 
Supetar é a maior localidade e ao mesmo tempo o único centro urbano da ilha e como tal representa um centro administrativo, cultural e turístico. A rica herança cultural e histórica de Supetar o levará de volta à época romana. A história de Supetar está historicamente ligada à italiana, e seu rico patrimônio cultural e histórico remonta aos tempos do Império Romano e da República de Veneza
Dê um passeio por suas ruas antigas de paralelepípedos e pequenas praças românticas “pjacete” de Supetar, o suficiente para respirar o espírito das aldeias costeiras da Dalmácia
Encontrar-se-á rodeado por inúmeras “villae rustice” e vestígios de restos de mosaicos cristãos primitivos situado junto à igreja paroquial do século VI. 
Um imperativo é visitar uma das joias de valor inestimável da cidade: a magnífica Igreja da Anunciação de Maria, datada do século XVIII, construída sobre as fundações de uma basílica cristã primitiva, com uma bela torre sineira e o Museu da Ilha de Brač no interior.
Também merece uma visita o Cemitério de Supetar, onde se destaca a cúpula branca do mausoléu neobizantino da Família Petrinovic
Acima de Supetar está a Igreja de Sv. Luka, uma das 19 capelas românicas preservadas na Ilha de Brač, que remonta ao século XI. Dentro da capela, a representação do navio mais antigo da Dalmácia.
Brač oferece uma variedade de restaurantes, lojas, bares e tabernas tradicionais, onde poderá saborear a magnífica comida mediterrânica com deliciosos vinhos e azeites locais.
E ao caminhar por toda a volta de Supetar, rodeada de olivais e vinhas, é possível admirar as tradicionais casas de campo de planta arredondada e cobertura abobadada.
Milna-Brač
Milna é uma pequena cidade charmosa e tranquila, ideal para quem busca um ambiente mais intimista e relaxante. A cidade possui uma bela marina e diversas opções de restaurantes e cafés.
Milna ou como os venezianos a chamavam de “Valle di mille navi” (a baía dos mil navios), está localizada na costa noroeste da Ilha de Brač, a 18 quilômetros de Supetar
As acolhedoras baías de Milna sempre foram o porto preferido dos marinheiros que navegavam pelo Mar Adriático
Milna foi fundada no século XVI pela Cerinic e durante anos, a cidade foi conhecida pela sua construção naval, com um estaleiro de renome. 
No século XIX, foram construídos os primeiros exemplares de bracera ou"brazzera" – os famosos navios típicos da Dalmácia.
Milna é um porto natural e também foi um porto seguro para a frota imperial durante a construção do Palácio de Diocleciano em Split e ainda é considerado um dos mais belos e protegidos de Brač
Hoje, Milna é um centro turístico popular e um porto náutico preferido dos velejadores graças às suas baías hospitaleiras. As duas marinas altamente equipadas de Milna oferecem um serviço de alta qualidade até aos velejadores mais exigentes. Se gosta de desportos marítimos, pode praticar mergulho, vela ou pesca. 
A vila é dominada pelas casas de dois pisos pertencentes, nos séculos XVIII e XIX, a armadores e seus capitães. As casas de pedra ao longo da bela e extensa costa são pequenas obras-primas da arquitetura plebeia.
No centro da aldeia, ergue-se também uma bela igreja barroca com uma torre sineira, em típico estilo dálmata. O interior da igreja esconde obras impressionantes de mestres venezianos. 
Além dos locais históricos, da sua beleza cênica e do encanto irresistível de uma “pequena cidade” tipicamente dálmata, a cidade de Milna oferece aos visitantes acomodação em hotéis, vilas e vários apartamentos. 
Um mar cristalino irá encantá-lo com uma excelente e saudável cozinha mediterrânica abundante em peixe fresco, azeite de qualidade e vinhos caseiros. 
Exploradores curiosos ficarão fascinados pelas enseadas nos arredores, muitas praias escondidas à sombra dos pinheiros, como as baías de Lučice, Osibova ou pelo porto de Bobovišća, pela aldeia de Ložišća
Bobovišća
A aldeia de Bobovišća está localizada na costa ocidental da ilha, na baía que se ramifica no porto de Bobovišća e no porto de Vičja. O Porto de Bobovišća é preferido por muitos velejadores, enquanto a baía de Vičja luka é um local histórico. Casas de pedra e ruas pavimentadas testemunham a simetria e a simplicidade da arquitetura plebeia. A Igreja de São Jorge de 1914 possui várias belas pinturas de um artista veneziano desconhecido.
Ložišća
A pequena aldeia de Ložišća está localizada no lado oeste, a 2 km do mar, na parte ocidental de Brač. Ao centro ergue-se a torre sineira da Igreja Paroquial de São João Baptista e São Paulo
Este é um lugar típico da Dalmácia com sua arquitetura reconhecível.

A pouca distância da costa, em frente à entrada do porto, ergue-se o ilhéu de Mrduja, sempre muito concorrido por pequenos barcos e lanchas.

Bol-Brač
Bol é uma cidade encantadora e animada, famosa por sua praia de Zlatni Rat, considerada uma das mais bonitas da Europa. Além disso, a cidade conta com diversos restaurantes, bares e lojas, tornando-se uma excelente opção para quem busca um ambiente animado e agitado. A cidade também é famosa por sua praia de seixos, ideal para um dia de relaxamento. Além disso, Bol oferece muitas atividades esportivas e recreativas, como ciclismo, mergulho ou windsurf.
Bol é um dos destinos mais bonitos do Mar Adriático, as belas praias da ilha atraem turistas de todo o mundo, sendo famosa pela praia mais atraente a Zlatni Rat ou The Golden Point, é o que há de mais bonito e se tornou um símbolo da ilha. 
Com os seus numerosos locais culturais e históricos, é um dos destinos turísticos mais populares da Croácia. É muito popular não só entre os croatas, mas também entre os jet-setters de todo o mundo. A paisagem, o clima ameno e agradável e o mar cristalino fazem de Bol um destino de férias perfeito durante todo o ano. Assim sendo, visite a cidade de Bol e seus pontos turísticos. Você está convidado a explorar Bol, ceder ao seu charme e passar férias inesquecíveis na ilha. 
Veja abaixo as suas principais atrações:
Pjaca
Além da sua paisagem deslumbrante e das praias de cartão postal, Bol também oferece aos seus hóspedes um rico patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, incluindo  numerosas mansões de verão barrocas, palácios barrocos, igrejas e pequenas praças, mas também casas rústicas de pedra plebeia que rodeiam “pjacete”, as pequenas praças típicas da Dalmácia.
Riva
A Riva é a área do porto de Bol, a parte mais linda da cidade, onde ficam restaurantes e bares. Ótima para fazer um passeio pela manhã cedo e ao final do dia, para comer algo ou curtir a noite afora.
Zlatni Rat
Crédito da Foto: .nightlife-cityguide.com
É em Bol que você vai encontrar a praia mais fotografada e, consequentemente, uma das mais famosas da Croácia: Zlatni Rat, a praia da famosa língua dourada de mais de 400 metros que se estende sobre o mar, também conhecida como o Chifre de Ouro
O formato da praia Zlatni Rat é natural e não artificial, e todos os anos cresce um pouco mais. A praia foi formada por ondas que levavam seixos dourados para o topo de um recife subaquático. Devido aos ventos, ondas e correntes marítimas a ponta da praia muda de formato tornando a praia sempre interessante e diferente. A praia é grande em comparação às outras praias croatas, a água do mar é cristalina e a infraestrutura é fantástica.

A praia Zlatni Rat é um dos cartões postais da Croácia, mas também uma que é bem disputada. Super movimentada durante o verão, o paraíso também costuma ser bastante frequentado por praticantes do windsurf e outros esportes aquáticos.
A praia é pública, você tanto pode a alugar espreguiçadeira e o guarda-sol ou levar o seu e instalar-se em meio aos guarda-sóis e cadeiras montados.
A praia tem toda infraestrutura, como banheiros (pagos); tem restaurante com pratos de massas e risotos, saladas, pratos de peixe e de frutos do mar; tem bares bacana, barracas que vende milho, sorvete, crepe, sanduíche, batata-frita, cerveja, água e refrigerante, com direito a pufe gigante, uma bela vista, bom atendimento e música de primeira qualidade. Vá até um deles, sente na cadeira mais confortável que achar e tome um coquetel geladinho.
A temperatura da água do mar é muito parecida com a das praias de Santa Catarina, não é quente como a das praias do nordeste do Brasil, mas não é fria, digamos que é perfeita no verão.
Mosteiro Dominicano e o Museu de Bol
Vale a pena visitar o Mosteiro Dominicano, fundado em 1462, que abriga um rico acervo de arqueologia marítima, esculturas romanas e cristãs primitivas e objetos sacros. 
No Museu de Bol também há uma obra de Tintoretto representando a Madona e o Menino com os Santos.
Vidova Gora
A pitoresca Bol está localizada na Ilha de Brač, logo abaixo do Monte San Vito – Monte Vidova gora, o pico mais alto das ilhas da Dalmácia.
Para aqueles que procuram férias ativas em Brač, recomendamos uma subida ao Vidova gora
A 778 metros acima do nível do mar, este é o pico oferece vistas espetaculares de tirar o fôlego não só de de Zlatni Rat em Brač, bem como  de sua vizinha Hvar e Vis.
Suba no pôr do sol, horário mais frio e ótimo para fotografia. Tanto dá para fazer uma trilha a pé de duas horas de caminhada um pouco difícil até lá em cima, a recompensa vale a pena, mas você também pode pedalar ou mesmo ir de carro, pois há um estacionamento a poucos metros.
Comidas típicas da região
A culinária croata é conhecida por seus pratos de frutos do mar, carnes e vegetais frescos. Em  Brač, você encontrará muitos pratos com base em peixe, como o Brodet (ensopado de peixe) e o Brudet od škampi i školjki (ensopado de camarão). 
Outros pratos populares incluem o Pasticada (guisado de carne) e o Vitalac (miúdos de cordeiro grelhados em espetos). Experimente também os queijos locais como o Paški Sir ou o Sir iz mišine, duas especialidades croatas feitas com leite de ovelha.
Onde comer em  Brač
Os restaurantes e pousadas de Brač são conhecidos pelas suas especialidades de peixe servidas com os famosos vinhos de Brač.
Existem muitas opções de restaurantes em  Brač, desde restaurantes tradicionais a veganos. Se você quer provar a culinária típica da ilha, pode optar por um restaurante croata. Para uma refeição mais internacional, escolha um restaurante italiano ou japonês, as cidades de Bol, Milna e Supetar possuem muitos restaurantes excelentes para escolher.

Onde ficar em Brač
A Ilha de Brač é composta por diversas cidades e vilarejos, cada um com suas características únicas e encantadoras. A acomodação é oferecida em muitos hotéis, vilas, pensões e apartamentos e você pode escolher entre acomodações luxuosas e com preços razoáveis, ofertas de primeira e última hora ou uma acomodação em uma das baías tranquilas próximas. 
Confira nossas recomendações para se hospedar em Brač:
Hotel Lemongarden – localizado em Sutivan, este hotel boutique oferece quartos elegantes e luxuosos, além de um jardim encantador e uma piscina ao ar livre;
Hotel Villa Adriatica – localizado em Supetar, este hotel boutique oferece quartos espaçosos e elegantes, além de uma piscina ao ar livre e um restaurante com vista para o mar;
Hotel Osam – localizado em Supetar, este hotel boutique oferece quartos elegantes e confortáveis, além de uma piscina ao ar livre e um terraço com vista para o mar;
Hotel Waterman Svpetrvs Resort – localizado em Supetar, este resort oferece quartos espaçosos e bem equipados, além de diversas opções de lazer, como uma piscina ao ar livre, um spa e um restaurante;
Villa Slika – localizado em Milna, este hotel boutique oferece quartos elegantes e confortáveis, além de um jardim encantador e uma piscina ao ar livre.
Nós optamos por ficar em Bol, porque além de ser a cidade mais bonita (embora todas as demais também cidades sejam lindas demais) e mais movimentada da ilha, eu queira muito ficar uns dias em Bol para pegar sol na praia Zlatni Rat, a praia mais bonita da Croácia.
Boutique Hotel Bol  – localizado em Bol, este hotel moderno oferece quartos elegantes e confortáveis, além de uma piscina ao ar livre e um terraço com vista para o mar;
Hotel Kastil – localizado em Bol, este hotel histórico oferece quartos aconchegantes e charmosos, além de uma localização privilegiada, próximo à praia de Zlatni Rat.

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest