Zadar | Croácia

Zadar é uma encantadora cidade média, com aproximadamente 70 mil habitantes, localizada no norte da Dalmácia. O seu centro histórico se situa em uma península com uma bela visão do Mar Adriático e de suas ilhas.
Zadar é uma cidade histórica com antiga de ruínas romanas, igrejas medievais, cafés cosmopolitas e museus de qualidade ocupando uma pequena península.
Zadar simboliza a cultura de muitos povos que por lá passaram e deixaram um pedaço de sua história.  Habitada desde a Antiguidade, a península onde está o centro histórico, funciona como um museu a céu aberto, com construções milenares e pisos de mármore. O traçado urbano vem do início da era cristã, quando surgiu a colônia romana, que implantou o Fórum Romano, do qual restam apenas alguns fragmentos arqueológicos.Você encontra evidências de outras culturas em diversos pontos de Zadar.
Zadar é uma cidade intrigante, com o drama das montanhas a servir de pano de fundo e o cenário à beira-mar, a cidade é realmente um lugar único na Costa da Dalmácia, principalmente ao pôr-do-sol. 
Apesar de muito procurada na época balnear, Zadar consegue ser um pouco mais tranquila que Dubrovnik ou Split, e, por isso, um bom destino de férias de verão é, no entanto, uma cidade viva e vibrante, dinâmica e excitante, fácil de apreciar e fascinante de explorar. 
Inclusivamente, Zadar é o ponto de referência para grande número dos melhores concertos e festivais de música da Croácia
Quando visitar 
Zadar goza dum invejável clima mediterrânico, característico da Costa da Dalmácia, determinado por verões quentes e secos, e invernos amenos, então, a melhor época do ano para visitar Zadar é no verão (junho a setembro).
A Costa da Dalmácia e as ilhas costeiras no Mar Adriático são os destinos turísticos mais popular da Croácia
A contribuir para isso estão as correntes marítimas do Mar Adriático e os ventos da região que, contribuem para que esta costa seja banhada por águas mais limpas e quentes.
Se somarmos a isso o largo número de ilhas, estreitos, baías e praias percebemos porque é uma zona tão atrativa para desportos náuticos e turismo de praia. Bom tempo equivale a maior numero de turistas e preços mais elevados.
A época alta para visitar Zadar começa em maio e vai até setembro, por isso, abril e outubro são os meses para onde tem que olhar para gastar menos dinheiro ao visitar Zadar, abdicando das praias, obviamente.
Como chegar
Empresas aéreas econômicas como a Ryanair, EasyJet e FlyBe tem vôos diretos para Zadar. A Croatian Airlines também opera no aeroporto de Zadar, que fica a cerca de 12 km do centro da cidade.
A distância entre Zagreb e Zadar é de 285 km que pode ser coberta por carro, em cerca de 3 horas e meia. Já, a distância para Split é de 157 km.
Os ônibus de Zagreb fazem o percurso para Zadar, a cada 30 minutos, com percursos que variam de 3 a 7 horas. A rodoviária fica a cerca de 2 km do centro.

Onde ficar 
O alojamento de eleição em Zadar é o Boutique Hostel Forum. Não se deixe enganar pelo nome, porque de hostel tem muito pouco, um quarto com banheiro privativo e vistas para o mar, simplesmente divino. A localização é excelente, mesmo ao lado do centro, e oferece um bom café-da-manhã incluído no preço. Dificilmente vai encontrar um alojamento com melhor relação qualidade-preço. 
Se pretender um alojamento mais luxuoso recomendamos o Bastion Heritage Hotel – Relais & Châteaux, também localizado no centro histórico. Apesar de ser um quatro estrelas, tem amenities de fazer corar alguns 5 estrelas, dos quais destacamos o Spa e o prestigiado Restaurante Kaštel, um dos mais badalados da cidade.
E se prefere um estúdio, ficamos no Main Street Studio and Rooms, bem na Kalelarga, coração de Zadar, sendo acessível as principais atrações muito rapidamente. O estúdio tem bom isolamento acústico, a cama é confortável e o banheiro tem bom tamanho.
Crédito da Foto: Booking.com
Um pouco de História

Aqui mundo novo e mundo antigo encaram-se numa fusão encantadora. Perambular pelas ruas de Zadar é como levantar a cortina do tempo, pouco a pouco até chegar ao século IX a.C., quando tudo começou...
Zadar é a mais antiga cidade croata continuamente habitada. Ela tem mais de 3 mil anos de uma história tumultuada e dinâmica de pilhagem, destruição e devastação por diferentes povos, mas que soube se superar e se reconstruir das ruínas, mais forte, mais rica e mais bonita.
Zadar foi conquistada pelos romanos, governada por venezianos, e repetidamente atacada por otomanos. 
A primeira menção a Zadar aparece no IV a.C., como um assentamento da tribo dos ilírios – então chamada de Jader, depois este nome mudou para Idassa em grego, Jadera em romano e Zara durante o período veneziano e depois italiano.
Durante o período de ocupação romana (59 a.C. a 48 a.C.), Zadar adquiriu as característica de cidade, com estradas regulares de acesso, uma praça principal, onde está o Fórum Romano
No século VII, Zadar tornou-se a capital da província de Dalmácia, pertencente ao Império de Bizâncio
No século IX, ela foi a sede do bispo Donato, quando foi construída a Igreja de São Donato
No século X, muitos assentamentos de croatas se instalaram no local. É desta época a construção da Igreja de Santa Maria, a Igreja de São Grisógono e a Catedral de Santa Anastasia
Em 1202, cruzados venezianos conquistaram e incendiaram a cidade.  Logo depois foram construídas as primeiras igrejas góticas: Igreja de São Francisco e Igreja de Santo Domênico.
O domínio veneziano muda de mãos no século XVIII para o império Austro-Húngaro.
Em 1797, os austríacos tomaram o poder depois dos venezianos, seguidos pelos franceses (1806 - 1813), novamente pelos austríacos até 1918 e depois pelos italianos. Retomada pela Itália, tornou-se estratégica para os alemães. 
Na Segunda Guerra Mundial a cidade antiga de Zadar ficou muito destruída pelos bombardeamentos das forças aliadas, mas tudo foi reconstruído após a guerra. Após a Segunda Guerra Mundial, o país foi anexado a Croácia, como parte da antiga Iugoslávia. Durante a guerra da independência contra os sérvios, a cidade foi alvo e teve parte do seu patrimônio cultural seriamente danificado (em outubro de 1991).
Hoje, Zadar é um monumento preservado, resultado de muitos tempos históricos e culturas que se amalgamaram, na formação de sua aparência atual. A cidade é rica em cultura tanto espiritual quanto material bem como tem uma identidade turística única.
Roteiro do que ver e fazer para visitar Zadar 
O centro histórico da cidade é murado e bem concentrado e possui vários elementos das arquiteturas romana, bizantina e veneziana. As ruas são estreitas, de características construtivas medievais, predominantemente irregulares, com recantos e praças bem aconchegantes, onde você se depara com colunas romanas e várias igrejas antigas. A rua mais famosa é a Kalelarga, onde se localizam muitos restaurantes, galerias de arte e cafés, lojinhas de souvenirs. É muito agradável e surpreendente explorar a cidade murada.
Aproveite para caminhar no calçadão, no lado sul da cidade, que oferece uma bela vista panorâmica para o Mar Adriático.
Caminhe pela orla urbanizada ao sul, da extremidade oeste, onde estão as instalações para ver o pôr-do-sol, até o lado leste, onde está o prédio da Universidade e contorne a muralha. Daí, observe a pequena Marina – Fosa.  
Caminhe margeando o pequeno Porto Fosa e acesse o magnífico Portão de Terra: Kopnema Vrata – Land Gate, entre o Forte e a Marina.
Portão da Terra é claramente o mais elaborado da cidade, propositadamente feito para impressionar quem chegava pelo mar. Também, o que tem o cenário mais bonito, para a pequena Marina de Foša voltada ao mar. 
Após entrar no portão, dobre a direita pela Ulica Meduliceva. Seguindo pela última, você chega ao conjunto urbano Trg. Pet Bunara/ Trg. Petra Zoranica
Neste local, você pode observar no entorno: Igreja de São Simeão, a Coluna, o Palácio do Reitor e a Torre do Capitão.

Igreja de São Simeão – St. Simeon's Church – Crvka Sv. Simuna
Passamos pela barroca Igreja de São Simeão, a guardiã do inestimável tesouro: o sarcófago de São Simeão, uma obra-prima da ourivesaria medieval.
No início, este templo era uma igreja cristã de três naves, depois ela tornou-se uma construção gótica e mais tarde um monumento provincial barroco.
No altar principal está um baú de prata (1380), trabalho de grande valor, que guarda as relíquias de São Simeão.
Ao sul da igreja, está um pilar romano construído em 1729, que foi feito de 2 pilares do templo romano encontrados no capitólio do Fórum Romano.
Praça dos Cinco Poços 
Chegamos à Praça dos Cinco Poços ou Trg Pet BunaraTrg.Pet Bunara é conhecida por seus cinco poços, que abasteciam a cidade no século VI. 
Desde 1574, em que um anterior fosso foi convertido nesta praça, que estes cinco poços forneceram água à população até 1838. 
Muralhas da Cidade Velha 
A sua chegada será marcada pelas vistas das Muralhas de Zadar, o sistema defensivo medieval de fortes e bastiões listado como Patrimônio da Humanidade UNESCO. 
Tidas como a maior fortaleza urbana em toda a República de Veneza, as Muralhas de Zadar permitiram manter mais independência do que a maioria das cidades vizinhas e fizeram com que nunca fosse capturada pelos turcos.

Logo ao lado, num bastião do complexo de fortalezas e muralhas que rodeiam a cidade de Zadar, encontra-se o Parque Rainha Jelena Madijevka com vistas das muralhas, ideal para passeios demorados pelos caminhos repletos de sombra.Daí, você pode acessar o Parque Rainha Jelena Madijevke, com belos jardins e às muralhas que protegiam a península.
Explore alguns pontos interessantes na Praça dos 7 poços, onde você pode observar um grande espaço vazio utilizado para estocagem de produtos militares no passado. No topo do bastião, acima do Bridge Gate tem um passeio chamado Muraj, um ponto de observação para o continente que permite a visão das pessoas atravessando a ponte.
Depois, siga pelas Ulica Poljana Budnica e E. Kotromanic até a Trg. Narodni ou Praça do Povo.
Movimentada a todas as horas do dia, era nessa praça, onde a vida pública de Zadar aconteceu durante séculos. E ainda é, com as suas convidativas esplanadas. Você encontra um conjunto urbano bem peculiar, com belos prédios renascentistas: a Torre da Guarda City Sentinel – Gradska Straza, de 1562, em estilo renascentista, a antiga Loggia da cidadeCity Lodge – Gradska Loza, de 1565 e o Palácio Ghirardini, em estilo romanesco, com balcão do século XV.
Depois de sair da praça tome a Široka ul. ou Kalelarga como os italianos a chamaram até alcançar a Ulica Simuna K. Bernje, via que atravessa transversalmente o sítio histórico e une as duas frentes do mar. É a rua principal e a mais famosa de Zadar, e provavelmente a mais antiga, ligando a Narodni trg. ao Forum Romano. Ali, você está diante da Igreja de São Donato. Este é o ponto mais alto de qualquer visita a Zadar

Ruínas do Fórum Romano
Localizada em frente à Igreja de São Donato e ao Palácio do Arcebispo estão as ruínas do antigo Fórum Romano.
Esta praça governamental, da era romana, foi construída entre o primeiro século a.C. e o terceiro século d.C. e mede 90 x 45.
Este sítio de grande valor histórico constitui-se o exemplo de um fórum muito desenvolvido, um dos mais importantes entre as antigas cidades do Adriático.
Antigamente, havia um capitólio elevado, de 2 metros de altura na parte sudoeste, no meio do qual se erguia um templo dedicado às divindades romanas: Júpiter, Juno e Minerva. Na parte noroeste está preservado um pilar que era usado na idade média como lugar de punições e terminou conhecido como o “Pilar da Vergonha”.
Ao longo dos séculos, várias outras edificações foram implantadas em cima deste complexo romano reduzindo drasticamente os remanescentes primitivos. São exemplos deste conjunto de reconstruções: primeiro foi um complexo episcopal com basílica e anexos (na antiguidade), depois se construiu  a Igreja de São Donato (na idade média) e, posteriormente, foi instalada uma praça com uma cisterna (na renascença). 
A Igreja de São Donato e o Fórum Romano fazem parte de um conjunto de grande importância histórica, onde você encontra no entorno, vários atrativos históricos: A Igreja de São Donato, a Igreja de Santa Maria, as ruínas do antigo Fórum Romano, a Coluna da Vergonha (coluna romana utilizada na Idade Média para castigar os condenados), Igreja de Santo Elias e a Catedral de Santa Anastasia de Sírmio.
Igreja de São Donato – St. Donatu's Church – Crkva Svetog Donata
Imponente e austera, mas absolutamente harmoniosa e original na sua forma, a Igreja de São Donato tornou-se o símbolo de Zadar e representa uma imagem única do espírito da Dalmácia.
Esta igreja, de estilo bizantino circular, foi construída no século IX, sobre o Fórum Romano. A primeira menção ao monumento é feita nos documentos do imperador bizantinho Constantine VII Porphyrogennetos, na metade do século X. No interior, foram preservados alguns fragmentos arquitetônicos. Observe alguns elementos dos antigos altares de sacrifícios romanos com inscrições em latim.
No inicio, a igreja foi chamada de Igreja da Santíssima Trindade e posteriormente, no século XV, teve o seu nome mudado para Igreja de São Donato, em homenagem ao famoso bispo.
Não se realizam mais serviços religiosos no monumento, mas no seu entorno, nos meses de julho e agosto, acontece o Festival Anual de Música Renascentista, também conhecido como as Noites Musicais de São Donato.
Igreja Santo Elias - St. Elias Church – Crkva Sv. Ilije
Esta igreja ortodoxa está situada atrás do fórum, no capitólio romano. A  medieval antiga Igreja de Santo Elias foi doada, em 1548, para os ortodoxos gregos que a adaptaram para as suas cerimônias. Ela foi reconstruída em estilo barroco tardio, no final do século XVIII para a congregação ortodoxa grega, na sua maioria, mercantes, soldados e marinheiros. A igreja contém no seu interior uma maravilhosa coleção de ícones, do século XVI ao séculoXVIII.
Essas adaptações simbolizam a coexistência e a interpenetração de diferentes culturas em Zadar.

Catedral de Santa Anastácia  – St. Anastasia's Cathedral – Katedrala Sv. Stosije
Catedral de Santa Anastácia, a santa padroeira de Zadar, é a maior catedral da Dalmácia. Suas partes mais antigas são da basílica primitiva cristã, com vestígios que remontam ao século V, mas sua aparência romanesca foi adquirida no século XII. Durante o cerco e conquista das Cruzadas, a catedral foi danificada, mais depois reconstruída maior.
A fachada terminada em 1324, contêm três portais, o central apresenta o baixo relevo de Nossa Senhora e o Menino Jesus, com São Crisógono e Santa Anastasia. A fachada também possui uma grande rosácea no estilo romanesco e uma menor, um óculo gótico. A fachada do lado esquerdo é decorada com a estátua de um leão e a do lado direito com a estátua de um touro, simbolizando respectivamente os evangelistas Marcos e Lucas.
Não deixe de visitar o interior, duma riqueza singular. 
Suba à torre da catedral para apreciar as vistas maravilhosas sobre a cidade e o mar.
Igreja e Convento Santa – St. Mary's Church and Convent – Crka Sv. Marije
Igreja de Santa Maria data do século XI e, para além das três naves, destaca-se a bela Torre Sineira românica em estilo lombardo. Faz parte do Convento de Santa Maria.
Acredita-se que o convento de foi fundado por uma mulher nobre rica Čika, da cidade de Zadar
A enorme igreja de três naves foi construída em estilo romanesco inicial, em 1091. A parte mais bonita da sua torre do sino, em sua versão original, é do estilo romanesco, do tipo lombardiano. 
No interior desta igreja, tem lugar uma exposição de arte religiosa, uma das mais valiosas da Croácia, chamada "The Gold and Silver of Zadar", em tradução literal “O ouro e a prata de Zadar”. Iniciada em 1951, pelo escritor Miroslav Krleza, ela foi transformada em uma exposição permanente em 1976.
O convento beneditino acolhe atualmente o Museu de Arte Sacra com uma impressionante coleção de relicários, paramentos e pinturas de mestres venezianos.

Museu Arqueológico de Zadar – Archeological Museum – Archeoloski Musej
Ao lado outro museu digno de destaque é o Museu Arqueológico de Zadar, o segundo mais antigo de toda a CroáciaA sua história está muito relacionada a Igreja de São Donato. Desde o ano de 1880, foram desenvolvidos 15 anos de trabalho de restauração e proteção, por isso considerou-se este ano, como a data de fundação deste museu. A coleção engloba artefatos que vão desde o Paleolítico ao século XI. Veja mais sobre o Museu: http://amzd.hr/en/
Riva e Porto Velho
A cidade antiga de Zadar, cujas ruas pavimentadas em pedra branca foram polidas pelo uso de séculos, está delimitada por dois cais: o Riva é uma deliciosa promenade à beira-mar, enquanto o Porto Velho é um movimentado cais com barcos de passageiros a rumo das praias nas ilhas.
Portões de Zadar 
Zadar foi uma das maiores cidades fortificadas da república de Veneza e, por isso, teve maior proteção do que as cidades vizinhas e escapou das investidas dos turcos.
No passado, existiam mais fortificações e trechos da muralha, alguns construídos na idade média, e outros mais tarde, pelos venezianos. Entretanto, o conjunto preservado destas muralhas ainda é significativo, com partes intactas, ao norte e leste. 
O portão de maior destaque é o Portão de Terra, a maior entrada da cidade, localizada no pequeno Porto de Fosa. Ele foi construído em 1543, e representa um dos mais importantes monumentos da renascença na Dalmácia. Trata-se de um arco triunfal com uma passagem central para o tráfego de veículos e duas laterais menores para pedestres. Ele é decorado com o principal patrono de Zadar, montado no seu cavalo e o brasão da república de Veneza (escudo de São Marcos).
O Portão do Mar, também conhecido como Portão de São Crisógono, foi construído em 1573, entre o porto e a Igreja de São Crisógono
Ele contém parte do arco romano triunfal e foi refeito pelos venezianos em 1573, para celebrar a vitória do cristianismo sob os turcos em Lepanto. Na parte externa, ele é adornado pelo leão de São Marcos.
Igreja de St Krševan
Para muitas pessoas, a Igreja de St Krševan é a mais bela das nossas igrejas românicas. Esta igreja é dedicada a Santo Crisógono, mártir e patrono de Zadar
É uma igreja monástica e um mosteiro beneditino masculino, consagrada por Lamprídio, Arcebispo de Zadar, em 1175. Construída no local de um empório romano, substituiu a Igreja de Santo Antonio, o Eremita, e é a única parte remanescente de uma grande abadia beneditina medieval. 
Em 1387, Isabel da Bósnia, a rainha viúva assassinada da Hungria e da Dalmácia, foi enterrada secretamente na igreja, onde o seu corpo permaneceu durante três anos até ser transferido para a Basílica de Székesfehérvár
Quatro estátuas de mármore branco que representam os santos padroeiros de ZadarStošijaKrševan, 
Šime e Zoila.
Além da igreja, existem vestígios de um mosteiro beneditino da Idade Média que foi destruído na Segunda Guerra Mundial, bem como a construção da torre sineira começou em 1485, mas foi abandonada em 1546 e nunca foi concluída.
Continue a sua visita a Zadar indo até um dos portões venezianos das muralhas. Perto da ponte, no lado norte, está o Portão da Ponte, em estilo neorrenascentista, uma nova abertura na muralha, construída através das ruas Narodni e Kalelarga, pelos italianos nos anos 1930.
O mais provável é continuar pelo Portão Novo, principal acesso ao interior das muralhas do centro histórico, seguido pelo Portão de São Rok ou São Rocco, mais humilde ainda. 
O Portão de São Rocco foi construído em 1570 e está situado perto do Mercado da cidade.
Museu do Vidro Antigo 
Se estiver dentro dos seus interesses, não perca o Museu do Vidro Antigo, localizado no imponente Palácio Cosmacendi do século XIX. Este museu conta a história e a invenção do vidro por meio da exposição de numerosas peças como cálices, jarros, jóias, anéis e outros elementos, com peças de vidro que, resistem incrivelmente, desde os tempos romanos. Sobre o museu ver: www.mas-zadar.hr
Ou divirta-se no Museu das Ilusões, com um vortex, hologramas, uma sala de espelhos e muitas exposições interativas.
Um espetáculo em Zadar: Por-do-Sol
Se há algo pelo qual Zadar é merecidamente famosa, é pelo pôr-do-sol. O por-do-sol de Zadar é imperdível! Um show espetacular protagonizado pelo astro rei, em harmonia com a grande orquestra regida pelo mar. Este evento da natureza, tornou-se uma das atrações mais populares da região. 
A renovação e urbanização da orla marítima incluiu um amplo calçadão que liga por quase um quilômetro a extremidade oeste a leste da península. 
No extremo oeste ficam localizadas as escadarias e as duas instalações mais famosas abaixo comentadas. Nesta área e entorno você também pode tomar banho de mar, pular de trampolins e se divertir em um pequeno parque. Na orla há também restaurantes já próximos à Ulica Simuna K. Benje.
A introdução de alguns elementos inovadores contribuiram para tornar este evento ainda mais marcante: o Orgão do Mar e a Saudação ao Sol, duas instalações artísticas recentes criadas pelo arquiteto de 
Nikola Basic que ganharam renome mundial num ápice e colocaram Zadar no mapa dos destinos mais cobiçados.

Órgão do Mar – Sea Organ – Morske Orgulje
Para acabar o dia, nada como apreciar um verdadeiro espetáculo onde se aliaram natureza, a arte e o engenho humano. Zadar tem mais duma dezena de spots para apreciar um pôr-do-sol daqueles que ficam para sempre gravados na retina. Mas mesmo na ponta noroeste da península há um espetáculo de som e luz que só visto e ouvido para crer.
Esta instalação está localizada sob uma escadaria com perfurações no concreto e um sistema de canos que  impulsiona o ar com o movimento das ondas produzindo sons.
Deixe-se envolver pelo sol ao entardecer, sente-se num dos níveis do Órgão do Mar, escute a banda sonora criada pelas ondas do mar a bater nos tubos e relaxe num momento memorável.
Saudação do Sol - Greetings to the Sun – Pozdrav Suncu
Depois, vá para a “pista de dança” gigante alimentada a energia solar. 
Bem próximo ao órgão está outra instalação denominada Saudação do Sol. Trata-se de um círculo de 22 metros coberto de placas que absorvem luz solar durante o dia e, junto com a energia das ondas (que produz o som do órgão do mar) criam um show de luzes ao entardecer e ao amanhecer, para deslumbrar as pessoas com padrões coloridos de luz quando a noite cai.
Com o seu dia deste roteiro em Zadar a chegar ao fim, delicie-se com a gastronomia local, pois Zadar você tem ótimas opções de gastronomia,  onde o marisco é o rei do cardápio, preparado com inspiração mediterrânica. Recomendo experimentar os peixes e frutos do mar regados a um ótimo vinho croata ou o Maraskino, outra marca registrada da cidade de Zadar – o licor feito de cerejas maraska, que crescem somente nesta região. 
Experimente Zadar à noite. Aliás, não dispense Zadar à noite. Dê um passeio ao longo da marina, onde a vida noturna é agitada. É fácil saltar dum cocktail de aperitivo, para um jantar de delicioso, para um digestivo num bar. Ou simplesmente relaxe e observe o ambiente amigável e vibrante de Zadar num dos cafés locais. Tudo dentro da cidade antiga.
Tours de um dia a partir de Zadar
Zadar é não só uma cidade histórica das mais interessantes da Europa, mas também próxima de parques nacionais da Croácia que o vão sublimar com as suas maravilhas naturais. 
Se tiver mais tempo em Zadar, você pode visitar as várias ilhas do arquipélago e o Parque Nacional de Kornati que fica no ponto médio entre Sibenik e Zadar.
Em frente a Zadar está a Ilha Dug Otok, que pode ser visitada em uma viagem por barco, de apenas 15 minutos. Um dos vilarejos de fácil acesso e belo local se chama Preko. Outro local é Ugljan, bastante frequentado nos fins de semana pelos moradores de Zadar.
Próximo a ponte, na área do porto, partem os passeios de barco para as ilhas próximas e, especialmente, para o Parque Nacional Kornati.

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest