Região dos Lagos–Arraial do Cabo e Cabo Frio

22:55

Arraial - a Capital do Mergulho 
Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. Toda esta natureza, junto com o jeito simples de seu povo, sua arquitetura e tamanho de cidade do interior, a apenas 140 Km do Rio de Janeiro, fazem desta cidade um convite ao turista. Mas para os mergulhadores Arraial revela um tesouro: seu fundo do mar.
As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos. O clima é quente e úmido, com temperatura média de 25 graus no verão e entre 17 e 23 graus no inverno. Quem chega a Arraial do Cabo, mesmo que não mergulhe já percebe que o mar é a principal atração turística da cidade.
CABO FRIO
Quando o assunto é a Região dos Lagos, Cabo Frio capricha no visual e na infraestrutura. Além do mar cristalino e das dunas de areia branquinha, a maioria das praias da  cidade oferece confortáveis quiosques para atender ao público cativo: famílias com filhos adolescentes.
Na alta temporada, a turma toma conta da extensa praia do Forte, repleta ainda de bares e restaurantes. A concorrida praia, que começa no Forte São Mateus, estende-se até os picos preferidos dos surfistas, como as praias do Foguete e das Dunas - esta última, com montes que chegam a 30 metros. As pranchas marcam presença também nas praias do outro lado do Canal do Itajuru, como Brava, frequentada também pelos naturistas, e Peró.
Praia do Forte
A principal praia de Cabo Frio também é conhecida como Praia da Barra e tem 7,5 km de extensão.
A praia é um dos cartões-postais da cidade e ponto de jovens e de turistas.
Em seu extremo esquerdo, fica o Forte de São Mateus do Cabo Frio, construção do século XVII.
Uma praça de alimentação oferece grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte.
Forte de São Mateus do Cabo Frio
Construídas em pedra e argamassa, utilizando cal e óleo de baleia, fortes e fortalezas, na maioria das vezes, exibiam uma arquitetura em linhas retas, que formavam cortinas extensas, interrompidas por torres ou baluartes de formas simples.
O Forte São Mateus é parte do patrimônio histórico nacional e compõe junto com a Praia do Forte um dos mais belos cartões postais do litoral do Brasil e localiza-se numa ilhota rochosa na extremidade nordeste da atual praia do Forte, na cidade de Cabo Frio, no litoral norte do estado brasileiro do Rio de Janeiro.
Refinaria de Sal
Os índios foram os primeiros a utilizarem o sal produzido pela lagoa de Araruama. A primeira salina foi implantada somente em 1823. Para se construir uma salina são necessárias três condições básicas: proximidade contígua ao mar, topografia adequada e condições climáticas favoráveis.
A região do entorno da lagoa de Araruama é reconhecida como uma das áreas mais propícias para a produção de sal no Brasil, graças a suas características naturais: existência de uma lagoa cujo teor de sal é maior que o do mar; relevo plano, com sol praticamente todo o ano e um baixo índice de pluviosidade.

As salinas foram erguidas principalmente na orla sul e leste da lagoa, nas restingas de Cabo Frio, Massambaba e sobre os esporões das pontas do Costa, dos Macacos, Massambaba, Acaíra e Coroinhas. Na orla norte, elas de concentravam na costa de São Pedro da Aldeia e no canal de Itajuru.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest