Setenil de las Bodegas | Espanha

Continue o seu roteiro para visitar os Pueblos Blancos da Andaluzia rumando até Setenil de las Bodegas, provavelmente o mais diferente de todos. 
Um incrível vilarejo construído debaixo de rochas, ao redor de um escarpado desfiladeiro escavado pelas águas do Rio Guadalporcún, conhecido localmente por Rio Trejo, onde a cidade acompanha o o seu percurso e o desfiladeiro existente, estando muitas casas embutidas nas reentrâncias dele.
A maioria das casas do coração do centro histórico de Setenil de las Bodegas encontram-se literalmente cravadas na rocha, sob colossais penhascos. Imagine um canyon cravado de casinhas brancas. A construção destas casas é absolutamente impressionante! Em muitos casos, a própria rocha do desfiladeiro serve de telhado ou parede das casas. Esta é uma ideia do que lhe espera em Setenil de las Bodegas, um dos pueblos mais fascinantes de toda a Espanha.
História de Setenil de las Bodegas
Os primeiros vestígios da presença humana em Setenil de las Bodegas remontam à Era Neolítica, no entanto, é durante o período árabe que Setenil de las Bodegas se torna relevante.
Graças à sua localização, foram necessários sete cercos, sendo o último foi um cerco de 15 dias em 1484, para os monarcas católicos conquistarem a cidade.
A lenda diz que o nome de Setenil vem das palavras latinas “Septem Nihil”, que significa “sete vezes nada”. De fato, “de las Bodegas” significa “das vinícolas” e refere-se às vinhas que cercam a cidade e ao excelente vinho que é produzido aqui.

Como chegar 
A forma mais fácil de chegar a Setenil de Las Bodegas é mesmo através de carro: Málaga (1h20); Sevilha (1h40); Cádiz (1h40); Granada e Córdoba(2h).
Em termos de transportes, não existe nenhuma opção direta das grandes cidades próximas de Setenil de las Bodegas mas podem ver alguns tours disponíveis.

💡 Dica: Tal como a maioria dos pueblos blancos, não é muito fácil conduzir nas ruas estreitas de Setenil de las Bodegas. Neste caso, sugiro estacionarem gratuitamente na estrada CA-4223.

Quando visitar 
A melhor altura para visitar Setenil de las Bodegas é durante a primavera e o outono, em que as temperaturas são amenas. Durante o verão as temperaturas são altas e normalmente, é a época em que os visitantes aproveitam para visitar a região.
Se está a pensar visitar Ronda ou fazer o Caminito de Rey, Setenil de las Bodegas é um bom destino para passar umas horas ou mesmo um dia.
Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Setenil de las Bodegas são as seguintes:
Uma visita a Setenil de Las Bodegas não fica completa sem passar pelas suas duas ruas mais famosas, a Calle Cuevas del Sol, como o próprio nome já diz,  que tem sol praticamente todo o dia.
Calle Cuevas de la Sombra que se encontra coberta por uma enorme rocha por onde não passa um raio de sol em um pequeno trecho. 
São nestas ruas que irá encontrar a maior concentração de casas cravadas na rocha de Setenil de las Bodegas, entre elas inúmeras bodegas (tascas), perfeitas para tapear.  
Depois de percorrer a Calle Cuevas de la Sombra, você pode retornar à Calle Cuevas del Sol, que o levará a subir algumas escadas estreitas até o Mirador del Carmen, outro dos lugares imperdíveis para visitar em Setenil de las Bodegas. Deste miradouro, situado no cimo de um rochedo, terá fantásticas vistas panorâmicas de todo o centro histórico, onde se destacam as casas caiadas de branco na encosta de uma colina e de onde podemos observar o Castelo de Setenil de las Bodegas, presidida pela Torre del Homenaje, a Muralha e a Igresia dela Encarnación.
Atrás do miradouro encontra-se a Ermida de Nuestra Señora del Carmen, um templo do século XVIII que alberga a imagem da padroeira da cidade.
Ao descer do Mirador del Carmen, você pode iniciar um percurso pelas ruas para ver em Setenil de las Bodegas as mais belas vinícolas, começando pela Calle Jabonería e terminando na Plaza Andalucía
Antes de chegar a esta praça, recomendamos que passe pelas Calle Mina e Calle Vega que o levarão à Calle Herrería, outra das mais bonitas de Setenil de las Bodegas, onde encontará mais um cantinho romântico da rota dos Pueblos Blancos: o “Bésame en este rincón”.
Esta praça, à qual se acede pelas escadas da Calle Herrería, está rodeada por edifícios de fachadas brancas. A Plaza de Andalucía é onde encontrará o Ayuntamiento ou Câmara Municipal, o Posto de Turismo e vários cafés com convidativas esplanadas. Outra das melhores coisas para fazer em Setenil de las Bodegas é tomar uma bebida numa das esplanadas da Plaza de Andalucía, o coração da zona alta da cidade. 

Passear pela Calle Villa do antigo bairro do Castillo de Setenil de las Bodegas.

Miradouro El Lizón localizado ao pé da Torre del Homenaje, em uma posição privilegiada, oferece vistas fantásticas da cidade e é outro dos lugares imperdíveis para ver em Setenil de las Bodegas.
Subir ao Torreón del Homenaje, o único vestígio que resta do alcáçar, a antiga fortaleza árabe.
Torreón del Homenaje localizado na parte mais alta do município, junto à Igresia de Nuestra Señora de la Encarnación, é outro dos lugares mais interessantes para visitar em Setenil de las Bodegas. Esta torre de homenagem construída durante a ocupação islâmica, serviu para enfrentar a reconquista pelas tropas cristãs. Apesar da sua finalidade militar, a torre apresentava uma bela decoração com motivos florais e geométricos, alguns vestígios ainda hoje conservados e que poderá conhecer acedendo ao Posto de Turismo. Ao pé da torre encontra-se a cisterna, outro dos testemunhos da antiga fortaleza, que serviu para armazenar as águas pluviais e abastecer a fortaleza durante a Idade Média.

Não deixando de visitar a Iglesia de Nuestra Señora de la Encarnación construída entre os séculos XV e XVII sobre as ruínas da antiga mesquita maior e principal de Setenil de las Bodegas medieval. A Igresia de Nuestra Señora de la Encarnación é outro dos lugares mais bonitos para ver em Setenil de las Bodegas.Este templo tardo-gótico com alguns elementos do Renascimento e vestígios do Mudéjar, é constituído por uma planta de cruz latina e um altar que alberga o belo Retábulo da Anunciação de finais do século XV.
Outra das melhores coisas para fazer em Setenil de las Bodegas é descer a Calle Vílchez e depois percorrer a Calle de San Benito, onde irá encontrar a casa com a mais bela porta de estilo mourisco de Setenil de las Bodegas e  até chegar à Ermida de San Benito

Esta igreja, cuja data de construção é desconhecida, destaca-se pela sua simplicidade e estilo clássico, além de albergar a imagem do Padre Jesús Nazareno, uma das esculturas mais veneradas da vila. A vista panorâmica deste ponto é diferente da do Mirador del Carmen, pois permite ver as casas e ruas configuradas em diferentes níveis de altura, de uma perspectiva lateral, pelo que também vale a pena uma visita.
Outra das nossas ruas preferidas, à qual se acede a partir da Calle Callejón e que tem várias casas-caverna, é a Calle Calcetas, que recomendamos que não perca no seu passeio pela vila.

Onde ficar
Casa Rural Las Cuevas De Setenil – está situada no centro da cidade. A Reserva Natural da Sierra de Grazalema pode ser alcançada em 30 minutos de carro.
El Almendral – tipicamente, um pequeno hotel andaluz entre as encantadoras vilas brancas da província de Cádiz e rodeado por uma paisagem impressionante.
Casa Cueva El Arrabal – A casa de férias possui 2 quartos, 2 casas de banho, uma cozinha totalmente equipada e uma varanda com vistas para a cidade.
Hotel Villa de Setenil – O hotel apresenta uma decoração simples e luminosa com mobiliário moderno. Cada quarto climatizado tem uma varanda e vistas das casas gruta caiadas de branco da cidade. O acesso Wi-Fi gratuito está disponível em toda a propriedade.

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest