Dicas de passeios em Porto Alegre

17:16

Chegamos em Porto Alegre vindos de Bento Gonçalves, com uma parada na Fábrica da Tramontina em Carlos Barbosa. A intenção era ao chegar na cidade pegar o sightseeging, mas devido ao horário não foi possível, pois o próximo horário seria às 14:00 h. Ainda teríamos que pegar estrada para Florianópolis. Então a saída foi dar um rolé de carro e vendo o que foi possível. Mas, quem tiver um dia inteiro, mesmo estando a pé, é perfeitamente viável fazer este roteiro, com exceção dos estádios que ficam longe, aconselho tomar um táxi para ir aos dois. Até dá para ir de metrô à Arena do Grêmio, mas tem que andar uns 2 km.
Pois é, o bom é que em Porto Alegre tem metrô, ou melhor, Trensurb. Quem chega na cidade de avião, além do POA Express Airport Bus, realizado diariamente por dois ônibus rodoviários, o visitante também pode tomar o metrô na estação Aeroporto e saltar na estação Mercado, bem no centro da cidade.
E o melhor é que é tudo pertinho, dá para fazer tudo a pé. Se preferir, há passeios gratuitos, que acontecem aos sábados, especialmente para levar os visitantes a esses roteiros: Viva o Centro a Pé, um projeto orientado por especialistas em História e Arquitetura.

Porto Alegre
É a capital de estado mais ao sul do Brasil. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Mas ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos. Um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. 

Assim é Porto Alegre, multicultural por natureza, terra de grandes escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil.
A seguinte dois roteirinhos básicos: No primeiro comece pelas praças XV e Montevidéu, estão o Largo Glênio Peres, o charmoso chalé da Praça XV, a Fonte Talavera de la Reina, a Prefeitura e o Mercado Público Municipal, um ótimo lugar para fazer compras.

O Mercado Público é um mundo de tradição, diversidade e beleza ligado à memória e ao imaginário da cidade. Mais de 100 mil pessoas circulam diariamente pelas 107 bancas e lojas distribuídas nos dois andares do Mercado Público, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre e onde se encontra de tudo: produtos e utensílios típicos gaúchos, frutas exóticas e hortigranjeiros, carnes, temperos e especiarias da culinária internacional, artigos religiosos afro-brasileiros, artesanato, padarias, lojas de vinhos e cachaçaria com o melhor da produção nacional.
Sem contar o que só o Mercado oferece como grãos, farinhas e erva-mate a granel, café de várias procedências, os peixes e frutos do mar  mais frescos da cidade. Neste festival de cheiros, cores e sabores não faltam cafés aconchegantes, os famosos sorvetes caseiros da banca 40, o chope gelado, as comidinhas de bar e a culinária variada de restaurantes centenários como o Gambrinus e o Naval.  Se precisar, tem conexão sem fio para acessar a Internet.
Localizado no Centro Histórico da capital, o prédio de 1869 foi erguido na época da escravidão e por isso guarda muitas crenças e histórias que podem ser conferidas no Memorial do Mercado. Os restaurantes, exceto aos sábados, continuam funcionando após estes horários.
Largo Glênio Peres s/nº - Centro Histórico
(51) 3289.4801
De segunda a sexta, das 7h30 às 19h30. Sábado das 7h30min às 18h30min.
Fechado aos domingos e feriados.

Instalado na Praça da Alfândega, coração da capital gaúcha, o Santander Cultural é um dos mais completos e modernos espaços culturais da capital gaúcha e referência no país. Em seus três andares acontecem exposições temporárias de arte contemporânea nacionais e internacionais, shows de música popular, sessões de cinema e mostras de arte.

A  cada dois anos, também tem servido de espaço para exposições e instalações da Bienal do Mercosul.
O prédio foi construído em 1932 para ser sede de um banco, e muitos espaços característicos da instituição financeira foram criativamente transformados. No subsolo, os antigos cofres foram transformados em sala de cinema, no sofisticado Café do Cofre e no Moeda bar e Restaurante. 

O contrataste da arquitetura predominantemente neoclássica do prédio com o estilo contemporâneo das exposições de arte já é um programa à parte. Escadarias de mármore conduzem a um grande salão central iluminado por uma claraboia com magníficos vitrais de origem francesa. Em 2008, o Santander Cultural foi eleito, por meio de votação popular, como o patrimônio arquitetônico mais significativo de Porto Alegre.
Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico
(51) 3287.5500
De terça a sábado, das 10h às 19h. Domingos e feriados, das 13h às 19h.




No núcleo da Praça da Matriz estão o Monumento a Júlio de Castilhos, presidente do estado do RS no final do século 19, a Biblioteca Pública, a sede do governo estadual e a Assembléia Legislativa, dentre outros.  Um dos melhores lugares para espetáculos da cidade é o Teatro São Pedro, que merece uma visita detalhada. Nas proximidades estão o Museu Júlio de Castilhos, com peças das culturas gaúcha, indígena, missioneira e o Solar dos Câmara, um espaço cultural com centro de documentação, pesquisa e biblioteca.


Palácio Piratini


E a Catedral Metropolitana, que além de ter uma das maiores cúpulas do mundo, tem três painéis na fachada executados na oficina do Vaticano. A história da fundação da Paróquia Nossa Senhora Madre de Deus está intimamente relacionada com a origem da cidade de Porto Alegre. Começou por volta de 1753, quando foi erguida uma capela modesta de pau-a-pique junto à Rua da Praia para que os casais açorianos, primeiros colonizadores, tivessem atendimento espiritual.

Com a transferência da capital do Estado, que mudou de Viamão para Porto Alegre, tornou-se evidente a necessidade da construção de uma igreja com dimensões correspondentes à nova situação de Porto Alegre. Pelos anos de 1793, a nova igreja de uma só nave e sem torres, dominava no alto da colina sobre o casario branco da vila de Porto Alegre. A atual Catedral Metropolitana começou a ser erguida em 1921 e foi concluída somente em 1986.

A construção obedece ao projeto do arquiteto italiano João Batista Giovenale, da Academia de Belas Artes São Lucas, de Roma. O estilo é inspirado na Renascença Italiana, mas as torres, inauguradas em 1971, lembram o modelo das construídas, no Rio Grande do Sul, na época das missões jesuíticas. A cúpula possui 75 metros de altura e 18 metros de diâmetro, sendo uma das maiores do mundo. Os três painéis de mosaico na fachada foram executados nas oficinas do Vaticano.

Rua Duque de Caxias, 1047 - Centro Histórico
(51) 3228.6001
Todos os dias, das 7h30 às 19h.
Ponte de Pedra e Monumento aos Açorianos

Aqui se ainda sobrar tempo, tome um táxi para os Estádios:
O tour do Arena do Grêmio irá mostrar aos visitantes locais emblemáticos da Arena: gramado, banco de reservas, vestiários, zona mista, camarotes, cabines de imprensa e a sala de coletiva. Quem quiser saber mais, clique aqui: Estádio do Grêmio

Tour guiado no Estádio Beira Rio  proporciona ao visitante uma nova experiência ao acessar os locais mais emblemáticos e cobiçados pela torcida colorada. Quem quiser saber mais, clique aqui: Estádio Beira Rio

Mapa do roteiro acima:

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest