Roteiros de Viagem-Sul do Brasil- Blumenau

20:28


Nesta postagem vou mostrar para vocês um programinha legal de se fazer para quem vai passar um final de semana em Blumenau, por exemplo. Primeiro você faz um city tour pela cidade num dia, e no outro, ela serve perfeitamente de base para um bate-volta para duas cidadezinhas próprias, cerca de 75 km de Blumenau, que são: Brusque e Nova Trento. Mas, você tem que estar de carro.
Blumenau é um pedaço da Alemanha está encravado no Vale do Itajaí. A herança dos imigrantes está por toda parte: da arquitetura em estilo enxaimel à boa mesa, que tem o marreco recheado como prato típico. Sem contar a paixão pela cerveja e o perfil dos moradores, a maioria tem cabelos louros e olhos azuis.
Blumenau é uma cidade pequena, muito simpática e muito simples de ser entendida. Então, caminhar é a melhor maneira de apreciar as belas construções de Blumenau. Todo o movimento da cidade está localizado nas avenidas 7 de Setembro e XV de Novembro sendo esta última o centro comercial e onde se localizam o Teatro Municipal e a Catedral Metropolitana.

Blumenau tem muitas e boas opções de hospedagens.Nós ficamos no Hotel Glória, que é muito bom, bonito, clássico, muito limpo, um café colonial divino, que é tradição na cidade e do hotel, inclusive o salão é um anexo do Cafehaus com tortas espetaculares. 


Depois de um delicioso café da manhã fomos explorar as ruas do centro de Blumenau.  Não deixar de visitar a catedral. Vale a pena ver também a feirinha de artesanato na XV de Novembro. Fizemos tudo a pé, não há muitos locais para parar o carro, mas existem alguns estacionamentos, vale a pena escolher um deles.
Seguimos primeiramente para a Catedral São Paulo Apóstolo, a "Igreja Matriz".
Na foto acima o campanário da catedral, com 3 sinos e um relógio importado da Alemanha, que não fica no prédio principal.
Depois, fomos caminhar pela famosa Rua XV de Novembro, no centro de Blumenau. É por ela que passam  os tradicionais desfiles da Oktoberfest. Ao fundo, o Castelinho da Havan,  uma famosa loja de departamentos de Santa Catarina e também a maior. O Castelinho é uma réplica da Prefeitura de Michelstadt, uma cidade da Alemanha. A loja chama logo a atenção pela sua construção bem ao estilo germânico.
Na Rua XV de Novembro, estão várias atrações turísticas, entre elas Teatro Carlos Gomes. Não deu para conhecer o interior do teatro, pois estava em obras.
O Relógio das Flores, perto da Prefeitura, é outra atração de Blumenau. O relógio foi inaugurado em 2000 para comemorar os 150 anos da cidade.
O prédio da Prefeitura de Blumenau é, na minha opinião, o mais bonito da cidade. Parada obrigatória em seu roteiro.
 
No dia seguinte, siga pela Rodovia Jorge Lacerda e Rodovia Ivo Silveira, com 1 h de viagem, chega-se até R. Germano Schaeffer, no Centro  de Brusque.

A cidade de Brusque, no Vale Europeu, em Santa Catarina, é um importante destino turístico pelas belezas naturais e arquitetônicas, peculiaridades históricas e por seu grande potencial em compras de vestuário e tecidos, na pronta entrega, com grande variedade e qualidade a preços diretos de fábrica.

Além do comércio, que é o carro-chefe do turismo em Brusque, a cidade apresenta peculiaridades herdadas dos imigrantes alemães, italianos e poloneses.
Esta peculiaridade faz com que Brusque apresente características que só ela possui na gastronomia, arquitetura e aconchego de seu povo, que está sempre de braços abertos para receber o turista.


Passando-se pelo centro de Brusque, chega-se a Nova Trento

O município de Nova Trento, que possui pouco mais de 12 mil habitantes, está localizado a aproximadamente 80 quilômetros da capital do Estado, Florianópolis e a 65 quilômetros de Balneário Camboriú. Nova Trento foi colonizada por imigrantes italianos, oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, em 1875.

Ainda hoje a cidade exibe com orgulho os traços da colonização italiana, presente em seus pratos típicos servidos diariamente nos restaurantes e pousadas. Grupos folclóricos, de dança e canto complementam este cenário: eles trazem as características do Norte Italiano e, ainda, o dialeto trentino praticado há mais de cem anos. Outra característica desta italianidade é o plantio da uva e a fabricação de sucos e vinhos.
Mas a cidade é nacionalmente conhecida por ser uma cidade religiosa, a cidade de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil.
O nome de Madre Paulina era Amabile Lucia Visintainer. Ela nasceu na cidade de Vigolo Vattaro, antigamente uma cidade da Áustria que depois virou da Itália, ficando na região do Tirol. Por isso ela é considerada uma santa ítalo-brasileira.

O Santuário de Santa Paulina é enorme. Ao todo são quase 7 mil metros quadrados de área coberta e possui estacionamento de 14 mil metros quadrados. Dentro há espaço para 3 mil pessoas sentadas. É considerado um parque ecológico e possui toda infraestrutura e atrativos ao redor.
Sugiro ir preparado fisicamente, porque tem muitas escadarias, rampas de acesso, morros, subidas e descidas.O local tem restaurante próprio a preço acessível e barracas para fazer lanches, assim como toda estrutura de sanitários.

É isso´aí pessoal! Com um simples final de semana conhecemos três cidades deste nosso imenso Brasil. Até a próxima.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest