Dicas de roteiros em Alagoas

01:04

Nas Alagoas, encante-se com as águas e o mais belo por do sol!
Nesta postagem foi mostrar um pouco do Estado de Alagoas ou seria das Alagoas? Isto por que, de um lado está o mar e as praias maravilhosas e do outro o Rio São Francisco. Sim, com tanta água e o título de Paraíso das Águas, é quase inacreditável que, Alagoas – especialmente sua população sertaneja – continue a sofrer com a seca.
Baseados na capital, Maceió, turistas brasileiros e estrangeiros se esbaldam nas praias da orla e, aproveitando as curtas distâncias, partem para bate-volta diários, tanto para as praias do norte quanto as do sul. Mas aqui, vou sair um pouco do óbvio que são as praias e sugerir outros tipos de passeios, como:
1.Visita ao centro histórico de Marechal Deodoro.
A cidade também foi a primeira capital do Estado. Destaca-se pela herança barroca e colonial, presente em sua arquitetura e pelas lagoas, entre elas a Mundaú, nas margens da qual o município foi criado.
 
Pelo lado cultural, Marechal Deodoro se destaca pelos santeiros (escultores de arte sacra) e músicos, entre os quais, Nelson da Rabeca, grande expoente da cultura popular de Alagoas. O visitante também não deve deixar de conhecer o sítio antigo da cidade, tombado como Patrimônio Histórico Brasileiro pelo Iphan.
Merece destaque especial o importante complexo formado pelo Museu de Arte Sacra, Convento de São Francisco e igreja de Santa Maria Madalena, atualmente em obras.Já o conjunto do Carmo foi totalmente restaurado. Completam o cenário: as igrejas do Senhor do Bonfim, a de Nossa Senhora do Amparo e o Palácio Provinciano. Também preservada está a casa onde nasceu o primeiro presidente do país, que dá nome à cidade.
A natureza também presenteou o município, que abriga a concorrida Praia do Francês. Com mar calmo - no trecho protegido por recifes - e águas esverdeadas, tem movimento o ano inteiro. Vale registrar que os quiosques ali instalados irregularmente estão sendo demolidos, deixando a paisagem ainda mais bonita. Já a vizinha, Saco da Pedra tem coqueirais e paisagens bastante desertas. 
2. Fazer o passeio das Nove Ilhas das lagoas Manguaba, Mundaú e Ilha Carlito.
Com 600 quilômetros quadrados de superfície, a Lagoa Mundaú representa um dos maiores ecossistemas do Estado, além de importantes aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos. Feito a bordo de saveiros, o passeio dura cerca de quatro horas. 
No cenário, nove ilhas onde vivem pescadores e rendeiras, vegetação de restinga e manguezais, peixes e crustáceos diversos, além de praias isoladas. 
As embarcações partem do bairro do Pontal da Barra, onde vivem as mais famosas rendeiras de Maceió. 
Se puderem façam, mas não esperem luxo, foquem na beleza do lugar, pois é onde se pode apreciar o mais belo por do sol.
3. Experimentar as delícias do mar e da lagoa servidas na Massagueira, intitulado de "o maior centro gastronômico de Alagoas".
O polo dispõe de grande variedade de restaurantes. A grande maioria é simples, de famílias da região, por isso, recomendo fazerem uma pesquisa ou buscar recomendações do local antes.
Porém, para quem quiser provar a típica culinária alagoana, não há melhor lugar. Os pratos são de peixes e de frutos do mar, os mais variados, e todos bem servidos. 
E a experiência de almoçar na beira da lagoa é fantástica.
Na vila de pescadores de Massagueira, a festa fica por conta da associação de doceiras. São cerca de 30 barraquinhas que oferecem quitutes preparados artesanalmente. As cocadas são a maioria, mas não aparecem apenas nas versões originais - branca e coco queimado. Sabores como banana, goiaba, maracujá, jaca e amendoim encantam os paladares.
4. Visitar a  cidade de Penedo.
Penedo distante 160 km de Maceió tem uma população de 65 mil habitantes, é uma das mais bonitas e antigas cidades históricas do Brasil. 
Penedo foi erguida sobre um rochedo às margens do Rio São Francisco e passou a ser cidade em 1842, chama atenção pelo bom estado de conservação e riqueza do patrimônio histórico e cultural, tem estilo colonial e barroco centrado nas igrejas, conventos e palacetes dos séculos 17 e 18. 
A cidade realmente é uma gracinha, parece uma casa de bonecas, toda coloridinha, muito bem conservada.
Gostaria de ter tido mais tempo para curtir a cidade, mas tivemos tempo de visitar o Museu do Paço Imperial, a Prefeitura, algumas ruas do centro, o Forte da Rocheira, às margens do Velho Chico, onde se pode contemplar a vista do Rio, no Mirante da Rocheira.
De lá fomos almoçar no Restaurante Maurício de Nassau
O Restaurante Forte Maurício de Nassau fica na praça da prefeitura, ao lado da catedral. Além de uma vista belíssima do rio São Francisco, a comida... é pra lá de maravilhosa.
Tudo muito simples, mas bem é variado, tudo de bom.
No entanto, o que me surpreendeu mesmo foi ter comido carne de jacaré pela primeira vez. E que a dona fez questão de dizer que eram jacarés de cativeiro. 
Indo a Alagoas, recomendo fortemente, não deixem de visitar Penedo.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest