Porto de Galinhas

18:01

“Lá vem galinha d’angola!!”
No passado esse era o código usado para informar que os navios clandestinos com escravos africanos contrabandeados tinham chegado ao porto, escondidos em carregamentos de galinhas-d'angola.

Hoje, são as galinhas que gritam: “Lá vem turistas!”, afinal são mais de 500.000 turistas por ano, atraídos pelas suas piscinas naturais e arrecifes.
Porto de Galinhas
Porto de Galinhas pertence ao Município de Ipojuca, situada ao sul de Recife, no Estado de Pernambuco. A região de Porto de Galinhas oferece as melhores praias de areia branca batida, com águas transparente e mornas,  repleta de coqueiros e afastadas do burburinho urbano, apesar de ficar a 60 km, ou 40 minutos de carro, do Aeroporto Internacional dos Guararapes do Recife.
"A praia de Porto de Galinhas foi selecionada, nos últimos 7 anos consecutivos, como a melhor praia do Brasil."
É o município com o mais extenso litoral no Estado de Pernambuco. Ao todo são 7 praias contínuas: desde a Praia de Camboa, passando pelas praias de Muro Alto, Cupê, Porto de Galinhas até chegar a Pontal de Maracaípe. Além dessas citadas, Ipojuca possui mais 3 praias ao sul - Enseadinha, Serrambi e Cacimbas, totalizando 32 km de litoral.
Porto de Galinhas ou Porto, como é carinhosamente chamada, é sinônimo de agito. Tem agito é para todos os gostos e bolsos. Lá você vai encontrar desde o mais luxuoso hotel até a pousada mais simples, sendo uma praia bem família, especialmente em seus enormes Resorts.
Quanto custa?
Quem viaja, geralmente gosta de fazer uma perspectiva de gastos para não passar por apertos. Se você pretende visitar Porto de Galinhas, reserve uma média de R$ 1000,00 na alta temporada ou R$ 450,00 para períodos de baixa estação.
Sempre ouvia falar muito bem de Porto de Galinhas. Depois então de ter visto as fotos de dois casais de amigos que ficaram no Hotel Armação, em 2004. Embora não seja um dos mais baratos, pensei:  é neste hotel que quero me hospedar quando for a Porto, porque a gente também merece um mimo de vez em quando!
O hotel é lindo e muito seguro. A equipe muito atenciosa e simpática. Tem uma excelente estrutura, piscinas maravilhosas, uma delas fica de frente para a praia, inclusive a praia em frente ao hotel é quase uma praia privativa, com cadeiras e guarda-sóis do hotel.
Fizemos a reserva pelo Booking e não tivemos nenhum problema, quando chegamos estava tudo certo.
Ótimas acomodações, o quarto é simples porém muito confortável e os banheiros limpos. Sem falar os mimos das camareiras no quarto, como bilhetinhos de boas vindas, toalha dobrada em forma de elefante, bombons, balas.
Ao chegamos de viagem  aproveitamos para descansar e restaurar as energias. Depois de devidamente instalados, aproveitamos para tomar um banho de mar, depois nadar na piscina do Hotel. Ficamos por ali, tomando uma água de coco, umas cervejas, uma caipirinha, até a hora do almoço...Quando saímos para a cidade ou Vila de Porto, que fica cerca de 2,5 km do hotel, para procurar um restaurante para almoçar.
Lá você pode escolher entre, comer um peixe frito nas rústicas barracas da praia ou pratos requintados nos restaurantes da Vila. O restaurante escolhido para este primeiro dia em Porto de Galinhas foi o Marangatu.
Lugar muito agradável, com linda vista para o mar, comidas e atendimento impecáveis... quem for a Porto de Galinhas, experimentem a lagosta com purê de banana da terra, ou a muqueca de badejo com pirão e arroz branco, simplesmente deliciosos!!!
As opções de lazer também são muitas. Mas também ficar simplesmente à  toa, é uma ótima opção. Ficar só vendo as jangadas saindo pro mar...o quebrar das ondas na areia branquinha...aquele mar quente e calmo…
À Noite
Além de oferecer vários atrativos aos turistas, durante o dia, Porto de Galinhas também possui uma agitada vida noturna, principalmente se você gosta de baladas e quer movimentação. Então, verifique a agenda e curta um dos vários eventos que normalmente acontecem em Porto.
Isso, naturalmente, depois de um bom jantar em um dos vários restaurantes, simplesmente ir à La Crêperie que tem um bom atendimento e deliciosos pratos, por isso está sempre lotado. Ambiente aconchegante. As porções servem muito bem uma pessoa.
Em nosso segundo dia na cidade, saímos para conhecer as praias de Porto de Galinhas mais próximas. Fomos à Praia do Cupê que também existem piscinas naturais que são uma boa opção para um descanso no meio da caminhada.
Cupê é uma praia boa para banho de mar na maré baixa e boa para o surfe na maré alta. As piscinas naturais que se formam por conta dos arrecifes convidam para um mergulho. São 4,5 km de extensão com uma paisagem de coqueiral e ampla infraestrutura de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas.
Voltamos para Porto de Galinhas, a fim de fazer o passeio de jangada, mas pela tábua da maré só daria para fazer o passeio à tarde, então, fomos escolhemos um restaurante para comer.
Quando a maré baixa, piscinas naturais se formam em toda a orla, represadas por arrecifes. Para aproveitá-las, basta encarar um percurso rápido de jangada.
É possível flutuar com snorkel, dar comida aos peixinhos ou só relaxar. Vale também fazer batismo de mergulho. Mergulhadores credenciados podem descer até 33 metros para ver um naufrágio.
Por orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Tecnologia de Ipojuca, os peixes ornamentais devem ser apenas alimentados com ração adequada e vendida pelos jangadeiros da região.
Depois deste passeio, voltamos para o hotel, a fim de descansar, para poder curtir noite no centrinho da Vila, nesta nossa última noite na cidade. O local escolhido foi a Pizzaria Albatroz. Dois casais de amigos que adoram pizza, foram nesta pizzaria quando estiveram em Porto. Nesta noite ao procurarmos um lugar para jantar, vi que ela ainda existia. Imaginei que, para estar funcionando há tanto tempo, as pizzas deveriam ser boa, mas não são lá estas coisas. Estava vazia, mesmo assim o atendimento foi bem demorado, a massa da pizza é grossa com pouco recheio.
Assim deixamos esta delícia de praia. Foi tudo perfeito, um sonho de viagem..., mas com o desejo de voltar para ficar uma semana…
Na mesa do restaurante tinha um enfeite, cuja mensagem, deixo aqui para vocês: