Dicas de roteiro pelas praias de Cabo de Santo Agostinho
16:36Nesta postagem vou dar sugestão de um passeio pelas belas praias de Cabo de Santo Agostinho, que fica na região sul de Pernambuco.
Saímos de Recife passando por Jaboatão dos Guararapes. O acesso para quem está de carro é pela BR-101 sul, pegando em seguida a PE-07 em direção ao Cabo de Santo Agostinho. Fomos pela estrada antiga, depois pegamos a PE-09. Há placas indicativas no caminho.
Para alguns historiadores, o Brasil nasceu no Cabo de Santo Agostinho. E que no dia 26 de janeiro de 1500 o espanhol Vicente Pinzón atracou seu navio bem ali, alguns meses antes do desembarque oficial de Pedro Álvares Cabral, que ocorreu em abril, na Bahia.
Por isso, o primeiro nome recebido por esta terra foi em espanhol: Maria de La Consolación.
Outra curiosidade é que estudos apontam que há milhões de anos, quando existia um continente único chamado de Patagônia, o que hoje é a América do Sul era ligado à África justamente pelo Cabo de Santo Agostinho.
O município do Cabo tem belas praias com piscinas naturais, rochas vulcânicas (da época de Pangia) e Mata Atlântica preservada.
Praia de Gaibu
Do tupi, vale do Olho D’água. A praia de Gaibu é uma das mais badaladas do litoral pernambucano. Lá você encontra uma estrutura de pousadas, hotéis e restaurantes, o mar tem água cristalina e convida ao mergulho e ao surf.
Uma das atrações principais de Gaibu é a escalada no morro das pedras para apreciar um belo visual do mar e conhecer mais um cenário privilegiado: a praia de Calhetas.
Praia de Calhetas
O acesso se faz pela PE-28, na direção das praias. É preciso estar atento à sinalização. Vindo de Gaibu, é preciso subir pelas rochas para ter acesso à enseada.
Cercado por rochas e coqueirais e trechos da Mata Atlântica lá está este belo cenário. O banho de mar é uma delícia nas águas mornas e transparentes. Você vai relaxar sob a sombra dos coqueiros ou em agradáveis restaurantes.
Calhetas é considerada uma das praias mais belas do mundo, sendo procurada também para mergulho e pesca submarina. A pequena praia de Calhetas é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.
Vale a pena curtir o banho de mar (cuidado apenas na maré alta, quando pode ocorrer correnteza), ou faça um passeio de barco pelo Rio Massangana para visitar o manguezal e provar os pratos à base de crustáceos preparados pelos nativos e servidos na praia.
Outro passeio interessante é subir o morro para conhecer um lugarejo que já foi destino hippie e hoje reúne área de camping e bares rústicos: o Vale da Lua, de onde se pode apreciar toda a encantadora vista local.
Praia de Suape
Passando do Cabo de Santo Agostinho, segue-se pela PE-60. É a última praia antes de chegar a Ipojuca.
Entre a Praia do Paraíso e o Rio Massangana encontra-se Suape, presenteada pela natureza com um extenso arrecife de arenito, que forma uma enorme barreira natural. O mar pouco profundo e sem ondas é excelente para banhos e esportes náuticos.
É lá que funciona um grande Resort 5 estrelas, o Vila Galé Eco Resort do Cabo, que atrai turistas o ano inteiro. Recifes, areia fina e trechos de Mata Atlântica. O mar azulado dessa enseada é próprio banho e para a prática de esportes náuticos.
É lá que desemboca o Massangana, rio que separa o Cabo de Santo Agostinho do município de Ipojuca (onde fica Porto de Galinhas).
A área conta com uma boa infraestrutura hoteleira e de restaurantes. Além de ser considerado ancoradouro natural, abriga um dos principais portos do Estado – o Porto de Suape
Praia dos Carneiros
Para chegar à Praia dos Carneiros, é preciso pegar a PE-076 em direção a Tamandaré, seguir até o centro, dobrar à esquerda na Avenida José Bezerra. Após passar por um trecho de estrada de chão, segue-se em frente até o final da avenida, dobrando mais uma vez à esquerda. Novo trecho de asfalto sinaliza que se está no caminho certo. O acesso à praia é através de restaurantes à beira-mar (há placas indicando).
Essa é considerada uma das praias mais belas do litoral sul de Pernambuco por seus encantos naturais, água muito azul e limpa, areia branca, coqueiral, bancos de areia.
Está entre 3ª praia mais tranquila, 4º mais preservada e melhor e a 7ª mais bonita do Brasil.
Além disso, não é tão badalada quanto suas vizinhas, como as do destino Porto de Galinhas.
A Praia dos Carneiros preserva muito da simplicidade e dos ares de “interior”, com direito a igreja à beira-mar.
Lá fica a Ponta dos Manguinhos, projeção de terra em direção ao mar, formando um desenho peculiar no lado sul da praia, com coqueiros e piscinas naturais.
Aos poucos, surge infraestrutura de bares e hospedagem no local.
1 comentários
Conheci esta região há pouco tempo. Gostei mesmo muito!!!!
ResponderExcluir