Rio Grande do Norte e suas praias do sul

00:49


Esta postagem é para quem está em Natal e quer conhecer as praias sul do Rio Grande do Norte. O ideal é fazer de carro, pois são cerca de 160 km de praias, percorríveis em 4 horas, mas recomendo fazê-lo em dois ou três dias. Neste caso, pode-se pernoitar um dia em Tabatinga e outro na Praia de Pipa, porque Pipa é uma praia que merece que você reserve um pouco mais de tempo para curtir não só a praia como a cidade, que diria ser a Búzios dos nordestinos.

Sempre pela via costeira, pois esta não é simplesmente uma via. Além de ser o local onde estão alguns dos melhores dos hotéis de Natal e o Centro de Convenções, possui uma paisagem belíssima, cercada de dunas, trechos de mata atlântica e praias desertas, um paraíso natural em meio à estrutura urbana. Este passeio se completa por várias praias da região. Sendo a primeira delas a:

Praia do Cotovelo

O acesso se faz a partir da RN 063, vindo de Natal, sempre em frente. A Praia do Cotovelo é rica em belezas naturais: dunas, areia branca, falésias e coqueiral.O lugar é sossegado, próprio para banho, com poucas ondas. Lá há predomínio de condomínios de luxo e casas de veraneio, mas os turistas ocasionais contam com infraestrutura de estacionamento e quiosques.Da Praia do Cotovelo é possível ver a Barreira do Inferno, base espacial de Natal. O nome forte vem das cores formadas pelo reflexo do sol na falésia avermelhada. A sugestão aqui é conferir a vista para a Barreira do Inferno, onde fica a base de lançamento de foguetes de Natal.
Ainda seguindo pela RN 063, chega-se a Pirangi.
Pirangi
De um lado Pirangi do Norte, do outro, Pirangi do Sul. O que os separa é o Rio Pirangi. O que os une é o maior cajueiro do mundo.
Este trecho do litoral potiguar reúne nove praias, divididas em três municípios, Parnamirim, São José de Mipibu e Nísia Floresta. A maioria delas é calma, com piscinas naturais e olhos d'água brotando na areia branca. Mas quem gosta do surfe também encontra boas ondas.
Cajueiro do Pirangi
Pirangi do Norte, onde está mais o famoso cajueiro e o maior cajueiro do mundo. Fica no município de Parnamirim. A árvore tem mais de 100 anos e ocupa uma área de 8.400m², produzindo anualmente de 70 a 80 mil frutos. Este pé de árvore é tão famoso que tem registro até no livro dos recordes, Guinness Book. 
A área onde ele está localizado é estruturada para visitação e conta com guias, lojas de artesanato e mirante. O local é ocupado por uma árvore só que possui duas anomalias genéticas: a dos galhos crescerem para os lados e que, ao encostarem-se ao chão, os mesmos se enraízam e crescem novamente.
O detalhe é que ele continua crescendo, pois os galhos se curvam até alcançar solo e criam raí­zes, um fenômeno misterioso.Uma das principais atrações lá é o passeio de barco, que duram duas horas com direito a visitar os parrachos (barreiras de coral) e as piscinas naturais. Já Pirangi do Sul fica em Nísia Floresta. Dizem que o melhor camarão do mundo é preparado em Pirangi do Sul. Para comprovar tem que provar. 
Barra de Tabatinga
O acesso por carro se faz pela RN 063. Barra de Tabatinga faz divisa com Camurupim, ao sul, e com Búzios, ao norte. Barra de Tabatinga traz ao longo da orla uma longa barreira de corais – que seria a “barra” que dá nome à praia de mar aberto. A paisagem de falésias, dunas e rochas, é semelhante à maioria das praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. 
O diferencial é que, da Barra de Tabatinga, pode-se ver golfinhos na maré alta. Na estrada que dá acesso à região existe um mirante próprio para isso, o Mirante dos Golfinhos, que oferece estrutura de restaurante e banheiros. Em Barra de Tabatinga, o artesanato de rendas de bilros é confeccionado à porta das casas das moradoras da região.
Tibau do Sul
Aqui obrigatoriamente você terá que sair na via costeira e voltar para a BR-101, pois só existem passeios de barco com travessias até Tibau do Sul, mas não existem balsas para carros. De Tabatinga até Tibau são 60 km, mas a viagem dura mais de uma hora.
A praia de Tibau do Sul é a preferida de quem viaja com crianças, pois a areia é branca, fofinha e ondas são fracas. Completando o cenário, um extenso coqueiral e a vista da Lagoa Guaraíras. Lá é possível conferir um espetáculo chamado de “meral”, que é o encontro da água do Rio Curimataú com a água do Rio Cunhaú. 
A cidade de Tibaú do Sul ficou famosa após a ''descoberta'' da Praia da Pipa, que atrai diversos surfistas por conta das boas ondas. Mas quem curte águas calmas não vai ficar insatisfeito, pois na cidade também há excelentes praias com piscinas naturais de águas mornas.Praia do Madeiro
Acesso por escadas rústicas entre as falésias. Essa praia é o lugar ideal para um banho de mar tranquilo e longas caminhadas na areia.Madeiro é uma pequena vila emoldurada por altas falésias. O visual de natureza quase selvagem vale uma visita. Junto com a Praia do Curral forma a Enseada dos golfinhos.Pipa
Conhecer Pipa, praia que pertence ao município de Tibau do Sul, litoral sul do Rio Grande do Norte, é uma experiência que fica gravada para sempre na memória. Combinação perfeita de sol, mar e um astral maravilhoso, Pipa envolve e cativa, deixando um gosto de quero mais quando se vai embora. 
O nome “pipa” deve-se ao fato de que os portugueses ao passar de navio pelas proximidades avistaram uma pedra que lembrava um formato de uma pipa. Pipa, em Portugal, era (ou é) a denominação de barril e esta pedra lembra um barril de vinho.Esta charmosa praia, fica entre falésias coloridas, dunas, lindas baias e piscinas naturais. Pipa é uma praia agitada, movimentada, cheia de coisas para fazer. O passeio de barco até a Baí­a e o mergulho com os golfinhos, por exemplo, é imperdível.Uma passada no Chapadão (um lugar bem alto, de onde se tem um visual bárbaro), também é obrigatória. O surfe também tem lugar por lá. Ondas de até oito pés (cerca de 4 m) fazem a alegria dessa tribo. 
É famosa por ter uma das noites mais movimentadas do estado, possui grande número de hotéis, pousadas, albergues, restaurantes, bares, discotecas e está sempre cheia, seja em alta ou baixa estação.Considerada uma das dez mais bonitas do Brasil, onde parte da Mata Atlântica está preservada.O agito não tem hora nem lugar – pode ser ali mesmo na beira da praia ou na vila, onde tem programação para todos os gostos.
E como não tem hora nem lugar comum ver gente de biquíni/sunga transitando na night de Pipa. Se você quer curtir mais a praia do que o agito, evite os feriados. Pipa é hoje um dos destinos mais procurados pela juventude bronzeada.
Se você completar este roteiro indo até a Baia Formosa terá que ao sair de Pipa pegar a RN 003 até Barra do Cunhaú, de lá seguir pela RN 269 até a BR 101, andar 5km e entrar  RN 062 sentido Baia Formosa.
Baia Formosa
Localizada no litoral sul, perto da divisa com a Paraíba, é uma tradicional vila de pescadores do Estado. 
Lugar cheio de charme e encantos. Há uma reserva de mata atlântica com rica fauna e flora preservadas, além de uma lagoa de águas avermelhadas e por isso recebendo o nome de Lagoa da Coca-Cola. 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest