Dicas sobre Morro de São Paulo

13:58

Uma ilha para chamar de sua
Foi-se a época em que Morro de São Paulo era um destino procurado por poucos turistas. Os saudosistas podem relembrar os bons tempos de sossego ali pertinho, na Ilha de Boipeba, uma relíquia ainda bem guardada na costa baiana. 
Hoje, Morro é a queridinha dos estrangeiros. Com 20 km de praias selvagens e piscinas naturais, para curtir em pousadinhas rústicas e nada de Resorts. A ilha de Morro de São Paulo tem o clima e o charme de uma vila, com um centrinho e cinco praias, o que garante a boa convivência. O agito está na Segunda Praia, com sua concentração de bares, restaurantes e os famosos luaus de verão. Quem fica na Primeira e na Terceira também chega a pé à muvuca. O sossego é garantido para quem se hospeda na Quarta ou na Quinta Praia. 

Como chegar
A partir de Torrinhas, distrito de Cairu, são duas horas de barco. A única estrada liga a vila à Quarta Praia e Praia do Encanto.

Não há veículos particulares em Morro de São Paulo, apenas veículos utilitários para o transporte dos hóspedes dos hotéis mais distantes. Fora isso só há trilhas que podem ser percorridas à pé ou a cavalo, e alguns trechos que podem ser percorridos de trator ou veículo 4x4.
 
Há vários barcos que ligam Morro de São Paulo com Gamboa e Valença.Para Boipeba, há apenas um horário de barco por dia, que faz o passeio de Volta à Ilha. Na vila há algumas ladeiras, e a bagagem pode ser transportada por carregadores, porém convém acertar o preço antes.

Da pista da Terceira Praia e da Quarta Praia os aviões chegam em 20 min a Salvador ou Barra Grande.
Onde ficar
Nós ficamos na Pousada Pérola do Morro. Uma pousada bem charmosinha, próxima da primeira praia e também do centrinho.
img135
As Praias
As praias de Morro de São Paulo são divididas em: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praias.
Primeira Praia 
Nesta praia foram construídas as primeiras casas de veranistas da região. Hoje em dia quase todas se transformaram em pousadas, lojas ou restaurantes e, as poucas que ainda restam são alugadas para turistas durante o ano.
Assim como as casas, que deram lugar às pousadas, as antigas barracas de praia, quase todas pertencentes às famílias de nativos, hoje, dão lugar a uma ou outra barraca com toque internacional, não só na comida, mas também na música e no ambiente.
 
Na Primeira Praia de Morro de São Paulo encontramos o comércio bastante ativo. Sua localização é perfeita para que curtir dormir na tranquilidade mesmo estando pertinho do movimento.
Está localizada entre a Vila e a Segunda Praia. Existem tanto pousadas na beira mar como do outro lado da rua paralela a beira mar.
Segunda Praia 
Talvez seja a praia mais famosa da ilha. Todos que passam pela ilha, ao menos uma vez acabam curtindo a noite da segunda praia. Famosa principalmente entre os mais jovens, estas festas seguem invariavelmente até o sol nascer. 
Além das festas, é na segunda praia onde se concentra o maior números de barracas de praia, de todos os tipos. É também onde acontecem as rodas de capoeira no final da tarde, vôlei, futevôlei, futebol de areia e o tráfego de bolinhas de frescobol.
 
É sem dúvida a praia mais agitada, onde todos frequentam para ver e serem vistos. A escadaria por onde se chega a segunda praia merece uma parada ... daqui se pode ver o começo de toda a imensidão de águas azuis que circundam a ilha, e na maré baixa se pode ver o fundo de areia, mesmo antes de descer a escada.
A Segunda Praia é a mais movimentada durante o dia e a noite. É ideal para os turistas que vem em busca de diversão, festa e o agito de uma praia super movimentada.
Nela existe muitos restaurantes beira mar com guarda sol e cadeiras para os turistas além do comércio de lojinhas locais, cyber café, agência de turismo, mercado e pousadas.
Terceira Praia
Dobrando a "esquina" na Ilha da Saudade, você já está na terceira praia. Existe uma grande variedade de hotéis e pousadas e barracas nesta praia, que é famosa pela Ilha do Caitá, uma ilhota rodeada por uma grande barreira de corais e com um único coqueiro ao centro.
Por este motivo, é um dos pontos preferidos para o mergulho, onde você poderá ver peixes e corais de todas as formas e cores. Aqui na ilha se pode alugar todo o equipamento necessário para mergulho livre e autônomo, inclusive organizar saídas de barco.
 
Outra dica é alugar um caiaque e chegar remando à ilha do Caitá. A Terceira Praia de Morro de São Paulo está localizada entre a badalada Segunda Praia e a paradisíaca Quarta Praia.
 
Com o acesso fácil e apenas 15 minutos de distância do centro. Possui estrutura com algumas lojinhas, pequenos mercados e restaurantes. Algumas das pousadas têm o seu próprio restaurante, alguns deles abertos para o público em geral.

A praia é cercada por recifes tem águas calmas e mornas e não é tão cheia de turistas como a Segunda Praia.

Quarta Praia
 
À primeira vista, a Quarta Praia parece não ter fim. Uma grande barreira de corais forma inúmeras piscinas naturais nesta praia.
Aqui, com apenas uma máscara de mergulho, você se sentirá parte deste paraíso. Uma infinidade de peixinhos não se incomoda em dividir o seu habitat com os visitantes.
Aqui não se escuta mais o agito das outras praias, somente a brisa e o barulho suave do mar.
Lugar perfeito para descansar, ler ou tirar uma soneca debaixo de uma sombra. Isso se você resistir à tentação de ir adiante, caminhando, até onde a sua vista alcançar.
Mas não são somente as belas praias as únicas atrações de Morro de São Paulo.
Coisas a fazer 
 
Se hospedar ou passar o dia na Praia do Encanto, Pôr-do-sol no forte, Tirolesa de Morro de São Paulo, Mergulho, Passeio Volta a Ilha, Caminhada até a Gamboa do Morro, Festas, Conhecer a história do Morro, Piscinas naturais, Feira de Artesanato, Ir ao Teatro do Morro, são algumas das muitas coisas que se pode fazer em Morro.
Conhecendo a História
 
A ilha guarda outros pontos turísticos que retratam também sua importância histórica.
Poucos sabem, mas Morro de São Paulo tem parte na história do Brasil. O distrito faz parte do município Cairú , a segunda cidade mais antiga do Brasil.
A Fortaleza de Tapirandu e o Pórtico foram construídos no século 17 para evitar invasões holandesas. Além do Forte, a ilha preserva outros importantes monumentos históricos que retratam o passado heroico.
O Pórtico
Igreja Nossa Senhora da Luz, construída em 1620;
Fonte Grande, considerado exemplo de abastecimento de água da época;
 
O Farol e o Casarão, construído em 1608 e uma das moradias mais antigas da ilha que já hospedou personagens ilustres da História do Brasil, como o imperador D. Pedro II.
Feira de Artesanato
A vila à noite não seria a mesma sem a Feirinha de Artesanato. Todas as noites a partir das 18h na Praça Aureliano Lima, situada na vila do povoado tem exposição de artesanato.
Várias barraquinhas cercam a praça com seus produtos típicos: são objetos de decoração, vestuário em geral, bijuterias, artigos de prata e outros itens.
 
A feirinha de artesanato é um charme e vale à pena ir dar uma olhada no trabalho desses artistas. Sem falar que é a chance de você adquirir aquela lembrancinha de Morro de São Paulo.
 
Forte   
O Forte de Morro de São Paulo foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII.

Devido Morro de São Paulo ter uma localização estratégica para a defesa da Baía de Todos os Santos.
O nome oficial é Fortaleza de Tapirandu e está situada ao lado do cais e abaixo do Farol. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e é um lugar perfeito para apreciar o melhor pôr-do-sol de Morro de São Paulo.
Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas.
Visitar estes pontos turísticos é também aprender um pouco sobre a história do Brasil.
Para renovar as energias, antes de partir para as agitadas Festas de Morro de São Paulo, vale conferir o final do dia no Forte.
Outro local com um espaço especial e que propícia um belíssimo pôr do sol é o Chill-Out Bar Toca do Morcego de Morro de São Paulo. 
Um lounge bar que oferece um ambiente descontraído e ótimo para curtir o fim da tarde. Dentre as atrações estão bebidas, petiscos e uma excelente música ao vivo.
img137IMG_8916
07-Bolinho de Queixo- só se foi de quem deixou ele cair com este lindo por de sol…
 

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest