A atração mais proeminente aqui é a catedral gótica, mas há muitos mais edifícios históricos para descobrir, incluindo a Basílica de San Isidoro ou a impressionante Casa Botines desenhada por Gaudí.
À noite, a cidade ganha vida com os moradores a afluir aos bares de tapas em torno do histórico bairro de Barrio Húmedo. León também faz parte do Caminho de Santiago, acolhendo centenas de peregrinos todos os anos. Mesmo na periferia, há um rico patrimônio cultural para explorar com lugares como Ponferrada e Astorga, a um alcance bastante fácil.
Neste artigo encontra um guia de viagem e roteiro para visitar León, com o que ver e fazer, como chegar e quando ir. Damos-lhe ainda sugestões de hotéis onde ficar e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística, e permitir aproveitar ao máximo a sua viagem a uma das cidades mais bonitas de Espanha.
O nosso itinerário inclui as melhores atividades para fazer em León, incluindo restaurantes e recomendações de hotel, bem como ideias de viagem de um dia.
Onde fica e como chegar a Léon

Já de Lisboa, a viagem de mais de 600 km implica, no mínimo, seis horas e meia de condução. Se quiser “cortar” a viagem a meio, junte o útil ao agradável pernoitando em Salamanca ou Ciudad Rodrigo.
As alternativas para chegar a León são de avião (o aeroporto de León só tem ligações domésticas, com Barcelona, Madrid e as Ilhas Canárias e Baleares no verão), de comboio (é servida pela Renfe e AVE) ou autocarro. Mas a logística, transbordos ou escalas, tempos de viagem e preços podem não compensar.
A cidade de León tem excelentes acessos rodoviários às principais cidades espanholas e à fronteira com Portugal, distando aproximadamente 320 km da fronteira de Vilar Formoso e cerca de 240 km da fronteira Chaves-Verín.
Quando visitar
O clima de León caracteriza-se como continental, o que, aliado à sua localização geográfica num planalto, contribui para verões quentes e invernos frios.
Posto isto, e com base nas nossas visitas a León, não hesitamos em afirmar que a melhor altura para visitar León é nas shoulder seasons da primavera (abril a junho) e do início do outono (setembro e outubro). Nestas alturas do ano, o clima é ameno e a região goza de dias longos, ideais para explorar o centro histórico a pé e desfrutar de incursões de descoberta das maravilhas da região.
Julho e agosto são os meses de verão da época alta, mais quentes, mais concorridos e mais caros para visitar León, o que pode tornar a experiência de viagem menos agradável.
E o inverno leonês também não é meigo com os visitantes. Não é uma cidade conhecida por chover muito, mas prepare-se para frio de montanha sabendo que uma neve esporádica não é coisa desconhecida na cidade.
Se quiser viver a cidade num ambiente mais festivo, há dois momentos-chave para visitar León. Como em toda a Espanha, a Semana Santa é vivida intensamente em León. Ao longo de 10 dias, cumprem-se tradições que remontam ao século XVI, entre dezenas de procissões, rondas líricas e proclamações, destacando-se a La Dolorosa, a Procissão dos Passos e La Ronda.
O outro momento são as Festas de San Froilán, em honra do padroeiro da cidade, as celebrações populares tradicionais que acontecem no início de outubro.
É possível visitar a cidade de León em 1 dia, uma vez que a maioria das suas atracões turísticas imperdíveis se situa no centro histórico, navegável a pé.
Embora um dia seja suficiente para visitar os principais pontos de interesse de León, planejar um roteiro para visitar León em 2 dias seria o ideal. Assim consegue conhecer a cidade de uma forma mais descontraída e desfrutar da animação que não abandona as suas ruas, de dia e de noite.
Caso tenha 3 ou 4 dias para visitar León já terá tempo para partir à descoberta de lugares surpreendentes perto da cidade.
No final do artigo apresentamos algumas sugestões nesse sentido e damos dicas extras do que ver e fazer perto de León.
Dica: se gosta de visitas guiadas e está à vontade com a língua espanhola, reserve este free walking tour por Léon. Não tem preço fixo mas os guias esperam uma gorjeta de acordo com a satisfação.
O que ver e fazer em León
Capital da província de Leão, na comunidade autônoma de Castela e Leão, a cidade de León, às margens do rio Bernesga, é guardiã duma das mais majestosas catedrais góticas da Espanha, dum panteão de reis e rainhas conhecido como a “Capela Sistina do Românico Espanhol” e dum edifício modernista com assinatura Gaudí.
Mas os seus monumentos notáveis não se ficam por aqui. Entre conventos e mosteiros, muralhas romanas e palacetes grandiosos, museus e parques verdes, há muito o que ver e fazer em León.
E ainda nem mencionamos que León é um paraíso gastronômico, onde “comer bem e beber melhor” é filosofia de vida, de dia e de noite.
Dia 1 - Manhã
Como não podia deixar de ser, este roteiro para visitar León, começa na parte antiga da cidade, ou seja, no centro histórico, mais precisamente na Plaza de Regla que reúne um naipe invejável de monumentos, entre eles, o ícone da capital leonesa.
Catedral de León
A próxima paragem é a Catedral de León, o marco mais importante de León. Também chamada Pulchra Leonina (Bela Leonesa), a Catedral de Santa María de Regla é uma das catedrais góticas mais impressionantes da Espanha, logo, um imperdível num roteiro para visitar León. Inspirada na catedral francesa de Reims, foi construída no século XIII sobre as termas romanas e uma igreja românica e as suas torres são visíveis em praticamente todos os cantos da cidade. A maior parte do edifício remonta ao século XIII, mas algumas partes foram adicionadas mais tarde. Na fachada principal há que salientar a impressionante rosácea de vitral, um pórtico triplo com esculturas detalhadas e torres imponentes destacadas.

No interior (entrada paga), vale a pena entrar para se maravilhar com as vitrais coloridas que decoram as paredes, um verdadeiro espetáculo de luz e cor é criado pelos seus 128 vitrais, que cobrem 1800 m² e conferem uma atmosfera etérea e mágica.
Recomendamos que faça uma visita guiada para não perder um único pormenor (e algumas lendas) deste templo sublime, dos pórticos ao claustro passando pelo retábulo, capelas e criptas.
Apreciar a arquitetura em redor da praça onde ficam o enorme complexo do Palácio Episcopal do século XVII que alberga o Museu Diocesano da Semana Santa, e a Casa-Museo Sierra Pambley, e espreitar os vestígios arqueológicos romanos da Cripta Puerta del Obispo (entrada gratuita).
Museu Sierra-Pambley
Ainda dentro da cidade velha, pode encontrar o Museo Sierra-Pambley. Este pequeno museu ocupa uma casa do século XIX que pertencia à Sierra-Pambley, uma filantropa espanhola que fundou uma das primeiras escolas da região. Inaugurado em 2006, permite que os visitantes vejam como a elite burguesa leonina costumava viver. A casa ainda apresenta seus móveis originais, incluindo tapetes luxuosos e papéis de parede padronizado. Se tiver tempo, também pode visitar a Fundación Vela Zanetti, uma pequena galeria de arte dedicada ao pintor José Vela Zanetti.
Dali você pode percorrer a Avenida dos Cubos para apreciar o trecho da Muralha Romana mais bem preservado, com os seus torreões semicirculares designados de “cubos”.
Atravessar o Arco de la Cárcel, a única porta sobrevivente da Muralha Romana de León construída no século I d.C.
Basílica de São Isidoro
Visitar a Basílica e Museu da Real Colegiata de San Isidoro, guardiã da “Capela Sistina” do românico espanhol é obrigatório num roteiro para visitar León.
Ainda mais antiga que a catedral, é a Basílica de San Isidoro. Este edifício impressionante de arquitetura românica foi fundado em 1063 por Fernando I e Doña Sancha. Trata-se da cripta subterrânea do Panteão Real, que além de ser a última morada de reis da Espanha, apresenta belíssimos frescos do século XII extremamente bem preservados.
Além deste, inclui um Museu Oriental e Bíblico e uma Biblioteca Colegial. Somados aos pórticos e capiteis de pedra esculpida, é uma espantosa Bíblia em imagens. Como um dos conjuntos arquitetônicos românicos mais importantes da Espanha e da Europa.Os visitantes podem desfrutar dos afrescos coloridos no seu interior ou jantar abaixo dos antigos claustros, uma vez que parte colegial foi convertido num hotel de luxo.
Museu de León
Se for do seu interesse pode ainda visitar o Museu Catredalício, um dos museus de arte sacra mais completos, instalado no magnífico claustro.






Para saber mais sobre a história da cidade, desde a fundação, visite o Museu de León, um dos museus mais antigos da região. Dividida em quatro pisos, a coleção estende-se desde a Idade Média até ao século XIX. Como destaque, encontram-se os artefatos descobertos em Las Médulas, um antigo local de mineração romana localizado perto de León. Certifique-se de subir ao telhado para uma vista panorâmica da cidade e da catedral. O preço de entrada é simbólico para a riqueza da exposição permanente.
Tarde
Palácio dos Guzmanes
Desça para admirar o imponente e austero Palácio de los Guzmanes, do século XVI e admire a sua fachada renascentista desenhada pelo arquiteto Rodrigo Gil de Hontañón. Fundado no século XVI, o palácio foi originalmente construído para ser o lar da família Guzman. Hoje é a sede do governo de León. Normalmente, há visitas guiadas ao pátio entre as 11h30 e as 16h40.
Museu Casa Botines/Gaudí
Maravilhar-se com a imperdível Casa Botines, pois Barcelona não é a única cidade onde Antoni Gaudí deixou a sua marca. Uma reinterpretação do gótico nascida de sua mente, é o primeiro edifício modernista da cidade e uma das únicas três obras que o arquiteto realizou fora da Catalunha.
O arquiteto espanhol também projetou vários edifícios no Norte de Espanha. Entre estes, situam-se as Casas Botines em León. Criado entre 1891 e 1892, este edifício modernista foi encomendado por Simón Fernández e Mariano Andrés González, representantes do Banco Hispano-Colonial de Barcelona. No interior há um museu, com exposições dedicadas a Gaudí e pinturas de outros artistas famosos como Salvador Dalí e Goya.
Se tiver tempo e interesse, pode visitar a casa-museu comprando o ingresso com audioguia com antecedênciaIglesia de San Marcelo
A poucos passos do museu encontra a Iglesia de San Marcelo. O edifício original remonta ao século IX, mas foi destruído e reconstruído em 1096, tornando-se uma das igrejas mais antigas de León. No entanto, a igreja foi modificada ao longo dos anos e a maior parte do seu aspeto atual é na verdade do século XVII. Os destaques incluem o retábulo barroco dourado com a imagem de São Marcelo, que deu nome à airosa praça onde se sedia o Antigo Ayuntamiento de León.
Barrio Húmedo
Deambular de dia, “ir de tapas” de noite no Barrio Húmedo, cuja fama se deve à enorme quantidade de tabernas, bares e restaurantes das suas ruas. O nome Bairro Húmedo significa "distrito húmido", uma vez que esta zona tem a maior concentração de bares em León. Escolha um lugar, peça uma rodada de tapas e siga o líder local, circulando de bar em bar para provar pratos diferentes.
Dia 2
Manhã
Se vai passar mais um dia em León, há mais algumas atrações que pode cobrir. Comece este segundo dia, aonde parou no dia anterior, ou seja, no Barrio Húmedo, onde encontrará a maioria das principais atrações da cidade.
Calle Ancha
Continue a explorar a cidade velha, seguindo ruas estreitas como a Calle Ancha, uma rua histórica nuclear na vida da cidade há séculos, que como vimos leva até à Catedral de León.
Plaza Mayor
A primeira paragem é apreciar a arquitetura barroca da Plaza Mayor. Epicentro da cidade e do Barrio Húmedo, esta pitoresca praça já foi conhecida como Plaza Pan (Praça do Pão) uma vez que havia inúmeras padarias aqui.
Hoje em dia, os seus arcos de colunata abrigam muitos cafés e lojas. Ao redor da praça há uma série de edifícios do século XVII, incluindo a câmara municipal na extremidade oeste. Se vier às quartas ou sábados, poderá apanhar o mercado local de produtos.
Ainda na Plaza Mayor dominada pela Antigua Casa Consistorial de León, também chamada de “Varanda da Cidade”, curiosamente adoçada à Iglesia de San Martín.
A Plaza San Martín é o centro nevrálgico da animação noturna. Aqui encontra-se a Casa de las Carnicerias, um importante espaço comercial desde a Idade Média que agora acolhe exposições.
Descobrir, também no bairro, a Iglesia de San Salvador de Palat del Rey, a mais antiga de León com elementos moçárabes que remonta ao século X, o Palácio do Conde Luna, que conserva um portal do século XIV de estilo gótico com influências árabes e um torreão decorado
Descobrir, também no bairro, a Iglesia de San Salvador de Palat del Rey, a mais antiga de León com elementos moçárabes que remonta ao século X, o Palácio do Conde Luna, que conserva um portal do século XIV de estilo gótico com influências árabes e um torreão decorado
Iglesia de Nuestra Señora del Mercado
Continue a manhã com um passeio pela Plaza del Grano, uma das praças mais bonitas de León com uma atmosfera medieval. Não deixe também de visitar a contígua Igreja Santa Maria del Camino ou Iglesia de Nuestra Señora del Mercado. Esta igreja românica tem vista para a Plaza del Grano, uma encantadora praça de calçada no centro da cidade. O horário de funcionamento varia, no entanto, vale a pena passar para admirar o deslumbrante exterior da igreja.
Museu de Arte Contemporânea de Castela e León
Na outra margem visitar o MUSAC – Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão. Está entre os mais importantes museus de arte contemporânea da região de Castilla y León. No seu interior, encontrará mais de 1.500 peças de arte de artistas espanhóis e especificamente leoneses, ao lado de nomes internacionais. Inaugurado desde 2005, a coleção do museu abrange os séculos XX e XXI. O edifício em si também é impressionante, com o seu exterior de vidro de tons arco-íris desenhado por Luis Mansilla e Emilio Tuñón. Estes são inspirados pelas cores dos vitrais da catedral.O próprio edifício é uma obra de arquitetura inovadora premiada.
Tarde
Convento de San Marcos
De seguida, faça o seu caminho para o Convento de San Marcos. Apreciar a beleza do imponente
Convento de San Marcos, absolutamente imperdível num roteiro para visitar León.
Fundado por volta de 1541, por encomenda de Fernando, o Rei Católico, é um dos mais belos exemplos da arquitetura renascentista do país.
Intimamente ligado ao Caminho de Santiago por ter servido de hospital e albergue de peregrinos, a sua fachada é dos melhores exemplares do plateresco espanhol.
Este imponente edifício destaca-se pelo seu exterior plaquetário composto por colunas delgadas e medalhão intrincados. Possui uma igreja, um museu arqueológico e um convento que agora abriga um hotel de cinco estrelas. Os visitantes podem aceder à casa do capítulo e ao claustro. Pode fazer uma visita guiada à Sala do Capítulo e Sala do Tesouro, no entanto, mas para experienciar toda a magnificência do monumento e para apreciar a glória na sua totalidade, terá de pernoitar no Parador que ocupa atualmente o convento.
Parque Quevedo
Do convento, atravesse a Ponte Romana de San Marcos e acabará no Parque de Quevedo. Situado ao longo do rio Bernesga, é um dos maiores parques e o melhor espaço verde da cidade de León, com mais de 40.000m2. Dê um passeio pelos passadiços arborizados e fique atento aos pavões.
Cerca de duas horas a leste de León, encontrará Burgos. Esta cidade é famosa pela sua impressionante catedral gótica, que domina o horizonte. Outras atrações incluem um castelo medieval e o Museu da Evolução Humana.
Valladolid
Siga para sul a partir de León, e visite a animada cidade de Valladolid. Lar de uma série de marcos medievais, é a capital da região de Castilla-León. Monumentos famosos incluem a gótica Igreja de San Pablo e um Palácio Real que acolheu reis espanhóis no início do século XVII.
Onde comer em León
A região de Castilla y León é conhecida pelas suas carnes grelhadas e assadas. As especialidades incluem cecina (carne defumada) e o botillo, um prato de porco recheado de carne de El Bierzo. Este distrito que também é conhecida pela produção de vinho. Entre os doces locais está a Mantecadas de Astorga, uma espécie de muffin que tem um sabor semelhante a um bolo de quilo. Se está à procura de lugares para comer em León, abaixo está uma lista dos melhores restaurantes da cidade:
Restaurante LAV: Este moderno restaurante está localizado a poucos passos do Museu de León. Pode pedir o menu à la carte ou obter um menu de degustação que inclui seis pratos diferentes. Os pratos mudam com a estação, mas os queijos locais são uma característica constante e disponível durante o ano todo.
Restaurante Alfonso Valderas: Aberto desde 1998, este acolhedor restaurante é especializado em bacalhau e pratos de carne vermelha cozinhados de várias maneiras. Os destaques incluem o risoto de bacalhau e as costelas de cordeiro.
Restaurante Cocinandos: Perto da Igreja de San Marcos, encontrará Cocinandos. Este restaurante estrela Michelin oferece dois menus sazonais e uma carta de vinhos com vinhos locais na sua maioria. As especialidades incluem a sopa de atum frio e tomate e o pastrami.
Restaurante Casa Mando: A Casa Mando está localizada na borda da cidade velha na Calle General Lafuente. É um dos melhores lugares para provar pratos tradicionais do norte espanhol. Experimente o solomillo (bife de lombo) ou o cachopo (filetes de vitela com presunto e queijo em migalhas de pão).
Onde ficar
Como um dos pontos de paragem fulcrais no Caminho Francês, há muito que León está preparada para receber visitantes, turistas e peregrinos. A oferta de alojamento em León é bastante variada, desde hotéis baratos com todas as comodidades para uma noite de estada, ao luxo do Parador de Turismo de León (inclusivamente, um dos mais fabulosos da Espanha), passando pela modernidade dum alojamento local citadino aos imprescindíveis albergues de peregrinos.Para uma experiência mais autêntica, nós recomendamos ficar alojado no centro de León. É a zona com mais oferta e variedade de alojamentos, para todas as carteiras e gostos, que lhe permite ficar perto de monumentos, restaurantes e vida noturna. Mas, se estiver de carro, o estacionamento pode ser complicado nestas ruas antigas, portanto, verifique bem as condições de estacionamento quando reservar hotel em León.
Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em León, todos eles com uma estupenda relação qualidade/preço.
Hotel Real Colegiata San Isidoro (3 estrelas): O Hotel Real Colegiata San Isidoro é uma joia histórica no coração de León. Inserido no antigo complexo monástico do século XI, os quartos combinam conforto moderno com o charme da pedra antiga e dos claustros medievais. Tranquilo, acolhedor e cheio de alma, ideal para quem procura um santo descanso. Tem estacionamento privado gratuito e serve um fabuloso pequeno-almoço.
Hotel MyPalace León: O Hotel MyPalace León é uma opção moderna e elegante no centro da cidade, ideal para quem privilegia conforto e localização. Destaca-se pela limpeza impecável, atendimento atencioso e ambiente tranquilo. Os quartos são amplos, bem decorados e equipados com todas as comodidades. Com centro de fitness, Spa, bar e estacionamento privado.
Inn Boutique León: O maior trunfo do Inn Boutique León é a ótima relação qualidade/preço. Mas também dá cartas na limpeza, no design, no serviço personalizado e na sofisticação. Este hotel boutique, a escassos metros da Catedral de León, apresenta quartos muito confortáveis com decoração cuidada, longe da agitação mas perto de tudo. Se estacionamento não o preocupa, é uma excelente opção para ficar alojado em León.
Quartier Leon Hostel Barrio Húmedo: Para um grupo de amigos que procure uma opção económica em pleno Barrio Húmedo, o Quartier Leon Hostel inserido num antigo palácio do século XVII, a passos da Plaza San Martín, dispõe de camas em dormitório a quartos triplos com casa de banho privada, um pequeno terraço interior, cozinha e salão partilhados.
Hotel Parador de León (5 estrelas): Este luxuoso hotel ocupa um edifício do século XVI outrora usado como um posto militar. A vasta propriedade tem uma decoração opulenta com mobiliário antigo e de época. Alguns quartos incluem camas de quatro cartazes e oferecem vistas lindíssimas para o rio. Há também um bar e um restaurante que serve pratos regionais.
Hotel Alda Vía León (3 estrelas): Se está no orçamento, este pequeno boutique hotel é a escolha perfeita. Alojados num edifício do século XVIII, os quartos têm uma decoração rústica com vigas de madeira expostas e camas de ferro fundido. Fica a apenas cinco minutos da Catedral de León.
- 06:40
- 0 Comments