Roteiro de Viagem ao Norte da Espanha

10:24

A maioria das pessoas que viajam para Espanha, acabam por visitar apenas a região sul, desfrutando das praias ensolaradas da Costa del Sol e da herança mourisca da Andaluzia, ou nas grandes cidades como Madrid e Barcelona. No entanto, há muito mais para descobrir neste país ibérico. 
Desta vez, vamos para norte numa viagem do País Basco Cantábria, passando por aldeias medievais pitorescas, praias selvagens e encantadoras regiões vitivinícolas.
O norte da Espanha é uma região repleta de boas surpresas para os viajantes. Um roteiro por lá pode incluir experiências como provar bons vinhos no País Basco, visitar obras de Gaudí, ir a praias e peregrinar até a mítica cidade de Santiago de Compostela.
Vamos admirar o Museu Guggenheim de Bilbao e explorar todos os cantos do Parque Nacional Picos de Europa, tudo enquanto degustamos deliciosos “pintxos” e vinho Rioja.
A nossa viagem pelo Norte de Espanha começa em Burgos e termina em León, com a duração de cerca de três semanas. Mas pode escolher fazer esta uma viagem de duração mais curta, saltando algumas cidades se não tem muito tempo. Existem também vários pontos de partida possíveis, para que possa acompanhar ou escolher uma cidade que preferir. 

Nota: Os links deste artigo vão levá-lo a um itinerário personalizado de cada cidade, que inclui dicas sobre o que ver, onde comer e onde ficar.

Onde começar e terminar 
Nosso roteiro é circular, com início e fim na Província de Castilla y León. Iniciamos a viagem em Burgos e terminamos em León, porque saímos de carro, a partir de Portugal e também porque esta é uma das principais cidades do norte de Espanha
A porta de entrada da Espanha para os brasileiros costuma ser Madrid, que está ligada ao Brasil por voos diretos. 
No entanto, para quem vem de outros lugares, existem aeroportos internacionais em Bilbao (País Basco), a cidade de tem um aeroporto com voos internacionais,além de estar conectada ao Reino Unido através de ferries que partem de Portsmouth
Também pode começar em San Sebastián, outra cidade basca, mas esta só tem um aeroporto doméstico, então será necessário organizar o transporte para lá de outra cidade como Madrid
Outra alternativa é começar na região da Cantábria em torno de Santander, que também tem ferries do Reino Unido a partir de Plymouth ou Portsmouth
Dependendo de onde quer começar a viagem, terá um ponto final diferente. Ao regressar a casa, é melhor escolher uma cidade com voos ou acesso de ferry ao seu país. 
Dá para fazer o trajeto de carro, o que é bastante recomendável ou até mesmo cruzar o norte da Espanha de trem. 

Duração da viagem 
Recomendamos pelo menos duas semana a explorar o norte de Espanha. A área abrange seis regiões, incluindo o País Basco, Cantábria, Astúrias, Galiza, Castela y León, La Rioja. Pode começar com um passeio pelas principais cidades dentro de cada região, como Bilbao, San Sebastián, Santander, GijónLeón e Logroño, e passar alguns dias explorando as vistas e monumentos. 
Nesta nossa viagem, o itinerário estende-se por 20 dias e cobre a maior parte da região, incluindo o Parque Nacional Picos de Europa e as praias da Cantábria, mas pode reduzí-lo para duas semanas ou menos, dependendo do tempo que tiver.

Roteiro de viagem no norte de Espanha
Dia 1 - 2: Castilla Y León
Burgos
O roteiro pelo norte da Espanha seguir de trem ou carro, onde conduzindo para o interior, acabará então em Burgos, na região de Castilla y León
Burgos é a capital oficial da região da cidade da comunidade autônoma de Castilla y León, Espanha
A entrada na cidade, dá-se de modo triunfal, ao atravessar o Arco de Santa Maria, o portão mais majestoso que sobrou do antigo muro medieval que cercava a região.
Além da famosa Catedral de Burgos, a cidade também abriga muitos outros edifícios e locais históricos, incluindo o Castelo de Burgos, a Igreja de San Esteban e o Museu da Evolução Humana
Tem também a Plaza Mayor que, apesar de ter sofrido uma profunda reforma, ao ponto de tanto a Porta das Carretas quanto a muralha terem sido derrubadas, no lugar da  construiu-se o Ayuntamiento, também chamado de Casa Consistorial. Ela é o coração da cidade  e está ocupada desde a manhã até ao amanhecer. 
A cidade é uma das várias paragens do Caminho de Santiago, atraindo centenas de peregrinos anualmente. Em frente à Catedral de Burgos é comum avistar peregrinos que seguem a pé para Santiago de Compostela, com mochilas nas costas e bastão de apoio para facilitar a caminhada. Isso porque Burgos é um dos principais pontos do trajeto francês, o mais famoso entre os que seguem para a histórica cidade da Galícia. O percurso está sinalizado com a famosa concha da vieira. 

Dia 2 - 4: La Rioja
Logroño
A viagem continua em Logroño, capital de La Rioja. Esta é a base perfeita para explorar a encantadora região vitivinícola com o mesmo nome. 
Antes de seguir para as vinhas, vale a pena, passar um dia em Logroño explorando as pitorescas praças e igrejas da cidade, como Catedral Santa Maria La Redonda. A Catedral do Logroño pode ser mais recente do que as outras igrejas da cidade, mas é tão deslumbrante como as restantes. Você também não pode deixar de visitar o Museo de la Rioja e passear pelo Parque Espolón.
Além destes monumentos, a cidade também é famosa pela sua gastronomia, com tópicos bares pintxo à espera para recebê-lo. 
A experiência gourmet do roteiro espanhol tem um dos seus auges no segundo dia de viagem, durante a visita à região de La Rioja, mais precisamente nas cidades de Laguardia Haro, onde são produzidos alguns dos melhores vinhos espanhóis. Por lá, despontam algumas vinícolas-design, como a Marqués de Riscal, situada em uma área repleta de parreiras deslumbrantes em pleno País Basco, um dos destinos enogastronômicos mais venerados do mundo. Trata-se da segunda vinícola mais bela do mundo para se visitar, segundo a World’s Best Vineyards Academy (a primeira é a Catena Zapata, em Mendoza, na Argentina).
Existem mais de 500 adegas espalhadas por toda a região, mas também abrangendo Navarra e o País Basco.
Fique aqui por dois dias, e depois siga para Vitoria-Gasteiz

Dia 4 - 11: País Basco
O País Basco é uma região autônoma da Espanha e tem seu próprio idioma além de uma cultura própria, que eles fazem questão de manter.
Vitória-Gasteiz
Muitos acham que Bilbao é a capital do País Basco, mas esse estatuto pertence a Vitória-Gasteiz. A grande desconhecida do País Basco está a 65 km de Bilbao e é uma das cidades mais verdes da Europa, com o seu Anillo Verde. Ela é a cidade com mais metros quadrados de espaços verdes por habitante: melhor qualidade de vida, impossível! 
O centro histórico da capital da província basca de Álava é interessante, bonito e repleto de testemunhos medievais, agradável e fácil de fazer a pé. Não perca a Catedral de Santa Maria (uma espécie de “obras de Santa Engrácia” do País Basco), a Plaza de la Virgen Blanca, as muralhas, esteja atento aos murais de street art e vá comer pintxos na Calle Cuchillería
San Sebastián
Depois de Vitória-Gasteiz, seguimos para San Sebastián, onde pode passar algum tempo na praia e desfrutar de uma refeição num dos muitos restaurantes com estrelas Michelin.
San Sebastián também conhecida como Donostia, é a capital da província basca de Guipúscoa e uma cidade romântica, elegante e croquette, que impressiona com a sua rica história e cultura. 
Entre a Catedral do Bom Pastor, o Miradouro do Monte Igueldo, o Pente do Vento, o Museo San Telmo, a Playa de la Concha e entre muitos mais pontos de interesse, não há miúdo nem graúdo que se aborreça, pois sempre tem algo para todos os gostos. Entre o Casco Viejo e o Casco Antiguo, encontram-se alguns dos melhores restaurantes de toda a Espanha para recuperar as suas energias.
Bilbao
Sendo a maior cidade do País Basco, Bilbao também pode ser o ponto de partida perfeito para uma viagem ao norte de Espanha
Outrora uma metrópole industrial, esta cidade deslumbra os visitantes hoje com a sua arquitetura impressionante e única. A maioria das pessoas visita Bilbao para conhecer o Museo Guggenheim, no entanto, há muito mais para descobrir, incluindo o Miradouro do Monte Artxanda ou a Basílica de Begoña do século XVI. 
Ficamos em Bilbao durante três dias, no último, vamos para a periferia visitar as cidades de Getxo e Portugalete.
Dia 11 - 14: Cantábria
Santander
A nossa viagem continua até a cidade de Santander, capital da região, passando por Castro Urdiales, uma cidade à beira-mar com um encanto medieval. A maioria dos seus locais estão localizados no topo, num terreno com vista para a água, incluindo a Igreja Gótica de Santa Maria e o Castelo de Santa Ana. Desfrute de um dia passando por Laredo, Santoña e Noja, para depois continuar viagem até Santander. Vastas praias arenosas, museus de arte moderna e deliciosos frutos do mar esperam por você nesta cidade costeira virada para o Mar Cantábrico. Além das praias, há também outros pontos turísticos de destaque, como a Catedral de Santander e o Palácio de la Magdalena.
Dia 14 - 17: Astúrias
Gijón
Mais a oeste da Cantábria, encontra-se a região das Astúrias. Gijón é a maior cidade da região, com restaurantes animados e passeios à beira-mar. Vale a pena visitar o antigo bairro de pescadores conhecido como Cimadevilla, onde encontrará o parque Cerro de Santa Catalina e um forte antigo.
Oviedo
Depois de um dia passado em Gijón, dirija-se a Oviedo, capital da região. Visite as suas igrejas pré-românicas e perca-se nas estreitas ruas medievais. As astúrias também são famosas pela sua cidra, por isso não vá embora sem provar. 
Dia 17 - 19: Parque Nacional Picos da Europa
A partir de Oviedo, pode partir para o Parque Nacional Picos de Europa. Esta cordilheira atravessa as regiões da CantábriaAstúrias Castilla y  León. Aqui pode visitar aldeias muito encantadoras no topo da colina ou escolher seguir um dos muitos trilhos pedestres.Cerca de duas horas de distância de Santander, os Picos da Europa são uma das regiões montanhosas mais bonitas não só de Espanha, mas de toda a Europa
Estendendo-se pelas comunidades autônomas das Astúrias, Cantábria e Castilla y León, o Parque Nacional dos Picos da Europa abrange um território demasiado vasto para caber num só artigo. Por esse motivo, em vez de um guia completo sobre os Picos de Europa, partilhamos um roteiro de carro pelos nossos lugares preferidos, incluindo os locais, as estradas panorâmicas e os percursos pedestres que mais nos encantaram.
Vale a pena visitar os vilarejos no topo da falésia, como por exemplo: Cangas de Onís, Covadonga
PotesMogrovejo, o Monasterio de Santo Toribio e o Teleférico de Fuente Dé para vistas panorâmicas da montanha. 
Para os amantes de trilhas, não perca uma visita às pequenas aldeias situadas no topo da colina e às vistas panorâmicas de Mirador Del Naranjo de Bulnes. Se tiver mais tempo, pode explorar algumas das trilhas pedestres, como a Ruta  del Cares – um percurso ousado que corre ao longo do Rio Cares  a cerca de 700 metros de altura. O percurso de 12 km começa em Poncebos (Astúrias) e termina em Caín (Leão).

Dia 19 - 20: Castilla Y León
León
Ela é a cidade mais a sul daqui, que também é uma paragem no Caminho de Santiago
A catedral gótica é a principal atração da cidade, mas há outros lugares que valem a pena visitar, incluindo a Basílica de San Isidoro e a Casa Botines, um edifício marcante projetado pelo arquiteto e artista Gaudí
Para almoçar ou jantar, verifique os bares de tapas no bairro histórico de Barrio Húmedo. Nosso itinerário de dois dias inclui dicas sobre onde pode desfrutar de uma boa refeição, para que não perca nada. 
Depois, se tiver mais dias, pode planejar curtas viagens por Zamora, Valladolid, Salamanca ou Ávila

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest