Um dia em Viña del Mar -Parte I

15:40


Viña del Mar fundada em 1874, tem pouco mais de um século de vida e neste curto período tornou-se um destino sem erro no turismo chileno. Localizada imediatamente ao norte de Valparaíso, a “Cidade Jardim”, como é conhecida, oferece diversas opções durante o ano inteiro: raias aptas para banho e prática de esportes náuticos, hotéis para todos os orçamentos, gastronomia baseada em produtos do mar, edifícios patrimoniais e o maior festival musical hispano-americano. 
Viña del Mar é como um Guarujá dos bons tempos, ou uma Punta del Este menos badalada e mais família. A paisagem é maravilhosa, dá até torcicolo porque não dá pra saber se é melhor olhar os castelos pelo caminho ou a imensa variedade de pássaros da região, ou os dois ao mesmo tempo...
Além, disso também tem o prédio do Cassino que é muito bonito e o Museo Fonck, que tem o único moai fora da ilha de Páscoa.

Como ir:
Você pode chegar a Viña del Mar através de um carro alugado, transfer, táxi, um pacote turístico em agências de viagem ou da forma mais barata: ônibus. Esta foi a nossa opção. Tomamos o ônibus urbano 405, direção Maipú na parada DC 193/2, que fica próximo ao Hotel Ibis Providência, onde estávamos hospedados e saltamos na parada PI 404-Universidad de Santiago(14 paradas). O Terminal fica do outro lado da Avenida. Para quem estiver hospedado no Ibis Santiago Estación Central é um pulo, fica bem ao lado. 

Compramos nossas passagens pela Empresa Tur-Bus com saída às 07:40 h por $3.000 pesos. Duração da viagem 2 horas, ou seja, às 09:40 h chegávamos ao Terminal de Buses de Viña del Mar. A estrada é boa, passa por vários vinhedos.




Com uma infraestrutura urbana acondicionada para a grande quantidade de viajantes que chegam todos os verões, você poderá percorrer Viña começando na Calle Valparaíso onde está o terminal rodoviário.
Visitaremos os lugares que deram origem a Viña del Mar, um ambiente de tranquila beleza, chamado de Ruta de Gaivota.
Calle Valparaíso
Ela deve seu nome ao fato de que estar indo para Valparaíso, a cidade portuária vizinha, declarada hoje "Patrimônio da UNESCO” em Julho de 2003.  

Boutiques e cafés dão um toque característico para o primeiro bloco, lotada de pessoas, especialmente os jovens, o local ideal para conhecer e conversar. Ao chegar à Calle Villanelo abre uma esplanada.
Museo Palacio Rioja
Estilo neoclássico francês, este museu abriga uma impressionante coleção de móveis do início do século.
O que atesta o estilo de comerciantes ricos daqueles anos. Sua construção é de estilo neoclássico francês, foi a residência da família Rioja. 
Em suas salas de aula, móveis de fino acabamento, trazidos da Espanha e da França, são exibidos em barroco, Império, rococó e Chesterfield. Endereço: Quillota 214 Telefone: 56-32- 5722
NOTA: O museu está fechado para reforma, por motivos de o último terremoto em fevereiro de 2010.
Iglesia Las Carmelitas
A paróquia do Carmo comumente chamada Las Carmelitas. Foi inaugurada no dia 11 de dezembro 1926.
Esta igreja gótica foi projetada e construída pelo arquiteto da ordem, irmão Rudo de la Cruz. Os vitrais trazidos de Barcelona, ​​criam uma atmosfera de luz e harmonia interior. 
Depois de visitar este lugar sagrado, vá para a Avenida da Liberdade e caminhe sob a sombra das árvores antigas, que atingem a 13 norte na Bernardo O'Higgins Square.



Museo Fonck
Criado em 1937, o museu tem como principal destaque a coleção de peças arqueológicas e etnográficas relacionadas à Ilha de Páscoa, incluindo um moai original  (estátua rapa nui), que fica no jardim – um dos dois únicos no mundo que estão fora daquele território de origem, localizado a mais de 3,5 mil quilômetros da costa chilena. 









Nas exposições permanentes há também objetos e detalhes históricos de outras áreas do Chile, como os Andes.
Horário de funcionamento:
Terça a sábado 10h00min - 18h00min h.
Segunda de 10h00min a 14h00min h e de 15h00min a 18h00min horas
Domingo 10h00min - 14h00min h.
Valor de Entrada: $2500 adultos
Cuatro Norte, 784 +1 (322) 268-6753 www.museofonck.cl


Palacio Carrasco
 
Este edifício foi construído na primeira década do século XX por um magnata, Don Emilio Carrasco como residência particular. Em 1934, a Câmara Municipal de Viña del Mar instala os serviços lá até 1971 quando um terremoto o deixa inabitável. 
Depois de uma árdua recuperação, o Palacio Carrasco está funcionando novamente, abrindo suas portas para atividades culturais em setembro de 1977, atualmente, funcionam aqui o Centro Cultural, a Biblioteca Municipal "Mackenna", salas de exposição, o Arquivo Histórico e Prefeitura. 

No jardim da frente escultura "La Defense" por Augusto Rodin. 

Se você já visitou o Museu, siga pela Avenida Liberdad até a Plaza Latorre.

Pequena praça em honra de Dom Juan José Latorre, que era ativo nas batalhas navais da Guerra do Pacífico. Ela está localizada entre a Ponte Liberdad e Calle Arlegui onde também está o Hotel O'Higgins.

 

Um dos lugares mais tradicionais da cidade é a Plaza José Francisco Vergara(Plaza de Viña), espaço localizado no centro de Viña del Mar, cujo nome é em homenagem ao fundador da cidade de Viña del Mar.

A praça tornou-se uma obrigação para reuniões e gozo da família, especialmente aos domingos, ocasião em que o "Municipal Choir" encanta os transeuntes com suas melodias. 

É um lugar onde é possível ver gramados verdes e belos jardins, que se destacam pela beleza de suas flores, que inundou o ambiente de beleza pela sua variedade e cor. 


Além disso, você pode encontrar nesta praça a réplica da "The Echo" e escultura "Quimera" ao longo do busto e monumento a José Francisco Vergara.
Esse é o ponto de partida para o “centro” da cidade, que é composto por esta rua e pela Av. Libertad, que se estende até o norte e atravessa o esteiro Marga Marga.
Aqui conheça mais um pedaço da Calle Valparaiso, onde também lhe levará ao Teatro Municipal.
Inaugurado em 11 de outubro de 1930, o anfiteatro é parte da história cultural e artística da cidade jardim. Seu imponente e belo edifício clássico, em estilo grego-romano de corinto simples, mas com uma entrada muito elegante. 

O Teatro Municipal foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 5 de janeiro de 2010.
Endereço: Plaza Vergara s / n Telefone: 56 (32) 218 ​​5800-218 5801.

A Parroquia Nuestra Señora de los Dolores, comumente chamada Vineyard, abriu suas portas para a comunidade cristã no ano 1907. 
Dentro você pode ver belo vitrais, mandados fabricar pelas famílias de Vina del Mar, mais representativas da sociedade na época.  
Plaza Parroquia
Localizada em frente à Paróquia de Nossa Senhora das Dores, entre as ruas Alvares e Errazuriz e pode ser alcançada através da Estação de Metro de Viña del Mar. 

A Praça é considerada um lugar tradicional na cidade, que ao longo dos anos sofreu várias modificações. Atualmente pode apreciar belos arranjos florais, tradicionais palmas chilenas, e está rodeada por uma grande variedade de comércio. Nesta praça um monumento do Padre Alberto Hurtado, que foi inaugurado em 1998, um sacerdote que dedicou sua vida a ajudar os pobres e necessitados.

Caminhando um bloco você vai chegar à praça "Dr. Luis Sigall".
Plaza Dr. Luis Sigall Morrison
Ela está localizada na entrada principal da Quinta Vergara

Foi inaugurada no dia 22 de junho de 1984, em homenagem ao Dr. Luis Sigall residente proeminente da cidade, que era vereador e presidente por 21 anos consecutivos do júri do Festival Internacional de Viña Del Mar. 

Este monólito é em homenagem a José Francisco Vergara, datada de 1910. É interessante notar que hoje leva seu nome o Concurso Internacional de Desempenho Musical, corporação organizadora da Orquestra Sinfônica de Viña del Mar desde 1974.
Quinta Vergara

Antiga mansão da família fundadora da cidade, convertida no estupendo Museu de Belas Artes (rua Errázuriz com Eduardo Grove) e vizinha do cenário ao ar livre onde é realizado o festival da canção.


Mescla centro cultural, parque e museu. 


Dá para visitar os jardins bem cuidados e a casa construída em 1908.Eles estão em um terreno, onde residia uma importante família local, os Carrera.

Horário de funcionamento: 3ª/dom 7h/18h, grátis. Errázuriz, 563-596 Viña del Mar +56 (32) 273-8440 www.quintavergara.cl
Anfiteatro
Há dentro da Quinta Vergara um anfiteatro ao ar livre onde são realizadas a cada ano, em fevereiro, outro evento, o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar.

O anfiteatro tem capacidade para até 15 mil pessoas que, durante o festival, estimula o desempenho de seus participantes.
Palácio Vergara
Doña Blanca Vergara Errazuriz, filha de José Francisco Vergara, vem mantendo muito bem cuidada a propriedade e arredores de seu parque. Ela mandou reconstruir o deslocamento das casas antigas da propriedade danificada pelo grande terremoto de 1906.

O palácio atual é em estilo nobre veneziano, construído pelo arquiteto italiano. 




Saindo pela Quinta Vergara, você pode voltar para a Plaza José Francisco Vergara e de lá tomar o Metrô na Estação Viña del Mar e saltar na Estação Miramar para a Ruta Del Pingüino.

Embora o preço custe quatro vezes o preço da tarifa em horário de pico, que está em torno de $330 para público em geral, mesmo assim preferimos comprar o cartão do metro (que pode ser compartilhado com mais de uma pessoa) por $1.350 pesos, recarregamos com $1.450 pesos, fizemos quatro viagens e sobrou um saldo de $114 pesos no cartão.



You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest