Itacaré, sob as bênçãos do ecoturismo

18:23

Antigo refúgio dos coronéis do cacau, Itacaré entrou para o esquecimento na década de 60 quando uma praga implacável, a vassoura-de-bruxa, levou à decadência as fazendas da região. O destino só foi redescoberto 40 anos depois, com a inauguração da Estrada-Parque Ilhéus-Itacaré. O asfalto substituiu a precária estrada de terra, até então encarada somente pelos surfistas que, nos anos 70, desbravaram e mantiveram no anonimato o abandonado pedaço do paraíso. Com o acesso fácil vieram também a badalação, as mordomias - pousadas confortáveis, Resorts sofisticados, restaurantes de cozinha internacional, cyber cafés, lojinhas... e o movimento constante de turistas. 
Itacaré ou "rio de ruido diferente" - do tupi guarani - é o ponto preferido dos surfistas que escolhem a Bahia para praticar o esporte. Itacaré, porém, renasceu sob as bênçãos do ecoturismo e vem crescendo de maneira ordenada, preservando rios, cachoeiras e praias desertas emolduradas por morros cobertos de Mata Atlântica - um cenário bem diferente dos principais cartões-postais da Bahia, onde predominam dunas e falésias. 
Decadência mesmo, só no centrinho da vila, onde ainda há casarões abandonados. Mas alguns foram reformados e abrigam badalados restaurantes de frutos do mar, como os instalados na rua Lodônio Almeida, a mais charmosa de Itacaré.Também movimentada é a rua Pituba, antiga Caminho da Praia e repleta de bares, que ganhou o novo nome em referência ao democrático bairro de Salvador. É por ali que o rola o burburinho noturno, que sempre termina nas pistas das casas de forró ou nas areias da praia ao som de reggae e música eletrônica.Itacaré é badalada. 
Por lá sempre tem shows e festas, além dos bares e boates que funcionam de janeiro a janeiro. Os adeptos do ecoturismo e esportes radicais também tem programação garantida nessa praia.  Em Itacaré, há 14 praias principais, cada uma com características muito próprias. Algumas delas tem acesso apenas por trilhas, então a dica é contratar um guia local para evitar eventuais transtornos.
 
Como Chegar
1- O turista que desembarca do Aeroporto de Ilhéus percorre 72 km até chegar a Itacaré.
2- Vindo da capital, o acesso pode ser feito pela BR-324, pegando a bifurcação para a BR-101 e seguindo pela BA-654 até Itacaré. É o caminho mais perto, porém a estrada está mal-conservada e, por isso, o trajeto só é recomendado para veículos de tração nas quatro rodas. O ideal é, em vez de pegar a bifurcação, ir até Ilhéus e subir de volta para Itacaré. Este é modo mais comum e também mais seguro de se chegar lá. Além disso, é possível apreciar o litoral durante a viagem.
3- Vindo de Itaparica, o visitante pega a rodovia BA-532 depois de atravessar de ferryboat e, em seguida, segue pela BA-001 e entra na BR-101 depois da cidade de Santo Antonio de Jesus.
4 - Para quem vem do Sul do País, o ideal é pegar a BR-116 em Minas Gerais e, na altura da cidade de Jequié, na Bahia, seguir pela BR-330 até Ubaitaba e de lá para Itacaré.
Onde ficar
Pousada Portal da Concha
A pousada está localizada no centro da cidade e a caminho da praia da Concha, combinando simplicidade e conforto. Apartamentos com TV, ar condicionado, frigobar e ducha quente. Estacionamento, piscina e café da manhã.$$Avenida Castro Alves – Centro 20 apartamentos Telefone: 73 - 3251 2215 / 73 - 3251 2736.
Alguns programas indispensáveis na cidade
Antes de partir rumo a Itacaré, anote alguns locais imperdíveis que merecem uma visita durante a estada na cidade. As trilhas em direção às praias mais distantes são atrativos diferentes, que agradam os turistas, além de ser a melhor forma para conhecer as paisagens paradisíacas da região. 
O pôr-do-sol de Itacaré, na Ponta do Xaréu, é um presente e tanto para os visitantes e fica mais bonito ainda acompanhado pela ginga dos capoeiristas locais – é muito comum por lá ver pessoas jogando capoeira.
Para quem gosta do burburinho e do típico agito noturno, a dica é conhecer o centrinho de Itacaré, com pequenos e charmosos restaurantes ao lado de baladas discretas, como se fossem luaus, que apostam no reggae e no forró. 
Vale a pena também se aventurar nos atrativos radicais de Itacaré, como o rafting na cachoeira do Rio de Contas e também a canoagem no Rio Tijuípe
Além disso, Itacaré ainda guarda um quê interiorano dividindo espaço com a badalação dos surfistas. No quesito ondas, os surfistas deixam claro que o litoral itacareense é perfeito para ótimos momentos de pura aventura. Já para quem gosta de programas mais calmos, uma boa opção é praticar o turismo eco-rural, com visitas a fazendas de cacau e reservas ecológicas.

As praias de Itacaré
As praias todas são muito bonitas para fotografar, mas a da Concha tem o adicional de uns recifes muito bonitos e a mata fechada ao lado. Aproveite e fotografe os barcos pesqueiros da cidade.Boas ondas, morros cobertos por Mata Atlântica, acesso em meio a trilhas e pouco movimento. Estas são as características comuns às mais bonitas praias de Itacaré, como Prainha, Havaizinho, Engenhoca e Jeribucaçu.Quem não está disposto a encarar uma boa caminhada, as opções são as praias centrais - Concha e Ribeira têm boa infraestrutura de barracas e muito movimento, enquanto Resende e Tiririca mantém os ares bucólicos.
Praia da Costa Pequena, com areia branca e solta e muitos coqueiros, a praia da Costa não é indicada para banhos em função da correnteza. Sem infraestrutura e pouco movimento de banhistas, é procurada apenas para quem quer contemplar o visual. O mar não é indicado para banhos, mas a bonita praia merece uma visita.
Praia da Concha 
Próxima do Centro e repleta de barracas e pousadas, a praia da Concha é a mais movimentada durante o verão, apesar das águas turvas em função da foz do rio de Contas. De mar calmo e muitos coqueiros, oferece aluguel de caiaques e um bonito pôr-do-sol, apreciado nas pedras do canto esquerdo.
Engenhoca 
Frequentada pelos surfistas, Engenhoca tem piscinas naturais, coqueirais e morros cobertos por Mata Atlântica. A trilha de acesso é bastante fácil, exigindo 15 minutos de caminhada.
Praia do Resende
A um quilômetro do Centro - 20 minutos de caminhada - a pequena enseada tem coqueiros, areia branca, piscinas naturais e boas ondas para o surf, atraindo banhistas e surfistas. Tranquila, tem barracas rústicas que servem petiscos e cerveja gelada.
 
Prainha
Muitos a considera como a praia mais bela do Brasil. Se não for a mais bonita, deve constar na lista das mais. 
Águas transparentes e mornas, cercada por natureza estonteante. Mas atenção: é literalmente cercada.
A chegada à praia é feita por uma trilha pela mata atlântica, passando por cachoeiras incríveis. cartão
postal de Itacaré, a Prainha é considerada uma das praias mais bonitas da Bahia - cercada de morros cobertos pela mata, exibe ainda um vasto coqueiral que se espalha pela areia.
Escondida dentro de uma reserva particular, oferece boas ondas para o surf e apenas uma barraca. Para chegar até lá, não hesite em contratar... 

Compras 
O artesanato de Itacaré começou a se desenvolver recentemente. Deve ser por isso que o comércio está concentrado em poucos lugares – nas ruas Lodônio Almeida e Pituba. Mas nestes pontos o turista pode encontrar artesanatos diversos como bolsas bordadas, camisetas pintadas à mão, brincos, trabalhos com papel machê, artefatos com coco, quadros, cerâmicas e muitos outros produtos. Além disso, há trabalhos com conchas e sementes em objetos belíssimos. Itacaré é uma cidade extremamente ligada à preservação do meio ambiente. Para que este objetivo dê cada vez mais certo, a conscientização é grande para que, até mesmo, os objetos de lembrança sejam sustentáveis.
Do coqueiro, por exemplo, as fibras se tornam luminárias enquanto as folhas se tornam chapéus e por aí vai. O importante é ter criatividade para inventar os mais diferentes artesanatos com folhas e sementes, utilizando todos os recursos possíveis destes materiais.
Os viajantes que gostam de revirar o comércio em busca de novidades irão gostar de Itacaré. Ande pelas ruazinhas da cidade e encontre lojas que vendem joias exclusivas com pedras semipreciosas, sandálias artesanais, peças em crochê, moda praia e tudo mais que possa imaginar. Aos surfistas, uma boa notícia: já que Itacaré é considerada a terra do surfe, é claro que o centrinho tem lojas destinadas a este grupo. Pranchas, parafinas, acessórios, equipamentos... tudo tem por lá! Vale a pena conferir cada produto à venda!
Gastronomia
Peixes, carne de sol e tapioca. Itacaré agrada a todos!Como toda boa cidade praiana, o cardápio itacareense é voltado aos frutos do mar e também às frutas. Os pratos mais comuns são as moquecas e os preparos com os peixes, normalmente, incrementados com leite de coco e especiarias. Vale a pena provar a salada de bacalhau, o estrogonofe de polvo e as receitas que têm como ingredientes principais o siri, o caranguejo, as lagostas e, é claro, os irresistíveis camarões graúdos. Claro que o apimentado jeitinho baiano de cozinhar também é encontrado na gastronomia itacareense. O turista se depara com iguarias como o tradicionalíssimo acarajé, a saborosa carne de sol, o bobó, as tapiocas doces e salgadas e muitas outras opções. Quanto às frutas, não deixe de experimentar as delícias locais como o jambo, o coco, a jaca, o caju, o cacau, a manga, entre outras. 
A variedade não para nos pratos típicos. Ela se estende aos restaurantes. Em uma semana de viagem, o visitante consegue apreciar os quitutes de lugares distintos, desde pizzarias, creperias, lanchonetes, bares típicos e noturnos. Muitos estabelecimentos ganharam o ar da graça por funcionarem em antigos casarões de séculos atrás, o que garante um charme colonial a cada restaurante de Itacaré.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa Interativo

Instagram

Pinterest